Raça canina não determina agressividade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
EmaeFelix
Registado: segunda jun 14, 2004 11:23 pm

quarta jan 10, 2007 12:37 pm

Esteve bem PauloC!!! :D
EmaeFelix
Registado: segunda jun 14, 2004 11:23 pm

quarta jan 10, 2007 12:39 pm

Esteve bem PauloC!!! :D
kiki_27
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 9:57 pm

quarta jan 10, 2007 1:57 pm

Gostei do artigo, merece reflexão e compreensão sobre o tema da agressividade dos cães. Pois, tenho receio são dos donos e o meio que envolve e influencia o comportamento canino. Jcs
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 10, 2007 2:46 pm

Eu gostaria de dar a minha opinião sobre este tema: apesar de acreditar piamente que não existem maus cães, existem é maus donos, também é verdade que todas as raças de cães foram criadas ou aperfeiçoadas para um determinado fim, seja caça, companhia, pastoreio, defesa ou mesmo lutas com cães e com touros, como é o caso do pitt bull.

Ao adquirirmos um cão de raça pura, adquirimos um indivíduo que pertence a um grupo de cães de conformação e temperamento semelhantes (DEFINIÇÃO DE RAÇA). Se a componente do temperamento não é hereditária, como podemos afirmar que a raça x é paciente com crianças ou que a raça y tem aptidão para cobro de caça, por exemplo?

Quando estudei psicologia foi-me ensinado que a personalidade de um indivíduo é composta por dois elementos: a hereditariedade e o meio. Eu acredito que o grau de domínio ou de submissão que um cão desenvolve depende tanto do seu potencial genético como das experiências que teve enquanto jovem.

Por isso, discordo de quem diz que não se podem diferenciar as raças por potencial de agressividade. A criação selectiva de cães é feita com o propósito de salientar determinadas características morfológicas e de temperamento. é evidente que um cão de caça poucas aptidões tem para a defesa de pessoas e bens, por exemplo. Há raças que têm sido procriadas de forma selectiva para se obterem indivíduos dominantes enquanto outras são criadas de forma a realçar o seu sentido gregário e afecto social. Este último é a base do treino de obediência, por isso é que os cães que parecem ter mais potencial para demonstrar "afecto" são os cães ou raças mais fáceis de treinar, como por exemplo o retriever do labrador...

Em suma, o cão manifesta a mesma gama de comportamentos agressivos e afectuosos do lobo, mas através da criação selectiva o homem diminuiu alguns e realçou outros. Depois, através do treino, influenciamos ainda mais esses comportamentos.

Daí que se fale, ao discutir raças de cães:
- Normalmente bons / inadequado para crianças;
- Adequado para a cidade ou não;
- Treino de obediência fácil ou difícil;
- Dá-se bem / mal com outros cães;
- Bom / mau cão de guarda...

I rest my case...
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta jan 10, 2007 3:06 pm

Paulo, estamos em sintonia. Mas aqui o problema tem que ver com a imagem que os media difundem ao grande público, certo? Afinal é esse o teu grande cavalo-de-batalha... Ora o que eu acho é que os motivos que levam a que o Pitbull seja hoje tão negativamente famoso são essencialmente 3:

- A raça estar na moda
- A presunção geral de que é um cão para toda a gente (ou, se preferires, de toda a gente achar que tem pulso para um cão destes)
- Os desvios comportamentais que a raça sofreu ao longo dos tempos fruto de criação mal planeada, pelos motivos que (na minha opinião) explanei à uns tópicos atrás

A maneira mais eficiente que eu vejo de contrariar esta imagem negativa que a raça possuí hoje em dia é a educação. A educação, essencialmente, dos media e do público através desses media, da realidade da raça. E, para tal, é essencial afirmar claramente e sem rodeios que o APBT NÃO É um cão como os outros (e "como os outros" entenda-se as coisas num sentido lato do termo). É - tal como inúmeras outras raças, sem dúvida - um cão que determinadas características que exigem certos cuidados na sua educação / sociabilização (e criação) que outras raças não exigem de igual modo. E, quem fala do pitbull pode falar, cada um dentro da sua especificidade, o Bull Terrier, do Serra, do Pastor do Caúcaso, do Tosa, do Rottweiler, do Terrier Russo, etc, etc, etc...

