Estrutura aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta dez 27, 2006 11:52 am

Boas

Mandei fazer uma estrutura metalica numa serralharia para colocar o meu aquario (160*60*75).

A minha pergunta é esta: Devo colocar alguma base em madeira, ou aplicar logo o esferovite (ou corticite) imediatamente por cima da estrutura e assentar o aquario?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quarta dez 27, 2006 7:10 pm

madeira é complicado porque pode apodrecer so puseres logo a espuma podes por onde quiseres, sendo que isto da espuma muita gente não põe!!
Vamos fazer amigos entre os animais.
Norby
Membro Veterano

quarta dez 27, 2006 7:39 pm

Paulo e achas que nao ha problema de parte do aquario nao ficar assente em nada?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
paulop
Membro Veterano

quarta dez 27, 2006 7:44 pm

se for um aquario com muita calhau dentro.....é preciso sempre ter cuidado porque o vidro pode estalar...num aqua normal e com a espessura de vidro necessária não acho!!mas isto é um assunto que gera muitas opiniões....mas no teu lugar eu punha a espuma, não uso nada no meu porque ele é pequeno...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta jan 05, 2007 9:04 am

A estrutura teve algum tipo de tratamento.

A água e em especial a água salgada destrui a estrutura de ferro não tratada.

Recomendo a utilização de uma base de nivelamento em amdeira ou outro material. Se for em madeira (aglomerado de madeira) e ficar podre é só substituir.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Norby
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 9:37 am

Boas Aquapet

teve sim. Esta bem acabada, na serralharia foi a secçao de lacagem e veio ja pintada e acabada - e é rubusta.
Faltou se calhar mais uma barra ao meio a todo o comprimento, tem uma a meio mas apenas na perpendicular.

Entretanto acabei por comprar uma placa de roof mate de 3cm (que a bem dizer é uma especie de esferovite prensado e resistente a agua). Ainda estou indeciso se vou arranjar a base de madeira ou nao, mas talvez fique assim.... Ja o tenho assente mas ainda sem agua.

O aquario é para agua doce e enganei no 1º post é 150*60*75
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
paulop
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 12:40 pm

norby é como já te disse se o aquário vais ficar assente numa superfície plana, o que imagino que sim devido ao tamanho, não vejo o porque de utilizar uma tábua de base....
Norby
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 1:08 pm

Paulo acho q tens razao...

O meu stress é deixar a coisa bem feita, é q sei q depois de montado nao me vou preocupar mais com o assunto, e ter 500l de agua espalhados num quarto nao é uma imagem mt boa :? a ideia da base de madeira era harmonizar um pouco a superficie de apoio...

No entanto desde q comprei o roofmate fiquei um pouco mais descansado, acho q vou avnçar para o teste de estanquicidade 8)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
paulop
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 1:13 pm

com certeza isso vai ficar num móvel certo?! não vejo problema nisso, vejo mais problema em teres que pegar num agua desse calibre para mudar a tábua que apodreceu....
Norby
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 3:11 pm

O "móvel" será essa estrutura. (Com os acabamentos que esta nao precisa de mais nada)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sábado jan 06, 2007 7:41 am

A serrelharia pintada não esta protegida. A pintura é um acabamento final e não protecção.
Existem tintas utilizadas na serrelharia que pintam e protegem, mas são mais caras e raramente utilizadas. Apenas se utilizam em serrelharias exteriores e mesmo assim tem um tempo de vida de 3 a 5 anos.

Existia uma loja que tinha todas as estruturas em ferro com uma pequena cromagem e com esse tipo de pintura por cima.
Resultado após 3 anos começou a aparecer ferrugem a estrutura.
Claro que numa loja dedicada a aquariofilia com aquários de água doce e água salgada a humidade no ar era superior a 100% o que não acontem-se em casa. E ainda bem :)
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Norby
Membro Veterano

sábado jan 06, 2007 9:41 am

Ok. Fico com essa nota.

Fugiste foi um pouquinho a pergunta... :| :p
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
crazypedro
Membro
Registado: sexta jun 02, 2006 12:15 pm
Localização: 1 Trachemys Scripta Elegans, 3 Pseudemys Concinna Hieroglyphica

sábado jan 06, 2007 3:38 pm

Boas Norby,

A minha opiniao e que deves ter um tampo de madeira, acho que parte alguma do akuario deve estar sem suporte... tas a falar num aquario com 450 a 550 kg... se assentas isso em cima de um suporte metalico com partes nao supotadas acho que irá estalar... tenhu quase a certeza.

Aquario de vidro com 500kg directamente acente em cima de estrutura metalica com partes nao suportadas acho que nao e boa idea... é so a minha opiniao.

No meu caso utilizei um tampo da m0v1fl0r lol daqueles revistidos com aquela pelicula para parecer que e um tipo de madeira que nao é.

Se nao andares a regar o tampo com agua ele nao vai apodrecer.

Mete ai umas fotos da mesa para nos vermos melhor.

Abraço, Pedro Martins
crazypedro
Membro
Registado: sexta jun 02, 2006 12:15 pm
Localização: 1 Trachemys Scripta Elegans, 3 Pseudemys Concinna Hieroglyphica

sábado jan 06, 2007 3:48 pm

Estrutura depois de reforçada, era uma secretaria da m0v1fl0r:

Imagem

Aquario 350 litros, 350 kg acente em cima do tampo que por esta vez esta acente em cima da estrutura:

Imagem

Pedro Martins
paulop
Membro Veterano

domingo jan 07, 2007 12:37 pm

norby posta fotos, pois eu pensava que a estrutura que estavas a falar era para o aquario encaixar topo a parte exterior, se for o movel como no do crazy ai sim é preciso um tampo encima do metal...
Responder

Voltar para “Peixes”