Criança morta por Pit Bull Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jan 05, 2007 11:58 am

leonildecarvalho Escreveu: Nem me vou dar ao "trabalho" de ler o tópico
É por coisas destas que os tópicos perdem o interesse. Não se dá ao trabalho de ler, mas responde. Responde o mesmo que já trezentas pessoas responderam e perde textos até muito interessantes que abordam perspectivas diferentes sobre o assunto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta jan 05, 2007 12:14 pm

A história repete.

Eu estou de acordo que o cão tenha sido abatido, afinal matou uma criança. O dono devia, como já foi aqui dito, cumprir pena de prisão como se tivesse sido ele a matar.
O que eu não entendo é como, uma vez que o cão era considerado agressivo, o deixam aproximar de uma criança de 5 anos ou a criança aproximar dele :roll:
Reparem que eu não estou a falar da raça do cão, por acaso foi um Pit Bull, mas podia ser um caniche( já por varias vezes mensionei que eu já fui mordida por um caniche e não é por isso que eu fujo deles a 7 pés).

Alguem aqui mensionou, desculpem já não me recordo quem, que quando vai na rua se afasta ou tem receio quando vê um Pit Bull porque não conheçem o cão nem o dono. Eu afasto-me quando vejo qualquer cão, seja de que raça for, na rua :roll: Porquê? simples, não conheço o cão muito menos o dono.
Eu vou a exposições caninas, e tirando um ou outro cão que me fascina e que eu sei que posso tocar, eu não toco em mais cão nenhum, simplesmente porque, primeiro não quero estragar o trabalho que o dono teve ao prepara-lo para ringue, segundo, lá está, não conheço o cão nem o dono. Mesmo que seja um cão da raça da minha que eu posso dizer que conheço mais ou menos a raça, pois estou sempre a aprender, logo poderia ter mais á vontade, mas mesmo assim não o faço pois cada cão é um cão.
O Pit Bull para mim é um cão como outro cão qualquer, tem é um temperamento que nem todos os cães tem. Existem é donos que não deviam ter esses cães. Por exemplo, eu sou uma delas. Acho a raça linda, mas eu tenho consciência que eu não seria uma boa dona para uma raça desse tipo, seja Pit, Rott e etc. Tanto que antes de eu ter a minha porta chaves queriam dar-me um Pit e eu não aceitei porque sabia não ia ser bom para mim e muito menos para o cão. Dugamos que os nosso feitios não são compativeis. :lol: No entanto, adoro a raça e tenho tanto medo deles como de outro cão qualquer.
PauloC Escreveu: velhinho Decreto -Lei, que existia antes de se falar em raças potencialmente perigosas ou no que quer que fosse, simplesmente obrigava a que todos os cães na via pública andássem de trela ou açaimo
Peguei nesta frase do PAulo só para perguntar o seguinte. Os cães que andem na rua com açaimo, não são obrigados a andar de trela na mesma?

Eu pergunto isto porque se não são deviam de ser. Existe na zona onde vivo um cão, rafeiro de grande porte, que não anda com trela mas sim com açaime. Aconteçe que a hora em que os donos o passeia, quando vão com ele, é a mesma hora que eu passeio a minha porta chaves que vai sempre com trela. Esta semana, esse cão andava numa correria doida, como é normal, e aquando chegou ao pé de mim atirou-se a mim. Não cai porque fui contra a parede e ele não me mordeu porque tinha açaime. Agora eu pergunto, por ter açaime é menos perigoso? Fui eu, podia ter sido a uma crainça e daria uma queda bem feia, algumas quedas também matam. No meu caso, como alguns sabem eu estou grávida de 31 semanas, fui contra a parede e se eu caisse no chão? Que responsabilidades seriam imputadas aos donos umas vez que o cão tem açaime?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 05, 2007 12:27 pm

Peguei nesta frase do PAulo só para perguntar o seguinte. Os cães que andem na rua com açaimo, não são obrigados a andar de trela na mesma?
Não sendo de uma das raças conseideradas como potencialmente perigosas, a lei actual continua a exigir na via pública a trela OU açaimo, mas sempre acompanhados pelos donos. Isto quer dizer que esse rafeiro, se estava açaimado e os donos estavam com ele, estava dentro da Lei. No entanto, se os donos simplesmente o colocam na rua sozinho, apesar de açaimado está fora da Lei porque não está acompanhado pelos donos.
Aqui fica o artigo 7º do D.L. 214/2003 que é o que vigora actualmente sobre o tema:
Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela

1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.

