Estrutura aquario
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Boas
Mandei fazer uma estrutura metalica numa serralharia para colocar o meu aquario (160*60*75).
A minha pergunta é esta: Devo colocar alguma base em madeira, ou aplicar logo o esferovite (ou corticite) imediatamente por cima da estrutura e assentar o aquario?
Mandei fazer uma estrutura metalica numa serralharia para colocar o meu aquario (160*60*75).
A minha pergunta é esta: Devo colocar alguma base em madeira, ou aplicar logo o esferovite (ou corticite) imediatamente por cima da estrutura e assentar o aquario?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
madeira é complicado porque pode apodrecer so puseres logo a espuma podes por onde quiseres, sendo que isto da espuma muita gente não põe!!
Vamos fazer amigos entre os animais.
-
- Membro Veterano
se for um aquario com muita calhau dentro.....é preciso sempre ter cuidado porque o vidro pode estalar...num aqua normal e com a espessura de vidro necessária não acho!!mas isto é um assunto que gera muitas opiniões....mas no teu lugar eu punha a espuma, não uso nada no meu porque ele é pequeno...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
A estrutura teve algum tipo de tratamento.
A água e em especial a água salgada destrui a estrutura de ferro não tratada.
Recomendo a utilização de uma base de nivelamento em amdeira ou outro material. Se for em madeira (aglomerado de madeira) e ficar podre é só substituir.
A água e em especial a água salgada destrui a estrutura de ferro não tratada.
Recomendo a utilização de uma base de nivelamento em amdeira ou outro material. Se for em madeira (aglomerado de madeira) e ficar podre é só substituir.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro Veterano
Boas Aquapet
teve sim. Esta bem acabada, na serralharia foi a secçao de lacagem e veio ja pintada e acabada - e é rubusta.
Faltou se calhar mais uma barra ao meio a todo o comprimento, tem uma a meio mas apenas na perpendicular.
Entretanto acabei por comprar uma placa de roof mate de 3cm (que a bem dizer é uma especie de esferovite prensado e resistente a agua). Ainda estou indeciso se vou arranjar a base de madeira ou nao, mas talvez fique assim.... Ja o tenho assente mas ainda sem agua.
O aquario é para agua doce e enganei no 1º post é 150*60*75
teve sim. Esta bem acabada, na serralharia foi a secçao de lacagem e veio ja pintada e acabada - e é rubusta.
Faltou se calhar mais uma barra ao meio a todo o comprimento, tem uma a meio mas apenas na perpendicular.
Entretanto acabei por comprar uma placa de roof mate de 3cm (que a bem dizer é uma especie de esferovite prensado e resistente a agua). Ainda estou indeciso se vou arranjar a base de madeira ou nao, mas talvez fique assim.... Ja o tenho assente mas ainda sem agua.
O aquario é para agua doce e enganei no 1º post é 150*60*75
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
norby é como já te disse se o aquário vais ficar assente numa superfície plana, o que imagino que sim devido ao tamanho, não vejo o porque de utilizar uma tábua de base....
-
- Membro Veterano
Paulo acho q tens razao...
O meu stress é deixar a coisa bem feita, é q sei q depois de montado nao me vou preocupar mais com o assunto, e ter 500l de agua espalhados num quarto nao é uma imagem mt boa
a ideia da base de madeira era harmonizar um pouco a superficie de apoio...
No entanto desde q comprei o roofmate fiquei um pouco mais descansado, acho q vou avnçar para o teste de estanquicidade
O meu stress é deixar a coisa bem feita, é q sei q depois de montado nao me vou preocupar mais com o assunto, e ter 500l de agua espalhados num quarto nao é uma imagem mt boa

No entanto desde q comprei o roofmate fiquei um pouco mais descansado, acho q vou avnçar para o teste de estanquicidade

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
com certeza isso vai ficar num móvel certo?! não vejo problema nisso, vejo mais problema em teres que pegar num agua desse calibre para mudar a tábua que apodreceu....
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
A serrelharia pintada não esta protegida. A pintura é um acabamento final e não protecção.
Existem tintas utilizadas na serrelharia que pintam e protegem, mas são mais caras e raramente utilizadas. Apenas se utilizam em serrelharias exteriores e mesmo assim tem um tempo de vida de 3 a 5 anos.
Existia uma loja que tinha todas as estruturas em ferro com uma pequena cromagem e com esse tipo de pintura por cima.
Resultado após 3 anos começou a aparecer ferrugem a estrutura.
Claro que numa loja dedicada a aquariofilia com aquários de água doce e água salgada a humidade no ar era superior a 100% o que não acontem-se em casa. E ainda bem
Existem tintas utilizadas na serrelharia que pintam e protegem, mas são mais caras e raramente utilizadas. Apenas se utilizam em serrelharias exteriores e mesmo assim tem um tempo de vida de 3 a 5 anos.
Existia uma loja que tinha todas as estruturas em ferro com uma pequena cromagem e com esse tipo de pintura por cima.
Resultado após 3 anos começou a aparecer ferrugem a estrutura.
Claro que numa loja dedicada a aquariofilia com aquários de água doce e água salgada a humidade no ar era superior a 100% o que não acontem-se em casa. E ainda bem

Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro
- Registado: sexta jun 02, 2006 12:15 pm
- Localização: 1 Trachemys Scripta Elegans, 3 Pseudemys Concinna Hieroglyphica
Boas Norby,
A minha opiniao e que deves ter um tampo de madeira, acho que parte alguma do akuario deve estar sem suporte... tas a falar num aquario com 450 a 550 kg... se assentas isso em cima de um suporte metalico com partes nao supotadas acho que irá estalar... tenhu quase a certeza.
Aquario de vidro com 500kg directamente acente em cima de estrutura metalica com partes nao suportadas acho que nao e boa idea... é so a minha opiniao.
No meu caso utilizei um tampo da m0v1fl0r lol daqueles revistidos com aquela pelicula para parecer que e um tipo de madeira que nao é.
Se nao andares a regar o tampo com agua ele nao vai apodrecer.
Mete ai umas fotos da mesa para nos vermos melhor.
Abraço, Pedro Martins
A minha opiniao e que deves ter um tampo de madeira, acho que parte alguma do akuario deve estar sem suporte... tas a falar num aquario com 450 a 550 kg... se assentas isso em cima de um suporte metalico com partes nao supotadas acho que irá estalar... tenhu quase a certeza.
Aquario de vidro com 500kg directamente acente em cima de estrutura metalica com partes nao suportadas acho que nao e boa idea... é so a minha opiniao.
No meu caso utilizei um tampo da m0v1fl0r lol daqueles revistidos com aquela pelicula para parecer que e um tipo de madeira que nao é.
Se nao andares a regar o tampo com agua ele nao vai apodrecer.
Mete ai umas fotos da mesa para nos vermos melhor.
Abraço, Pedro Martins
-
- Membro
- Registado: sexta jun 02, 2006 12:15 pm
- Localização: 1 Trachemys Scripta Elegans, 3 Pseudemys Concinna Hieroglyphica
Estrutura depois de reforçada, era uma secretaria da m0v1fl0r:

Aquario 350 litros, 350 kg acente em cima do tampo que por esta vez esta acente em cima da estrutura:

Pedro Martins

Aquario 350 litros, 350 kg acente em cima do tampo que por esta vez esta acente em cima da estrutura:

Pedro Martins
-
- Membro Veterano
norby posta fotos, pois eu pensava que a estrutura que estavas a falar era para o aquario encaixar topo a parte exterior, se for o movel como no do crazy ai sim é preciso um tampo encima do metal...