Criança morta por Pit Bull Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jan 05, 2007 3:39 pm

PauloC Escreveu: Parece-me que andamos a falar linguas diferentes!!
Afinal diga-me lá um pastor alemão, para si é um cão igual aos outros ou não?
É que das duas uma, ou consideramos que são todos iguais, independentemente das diferenças morfológicas visiveis e de existirem raças com funções e aptidões diferentes! Ou consideramos que são todos diferentes, porque as cores, tamanhos, pelagem e demais características do aspecto morfológico, bem como as diversas funções e aptidões são diferentes!
O que é que faz na visão da LUMaria que um APTB seja diferente afinal dos outros cães, é por causa da função inicial para que foi criado? Se é assim, então um Pastor Alemão também é diferente dos outros cães, porque foi criado para guarda! Um Perdigueiro Português também é diferente dos outros cães, porque foi criado para a caça, etc. etc.
Quais são afinal os cães 'iguais' aos outros, e porquê?
Sinceramente ainda não percebi a sua confusão!

Quantos aos seus medos, não tenho nada a dizer, porque cada um sabe dos seus. No entanto, perceberia melhor que tivesse medo do Pit Bull que atacou a sua cadela! Agora ter medo da raça Pit Bull, embora compreenda, é-me pessoalmente mais dificil de entender! Seria como passar a ter medo de todos os chineses, só porque um menino chinês lhe deu uma tareia em pequenina! Percebe-se, mas parece-me que o trabalho de perder o medo seria algo que a LUMaria teria de resolver dentro da sua cabeça, e não propriamente os chineses que tivessem de lhe mostrar ou provar nada!
Claro que os cães são todos diferentes. Para mim são. Para o PauloC não. Mas se os cães não fossem diferentes toda esta história de raças e apuramentos não fariam qualquer sentido. Fazem sentido, porque se procuram caracteristicas especificas a cada raça. Logo são diferentes. Dizer que são iguais é que me parece ilógico. Aliás, uma das razões apontadas para o não cruzamento de SRDs é precisamente essa, não se saber o que se esperar do animal, logo o que se vai obter é sempre uma enorme surpresa que pode ser agradável ou não. Pertencem à mesma espécie? Sim, claro. Mas é só.
Quanto a medos eles servem para mostrar o porquê do que está a acontecer aos pits por esse mundo fora, e enquanto não aceitarem e menosprezarem a ideia que as pessoas têm medos, lógicos, ilógicos, despreziveis, burros, incultos, anormais ou não, donos e cães só têm a perder. Como se tem visto aliás.
Se só o facto de se falar abertamente enfurece os dignatários defensores da raça, deduzo que o futuro desta raça e outras semelhantes seja muito infeliz. Como se tem vindo a verificar aliás.

Vitor, eu não tenho receio deles por mim. Tenho receio deles quando vou com as cadelas e os vejo a correr à solta. Mas eu não faço campanha contra eles, muito pelo contrário. Estou só a opininar do lado daqueles que têm receio dele e que são constantemente menosprezados e apelidados de tudo. Porque caia aqui a primeira criatura que não tenha medo a alguma coisa para poder apelidar o meu medo de estupido, ilógico e pouco razoável. Até hoje não conheci ninguém que não tivesse medo a alguma coisa. Só que dos pits, valha-nos a santa, é proibido dizer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 05, 2007 3:48 pm

Olá Vitor,
Eu não mandei cortar as orelhas ao meu cão para que de alguma forma não tivesse de o sujeitar tão facilmente ao estigma das 'raças potencialmente perigosas'. O meu cão, que é um American Staffordshire Terrier, é de uma raça que para muita gente pelas semelhanças fisicas é simplesmente um Pit Bull. Então se tiver orelhas cortadas é um Pit bull na certa e por isso toca a fugir e sei lá mais o quê. Aliás, na cabeça de muita gente, um Pit Bull é todo o cão que tenha as orelhas cortadas, mesmo que seja de outra qualquer raça ou até SRD.
Não acho que ele ficásse mais perigoso por ter orelhas cortadas! A questão do medo não passa directamente pelo corte das orelhas em si mesmo, mas sim pela associação desse corte à actividade das lutas e ao """perigosissimo""" Pit bull!
As razões que não queria sujeitar o meu cão ao estigma, são óbvias neste tópico e outros que temos lido noutros foruns ;)
Passei por muitas historias de gente que fazia festas ao meus Rottweilers (quando a morfologia da raça ainda não era conhecida por todos) e quando perguntavam a raça e eu dizia que era um Rottweiler ficavam de imediato com aquela cara de horror e afastavam-se com um sorriso amarelo e comentários entre lábios! ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 05, 2007 4:03 pm

