Enfermagem Veterenária

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda jul 25, 2005 2:52 pm

Olá Boa tarde a todos

Pois é concordo consigo quando diz que os cursos de Auxiliar de Medicina Veterinário e o Ajudante Técnico Veterinário não são a mesma coisa que o de Enfermagem Veterinária, como é óbvio, mas isso acho que toda a gente percebeu, até porque esse é de 3 anos e os outros dois de cima (os quais eu tirei) são de 6 meses cada, claro que tem que haver diferença.
Eu só informei a malta destes também porque como me foi dado a perceber esse curso só existe em Viseu, ou seja, quem goste desta área e more em Lisboa e que por outros motivos não tenha podido tirar o curso de medicina Veterinária, pode sempre optar por estes, só isso até porque quando eu comecei a tirar o primeiro curso, acho que ainda não havia esse de três anos, e mesmo que houvesse se calhar era-me impossível tirar na mesma.
Quanto a saídas profissionais as pessoas que tiraram estes cursos e que procuraram emprego, conseguiram, não é nenhuma fortuna, mas se puderem fazer em part-time, ao menos fazem o que gostam.
Beijocas a todos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 25, 2005 9:07 pm

andreialima Escreveu: As opiniões divergem e cada um de nós tem direito a ter a sua, mas convêm ter um pouco mais de informação para poder falar sobre certos assuntos. Se quiserem posso indicar-vos duas mãos cheias de médicos veterinários ansiosos para que sai o primeiro quarteirão de Enfermeiros Veterinários.
E dessas duas mãos cheias de veterinários que refere, quantos é que consideram a si e suas colegas como mão de obra barata ? Ou acredita no Pai Natal ?

Se quiser posso indicar-lhe muitas mãos cheias de médicos veterinários que acham isso inútil e não dão grande mais valia ao curso, para mais tendo em vista o problema legislativo.
Deseja saber a diferença entre os cursos de enfermagem veterinária de Inglaterra, Holanda, de veterinary nurse/technician americano e as diferenças e óbices das respectivas legislações face à portuguesa ?

Fazia bem em se informar, depois diga que não sabia ;) .

A si é que falta muita mas muita mesmo informação. Se leva a mal alguém lhe abrir os olhos sem paninhos quentes..azar.

Acha que fará um dia algo mais que dar injecções a cães sob supervisão de um médico-veterinário, limpar jaulas e assistir a cirurgias, caso queira trabalhar com animais de companhia ?

Desiluda-se...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

terça jul 26, 2005 11:29 am

[quote=CasadeAnaval]

E dessas duas mãos cheias de veterinários que refere, quantos é que consideram a si e suas colegas como mão de obra barata ? Ou acredita no Pai Natal ? [/quote]

No pai Natal não, mas acredito nos meus professores que nos têm aberto bem os olhos em relação a essa questão de quanto iremos ganhar ou não. Não entrei para o curso de Enfermagem Veterinária a pensar que ia enriquecer mas sim por gosto. Quem corre por gosto não cansa, já ouviu essa? Além disso, da maneira como fala até parece que os médicos veterinários são o "bicho papão". Nem todos são iguais meu caro, provavelmente o senhor só conhece os dessa "estirpe"... Além disso, um enfermeiro veterinário também pode abrir uma clínica veterinária, desde que tenha um médico veterinário [u]ao seu serviço[/u].

[quote=CasadeAnaval]
Se quiser posso indicar-lhe muitas mãos cheias de médicos veterinários que acham isso inútil e não dão grande mais valia ao curso, para mais tendo em vista o problema legislativo. [/quote]

Caramba, o sr. trabalha em que área? É que para conhecer muitas mãos cheias de médicos veterinários... e ainda por cima que acham o curso inutil. O sr. mora em que região do país, é que cá para o Norte e Centro do país não me parece que tenham a mesma opinião. Não acha que entre colocarem uma pessoa como auxiliar de veterinária a quem se tem que ensinar tudo desde o inicio e colocar uma pessoa já com bastantes conhecimentos e com prática os médicos veterinários não vão escolher os Enfermeiros, apesar de não lhes pagarem muito (o ordenado minimo pelo menos. Sei que não dá para viver mas para começar...). Pense nisso...