Mas se o objectivo é modificar a imagem que o público em geral tem da raça, então, quem a defende e tem visibilidade para tal, que comece por dizer sem rodeios aquilo que a raça de facto é! Mas mostre-o de uma forma coerente, clara e objectiva. Não nos podemos esquecer que o grande público não sabe nada mais de cães além do facto de estes terem pêlo, 4 patas e dois olhos. Por isso, afirmar que o APBT é "um cão como os outros, a essa audiência, é errado. E, certamente, não é mostrando provas de gameness, desenquadradas do contexto (aos olhos do ignorante), ou debitar frases como "não queremos que as pessoas tenham pitbulls" que se presta esse serviço à raça.

Eu acho que deviam querer que as pessoas tivessem pitbulls. Mas que antes de os ter tivesse a total consciência que este é um cão dificil, é um cão que exige um determinado perfil do seu proprietário, uma determinada condução para ser um cão equilibrado que todos pretendemos. É esta educação do grande público que eu não vejo ser feita da parte de quem deveria defender a raça.

Eu não critico as associações actuais. Longe disso. Acho que o seu trabalho tem méritos, sem dúvidas. Mas vejo mais acção de protesto/reacção a notícias que denigrem a imagem da raça do que acções de divulgação, de educação, acerca do que a raça realmente é.

Uma vez mandei um "bitaite" para o ar num outro fórum: O ideal era um Prós-E-Contra sobre a BSL e as raças potencialmente perigosas. E porque não pressionar quem de direito para a realização desse programa (ou outro similar)? De certo que a potencial audiência televisão, nos tempos que correm, não seria um problema.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quinta jan 11, 2007 12:11 am

[quote=dinodane]
A criação selectiva de cães é feita com o propósito de salientar determinadas características morfológicas e de temperamento. é evidente que [b]um cão de caça poucas aptidões tem para a defesa de pessoas e bens[/b], por exemplo. [/quote]

Boa noite,

Peço desculpa de discordar de si. Algumas raças de cães de caça foram seleccionadas e é suposto que façam a defesa de pessoas e bens. Aliás, essa característica está prevista no estalão da raça e é testada em provas de campo. Falo especifícamente do Braco Alemão de Pêlo Curto ou Kurzhaar, embora o Drahaatar também cumpra essas funções. Apenas nos estalões do KC e do AKC a "agressividade" contra humanos e outros animais é penalizada e indesejável, mas para os alemães "pais e donos" da raça é mais que aceite, é desejada.

Mais uma vez as minhas desculpas por este aparte numa discussão que cada vez mais me deixa irritada. Só quem não consegue perceber que os cães são animais e têm instintos (qualquer raça) e não autómatos nem peluches pode supôr que existem cães "melhores" que outros. se até nós que somos (supostamente) animais racionais debaixo de pressão ou com uma provocação intolerável podemos cometer actos tresloucados quanto mais os cães. Será que também vão criar uma lista de PP para humanos, tipo mais de 1.80m e 100kg são potenciais armas letais prontas a fazer vitímas?

Esqueci-me de dizer, os Bracos Kurzhaar são a paixão da minha vida ;)

Um abraço a todos
Helena
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 11, 2007 3:29 pm

Boa tarde,

A Zezere fala especificamente do Kurzhaar, que, permite que lhe diga, é a minha segunda raça de eleição. Mas eu generalizei, dei um exemplo sem mencionar raças, assim como podia ter referido o Pastor do Cáucaso como uma raça seleccionada para produzir indivíduos dominantes... Também podia ter dito que o Basset Hound não serve para cão de guarda ou que o Dogue Alemão não serve para cão de cobro...

Temos um tópico neste momento em que a pessoa pretende saber qual será a raça mais adequada para o propósito que pretende, ora se os estalões da raça não contemplassem o temperamento de cada uma, então como poderemos dizer que a raça x é melhor que a raça y para determinado fim?