2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.

3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.

4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.
De qualquer das formas, tendo esse cão colocado em perigo a tua integridade física, podes apresentar queixa e ele passará a ser considerado um animal perigoso. Com essa classificação, para além de seguros, microchip, licença especial e demais informações, tem de passar andar de trela E açaimo.
Aqui fica o artº 2º do D.L. 312/2003 sobre a classificação de animais como perigosos ou potencialmente perigosos:
Artigo 2.º
Definições

Para efeitos do disposto no presente diploma, entende-se por:

a) «Animal perigoso», qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições:

i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;
ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um carácter e comportamento agressivos;
iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;

b) «Animal potencialmente perigoso», qualquer animal que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a ser incluídas em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas;

c) «Ofensas graves à integridade física», ofensas ao corpo ou saúde de uma pessoa de forma a:

i) Privá-lo de órgão ou membro, ou a desfigurá-lo grave e permanentemente;
ii) Tirar-lhe ou afectar-lhe, de maneira grave, a capacidade de trabalho, as capacidades intelectuais ou de procriação, ou a possibilidade de utilizar o corpo, os sentidos ou a linguagem;
iii) Provocar-lhe doença particularmente dolorosa ou permanente, ou anomalia psíquica grave ou incurável; ou
iv) Provocar-lhe perigo para a vida;

d) «Detentor», qualquer pessoa, individual ou colectiva, que mantenha sob a sua responsabilidade, mesmo que a título temporário, um animal perigoso ou potencialmente perigoso;

e) «Centro de recolha», qualquer alojamento oficial onde um animal é hospedado por um período determinado pela autoridade competente, nomeadamente os canis e os gatis municipais;

f) «Autoridade competente», a Direcção-Geral de Veterinária (DGV), enquanto autoridade veterinária nacional, as direcções regionais de agricultura (DRA), enquanto autoridade veterinária regional, os médicos veterinários municipais, enquanto autoridade veterinária local, as câmaras municipais e as juntas de freguesia, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Municipal (PM).
Vejam o mesmo decreto lei 312/2003 nos artigos seguintes para verem as obrigações especiais do detentor de um cão perigoso ou de raça potencialmente perigosa.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta jan 05, 2007 1:21 pm

PONTO 1

Como de costume, os serviços noticiosos portugueses deformaram a notícia ao ponto de quase me provocarem o vómito!

Os serviços noticiosos ingleses especificaram, várias vezes, que o cão era tipo pitbull. A necessidade de determinar com exactidão a raça do cão nasce do facto de conforme a lei inglesa, o castigo a aplicar ao dono depender da raça do cão. Este cão tinha 2 queixas anteriores, derivadas de 2 ataques a 2 cães, sem gravidade. Se for um rafeiro, é uma coisa. Se for um pit, são duas coisas porque o dono não o tinha legalizado.

É que no UK ter cães das raças restritas não é 100% proibido. É sim sujeito a uma autorização muito especial, que passa essencialmente pela avaliação do dono. O que é proibido é a reprodução.

PONTO 2

Todas as raças caninas foram desenvolvidas pelos criadores com vista a uma (ou várias) funções específicas.

O APBT foi (infelizmente) apurado para ser um cão de combate a outros cães. Mas absolutamente incapaz de atacar pessoas, já que os juizes intervenientes nos ringues de luta são pessoas inteiramente desconhecidas dos cães, os donos ficam do lado de fora.

Mas também tentaram com o Shar-pei, com o Boxer, com o Bull Mastiff... só que o resultado felizmente para estas raças não foi lá grande coisa.

O Serra da Estrela, e etc etc etc, foram apurados para serem cães de guarda.

Poder-se-á dizer que um cão apurado para guarda é menos perigoso para os humanos do que um cão apurado para combate em ringue? Não me parece. Não é lógico.

O que é lógico é que...

...e lá voltamos à vaca fria...

...os cruzamentos irresponsáveis e não cuidadosamente estudados dão mau resultado!

Pode resultar em cães de guarda que convidam os ladrões a entrar em casa... em cães de caça que fogem dos coelhos... em cães de companhia que atacam tudo e todos.

