Raça canina não determina agressividade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jan 08, 2007 9:32 pm

CindelP Escreveu:Mas quem já presenciou um combate de Pits (atenção que falamos de Pits, APBT , não o que se vê nos bairros) de certeza que teve a oportunidade de ver cães completamente cegos com o adversario mas ao mesmo tempo de extrema submissão com os humanos. Quem visitou ou teve a oportunidade de ver a casa de um desses criadores de luta, tambem terá visto o metodo tradicional de manters os Pits condicionados ... no quintal, em contacto com amigos, familia e restantes.

E para finalizar, quem viu pessoalmente ou em video o combate do 3 "Ch Ib" Mayday Qq coisa, em Lisboa à 4 anos, viu tambem com os seus proprios olhos a submissão (exagerada) para com as pessoas.
Eu por acaso vi. Eu não acho a função do pit para qual foi [ou ainda é em muitos casos] seleccionada tenha alguma utilidade benéfica à sociedade...é antes mais a de alimentar mais um sub-mundo de actividades ilícitas/criminosas, que muitos vivem a "juntar cães à luta" e, isso aplica-se às pessoas de guetos com os seus "pitzitos"(pit bull) ou noutros locais mais reservados, onde só participam os "atletas de alta competição"(pit bull), onde as apostas são somas generosas de dinheiro.

...a bem da verdade, a porcaria é a mesma, embora os "pit de alta competição" não andam a assustar ninguém na rua. No entanto, parece que é desajustado criar cães para lutar com outros congéneres. A utilidade desta função? Não me parece que seja digna.
<p>susana</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jan 09, 2007 12:43 am

Sobre agressão redireccionada, como O JCsousa sabe, isso implica normalmente que a agressividade pré-existente a determinado alvo primário seja constantemente redireccionada para o alvo pretendido
Vou fazer alguns comentários a esta sua frase, Paulo, e para não ferir a sua suceptibilidade, não falarei em raças.

Primeiro, clarificar o que é a agressividade redirigida, que se despoleta em relação a um estímulo secundário quando o estímulo desencadeante é inacessível ao cão. E contrariamente ao que diz não é necessário ser constante e voluntáriamente sujeitar o animal a repetidas experiências nesse sentido, basta por vezes uma única experiência bem sucedida (que pode nem chegar à mordida, basta a reacção de pânico ou de fuga do alvo) para marcar esse tipo de conduta.

Outro factor que pode desencadear a agressão é a agressividade por competição. Tem a ver com a hierarquização a que o cão foi sujeito e ao papel que o deixaram desempenhar junbto da sua "família" humana. E tgem a ver também com as características individuais de cada cão - em todas as ninhadas há o mais dominante e o mais submisso, independentemente da raça.

Outro tipo de agressividade que acho que não foi citada no texto é a agressividade maternal, manifestada por muitas fêmeas no período de amamentação.

Acresce ainda outro tipo, o da agressividade sexual, que se manifesta contra a presença de indivíduos do mesmo sexo, e que em certos cães se estende a outras espécies que não a canina.

Para além de algumas outras formas típicas e das que foram citadas no artigo, e todos os cães de todas as raças podem enquadrar-se nestas várias tipologias.

O que eu disse, e que tanto o escandalizou, foi apenas que, ao passar por um cão desconhecido, tenho consciência de que o mesmo, seja de que raça fôr, pode ser portador de um qualquer tipo de agressividade. Logo (seja de que raça fôr) ajo em conformidade.

Mas isso não implica que eu não diferencie a contundência do ataque em função dos objectivos para que esse cão foi seleccionado.

Se calhar a transposição é inadequada, mas se eu tivesse que escolher entre ter um conflito com o poeta melancólico lá da rua e o karateca com décadas de prática que parte não sei quantos tijolos à cabeçada, escolhia de certeza o primeiro... Mal por mal...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 09, 2007 8:46 am

Bom dia,
Para quem quiser aprofundar ainda mais a informação fornecida pelo Jcousa, e souber inglês, poderá ler aqui:
http://www.merckvetmanual.com/mvm/htm/bc/140215.htm

Cumps
Paulo C.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jan 09, 2007 8:57 am

Ora bem...