Em relação a essa questão da legislação, será que não percebeu ainda que o curso é totalmente novo cá em Portugal e que ainda está a ser resolvido esse assunto? Se não fosse para ser reconhecido não acha que não teriam permitido a sua abertura? Também podemos sofrer uma desilução, mas e depois, desilusões temos muitas ao longo da vida.

[quote=CasadeAnaval]
Deseja saber a diferença entre os cursos de enfermagem veterinária de Inglaterra, Holanda, de veterinary nurse/technician americano e as diferenças e óbices das respectivas legislações face à portuguesa ?

Fazia bem em se informar, depois diga que não sabia ;) . [/quote]

Já agora, desejava saber sim, pode fornecer-me essa informação? ;)

[quote=CasadeAnaval]
A si é que falta muita mas muita mesmo informação. Se leva a mal alguém lhe abrir os olhos sem paninhos quentes..azar. [/quote]

Não levo a mal que me tentem abrir os olhos mas o problema é que o sr. acha que me está a dar grandes informações e aquilo que o sr. escreveu já nós sabemos caro amigo. O problema só reside na forma como o sr. tenta "abrir" os olhos às pessoas que aqui colocam os seus tópicos e as suas opiniões. responde sempre como se fosse o dono da razão. Não precisa falar assim com as pessoas porque nós percebemos bem onde quer chegar, sem ser preciso esse tipo de ironia, ok?;)

[quote=CasadeAnaval]
Acha que fará um dia algo mais que dar injecções a cães sob supervisão de um médico-veterinário, limpar jaulas e assistir a cirurgias, caso queira trabalhar com animais de companhia ?

Desiluda-se...
[/quote]

Quando apareceram os enfermeiros de humanos, também eles tiveram dificuldade na sua profissão, sendo pau para toda a obra a mando dos doutores. Mas graças ao empenho, dedicação e coragem de muitos, tornou-se a profissão que é hoje em dia. E se nós tivermos dificuldade no princípio, não será por isso que iremos desistir, lutando para levarmos esta profissão adiante. Saiba que, apesar de ainda estar no 1.º ano, além de já ter dado injecções, como referiu, já assisti e preparei cirurgias, tendo mesmo ajudado nestas. Fizemos radiografias, ecografias, análises químicas, etc. Com esta experiência, não precisamos de nenhum médico veterinário a supervisionar o nosso trabalho. Estamos perfeitamente qualificados para essas funções, assim como um enfermeiro humano o está, não necessitando de nenhum médico por perto. Acredite, os médicos veterinários AGRADECEM, se não tiverem que fazer todas essas análises, e nós ADORAMOS fazê-las por eles. Explorado só o é quem quer. As únicas coisas que não podemos fazer pelos médicos são as cirurgias, os diagnósticos e a prescrição de medicamentos. Para mim, isto tudo é útil. Se "alguns" veterinários não o acham...

Até breve (pois sei que não vai perder a oportunidade de me responder ;) )

Andreia Lima
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 9:55 pm

dentro de 3 anos o número de médicos-veterinários a sair das faculdades anualmente será idêntico aos formados nos últimos 100 anos no nosso país, ocorrendo o que já acontece infelizmente em Espanha e Itália em que há tantos médicos-veterinários que fazem as funções dos auxiliares vamos ver a necessidade de enfermeiros ser nula.

Já agora, para que saiba, qualquer pessoa independentemente das habilitações pode abrir um clinica veterinária desde que esta tenha um director clinico...