É claro que a educação do cão é essencial, porque qualquer cão mal educado é uma dor de cabeça, mas se este for o resultado de um mau cruzamento, só a educação não chega... será preciso ter muito, mas muito, cuidado com o cão.

E isto também se aplica aos SRD's. É que sendo estes um verdadeiro caldeirão genético, podem dar para qualquer lado. Mas...
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 2:14 pm

Musky Escreveu:O APBT foi (infelizmente) apurado para ser um cão de combate a outros cães. Mas absolutamente incapaz de atacar pessoas, já que os juizes intervenientes nos ringues de luta são pessoas inteiramente desconhecidas dos cães, os donos ficam do lado de fora.

Mas também tentaram com o Shar-pei, com o Boxer, com o Bull Mastiff... só que o resultado felizmente para estas raças não foi lá grande coisa.
Então podemos dizer que o pit sempre é um cão com caracteristicas "unicas" certo?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 05, 2007 2:20 pm

LuMaria Escreveu:
Musky Escreveu:O APBT foi (infelizmente) apurado para ser um cão de combate a outros cães. Mas absolutamente incapaz de atacar pessoas, já que os juizes intervenientes nos ringues de luta são pessoas inteiramente desconhecidas dos cães, os donos ficam do lado de fora.

Então podemos dizer que o pit sempre é um cão com caracteristicas "unicas" certo?
Tal como qualquer outra raça ...

Eu ainda não percebi qual o pavor de uma raça que foi e é apurada para lutas de cães (e para a submissão perante o homem) ?
VitorN Escreveu: Não sei se viram ontem à noite a reportagem, só que desta vez com o testemunho de um criador ou alguém ligado ao clube da raça, não sei bem ao certo. A reportagem deu outra vez agorinha mesmo, na SIC.
Não sei também se concordam mas, a reportagem não ajuda nada a raça, esta é a minha maneira de ver. Se repararam, viram em primeiro lugar um pit pendurado a abocanhar um objecto. Depois vê-se um outro a caminhar numa espécie de esteira para logo a seguir mostrarem um queno combate entre pits.
100% de acordo. Não é com imagens dessas, desfasadas do intuito de mostrar o cão equilibrado, alegre e sociavel que o Pit, que se faz algo ... Antes pelo contrario, para mostrar isso mais vale estar quieto.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 2:28 pm

CindelP Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Tal como qualquer outra raça ...

Eu ainda não percebi qual o pavor de uma raça que foi e é apurada para lutas de cães (e para a submissão perante o homem) ?
A pergunta nasceu, porque li opiniões de que era um cão igual aos outros. Claro que não é. Todas as raças têm as suas especifidades e isso torna-os diferentes.

Não percebe o medo? OK, se um dia vir um animal seu ser trucidado por um pit de lutas, talvez sinta na pele a agonia que muitos já sentiram. Não percebe porque não quer perceber ou se está, literalmente, nas tintas. E isso não é bom quando alguém se empenha em defender uma raça tão estigmatizada. Porque não é com vinagre que se apanham moscas.
Musky
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 2:41 pm

LuMaria Escreveu:Não percebe o medo? OK, se um dia vir um animal seu ser trucidado por um pit de lutas, talvez sinta na pele a agonia que muitos já sentiram.
Pois eu já vi uma pitbull red nose da mais pura casta ser trucidada por um rafeiro! A LuMaria imagina a agonia da dona da pit?

Será que este rafeiro era de lutas? Podia muito bem ser...

Ora é aqui que entra a questão "educação do cão". Qualquer cão pode ser perigoso. Até um "porta-chaves". Ah, não faz mal... a sua mordida é pequenina. Mas... já imaginou se uma miniatura atinge um molosso na jugular e a perfura?

