Lista de raças perigosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Dreiser
Registado: quinta nov 03, 2005 12:02 pm

quarta jan 03, 2007 6:56 pm

Olá a todos, espero que a entrada em 2007 tenha sido em grande e com o pé direito. eu cá entrei bem o ano, senão vejam:
hoje , qd fui com o meu Dreiser á rua fazer o seu passeio do meio da tarde, reparei que á volta do recinto onde eu andava , andava tb um jipe da GNr!! sim, senti-me observada, mas não liguei, até q o jipe se aproximou de mim, e o Sr. guarda, sem sair de dentro do jipe, me perguntou pelos docs do cão, eu disse q não os tinha, mas q se ele quisesse vir comigo a casa eu tinha-os em casa, mas perguntei-lhe o pq deste pedido, ao que o sr. me respondeu q era obrigada a andar com os docs do animal e ele açaimado. E eu ainda lhe disse, q o meu cão é um boxer e não um pitbull (uma vez q aqui no meu bairro há mtos e por vezes as pesssoas erradamente confundem, não sei bem co mo é possível a confusão!)e que ele não fazia parte da lista dos cães perigosos. o Sr. ainda me disse: "com esse tamanho de cão...", note-se q de facto o meu cão é alto, mas fiquei ainda mais admirada qd o sr. me disse q tinha duvidas se ele fazia ou não parte da referida lista...
bom, no meio desta odisseia o que eu precisava era que algum de Vós me soubesse indicar onde posso encontrar a referida lista que indica quais os cães que fazem parte da lista das raças perigosas
obrida a todos e desculpem o testamento, Ana e Dreiser
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

quarta jan 03, 2007 10:06 pm

http://www.mosaicomicaelense.com/legisl ... nideos.doc

Código: Selecionar todos

ao que o sr. me respondeu q era obrigada a andar com os docs do animal e ele açaimado
o bofia tem razão.. é obrigada a trazer os doc do animal cada vez que vai a rua passeia-lo.. assim como é obrigada a levar os seus....em relação ao açaimo não é obrigatório pois não é um cão da raça potencialmente perigosa.....

se kizere mais informações diriga-se a sua junta de freguesia!!

um abraço
;)
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

quinta jan 04, 2007 1:17 am

Obrigada a trazer os documentos do animal ??? É obrigada a ter o registo efectuado na junta, mas não a TRAZER CONSIGO NO PRECISO MOMENTO os documentos do cão, pelo menos no meu entender da Lei. O que é obrigatório na nossa raça é trazer o cão atrelado ou na falta deste ançaimado. Agora, se a autoridade confirmar que o cão não tem mesmo licença da junta então sim... pode autuar. Corrijam-me se estiver enganado.
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

quinta jan 04, 2007 9:33 am

Obrigada a trazer os documentos do animal ???
é obrigatório.... trazer o boletim de vacinas!! isto é k é o documento do cão..
É obrigada a ter o registo efectuado na junta, mas não a TRAZER CONSIGO NO PRECISO MOMENTO os documentos do cão, pelo menos no meu entender da Lei.
nada disso...o registo é obrigatório só pra cães de raça potencialmente perigosa ou cães de caça ou cães de exposição .. não é o caso do seu boxers( penso eu)...mas pode registar o seu boxer na junta(+/- 15€ anualmente) e fazer lhe um seguro de responsabilidade civil( 26€ por ano)...

mas apartir de 1 julho de 2008 todos o cães nascido após esta data serão obrigatóriamente registados na junta de freguesia e tem de possuir chip( sobre pena de coima)
;)
mini_boxer
Membro Veterano
Registado: sábado dez 31, 2005 6:46 pm

quinta jan 04, 2007 10:18 am

boas a todos..
tenho a lamentar que o meu colega gnr nao soubesse se o boxer estava na lista ou nao..
a lista e a seguinte:
-cao de fila brasileiro
-dogue argentino
-pit bull terrier
-rottweiller
-staffordshire terrier americano
-staffordshire bull terrier
-tosa inu

Esta tabela esta na portaria 422/2004 de 24de abril que e referente a alinea b) do artigo 2º do D.L 312/2003 de 17 de dezembro.. e sao raças tendencialmente perigosas e nao raças perigosas isso nao existe
existe e caes perigosos..
quanto a documentaçao convem trazer consigo.. e legalizalo na junta de freguesia..
Nao sendo o boxer um cao de raça potencialmente perigosa nao e obrigatorio o açaimo.. mas tem de andar a trela.. alguma duvida podem pg a vontade.. abraços..
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta jan 04, 2007 11:39 am

Cao_da_Rua Escreveu: Obrigada a trazer os documentos do animal ??? É obrigada a ter o registo efectuado na junta, mas não a TRAZER CONSIGO NO PRECISO MOMENTO os documentos do cão, pelo menos no meu entender da Lei. O que é obrigatório na nossa raça é trazer o cão atrelado ou na falta deste ançaimado. Agora, se a autoridade confirmar que o cão não tem mesmo licença da junta então sim... pode autuar. Corrijam-me se estiver enganado.
Exactamente.
Segundo informação de um GNR numa operação stop ao meu Bruce, foi essa a informação que me deu! Mas como ele estava de trela e até lhe deu umas lambuzadelas, não foi preciso ir buscar a licença para lhe apresentar... ou apresentá-la mais tarde no posto....;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta jan 04, 2007 2:32 pm

OLÁ,

Corrigam-me se estiver errada, mas ao contrário do que diz a Marina81...todos os cães....mesmo não fazendo parte da lista dos P.P...devem...ou têm que ser obrigatoriamente registados na junta de freguesia da zona de residência.