Cara LuMaria,
Por mim a LuMaria até pode ter medo de campainhas, e ter lá as suas razões. No entanto, pelo que conheço de si, de pessoa inteligente, não me parece que por causa disso fosse passar a defender que se acabássem com as campainhas em todas as casas! Quando muito evitaria de tocar às campainhas ou até andar por perto das casas que as têm. Não era fácil ás outras pessoas perceber esse medo, mas lá tinham de aceitá-lo. O direito ao medo (se se pode dizer isso) eu reconheço, o que eu não reconheço é que esse direito afecte os meus direitos, ou que por via disso eu e os meus cães sejamos vitimas de actos discriminatórios! Se eu vou na rua com uma cadela Rottweiler que não faz mal a ninguém, devidamente atrelada e controlada, o mundo inteiro pode ter medo e pensar que ela era capaz de comer 10 criancinhas ao pequeno almoço, mas porque raio é que esses medos têm de me obrigar ao que quer que seja!!
Não sei se a LuMaria é Loura ou morena, mas imagine que é morena e que as pessoas agora davam em ter medo de pessoas morenas. Acha justo que a OBRIGÁSSEM a pintar o cabelo de Louro e a PROIBISSEM de ser morena?
É isto que está em causa para mim! A BSL (especifica para certas RAÇAS) e as atitudes discriminatórias óbvias! O 'Direito' a ter medo, cada um que tenha os seus e os enfrente se quiser ultrapassá-los, mas com isso não afectem os direitos e liberdades dos outros!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 05, 2007 4:14 pm

Os medos... os medos...
Há um velho ditado que diz: "quem tem medo, compra um cão" Logo... :lol:

Se pensarem bem, então, quem tem medo dum pit pelas notícias sensacionalistas que decorrem desde a moda da raça... então já se devem ter esquecido dos medos em relação ao Pastor Alemão, Rott, Dobermann, Boxer e até alguns rafeiros que nas notícias sensacionalistas de há uns tempos atrás, também mordiam transeuntes, criancinhas, donos, outros cães, etc, etc e tal!

Será que os medos de então estão relacionados ao sensacionalismo moderno? Nas tantas até estão, acho eu a avaliar ter-se medo a uma determinada raça porque mordeu...!

Sabiam que há outras raças, infelizmente, a serem treinadas e usadas nas lutas e ao que a não saberem quais, não têm medo delas, passam por elas na rua na maior e quiçá, já agora, poderem ser alvo de ataque e que, afinal, nem sequer tem a ver com o treino...?
Nuno_Coelho Escreveu:

Eu acho que basicamente temos medo do que não controlamos ou não conhecemos.

No caso do pitt claro que se não estivermos familiarizados com o cão, é melhor ter respeitinho, mas o mesmo acontece com qq animal.
Subscrevo o que acima está citado a bold. Já com a parte do : "ou não conhecemos" é muito subjectivo...o factor de não conhecer pode dar para ter medo por falta de confiança no desconhecido como para não ter medo algum pois não se sabe o que pode advir de… e, pelo desconhecimento, arrisca-se! ;)
Sobre a última frase, o ter respeitinho…deve-se à má publicidade passada pelos media, porque “respeitinho”, deve ter-se com qualquer cão de com ou sem raça definida, independentemente da morfologia e tamanho!
Eu não tenho medo de cão algum mas, tenho muito respeitinho por qualquer cão desconhecido ou que não saiba a sua origem, independentemente da raça e tamanho. Quando actuo num cão que não conheço, vou com alguma precaução até obter o mínimo de confiança no animal! Porque razão aponta o respeitinho em relação, só, ao Pit? Lá está… os media fazem um trabalho do caraças…! Enfim…!
Bem que se todos dessem ouvidos aos media, já alguns Pits tinham morrido à fome, ao abandono e de maus tratos mas, felizmente, que alguns são salvos pelos que não dão os neurónios ao manifesto das notícias sensacionalistas