A LuMaria tem medo. Ok, aceito. Mas não tente justificá-lo, porque é ilógico.
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 2:46 pm

Musky Escreveu: A LuMaria tem medo. Ok, aceito. Mas não tente justificá-lo, porque é ilógico.
Os unicos medos ilógicos são os que não se podem justificar. Como por exemplo, andar de avião sem nunca ter andado. Isso sim é ilógico. O meu é real.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 05, 2007 3:06 pm

Parece-me que andamos a falar linguas diferentes!!
Afinal diga-me lá um pastor alemão, para si é um cão igual aos outros ou não?
É que das duas uma, ou consideramos que são todos iguais, independentemente das diferenças morfológicas visiveis e de existirem raças com funções e aptidões diferentes! Ou consideramos que são todos diferentes, porque as cores, tamanhos, pelagem e demais características do aspecto morfológico, bem como as diversas funções e aptidões são diferentes!
O que é que faz na visão da LUMaria que um APTB seja diferente afinal dos outros cães, é por causa da função inicial para que foi criado? Se é assim, então um Pastor Alemão também é diferente dos outros cães, porque foi criado para guarda! Um Perdigueiro Português também é diferente dos outros cães, porque foi criado para a caça, etc. etc.
Quais são afinal os cães 'iguais' aos outros, e porquê?
Sinceramente ainda não percebi a sua confusão!

Quantos aos seus medos, não tenho nada a dizer, porque cada um sabe dos seus. No entanto, perceberia melhor que tivesse medo do Pit Bull que atacou a sua cadela! Agora ter medo da raça Pit Bull, embora compreenda, é-me pessoalmente mais dificil de entender! Seria como passar a ter medo de todos os chineses, só porque um menino chinês lhe deu uma tareia em pequenina! Percebe-se, mas parece-me que o trabalho de perder o medo seria algo que a LUMaria teria de resolver dentro da sua cabeça, e não propriamente os chineses que tivessem de lhe mostrar ou provar nada!
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta jan 05, 2007 3:07 pm

Eu tb nunca levei um tiro mas tenho medo de levar um, será lógico? :)

Eu acho que basicamente temos medo do que não controlamos ou não conhecemos.

No caso do pitt claro que se não estivermos familiarizados com o cão, é melhor ter respeitinho, mas o mesmo acontece com qq animal.
Cumps.
Nuno Coelho
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sexta jan 05, 2007 3:22 pm

Terá o medo da LuMaria a ver com o facto do pit ter as orelhas cortadas? Sabemos que esse corte tem a sua lógica, assim como também sabemos que o pit com esse aspecto, torna-se algo... digamos "pouco amistoso".
Não é segredo que o Paulo optou por não cortar as orelhas ao Fred por esse motivo, certo? ou então digamos que esse argumento pesou de certa forma na sua decisão final ;)
Claro que estou apenas a especular a fonte de onde virá esse medo que amedronta tanto a LuMaria.

Abraços
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta jan 05, 2007 3:31 pm

Antes de mais, Obrigada PAulo pelo esclarecimento ;) embora eu não esteja muito de acordo com a lei, pois para mim os cães que andam na rua devia sempre andar com trela independentemente de ter açaimo ou não. Neste caso que referi, o cão por vezes anda sozinho ou com o dono( que por vezes é uma criança com aproximadamente 12 anos). No entanto, como é um cão com imensa energia e que passa o tempo todo a correr( não fosse o nome dele Flecha) muitas das vezes o cão está numa ponta e o dono na outra, ou seja, fora do campo de visão do dono. Depois lá se ouve os assobios e os berros dos dono a chamar por ele. Enfim... :roll:
100% de acordo. Não é com imagens dessas, desfasadas do intuito de mostrar o cão equilibrado, alegre e sociavel que o Pit, que se faz algo ... Antes pelo contrario, para mostrar isso mais vale estar quieto.
Eu julgo que, posso estar enganada, o que passaram na TV foi só pequenos apanhados de uma reportagem(completa) que tinha passado anteriormente e que na altura era abonatória para a raça( tenho uma vaga ideia disso, não sei se estou enganada :? ) Mas a ser assim é normal que ao passar a noticia de que uma criança tinha sido morta por um pit bull, fosse a essa mesmo repostagem buscar as piores imagens, que provavelmente eram imagem que faziam parte de um contexto em que talvez se disses que apesar de ser criado para lutar, o Pit é um cão docil com os humanos. Não sei, digo eu... :oops:

Quantos aos seus medos, não tenho nada a dizer, porque cada um sabe dos seus. No entanto, perceberia melhor que tivesse medo do Pit Bull que atacou a sua cadela! Agora ter medo da raça Pit Bull, embora compreenda, é-me pessoalmente mais dificil de entender!
Realmente, o mais adequado seria que tivesse medo de todos os cães. Conheço N pessoas que foram mordidas por cães e que tem medo, mas tem de qualquer cão independentemente da raça. Isso sim, acho que seja mais lógico. Eu por exemplo, fui mordida por um cão, mas não fiquei, como se costuma dizer, com trauma a cães. No entanto, foi"picada" por um corvo e tenho pavor a aves. Cheguei a entrar em estado de choque com um pardalito que mal sabia voar, só porque ele "aterrou" no meu ombro :oops: Ou seja, apesar de ter sido um corvo a picar-me eu tenho pavor a qualquer ave, seja corvo, papagaio, canário, piriquito, etc...Basta ter um bico

Até das galinhas eu tenho medo :oops:
Musky
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 3:35 pm

Então e as outras raças a que também cortam as orelhas?