Chamo-lhe a atenção que qualquer indivíduo maneja um ecógrafo, interpretar a ecografia é outra coisa, que nem é qualquer veterinário sem experiencia que o faz quanto mais um bacharel. Radiografia...qualquer pessoa aprende a tirar rápidamente. Análises clinicas, pode-se ensinar uqualquer pessoa a carregar nos botões e a colocar as tiras... num dia... o enfermeiro veterinário não aprende a fazer análises num aparelho novo para ele ( e existem cada vez mais opções de electromedicina) mais rápido que a Carlota que começou ontem como auxiliar de veterinária.

Há uma diferença entre fazer e diagnosticar

Quanto à legislação e ao que dizem os seus professores...bem, iam os seus próprios professores dizer que a profissão não tem futuro ? Seria bem melhor saber o que diz a Ordem dos Médicos Veterinários.

Num país em que as consultas, exames complementares, etc têm de ser medidas de forma a não sobrecarregar a já magra bolsa dos portugueses, colocar uma nova profissão num meio que mal suporta duas...é desconhecer o mercado.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jul 26, 2005 10:12 pm

CasadeAnaval Escreveu: Num país em que as consultas, exames complementares, etc têm de ser medidas de forma a não sobrecarregar a já magra bolsa dos portugueses, colocar uma nova profissão num meio que mal suporta duas...é desconhecer o mercado.
Isto sem falar na inevitável desmotivação que ocorrerá quando esses Enfermeiros Veterinários quando no desempenho das suas funções estiverem a ser pagos ao preço de um mero Auxiliar de Veterinária.
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 10:22 pm

O problema, Paulo, e aqui sou pragmático, é que esta rapariga defende idealisticamente uma profissão que não existe ainda, porque ela não conhece o meio. Quando sair e ver as condições em que as duas mãos cheias de veterinários que suspiram pelos enfermeiros lhes vão dar e o tipo de trabalho que têm de fazer e o salário que podem pagar...porque o sr enfermeiro não pode ficar de braços cruzados enquanto os animais sujam a recepção ou as pessoas precisam de informações.

Não há uma mais valia que justifique sobrecarregar uma clinica com uma nova classe profissional que considerará que tem de ganhar mais que um auxiliar, mas que em boa verdade pouco mais fará que ele.

Teremos 3 pessoas, em vez de 2 a sobrecarregar os custos, para o mesmo numero de clientes....

Só no reino unido é que existem 3 enfermeiros e uma mulher da limpeza para cada veterinário...Mas lá, uma cirurgia de rotina que custa 100 euros em Portugal, custa 360 libras... é 5 vezes mais, e lá faltam veterinários, cá há excesso de veterinários.

A situação dos que fazem a formação de auxiliar de vet é outra coisa. No meu entender e de muita ente que contactou com estes, e vão-me desculpar, a maior parte do tempo gasta-se semanas a fazê-los desaprender o que aprenderam nesses cursos...não é ironia... é a verdade.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça jul 26, 2005 10:32 pm

CasadeAnaval Escreveu: O problema, Paulo, e aqui sou pragmático, é que esta rapariga defende idealisticamente uma profissão que não existe ainda, porque ela não conhece o meio. Quando sair e ver as condições em que as duas mãos cheias de veterinários que suspiram pelos enfermeiros lhes vão dar e o tipo de trabalho que têm de fazer e o salário que podem pagar...porque o sr enfermeiro não pode ficar de braços cruzados enquanto os animais sujam a recepção ou as pessoas precisam de informações.

Não há uma mais valia que justifique sobrecarregar uma clinica com uma nova classe profissional que considerará que tem de ganhar mais que um auxiliar, mas que em boa verdade pouco mais fará que ele.

Teremos 3 pessoas, em vez de 2 a sobrecarregar os custos, para o mesmo numero de clientes....

Só no reino unido é que existem 3 enfermeiros e uma mulher da limpeza para cada veterinário...Mas lá, uma cirurgia de rotina que custa 100 euros em Portugal, custa 360 libras... é 5 vezes mais, e lá faltam veterinários, cá há excesso de veterinários.

