AJUDA EM FERIDAS DE PERSA/novas fotos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 07, 2006 1:30 pm
Tenho um red chinchila de 9 meses que esta comigo desde Dezembro.Sempre teve pelo e pele saudaveis,mas como parti um dedo,tive duas semanas sem o pentear correctamente. Hoje finalmente pude tratar dele e da minha golden shaded,mas fiquei muito preocupada!
É que o salvador tem umas grandes peladas com um genero de caspa com cheiro a podre,o pelo parece podre e cai em pasta quando penteio.
Dei-lhe uma banhoca,e depois de seco o pobrezinho ficou "horrivel"! O sitio das peladas apresenta-se muito vermelho e com pintas de sangue.
Como a vet so vem quarta feira,resolvi apelar para os conhecimentos de quem tem mais experiência.
Alguém tem idéia do que possa ser?
É que o salvador tem umas grandes peladas com um genero de caspa com cheiro a podre,o pelo parece podre e cai em pasta quando penteio.
Dei-lhe uma banhoca,e depois de seco o pobrezinho ficou "horrivel"! O sitio das peladas apresenta-se muito vermelho e com pintas de sangue.
Como a vet so vem quarta feira,resolvi apelar para os conhecimentos de quem tem mais experiência.
Alguém tem idéia do que possa ser?
Última edição por kikabruna em quinta mai 03, 2007 2:21 pm, editado 1 vez no total.
Boas,
Pela descrição pode ser um fungo ou uma alergia... só o uso de um shampoo apropriado pode ajudar. Não sei se não terá de fazer alguma medicação em específico, mas isso só a vet pode prescrever... mas tenha atenção se fôr o caso que lhe prescrever também um protector hepático...
Pela descrição pode ser um fungo ou uma alergia... só o uso de um shampoo apropriado pode ajudar. Não sei se não terá de fazer alguma medicação em específico, mas isso só a vet pode prescrever... mas tenha atenção se fôr o caso que lhe prescrever também um protector hepático...
-
- Membro Veterano
Como a criadora me disse,de vez em quando penteio-o com po talco.
A pouco liguei para uma amiga que tem 4 persas,a qual me disse que pode ter sido o po talco a ficar junto da pele num montinho e ter provocado o apodrecimento e consequente mau cheiro do pelo.
Tadinho do meu salvador,esta tao zangado que foi-se esconder no roupeiro!(foi o seu segundo banho,e detesta o secador...)
A pouco liguei para uma amiga que tem 4 persas,a qual me disse que pode ter sido o po talco a ficar junto da pele num montinho e ter provocado o apodrecimento e consequente mau cheiro do pelo.
Tadinho do meu salvador,esta tao zangado que foi-se esconder no roupeiro!(foi o seu segundo banho,e detesta o secador...)
Com 9 meses é o 2º banho?
... pois então é natural que o pêlo não esteja nas melhores condições... leia o tópico dos banhos, principalmente a parte dos produtos a utilizar e a da frequência dos banhos...

-
- Membro Veterano
Obrigado amus,mas ja li varias vezes o topico,o qual de excelente utilidade.
O facto de ser o seu segundo banho,deve-se ao tempo a que esta comigo. Trouxe-o dia 30 de Dezembro e dei-lhe banho a 1 de Janeiro. Entretanto parti o dedo e so o tenho podido escovar,e muito mal!
Só hoje reuni condições para o tratar em condições e fiquei mesmo muito preocupada com a gravidade da sua situaçaõ.
Não ha nada que possa fazer ate ser visto pela vet?
O facto de ser o seu segundo banho,deve-se ao tempo a que esta comigo. Trouxe-o dia 30 de Dezembro e dei-lhe banho a 1 de Janeiro. Entretanto parti o dedo e so o tenho podido escovar,e muito mal!
Só hoje reuni condições para o tratar em condições e fiquei mesmo muito preocupada com a gravidade da sua situaçaõ.
Pelo que percebi de uma explicação da uaimori banho de 3 em 3 dias com nizoral shampoo e clorexidina resolvem a situação... confesso que nunca me deparei pessoalmente com uma situação parecida... só mesmo com seborreia que sesolvo com óleos essencias ou, se não fôr grave, com uma ração da hills específica para o pêlo.kikabruna Escreveu:Obrigado amus,mas ja li varias vezes o topico,o qual de excelente utilidade.
-
- Membro Veterano
DE 3 em 3 dias?! Agora é que se passa ,começa a odiar-me!!!
Se não fizer bem, mal também não deve fazer. Entretanto a vet vem e dou la um pulo.
Só ele ta com este problema,ela nem preciso escovar todos os dias e nem cria muita gordura,tem o pelo mais aspero e menos sub-pelo. Ta com nos debaixo de cada patinha da frente que tenho mesmo de cortar a tesoura,ela nunca gostou de escova e nao deixa mesmo,tenho que ir cortando aos poucos ate resolver o problema.