LuMaria, o lógico é ter-se medo de andar de avião sem nunca ter andado, normalmente depois de andar as pessoas perdem o medo.

Observe o silogismo:

Um pitbull atacou
Logo, todos os pitbull atacam

Sabe o que está errado? É que não se pode tirar o todo da parte.

É o mesmo que dizer: tive um acidente de automóvel, nunca mais saio à rua.
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 3:37 pm

PauloC Escreveu: Parece-me que andamos a falar linguas diferentes!!
Afinal diga-me lá um pastor alemão, para si é um cão igual aos outros ou não?
É que das duas uma, ou consideramos que são todos iguais, independentemente das diferenças morfológicas visiveis e de existirem raças com funções e aptidões diferentes! Ou consideramos que são todos diferentes, porque as cores, tamanhos, pelagem e demais características do aspecto morfológico, bem como as diversas funções e aptidões são diferentes!
O que é que faz na visão da LUMaria que um APTB seja diferente afinal dos outros cães, é por causa da função inicial para que foi criado? Se é assim, então um Pastor Alemão também é diferente dos outros cães, porque foi criado para guarda! Um Perdigueiro Português também é diferente dos outros cães, porque foi criado para a caça, etc. etc.
Quais são afinal os cães 'iguais' aos outros, e porquê?
Sinceramente ainda não percebi a sua confusão!

Quantos aos seus medos, não tenho nada a dizer, porque cada um sabe dos seus. No entanto, perceberia melhor que tivesse medo do Pit Bull que atacou a sua cadela! Agora ter medo da raça Pit Bull, embora compreenda, é-me pessoalmente mais dificil de entender! Seria como passar a ter medo de todos os chineses, só porque um menino chinês lhe deu uma tareia em pequenina! Percebe-se, mas parece-me que o trabalho de perder o medo seria algo que a LUMaria teria de resolver dentro da sua cabeça, e não propriamente os chineses que tivessem de lhe mostrar ou provar nada!
Claro que os cães são todos diferentes. Para mim são. Para o PauloC não. Mas se os cães não fossem diferentes toda esta história de raças e apuramentos não fariam qualquer sentido. Fazem sentido, porque se procuram caracteristicas especificas a cada raça. Logo são diferentes. Dizer que são iguais é que me parece ilógico. Aliás, uma das razões apontadas para o não cruzamento de SRDs é precisamente essa, não se saber o que se esperar do animal, logo o que se vai obter é sempre uma enorme surpresa que pode ser agradável ou não. Pertencem à mesma espécie? Sim, claro. Mas é só.
Quanto a medos eles servem para mostrar o porquê do que está a acontecer aos pits por esse mundo fora, e enquanto não aceitarem e menosprezarem a ideia que as pessoas têm medos, lógicos, ilógicos, despreziveis, burros, incultos, anormais ou não, donos e cães só têm a perder. Como se tem visto aliás.
Se só o facto de se falar abertamente enfurece os dignatários defensores da raça, deduzo que o futuro desta raça e outras semelhantes seja muito infeliz. Como se tem vindo a verificar aliás.

Vitor, eu não tenho receio deles por mim. Tenho receio deles quando vou com as cadelas e os vejo a correr à solta. Mas eu não faço campanha contra eles, muito pelo contrário. Estou só a opininar do lado daqueles que têm receio dele e que são constantemente menosprezados e apelidados de tudo. Porque caia aqui a primeira criatura que não tenha medo a alguma coisa para poder apelidar o meu medo de estupido, ilógico e pouco razoável. Até hoje não conheci ninguém que não tivesse medo a alguma coisa. Só que dos pits, valha-nos a santa, é proibido dizer.
Responder

Voltar para “Cães”