Na minha intervenção neste tópico nunca referi que há cães melhores ou piores... como alguém aqui já disse, um cão é um cão, seja de que raça for. A minha opinião é que cada raça foi desenvolvida e seleccionada para um fim determinado e no caso das raças "estigmatizadas" elas são:

Pit Bull Terrier: primeiro uso: CÃO DE LUTA
Fila brasileiro: primeiro uso: RECUPERAÇÃO DE ESCRAVOS FUGITIVOS
Dogue Argentino: primeiro uso: CÃO DE LUTA, CAÇA DE PUMAS E JAGUARES
Tosa Inu: primeiro uso: CÃO DE LUTA

Por toda o mundo criaram-se numa altura ou outra, cães de luta. Se qualquer cão servisse para este propósito, não teriam sido seleccionadas raças especialmente para este fim. Digam lá o que disserem são animais de natureza tenaz, destemida, pouco sociáveis com outros cães, com maxilares fortes, implacáveis e com POTENCIAL para a agressão.

Sabe o que é gameness? transcrevo do Wikipedia:

"Game or Gameness is a quality of fighting dogs that are selectively bred and conditioned from a very early age to develop traits of eagerness despite substantive injury. Dogs displaying this trait can also be described as ready and willing, full of fight, spirited, or plucky. Gameness is valued as it gives the dog the ability to maintain the attack in baiting, despite ripped flesh, dehydration, exhaustion or broken bones. As one writer describes it, "Game is the dog that won't quit fighting, the dog that'll die in the ring, the dog that'll fight with two broken legs."

Todos os cães têm esta qualidade??

Agora, um pit bull pode ser um animal afável e não representar perigo para outros animais ou humanos? Claro que pode! Se:

1 - O seu criador seleccionou exemplares de temperamento afável e equilibrado;
2 - Se foi bem sociabilizado com outros cães e humanos durante as primeiras 12 semanas de vida;
3 - Se foi parar às mãos de um dono responsável, informado sobre as características e necessidades da raça, disposto a dar-lhe treino.

Infelizmente, isto nem sempre acontece, nem no R.U. muito menos no nosso cantinho à beira mal plantado... Acredito que a maior parte dos pit bulls que se vêm nas ruas podem constituir perigo para outros cães e pessoas pois é óbvio que não estão bem entregues (quem vive nas grandes cidades sabe bem do que falo) e SIM sou a favor de haver legislação a condicionar a posse destes animais, pode bem ser a única forma de responsabilizar e consciencializar os donos... Repare-se no caso britânico, se o cão que provocou a morte da criança não fosse de uma raça banida, provavelmente não haveria sanções para o proprietário do animal, quanto a mim único RESPONSÁVEL pela morte da criança.

Cumprimentos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 11, 2007 3:38 pm

Podia ter continuado!
Rottweiler: ?
American Stafforshire Terrier: ?
Staffordshire Bull Terrier: ?

A sua teoria para justificar a inclusão dessa raças na lista é interessante, não fosse o caso de tantas raças mais que foram criadas para fins semelhantes e que nem por isso aparecem na Lista. E nem sequer se pode dizer que foi por uma questão de incluir apenas as 'mais populares' ou cujo número de exemplares seja mais elevado, porque Tosa Inu na altura em que a lista foi produzida havia UM registado em Portugal !! Curiosamente, o Rottweiler é um cão criado originalmente para condução de gado, como aliás tantas outras raças que existem, e está lá!! Por isso, como teoria é interessante mas infelizmente tão válida como uma que diga que as raças da lista são as que cairam em cima do tapete quando o legislador mandou ao ar uma serie de fichas com o nome de algumas raças de cães ;) Eu até hoje ainda não percebi o critério que ditou as raças que estão na lista e as que não estão, por isso qualquer teoria me serve ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 11, 2007 4:21 pm

Um pouco de História, e que ainda ajuda a baralhar mais quem quiser perceber os critérios, é ler os projectos de lei que estiveram em carteira antes de ser publicada a actual Lei que temos.
Não percebo, por exemplo, porque é que se retiraram da versão final da Lei algumas raças, incluindo raças portuguesas! O que é que será que levou os legisladores a mudarem de opinião? Bem.... se estivesse lá alguma raça portuguesa ,depois lá se tinha o CPC de manifestar ou fazer alguma coisa, e isso dá trabalho e chatices!!