Já agora, aproveito a dizer que o Dice (para quem não se lembre é o Pit que foi abandonado e que já tem um novo dono espectacular, está bem e recomenda-se. Aproveito a dizer que foi rebaptizado de Bull :lol:)
Com todas estas notícias nojentas sobre o Pit e afins, já tive uma amiga a chamar-me pela preocupação de um dia poder vir a ficar sem os cães dela caso tenham de ser entregues para abate pois, infelizmente, foi assim que ela entendeu parte da reportagem de ontem!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jan 05, 2007 4:23 pm

Zahira Escreveu:O Pit Bull para mim é um cão como outro cão qualquer, tem é um temperamento que nem todos os cães tem. Existem é donos que não deviam ter esses cães. Por exemplo, eu sou uma delas
Não consigo entender este raciocinio. Se o pit é um cão como outro qualquer, o seu temperamento é o temperamento de outro qualquer. Se não é, então não é um cão como outro qualquer.

Por outro lado, se é um cão como outro qualquer, qualquer pessoa será perfeita para o possuir porque ele é um cão como outro qualquer.

PauloC, o que tenho tentado dizer, pelos vistos mal, é que para defender estes animais do que lhes está a acontecer é imperativo que os donos façam alguma coisa. Mas para isso não podem menosprezar os receios que levaram à situação actual. Ao invés de melhorar as perspectivas da "raça" só a condenam. Aliás, todos sabem do que estou a falar e até sabem que tem um fundo de verdade.
Parece quase coisa de elite pertencer ao clube dos "potencialmente perigosos".
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta jan 05, 2007 4:24 pm

Boa tarde!

No tópico das curiosidades, alguém escreveu:

"Sabia que os cães têm cerca de 100 expressões faciais? A maior parte delas é feita com as orelhas. Os pit bulls e os bulldogs têm apenas 10 expressões faciais o que os leva a ser mal compreendidos pelos outros cães, podendo facilmente levar a bulhas."

Eu não tenho medo de cães, mas respeito-os a todos....
O que eu faço, antes de me aproximar de qualquer cão, desconhecido ou não, é estar atento aos sinais que os cães transmitem.
Assim, com mais garantias, vejo se o cão está ou não receptivo a festas etc....

O problemas dos pit (e bem pior ainda os de orelhas cortadas), e outras raças rotts (com o rabo cortado)...etc...
Transmitem sinais dúvidosos para os outros cães e tb para nós humanos.
Penso que isso contribuirá, para certos problemas que têm acontecido com estas raças...

Como é evidente há outros factores a ter em conta:

Pode até haver rafeiros e caniches....e pinchers..naturalmente mais agressivos que o pit bull....a grande diferença são as consequencias
da dentada dum pincher enfurecido, e da dum pit bull...

Canary
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jan 05, 2007 4:24 pm

Aliás, na cabeça de muita gente, um Pit Bull é todo o cão que tenha as orelhas cortadas, mesmo que seja de outra qualquer raça ou até SRD
nem mais. o pobre do max já é pit bull. não chegavam já todas as desgraças :lol: :lol:
anjjazul
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta jan 05, 2007 4:40 pm

Só acrescentar...que apesar do que disse, sou contra a proíbição da raça, mas considero essencial haver limitações (como as que já estão impostas na lei).
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta jan 05, 2007 5:04 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Nuno_Coelho Escreveu:

Eu acho que basicamente temos medo do que não controlamos ou não conhecemos.