Neste link existe outro dos problemas causados pelos marginais que usam pits para lutas e assaltos...

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=10&p=200

Durante esta notícia fala-se em cães perigosos como pit bull e rottweiler...O título é "Assaltantes levam trelas para cães perigoso"- Eu concordo que sejam denúnciados estes casos afinal serve de alerta a outros comerciantes, não concordo é a forma que falam dos cães.

Nesta página, no respectivo jornal, existe uma nota em caixa.

"Cão ataca menino de três anos.
Estado grave internado em S. Maria"

Resumindo: O cão atacou ferindo a criança na cabeça, após perseguir a mãe e o filho alguns metros.

Esta notícia no penúltimo parágrafo é que está nomeada a raça do cão, um pastor alemão; segundo eles. Esta notícia não o tem destaque que teria no caso de o cão ser um pit bull, está claramente colocada a divisória feita pela sociedade...é de notar que a notícia não foi colocada na net pelo jornal e no jornal apenas foi colocada no rodapé da página.
<p>susana</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 09, 2007 9:18 am

Pois, aqui está um exemplo da discriminação e estigma a que tantas vezes me refiro! Não que eu ache que a noticia do Pastor alemão devesse dizer em letras garrafais a raça do cão, o que eu acho é que as noticias envolvendo Pits ou Rottweilers mereciam o mesmo tipo de destaque que esta e não ser sempre um 'cartaz' de primeira página!
Porque ataques de cães de outras raças e sem raça, infelizmente acontecem todos os dias, simplesmente não são matéria de noticia porque não despertam os 'medos', nem despoletam a polémica que vendem jornais.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça jan 09, 2007 9:32 am

CindelP Escreveu:Por isso, embora acredite piemente que mta gente cruze o mais agressivo - seja com pessoas, com moscas ou com cães - só porque é "fixe" , tambem acredito que a gande maioria dos APBT são criados ainda devidamente, até porque afinal, maus criadores existem em todas as raças.
Concordo com tudo o que disse, à excepção deste pequeno trecho. E discordo dele, não por questões de fundo mas porque, pelo menos em Portugal (mas estou convicto que no resto do mundo se passará o mesmo) julgo que as proporções são inversas; que a grande maioria dos APBT JÁ NÃO são criados devidamente, sendo muito poucos (comparativamente) aqueles que ainda criam da forma que descreveu. E, quanto a mim, a (sempre crescente) má fama e notícias de ataques de individuos da raça passa muito por aí.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 09, 2007 12:32 pm

Voltando á noticia do Correio da manhã referida pela Susana veja-se o destaque dado a um assalto, que embora nem sequer envolvendo qualquer cão TEM QUE referir que o assalto foi para roubar comida para cães perigosos(????), coleiras e peitorais e mais não sei o quê para cães perigosos (???)! Refere especificamente nomes de raças que EM NADA estiveram envolvidas no assalto!! Aliás qualquer dia os cães perigosos ainda são é culpados de assaltos a bancos, etc.!!
Depois, escondidinho e sem destaque fala-se do ataque de um pastor Alemão a uma criança de 3 anos que foi deixada em estado grave, e nem sequer aparece na edição digital na net, só em papel!!
O ataque de um Pit Bull na Inglaterra por outro lado tem direito a todo o destaque e mais algum!
Agora digam-me que não há discriminação dos média e que não há estigma de algumas raças!! Deve ser impressão minha ou mania da perseguição...pois!! :roll:
(Já agora um link para a noticia completa do ataque ao menino de 3 anos está no tópico aberto pela actiongirl).
Última edição por PauloC em terça jan 09, 2007 12:52 pm, editado 1 vez no total.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jan 09, 2007 12:41 pm

Agiora digam-me que não há discriminação dos média e que não há estigma!! Deve ser impressão minha ou mania da perseguição...pois!!
(Já agora a noticia completa do ataque ao menino de 3 anos está aqui: http://jn.sapo.pt/2007/01/09/sul/menino ... alema.html).
;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jan 09, 2007 12:58 pm