Projecto Lei 269-VIII (PSD em 2000)
Artigo 2.º

Classificação de animais potencialmente perigosos

Consideram-se animais potencialmente perigosos os que integram qualquer das seguintes classificações:
a) Animais selvagens, originários de habitats onde se encontram em liberdade natural, sem presença humana habitual, e cujo porte ou ferocidade constitui um perigo para a integridade física do ser humano, podendo gerar a morte ou lesões graves em pessoas ou outros animais;
b) Cães ferozes, com características físicas e de comportamento que se possam considerar potencialmente violentos e de ataque, podendo ofender a integridade física de pessoas e de outros animais, designadamente as seguintes raças, puras ou resultantes de cruzamentos, e estirpes:
i)Pitbull;
ii) American pitbullterrier;
iii)Rottweiler;
iv) Dobermen;
v) Staffordshire-terrier;
vi) American staffordterrier;
vii) Staffordshire bullterrier;
viii) Bulldog;
ix) Boxer;
x) Dog argentino;
xi) Mastim espanhol;
xii) Mastim napolitano;
xiii) Cão fila de S. Miguel;
xiv) Lobo de Alsácia;
xv) Pastor alemão;

Projecto lei 481/VIII (PSD em 2001)
Artigo 2.º

Classificação de animais potencialmente perigosos

Consideram-se animais potencialmente perigosos os que integram qualquer das seguintes classificações:

a) Animais exóticos ou selvagens, originários de habitats onde se encontram em liberdade natural, sem presença humana habitual, e cujo porte ou ferocidade constitui um perigo para a integridade física do ser humano, podendo gerar a morte ou lesões graves em pessoas ou outros animais;

b) Cães com características físicas e de comportamento que se possam considerar potencialmente violentos e de ataque, podendo ofender a integridade física de pessoas, de acordo com a seguinte classificação:

b1) Classe 1 - cães com ou sem raça e resultante de cruzamentos, com potencial agressivo ou de comportamento violento injustificado, designadamente:

i) Pitbull;

ii) American pitbull.

b2) Classe 2 - cães de raças desenvolvidas para a defesa de propriedades ou pessoal com comportamento potencialmente agressivo, designadamente:

iii) Fila Brasileiro;

iv) American Staffordshire Terrier.

b3) Classe 3 - cães com aptidão de guarda e defesa que podem desenvolver comportamentos potencialmente agressivos, designadamente:

v) Mastim Napolitano;

vi) Dogue Argentino;

vii) Dobermann;

viii) Rottweiler;

ix) Boxer;

x) Cão Fila de S. Miguel;

xi) Lobo de Alsácia (Pastor alemão).

b4) Classe 4 - Cães sem raça definida, híbridos resultantes de cruzamentos de cães das raças atrás enunciadas ou destas com outros cães, e que podem desenvolver comportamentos potencialmente agressivos.

c) Outros animais não incluídos nas categorias anteriores e cuja posse não esteja proibida por lei, mantidos em cativeiro ou usados como animais de companhia, designadamente os répteis, e que possam, pelas suas características ou treino, constituir de qualquer modo perigo ou gerar lesões em pessoas ou em outros animais.

Projecto Lei 255/IX (CDS-PP em 2002)
Artigo 1.º
1 - Consideram-se animais potencialmente perigosos os pertencentes às seguintes raças da espécie canina:
a) Pitbull;
b) American Pitbull;
c) Fila Brasileiro;
d) American Staffordshire Terrier;
e) Mastim Napolitano;
f) Dogue Argentino;
g) Dobermann;
h) Rotweiller;
i) Boxer;
j) Tosa Inu;
k) Akita Inu;
l) Presa Canário.