No caso do pitt claro que se não estivermos familiarizados com o cão, é melhor ter respeitinho, mas o mesmo acontece com qq animal.
Sobre a última frase, o ter respeitinho…deve-se à má publicidade passada pelos media, porque “respeitinho”, deve ter-se com qualquer cão de com ou sem raça definida, independentemente da morfologia e tamanho!
Eu não tenho medo de cão algum mas, tenho muito respeitinho por qualquer cão desconhecido ou que não saiba a sua origem, independentemente da raça e tamanho. Quando actuo num cão que não conheço, vou com alguma precaução até obter o mínimo de confiança no animal! Porque razão aponta o respeitinho em relação, só, ao Pit? Lá está… os media fazem um trabalho do caraças…! Enfim…!
Bem que se todos dessem ouvidos aos media, já alguns Pits tinham morrido à fome, ao abandono e de maus tratos mas, felizmente, que alguns são salvos pelos que não dão os neurónios ao manifesto das notícias sensacionalistas
Penso ter sido mal interpretado, a minha ideia é exactamente a oposta.
Tal como eu disse "No caso do pitt claro que se não estivermos familiarizados com o cão, é melhor ter respeitinho, mas o mesmo acontece com qq animal."
Ou seja temos ter ter uma atitude defensiva com qq animal, eu referi o pitt como poderia ter referido qq raça ou rafeiros desde que seja possante.
Cumps.
Nuno Coelho
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta jan 05, 2007 5:33 pm

LuMaria Escreveu:
Zahira Escreveu: O Pit Bull para mim é um cão como outro cão qualquer, tem é um temperamento que nem todos os cães tem . Existem é donos que não deviam ter esses cães. Por exemplo, eu sou uma delas

Não consigo entender este raciocinio. Se o pit é um cão como outro qualquer, o seu temperamento é o temperamento de outro qualquer. Se não é, então não é um cão como outro qualquer.

Por outro lado, se é um cão como outro qualquer, qualquer pessoa será perfeita para o possuir porque ele é um cão como outro qualquer.
Penso que a LuMaria não entendeu o que eu quis dizer, ou então terei sido eu que me expressei mal. O que eu quero dizer com o facto de para mim, e notesse que digo que é para mim, é que o pit é um cão como outro qualquer, ou seja, tanto fujo do pit como de um rafeiro e tanto faço uma festa a um pit como a um rafeiro. O meu comportamento perante eles, e apartir do momento em que os conheço, ou ñ, será o mesmo.

Em relação ao temperamento, o pit tem um temperamento que outras raças não tem, tal como a minha york tem um temperamento que os outros ñ tem e não é por isso que deixa de ser um cão como outro qualquer. O que eu acho, e se clahar é uma estupidez da minha parte acha-lo, é que cada dono devia ter conciência do seu "Eu" antes de resolver ter um cão A, B ou C.
Na altura em que pensei ter um cão como companhia, e fiz uma selecção das raças que mais gostava. Estudei cada uma delas de modo a encontrar a que mais de adaptava ao meu "Eu". A partir do momento em que escolho uma york, que é uma raça em que, neste momento, a unica função dela é companhia, e que apesar do seu temperamento teimoso a força fisica não é muita, dá para perceber um pouco o tipo de "Eu" que tenho e penso que as pessoas entendem o porque de eu dizer que eu não tinha "pulso" para um Pit. Simplesmente porque acho que é um raça que tem de ter um bom treino e um dono que o consiga controlar. Eu não conseguiria, mas isso sou eu. Tal como acho que uma pessoa deve ter um "pulso" para controlar um rafeiro uma vez que não sabe o que vem dali devido a mistura de raça existente nele.

Esta é a minha opnião.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 05, 2007 8:04 pm

LuMaria Escreveu:

Não percebe o medo? OK, se um dia vir um animal seu ser trucidado por um pit de lutas, talvez sinta na pele a agonia que muitos já sentiram. Não percebe porque não quer perceber ou se está, literalmente, nas tintas. E isso não é bom quando alguém se empenha em defender uma raça tão estigmatizada. Porque não é com vinagre que se apanham moscas.
Pois, quando eu (algum dia) vir um cão meu ser trucidado por um pit de lutas, vou culpar só e apenas o dono. O irresponsavel do dono.