A situação dos que fazem a formação de auxiliar de vet é outra coisa. No meu entender e de muita ente que contactou com estes, e vão-me desculpar, a maior parte do tempo gasta-se semanas a fazê-los desaprender o que aprenderam nesses cursos...não é ironia... é a verdade.
Mas eu até compreendo que defenda, afinal de contas, há que acreditar naquilo que se faz e depois, estou certo, que a orientação que recebem estes alunos de Enfermagem Veterinária é no sentido de acreditarem que esta é uma profissão de futuro.

Claro que como tu dizes e com conhecimento de causa, a realidade é outra, especialmente em Portugal.

Eu sou muito sincero, desejava que estes futuros Enfermeiros tivessem o maior sucesso na sua profissão, mas do pouco que conheço actualmente, vai ser mais uma profissão sem grandes perspectivas de futuro, que irá causar nos Alunos/Enfermeiros uma sensação de frustação idêntica à de tantos outros cursos que por aí se inventaram e que mandaram para trás de uma secretária Engenheiros do Papel e outras licenciaturas do género.
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça jul 26, 2005 10:39 pm

Pois, eu não digo o que digo por prazer em que o futuro deles dê buraco, mas sim pelo absurdo que é criarem estes bacharelatos sem saber realmente o que é o mercado de trabalho e atrairem as pessoas para lá
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

quarta jul 27, 2005 12:46 pm

[quote=CasadeAnaval]
Se querem dedicar-se podem tirar um curso como medicina veterinária, engenharia de produção. "cursitos" ou bacharelatos sem fututo à partida são forma de atirar tempo e dinheiro ao lixo.

Mas se são ricos e não precisam de se preocupar com o vosso futuro...força...
[quote]

(Enfermagem Veterinária - 3 anos de propinas
Medicina Veterinária - 5 anos de propinas)

[quote=CasadeAnaval]
dentro de 3 anos o número de médicos-veterinários a sair das faculdades anualmente será idêntico aos formados nos últimos 100 anos no nosso país, ocorrendo o que já acontece infelizmente em Espanha e Itália em que há tantos médicos-veterinários que fazem as funções dos auxiliares vamos ver a necessidade de enfermeiros ser nula.
[/quote]

Isto é um bocado contraditório, não? É preferível fazer Medicina Veterinária ou uma Engenharia? Há mais procura de licenciados nessas áreas? São cursos de futuro?

[quote=CasadeAnaval]
Chamo-lhe a atenção que qualquer indivíduo maneja um ecógrafo, interpretar a ecografia é outra coisa, que nem é qualquer veterinário sem experiencia que o faz quanto mais um bacharel. Radiografia...qualquer pessoa aprende a tirar rápidamente. Análises clinicas, pode-se ensinar uqualquer pessoa a carregar nos botões e a colocar as tiras... num dia... o enfermeiro veterinário não aprende a fazer análises num aparelho novo para ele ( e existem cada vez mais opções de electromedicina) mais rápido que a Carlota que começou ontem como auxiliar de veterinária.
[/quote]

Qualquer indivíduo maneja um ecógrafo, faz uma radiografia, análises clínicas... mas para isso, o médico gasta muito tempo (tempo é dinheiro) a ensinar as "Carlotas" a fazer tudo aquilo que o enfermeiro veterinário já fez muitas vezes. Além disso, são necessários grandes conhecimentos de anatomia e fisiologia animal, para encontrar o órgão, a veia ou artéria, o osso ou músculo mais indicados para efectuar todas essas operações. Isso, não se aprende em 6 meses nem em anos de experiência, sem bases.

[quote=CasadeAnaval]
Há uma diferença entre fazer e diagnosticar
[/quote]

Tal como eu tinha dito, diagnosticar é das poucas coisas que não podemos fazer pelo médico veterinário.