Eu tive um boxer..e tive que regista-lo....quando mudei de residência..tive que informar a junta de freguesia antiga que tinha mudado de residência.

Susana
mini_boxer
Membro Veterano

quinta jan 04, 2007 2:56 pm

TOMI
tem toda a razao
segundo o artigo 3º da portaria nº421/04 de 24 de abril diz que todos os caes tem de ser registrados..
e digo vos que a coima nao e barata... abraços
Dreiser

quinta jan 04, 2007 5:32 pm

obrigada aos qe me responderam. Desde que tenho o meu cão que ele tem chip(embora na altura ainda não fosse obrigatório nem se ouvisse falar de vir a ser), está registado na junta de freguesia, tem seguro(embora não sendo obrigatório, preferimos fazê-lo(até pq cobre alguns casos de doenças,etc)tem tudo e mais alguma coisa...sempre preferimos jogar pelo seguro e nao dar motivo para nos arranjarem problemas. A referida lista das RPP q eu tinha conhecimento era de facto a que foi referida pelo forista mini_boxer, mas pelo que vejo , pode ser conveinente andar com os docs do cão ,mas não é obrigatório...certo?
Acho que vou-me munir de toda a informação nomeadamente a portaria que referiram e da próxima vez vou ter que elucidar o sr. guarda.
Obrigada a todos e daqui ficam umas lambidelas do meu amigo Dreiser.
Dreiser

quinta jan 04, 2007 5:33 pm

obrigada aos qe me responderam. Desde que tenho o meu cão que ele tem chip(embora na altura ainda não fosse obrigatório nem se ouvisse falar de vir a ser), está registado na junta de freguesia, tem seguro(embora não sendo obrigatório, preferimos fazê-lo(até pq cobre alguns casos de doenças,etc)tem tudo e mais alguma coisa...sempre preferimos jogar pelo seguro e nao dar motivo para nos arranjarem problemas. A referida lista das RPP q eu tinha conhecimento era de facto a que foi referida pelo forista mini_boxer, mas pelo que vejo , pode ser conveinente andar com os docs do cão ,mas não é obrigatório...certo?
Acho que vou-me munir de toda a informação nomeadamente a portaria que referiram e da próxima vez vou ter que elucidar o sr. guarda.
Obrigada a todos e daqui ficam umas lambidelas do meu amigo Dreiser.
:)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta jan 04, 2007 7:01 pm

Eu pessoalmente, tenho todos os meus cães registados.
Na rua andam sempre ou quase sempre atrelados, felizmente nunca fui interprelada por nenhum agente da autoridade :roll:

Realmente, andam por ai tantos Oxer que mais parecem pit bull, por isso João, não te admires por o teu colega ter confundido o Boxer com Pit Bull :lol: :D
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

quinta jan 04, 2007 7:12 pm

CLARO, todos os cães têm de estar registados na junta.
A Lei vai mais longe quanto aos de raça potencialmente perigosa com a normativa de que todos esses cães têm de estar atrelados E açaimados, enquando os nossos boxexas só precisam de trela OU açaime. Diz ainda que os cães perigosos para além do registo têm de estar chipados e com o respectivo seguro, salvo erro, até cobrir prejuizos no valor de 50.000€.

É obvio que eu ao andar na rua não ando com o boletim de vacinas e com o registo da junta. Agora se o policia pedir a confirmação aí sim, tenho de me deslocar a casa para comprovar.

Quanto à burrice de alguns agentes, é o habitual, é triste mas é verdade. Ainda à dias à saída da discoteca vi um Pit Bull que estava atrelado e açaimado, não é que um PSP estava a obrigar o dono do cão a dirigir o cão a casa? Até me perguntei a mim próprio o que estava ali fora da Lei. Se fosse um caniche ao colo de uma bela loira de olhos azuis até a deixavam entrar na discoteca.

Dreiser, se tem os respectivos documentos em casa, não se preocupe!
mini_boxer
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 1:16 am

embora me custe a admitir a verdade e que muitos agentes de autoridade(psp e gnr)... ja estam a algum tempo no terreno e por vezes nao acompanham a evoluçao das leis e confudem-se na aplicaçao das mesmas.. mas a verdade e que na constituiçao da republica diz algo do genero... o desconhecimento da lei nao e desculpa para infringir.. o que acontece e que muitos dos agentes de autoridade nao se actualizam e depois cometem erros.. e confundir um cao de uma raça com outra acontece mas nao saber se e raça potencialmente perigosa ja e outra.. eu nao as sei de cor mas se nao souber nao invento.. abraços se precisam disponham... se for preciso ate vos arranjo as leis.. comprimentos.. joao

p.s. os documentos nao sao obrigatorios a sua posse mas em caso de necessidade e preciso apresenta-los..
xalo
Membro Júnior
Registado: segunda set 25, 2006 2:10 am

sexta jan 05, 2007 2:00 am

Desculpem só falta referir uma raça a essa lista, como todos sabem elas são oito e faltava a raça doberman.
Eu tenho um bull terrier e um agente da gnr tb me veio dizer que o meu cão era de raça perigosa e devia andar ançaimado, mas foi simpatico ao ponto ouvir minha breve explicação dizendo que era umas das raças terriers que AINDA não é considerada perigosa. Um agente bastante simpatico e receptivo ao contrario de varios transeuntes.
Abraços, e lambidelas da misss piggy
mini_boxer
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 9:25 am

nao digo que voce esteja errado mas a lista que dei foi retirada da portaria nº422/2004 e nessa lista nao refere o doberman.. por isso nao sei se o doberman nao tera saido da lista.. e segundo sei esta e a mais actual que temos.. abraços..
Responder

Voltar para “Boxer”