PauloC Escreveu: Agiora digam-me que não há discriminação dos média e que não há estigma!! Deve ser impressão minha ou mania da perseguição...pois!! :roll:
Ja tinha referido exactamente isso noutro tópico muito recentemente! É vergonhosa a forma como a noticia é dada e mais uma vez refiro os comentários pouco abonatórios do próprio jornalista.É claro que há estigma!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Thor_e_Kiara
Membro
Registado: quarta dez 20, 2006 2:03 pm

terça jan 09, 2007 1:41 pm

Boas!! ;)
Eu tenho dois [b]pit bull [/b]e posso dizer (por experiência propria) que cada cão têm personalidade destinta independentemente da raça! É obvio que a raça transmite-lhe alguns pontos da personalidade mas não é o que faz o cão! basicamente e resumido é a educação que se dá por isso afirmo que o cão não é um animal de estimação para qualquer um; quanto mais cães de grande porte...
O pit bull (falo desta raça porque é a que eu tenho conhecimento próprio, não gosto de falar "á toa" como muitas pessoas fazem) é um cão que é estremamente carente e têm mesmo necessidade de sentir que é amado. Ate digo mais é obcecado pelo dono (partindo tb dai a personalidade do dono ajuda a construir a do cão) e como sucede com qualquer ser humano quando não é amado e sente-se "usado", pode revoltar-se a diferênça é que o pit bull se calhar tem uma dentada que pode atingir o poder de 1tonelada! Ou seja tem sempre de existir um motivo para cada acção! Acho que é mesmo ignorância total pensar que por ser pit bull vai atacar toda a gente.. Vou dar um exemplo e espero que não seja mal interpretado.. Eu não sou racista nunca fui e tenho amigos de varias nacionalidades mas para mim é quase a mesma coisa do que dizer que uma pessoa só por ser de cor vai roubar... :o para mim não é aceitavel que nos dias de hoje com tanta informação que existe, as pessoas limitam-s a olhar em frente sem procurar falar com algum conhecimento ou formar os seus proprios pensamentos!
Os dois pit bull`s que tenho são irmãos da mesma ninhada são um casal e sempre tiveram as mesmas condições vieram para mim com um mês e tem personalidades totalmente diferentes. O cão é um trapalhão de primeira e não tem noção do cão que é, ele deve pensar que é um pincher pois tá sempre a pedir colo o que é praticamente impossivel com os quase 40kg que tem. Adora crianças e outros animais;desde gatos a tarrarugas eu moro num r\c e ele poe-se á janela a chorar para que as pessoas que passam lhe dêem festas super mimado e super tótó :p Ate já foi atacado por outro cão e não teve qualquer reacção..até parecia que não era com ele...
A cadela já tem mau feitio ;) é super mimada comigo e com o meu esposo passa horas toda dengosa aos beijinhos conosco super hiper mimada e delicada mas ao contrario do cão só gosta da nossa atenção qualquer outro ser vivo que ela veja que nôs possamos dar atenção, ela não gosta! Lá está é obcecada por nós e por tudo o que nos pertença super defensora! Mas nunca fez mal nenhum a ninguem! Ate porque nôs como donos sabendo que um cão de porte medio grande so com o próprio peso pode maguar alguem, há que ter os cuidados devidos!
Adoro os meus cães não os trocaria por nada deste mundo!
Tenham atenção porque os animais não são brinquedos há que os educar e respeitar!!sim? ;)
Última edição por Thor_e_Kiara em terça jan 09, 2007 2:01 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 09, 2007 2:55 pm

Bem...essa da dentada de uma tonelada é outro 'mito' que me deixa perplexo. Por isso importa desde já esclarecer, incluindo os donos de Pit Bulls, que um Pit ou qualquer outro cão não têm uma força de 1 tonelada por mordida. Aliás, nem sequer um leão, um Jacaré ou um tubarão tem esta capacidade!! Ainda mais curioso é que um Ser Humano, em termos de potência de mordida, é superior a um cão! O Homem tem cerca de 77,11 Kg e um cão tem apenas 56,69 kg (segundo o Journal of Zoology of London - estudo da Universidade da Florida ).
Por isso lamento muito desapontar aqueles que julgavam poder alugar as toneladas todas dos Pits para demolição de edificios ou para amassar carros no ferro velho, mas não vai dar!!
Já agora leiam isto:
06 Do APBT's really have 1600 psi biting pressure and locking jaws?