E em 2004 temos a portaria 422/2004 (que veio complementar o D.L. 312/2003) que está actualmente em vigor, e que é do conhecimento de todos, que define como raças potencialmente perigosas:
I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

(chamo à atenção os nomes de raças enumerados são os originais, com os erros que se podem verificar e demonstrativos do que percebem de canicultura e das raças as pessoas que elaboram as nossas Leis)

Ainda existiram uns projectos pelo meio de "Leis de protecção dos animais" em que se falava em animais perigosos como um conceito muito vago.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta jan 11, 2007 6:44 pm

Até criaram uma raças novas e tudo! :D
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 11, 2007 7:52 pm

dinodane Escreveu: Dogue Argentino primeiro uso CÃO DE LUTA, CAÇA DE PUMAS E JAGUARES
O Dogo Argentino sempre foi, desde o primeiro dia da sua existencia criado e selecionado apenas para a caça grossa, nomeadamente e especilamente do javali.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 11, 2007 9:47 pm

CindelP: o Dogue Argentino é o resultado de um programa de criação levado a cabo nos anos 20 por um criador argentino, António Nores Martinez, para produzir um caçador de pumas e jaguares. A raça chamou imediatamente a atenção das pessoas que organizavam lutas de cães, actividade infelizmente ainda popular em muitos sítios da América do Sul. Não sei se existem javalis na Argentina...

PauloC: O título deste tópico é "raça canina não determina agressividade" e não "justeza da inclusão do rottweiler na lista de raças perigosas". De facto a única raça não utilizada em lutas de cães presente na lista é o Rottweiler e também concordo consigo quando diz que os legisladores nada percebem de canicultura...

Cumprimentos.
zezere
Membro
Laika -

quinta jan 11, 2007 9:56 pm

[quote=dinodane]
A Zezere fala especificamente do Kurzhaar, que, permite que lhe diga, é a minha segunda raça de eleição.[/quote]

Para o seu gosto ser perfeito só falta ser a primeira lol. Para mim é o melhor cão do mundo, os belos e verdadeiros de origem alemã.

[quote=dinodane]Mas eu generalizei, dei um exemplo sem mencionar raças[/quote]

Desculpe, mas não é esse o problema? As pessoas generalizam e depois há desgraças. Imagine alguém que vai comprar um Kurzhaar pensando "ah, este é um cão de caça, é calmo, meigo e nada agressivo embora muito enérgico, perfeito para mim" e depois lhe sai um cão dominante e, sim, agressivo para com outros cães e com intrusos (humanos) nos seu território, como era? Pois, avaliar o total (raças ou cães para um fim) pelas partes dá sempre asneira.

Cumprimentos
Helena
Última edição por zezere em quinta jan 11, 2007 9:58 pm, editado 1 vez no total.
zezere
Membro
Laika -

quinta jan 11, 2007 9:57 pm

repetida, sorry
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

quinta jan 11, 2007 11:13 pm

dinodane escreveu:
Dogue Argentino primeiro uso CÃO DE LUTA, CAÇA DE PUMAS E JAGUARES
CindelP escreveu:
O Dogo Argentino sempre foi, desde o primeiro dia da sua existencia criado e selecionado apenas para a caça grossa, nomeadamente e especilamente do javali.
dinodane, basta pesquisar um pouco sobre a raça para perceber isso mesmo que CindelP afirmou... Nunca foi objectivo criar um cão de luta, bem pelo contrário...
;)

senão vejamos:

Tudo começou 1925, na província de Córdoba, Argentina, com os irmãos Antonio e Augustín Norez Martínez. Antonio, o guia e mentor, não tinha ainda 18 anos (seu irmão era um ano mais novo) quando concebeu e deu os primeiros passos na concepção do grande caçador, criado especialmente para a caça maior no terreno íngreme e diversificado da Argentina.
fonte: http://verdespampas.com/o_dogo.htm#historia

dinodane escreveu:
Não sei se existem javalis na Argentina...
Sim, aliás eram uma praga...

O plano de Antonio era tirar proveito da extraordinária bravura do Cão de Luta Cordobês, misturando outras raças que dariam peso, tamanho, olfato, velocidade, instinto caçador e que coibiriam nele a ferocidade para com outros cães. Essa mistura resultaria em cães sociáveis mas com a grandiosa coragem primitiva, aplicada a um fim nobre e útil: a caça desportiva e o controle de pragas. Além do puma, que vitimava os rebanhos, os porcos selvagens (javalis) trazidos da Europa tinham-se propagado de forma alarmante e passaram a atormentar os fazendeiros.
fonte: http://verdespampas.com/o_dogo.htm#historia
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
Responder

Voltar para “Cães”