Da mesma maneira de que quando vou passear com os meus cães e vêm outros - labradores, dalmatas, rafeiros - meterem-se com os meus , e chegando às vezes a vias de factos, culpo só e apenas os donos.
E acredite que não é por ter mil e um episodios desagraaveis com cães de X ou Y raça que fico com medo deles. Fico sim, como sempre tive e cada vez mais, dos donos irresponsaveis.

E para finalizar, LuMaria, quase que aposto que nunca viu nem nunca verá um Pit de lutas a trucidar um cão na rua .. sabe porquê? Porque esses cães, quer se queira quer não, são "atletas de alta competição" que não andam por aí na rua a ameaçar os outros.

Será que me podia, para finalizar, qual a razão da paranoia, do Pit ser uma raça diferente das outras ? E qual o perigo de ter sido selecionada para lutas?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

sexta jan 05, 2007 9:14 pm

Sou da opinião da CindelP. Acho que a culpa será sempre do dono e não do cão. Aliás, um traficante de droga (como foi noticiado no jornal) tinha o tal Pit para quê? Devia dar-lhe muito amor e carinho ... . O cão auto açaima-se? Auto trela-se?

Ainda à pouco tempo à saída de uma discoteca da zona de Aveiro vi um Pit Bull açaimado e atrelado. Reparei que um Psp se chegou junto ao dono do cão e disse para ir deixar o cão a casa porque não gostava daqueles cães, apesar de o cão estar atrelado e açaimado. Agora pergunto-me.... qual a intenção do dono a estar aquela hora à saída de uma discoteca com tanta afluência de pessoas? Qual o porquê de o PSP dizer para ir levar o cão a casa se estava dentro da lei? Se fosse um caniche toy até entrava na discoteca... e no final disto tudo os cães é que têm culpa!

Culpem os donos não culpem as raças!!!
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sexta jan 05, 2007 9:41 pm

LuMaria, suponho então que acredita que qualquer pessoa é perfeita para ter um cão?

Como é obvio existem caracteristicas diferentes que encontramos nas diferentes raças e isso deve ser tido em conta quando se decide ter um cão, qualquer cão.

Uma pessoa que passa o dia em casa e ama o o sossego do lar ficaria bem com o típico border collie?

Um caçador ia a caça da perdiz com um buldog Inglês?

Um pastor colocaria a guardar o seu rebanho uma matilha de chihuahuas?

Sim são tudo cães, sim são todos iguais, todos diferentes... Olhe conhece aquele slogan ... Adapte ao mundo canino

Imagem
:lol: :lol:

Tem todo o direito de ter medo pelas suas cadelas, afinal se os "Pits" andarem soltos na via publica não deviam.

Agora se o "Pit" vai à trela, dê o beneficio da dúvida... Afinal o dono do "PitBull" quando passa por si e pelas suas cadelas está a dar a sí e as suas cadelas o beneficio da dúvida também, ou não? ;)

Eu quando vou num carro também não sei quem está ao volante dos outros carros...

off topics...
Ah... Europeias... Percebi! Só agora! LOL... Tenho um Europeu e nem sabia hehehehehe :lol:

Leonilde, fiquei contente pela notícia em relação ao dice A.K.A Bull ;)
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
Gpsc
Membro
Registado: domingo mai 21, 2006 11:05 am

sábado jan 06, 2007 12:20 pm

Acho que os donos é que deviam ser penalizados e não os animais.... Os donos é que tem a responsabilidade de tornare os cães sociaveis para que n venham a ocorrer incidentes como este. N sei se está mt correcto o que disse mas é o que penso
Gpsc
Membro
Registado: domingo mai 21, 2006 11:05 am

sábado jan 06, 2007 12:21 pm

Acho que os donos é que deviam ser penalizados e não os animais.... Os donos é que tem a responsabilidade de tornare os cães sociaveis para que n venham a ocorrer incidentes como este. N sei se está mt correcto o que disse mas é o que penso
Responder

Voltar para “Cães”