No, they do not have either. Dr. I Lehr Brisbin of the University
of Georgia states, "To the best of our knowledge, there are no
published scientific studies that would allow any meaningful comparision
to be made of the biting power of various breeds of dogs. There
are, moreover, compelling technical reasons why such data describing
biting power in terms of 'pounds per square inch' can never be
collected in a meaningful way. All figures describing biting power
in such terms can be traced to either unfounded rumor or, in some
cases, to newspaper articles with no foundation in factual data."

Futhermore, Dr. Brisbin states, "The few studies which have been
conducted of the structure of the skulls, mandibles and teeth of
pit bulls show that, in proportion to their size, their jaw structure
and thus its inferred functional morphology, is no different than
that of any breed of dog. There is absolutely no evidence for the
existence of any kind of 'locking mechanism' unique to the structure
of the jaw and/or teeth of the American Pit Bull Terrier."
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

terça jan 09, 2007 3:35 pm

boas!
Cindelp Escreveu:Os unicos crediveis que conheço e que referem % Vs estabilidade, são os da ATTS ( American Temperament Test Society) em que a media dos Pits aprovados é de 83% , media igual à do Golden Retriever por exemplo e superior à media de todas as raças (70%).

Agora que me diz disto?
Tb fui ver esses estudos, e até há lá raças que passam com 100%!!!lol, pois só um cão foi testado!!!

Esses estudos não digo que não tenham valor.....de qualquer forma, não é um estudo sério!!!Porquê?

Porque peca pela amostragem, ou seja, tiram-se conclusões para a raça, com base numa amostra de criadores que pretenderam fazer os testes de temperamento. Daí haver resultados de 100% em algumas raças, poruqe só foi testado um cão. Ou conclusões de 50%, porque foram testados 2 cães!!!!...um passou e o outro nem por isso.

No caso dos pit.....foram testados mais de 500 exemplares, e daí que eu possa concluir que há criadores que estão no bom caminho...

Tb digo que a agressividade num cão, desde que não excessiva, e controlável é um factor positivo para muitas funções que os cães desempenham....

Não retiro nada do que disse antes, mas gostei de ver o pseudo-estudo.

[quotePauloc]Ainda mais curioso é que um Ser Humano, em termos de potência de mordida, é superior a um cão! O Homem tem cerca de 77,11 Kg e um cão tem apenas 56,69 kg (segundo o Journal of Zoology of London - estudo da Universidade da Florida ).
[/quote]

Uma vez andei a pesquisar na net sobre isso e vi muita coisa.....
Há por aí muita confusão...porque uns referem-se a pressão por cm2, outros por milimetro 2.....uns em medidas inglesas....(no tópico, curiosidades falei sobre isso na pág. 1)

retirei que:

"Croc It's got 2 tons of bite pressure": crocodilo 2000 kg

"hyena. They bite with 1,000 pounds " hiena 454 kg

"...cão rafeiro de 20kg de peso..." cão 165 kg

" Homem comum..." homem 25 kg

" Homem mais forte, ou mulher enraivecida..." 73 kg

estes valores são valores médios......

Fontes várias

(só inventei aquilo da mulher enraivecida :D)

Canary
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 09, 2007 4:01 pm

E as fontes foram?
Thor_e_Kiara
Membro
Registado: quarta dez 20, 2006 2:03 pm

terça jan 09, 2007 4:08 pm

OI! )
Quando atraz referi o valor do poder de dentada do pit bull não estaria a referir um valor exacto ate porque disse a palavra talvez deveria era ter utilizado "entre aspas" para dar o ênfase que pretendia... A lingua portuguêsa têm destas coisas... p
Meux amigox não habia nexexidade taba a xer ironica!!! :D
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jan 09, 2007 7:02 pm

PauloC Escreveu: E as fontes foram?
De certeza que são dum "estudo sério", que não tem nada a ver com aquela "palhaçada" da ATTS... 8)
Responder

Voltar para “Cães”