[quote=PauloSantos]
Isto sem falar na inevitável desmotivação que ocorrerá quando esses Enfermeiros Veterinários quando no desempenho das suas funções estiverem a ser pagos ao preço de um mero Auxiliar de Veterinária.
[/quote]

Nós já estamos mentalizados nesse aspecto, os nossos professores não nos põem paninhos quentes. Tal como eu já disse, sabemos que não iremos enriquecer com a profissão, mas para muitos de nós, mais importante do que o dinheiro, é gostarmos do que fazemos. Ninguém desistiu do curso depois de saber que não vamos ter vida fácil. Temos é que lutar por aquilo em que acreditamos, não vamos baixar os braços e desistir à primeira dificuldade.

Acredite, não me está a dar grandes novidades. Esta [i]Rapariga[/i] defende idealisticamente uma profissão que AINDA não existe, mas que para o ano que vem já terá cá fora os seus primeiros representantes. Se não defender a minha futura profissão, quem o fará? Por si eu já estou desempregada, mesmo antes de tirar o curso. O sr. só vê as questões pelo lado monetário. Temos que ter um bocado de aventura na vida, se não esta seria uma grande chatice. Provavelmente o sr. já se esqueceu do que isso é... Talvez porque já tem filhos e casa para pagar, mas enquanto ainda somos [i]raparigas[/i], como o sr. diz, podemos arriscar, não acha? Toda a gente conhece o mercado de trabalho e continuam a ser formados centenas de professores por ano, acho que é um bocado pior. Mas eles vão tentar fazer aquilo que realmente gostam. E depois, sempre tenho o 12.º, que já dá para qualquer coisinha. Podemos sempre trabalhar no estrangeiro ou seguir outros rumos, quem sabe. É como eu costumo dizer: a ver vamos! Não adianta fazer futurismos, não sabemos o que vai realmente acontecer.

Vamos esperar que tudo dê certo. Não seja tão séptico e deseje-nos sorte.

Até breve,

Andreia Lima

P.s.: Vá lá, fique lá... Fique lá com a última palavra :lol:
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

sábado jul 30, 2005 7:58 pm

Onde também há bacharelato de enfermagem veterinária é na escola superior agrária de Elvas.
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quarta set 07, 2005 1:30 am

ladyxzeus Escreveu: Penso que abriu o curso em Lisboa (uma colega minha disse-me), mas não serve apra grande coisa, visto que ninguém quer enfermeiros se já existem veterinários a mais.
Não sei se tem isso aí, mas para pegar estágios é uma ótima ;)
Principalmente pra quem pretende tirar veterinária na faculdade, assim já tem uma experiencia se vai ou não aguentar o tranco.
vannitta
Registado: domingo jan 07, 2007 5:53 pm

domingo jan 07, 2007 8:19 pm

eu sou aluna da enfermagem veterinaria na Escola Superior Agraria de Elvas, e ja estou no 3º ano.
Foi nesta escola criado pela primeira vez o curso que voces tanto falam. sendo depois aberto passado um ano em Viseu, e no ano a seguir em Viana do Castelo e em Castelo Branco.

De tudo o que li, percebo ambas as partes.
Gostava de informar que ja estao no mercado Enfermeiros Veterinarios Bachareis formados nesta escola. Que trabalham em clinicas, hospitais, em exploracoes pecuarias, etc..
No entanto, tambem informo que nesta mesma escola ja se formam Enfermeiros Veterinário Licenciados. que vao sair este ano.

Quem estiver interessado em saber mais informações, so tem que clicar no site www.esaelvas.pt

Em relação á discussao de auxiliar ou enfermeiro.
Acho que nós como enfermeiros temos uma formação completamente diferente dos auliares, tendo muito mais informação e estamos mais preparados. sempre ha diferenca de 6 meses para 3 anos.
no entanto, acho que com os auxiliares de veterinaria que tem anos de experiencia á minha frente, eu e os meus colegas so temos que aprender. Sei que a formação é muito importante, mas igualmente a experiencia.

Nos hospitais e clinicas onde estive. tanto os medicos, como os auxiliares nos receberam muito bem.
vannitta
Registado: domingo jan 07, 2007 5:53 pm

domingo jan 07, 2007 8:19 pm

eu sou aluna da enfermagem veterinaria na Escola Superior Agraria de Elvas, e ja estou no 3º ano.
Foi nesta escola criado pela primeira vez o curso que voces tanto falam. sendo depois aberto passado um ano em Viseu, e no ano a seguir em Viana do Castelo e em Castelo Branco.

