Aparecimento de um grande inchaço abdominal numa gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sim-Sim
Registado: domingo dez 31, 2006 3:20 pm

domingo dez 31, 2006 6:19 pm

Boa tarde!

Gostaria de colocar uma questão sobre um problema de saúde que está a afectar a gata de 10 anos e meio que a minha mãe tem em sua casa.

Vamos ao histórico…
A referida gata é um animal essencialmente de casa, mas tem umas saídas à rua (curtas e esporádicas).
Ela teve apenas as vacinas iniciais e julgo nunca ter sido desparasitada (ou se o foi, foi-o apenas em novita).
Quando lhe surgiram os primeiros cios, foi-lhe dada a “pílula” (Gemecat) e desde então até ao momento sempre assim foi (de 3 em 3 semanas).
Nunca teve ninhadas.
Há um ano atrás surgiu-lhe uma espécie de quisto (mole) numa das glândulas mamárias que se mantém.

E agora ao que se passa…
Há pouco mais de um mês surgiu-lhe um pequeno corrimento vaginal leitoso e como estava também na altura da sua toma da “pílula”, o corrimento parou com a administração desta. Mas em seguida começou a inchar-lhe o abdómen. Passados dias desapareceu esse inchaço, mas o corrimento voltou. Como a gata já é um pouco idosa, julgou apenas tratar-se de maleitas de velhice. Ao que parece o corrimento abrandou.

Mas há cerca de dez dias, voltou a ter o mesmo corrimento (em pouca quantidade) que também coincidiu com a toma da “pílula”. Voltou a inchar-lhe o abdómen mas desta vez o inchaço não desapareceu, parecendo até que engoliu uma bola. Por palpação da barriga, a “massa adicional” que ela tem, é consistente e dura e não há queixas por parte da gatita. Ela normalmente nunca se deixa tocar na barriga por mais do que alguns segundos e desta vez até parece que agradece... Prenhe não está, pelo menos assim o julgo eu. Continua a ter apetite, a “pedir” para ir à rua, inclusivamente, não se tem “queixado” de dores… No que respeita a defecar a gatita de há cerca de um ano para cá, tinha episódios em que defecava com alguma dificuldade e que passava com a aplicação de clisteres (para bébé).

Possíveis diagnósticos feitos por mim, leigo na matéria:
- Tumor nas glândulas mamárias?
- Tumor uterino?
- Parasitoses? E se sim, quais poderão ser os parasitas?

Quem é que me pode dar uma indicação do que poderá ser?
Muito obrigado
RC

PS - Como não consegui adicionar foto dela para uma melhor apreciação deste problema, fiz "upload" de uma foto dela para "O Meu Álbum", pelo que quem estiver interessado(a) em me ajudar, agradecia que pudesse visualizá-la nesse álbum. Julgo que a foto só poderá estar disponível dentro de 2 ou 3 dias.
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

domingo dez 31, 2006 6:52 pm

O ideal é mesmo levar a gatita ao veterinário! ;)
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo dez 31, 2006 7:33 pm

essa gata esta a Fazer uma piometra, precisa de ir ontem a um vet,... não sei se vai a tempo, mas tem que ir ja,...se quer que a gata sobreviva,... isto e se ainda For a tempo,...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 31, 2006 8:11 pm

Bem..o que mais me arrepia é agora depois de saber o historial clínico desta gata e ver que ainda não foi ao veterinário com ela. :o

Sabe que o uso da pílula mata a curto ou longo prazo o animal? Já ouviu falar em tumores mamários e ou uterinos? Pelo que li, até me parece que sim, que sabe o que são! Até porque se ela já teve ou ainda tem quistos mamários...(?), claro que sabe!

Outra coisa:

Sabia que o uso frequente de clisteres normalmente acabam por fazer com que a pessoa ou animal possa vir a sofrer uma tuberculose intestinal?

Não é na net que irá tratar da gatinha mas sim num vet. Tal como já lhe referiram e bem, vá ao vet o quanto antes.

As melhoras da gatinha e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 31, 2006 8:12 pm

Já morreu a gata ?

Se lhe custa tanto ir ao veterinário, porque perde tempo aqui ? :o
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 31, 2006 9:23 pm

tudo isto é normalíssimo :evil: até vir para a net quando a gata está por um fio. será que fazem o mesmo caso os donos adoeçam? só podem
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 02, 2007 1:57 pm

Que panca! Não acho isto nada normal...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 02, 2007 2:07 pm

ai não é normal :evil: conheço um caso idêntico. eu é que obriguei a dona a levar a gata ao vet. felizmente que ainda não corria perigo de vida. o vet aconselhou esterelização urgente. a dita ainda ia pensar. nem quero saber o que aconteceu
anjjazul
Letty
Membro
Registado: quinta jul 27, 2006 5:08 pm

terça jan 02, 2007 3:54 pm

Eu li em algum sitio, não sei se foi aqui no forum, que a pílula pode provocar tumores mamários...è verdade?
<p>A vida dum animal de estima&ccedil;&atilde;o &eacute; t&atilde;o preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como n&oacute;s.</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 02, 2007 4:27 pm

É PÁ, LEVE MAS É A GATA JÁ AO VET... :evil:

Como alguém disse... ENACREDITNIST!!! :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”