De tudo o que li, percebo ambas as partes.
Gostava de informar que ja estao no mercado Enfermeiros Veterinarios Bachareis formados nesta escola. Que trabalham em clinicas, hospitais, em exploracoes pecuarias, etc..
No entanto, tambem informo que nesta mesma escola ja se formam Enfermeiros Veterinário Licenciados. que vao sair este ano.

Quem estiver interessado em saber mais informações, so tem que clicar no site www.esaelvas.pt

Em relação á discussao de auxiliar ou enfermeiro.
Acho que nós como enfermeiros temos uma formação completamente diferente dos auliares, tendo muito mais informação e estamos mais preparados. sempre ha diferenca de 6 meses para 3 anos.
no entanto, acho que com os auxiliares de veterinaria que tem anos de experiencia á minha frente, eu e os meus colegas so temos que aprender. Sei que a formação é muito importante, mas igualmente a experiencia.

Nos hospitais e clinicas onde estive. tanto os medicos, como os auxiliares nos receberam muito bem.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta jan 10, 2007 6:28 am

olá vania, minha colega :D

este assunto já foi discutido intensamente não há muito tempo no forum dos novos membros.

as opiniões divergem...

não vele a pena buscar tópicos do arco da velha, as opiniões serão as mesmas, um enfermeiro vet ainda é visto como um assistente

ps: este curso é praticamente impossível de abrir em Lisboa, pois é preciso um Instituto Politécnico (?)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Frey
Registado: quinta jan 11, 2007 8:23 am

quinta jan 11, 2007 8:55 am

Olá a todos!
Bem, actualmente o bacharel em enf vet vai passar a ser licenciatura, assim como os actuais licenciados em med vet vão passar a ser mestres.
Outra cena é que med vet é um curso de 6 anos com estágio incluido.

Em relação ao tópico:
É natural a dificuldade inicial no reconhecimento da profissão, pois abriu a muito pouco tempo e pela qual devem lutar.
Mas sinceramente, tinha aberto dois cursos senão me engano em elvas e portalegre e devia se esperar para ver como era a sua aceitação de acordo com o mercado de trabalho mas parece que não é isso que está a acontecer e começa a proliferar os cursos de enf vet.Iram ser muitos mais a sair para um mercado que ainda falta amadurecer.(esperem até começar a abrir privadas com o curso).O que poderá tornar as coisas bastante mais complicadas se fossem apenas duas escolas.
É med vet como muitas outras áreas é um ciencia em expansão!É compreensivel que abra enf vet, assim como medicos vet da nossa praça já tem especialidades em cima...como oncologia, cardiologia, neurologia...

Em termos de mercado de trabalho...é o que se conhece de portugal.As escolas privadas tentam abrir os cursos mais concorridos e estão se literalmente a borrifar para a formação e a quantidade de alunos que saem de lá com o canudo..sim porque é só com isto que saem de lá.Como é o caso da lusofona que conseguiu abrir o curso a força toda sem sequer ter estábulos ou infraestrutra para suportar um curso como med vet. Aposto que os politecnicos têm bastante mais qualidade/Infraestuturas para dar uma licenciatura de enf vet do que a lusofona como med vet.

Enf.Vet. sinto que também foi mais uma importação da ideia do UK.Mas lá a situação é totalmente diferente.O mercado de trabalho é bastante maior.Existe falta de med vet e de restante equipas.As pessoas tem um nivel socio economico bastante maior.Tudo diferente.
Mas desde que os enf vet tenham noção das dificuldades que terão de enfrentar e tenham orgulho e lutem pelo reconhecimento da sua profissão.Em frente é o caminho a seguir.

Já agora em termos de práticas o que fazem em enf vet?Principalmente no 1 e 3º ano?A quem me poder responder, agradeço! ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”