Obrigado pela atenção e ajuda!
Se não fizer bem, mal também não deve fazer. Entretanto a vet vem e dou la um pulo.
Só ele ta com este problema,ela nem preciso escovar todos os dias e nem cria muita gordura,tem o pelo mais aspero e menos sub-pelo. Ta com nos debaixo de cada patinha da frente que tenho mesmo de cortar a tesoura,ela nunca gostou de escova e nao deixa mesmo,tenho que ir cortando aos poucos ate resolver o problema.
Obrigado pela atenção e ajuda!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
De Persas não percebo népia. Contudo há gatos que fazem alergia cutânea ao pó de talco. Aliás, a todo o tipo de pós...! Até pode ser o caso. Veja isso bem
Boa sorte,
Leo

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Eu sabia que o po talco não se deve usar frequentemente por secar a pele, mas o estado em que ele está,não esperava mesmo.
Mesmo agora depois do banho,continua com cheiro,embora não tão activo.
O jeito é esperar até quarta feira a ver no que dá. Se não lhe tivesse dado banho hoje,dava-lhe então com nizoral, mas de seguida não deve ser muito saudável!
Mesmo agora depois do banho,continua com cheiro,embora não tão activo.
O jeito é esperar até quarta feira a ver no que dá. Se não lhe tivesse dado banho hoje,dava-lhe então com nizoral, mas de seguida não deve ser muito saudável!
-
- Membro Veterano
Tinha o quê,sioux,lido o tópico?Tinha sim!Foi lá que descobri o milagroso truque do fairy para tirar aquela teimosa gordura! Nem sabia que se podia/devia dar banho aos gatos com tanta frequência, mas é realmente muito mais fácil pentear e ficam espantosamente mais bonitos.
Já liguei a vet que me disse poder ser mesmo do po talco, mas quarta feira já o vai ver a ele e a caniche que tem uma hérnia enorme.
Já liguei a vet que me disse poder ser mesmo do po talco, mas quarta feira já o vai ver a ele e a caniche que tem uma hérnia enorme.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm
AS DERMATOFITOSES que nada mais são que as dermatoses causadas por fungos, são doenças da pele cujo agente causal é um fungo, também denominado cogumelo, sob cujo nome incluem-se os bolores e as leveduras, organismos inferiores do reino vegetal.
As Dermatofitoses, também denominadas Dermatofícias, vul-garmente chamadas de TINHAS E EMPIGENS, são causadas por fungos do grupo dos Dermatófitos. Tais seres possuem um biotropismo especial para os tecidos de estruturas queratinizadas, como o são os pêlos, unhas e mesmo a pele, raramente parasitando células vivas, como as do tecido sub cutâneo.
Sendo as dermatofitoses, zoonoses de fácil disseminação, consti-tuindo-se portanto em problema de Saúde Pública, todos os esforços deverão estar centrados nas medidas de prevenção de sua difusão, não só de animal para animal, como deste para o homem.
As medidas básicas preventivas baseiam-se no diagnóstico específico, isolamento dos animais infectados e redução ao mínimo do contato homem - animal. Deve-se ter sempre em mente, que os ambientes freqüentados por animais infectados estão também contaminados; Assim, para evitar-se a reinfecção dos animais tratados ou a transmissão da doença aos animais sadios, e mesmo ao homem, é imperiosa a higienização cuidadosa de tais ambientes, antes do alojamento nesses locais, de novos animais.
TRATAMENTO - Dependerá para sua eficácia, de ser previamente diagnosticado o gênero e espécie causal da doença, pois para cada tipo e agente causal, existem fármacos mais eficientes.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Tinha, tinha não é do verbo ter , eu tenho, tu tens ele tem....é tinha mesmo uma doença de pele comum nos gatos
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Retirei uma resposta, de um tópico do forum, pois já tinha postado sobre o assunto, para não escrever tudo de novo. Espero que seja util, de qualquer forma o que aqui indico não tem contraindicações.
Para já tosquiava-o todo,... se não isso nunca mais para,...
Para além disso, os banhos só lhe irão fazer, bem , porque se ele não tomava banho antes, a melhor forma de o habituar é a regularidade, antes agora que ainda é meio bébé, do que quando ele for mais adulto e fazer-lhe frente e não deixar,...ainda vai a tempo de o habituar,... é que se não for habituado, não sou eu que gostariade dar banho a um felino macho,...a técnica está em não os deixar virar e agarrá-lo bem pelo caçhaço,...
Para já tosquiava-o todo,... se não isso nunca mais para,...
Para além disso, os banhos só lhe irão fazer, bem , porque se ele não tomava banho antes, a melhor forma de o habituar é a regularidade, antes agora que ainda é meio bébé, do que quando ele for mais adulto e fazer-lhe frente e não deixar,...ainda vai a tempo de o habituar,... é que se não for habituado, não sou eu que gostariade dar banho a um felino macho,...a técnica está em não os deixar virar e agarrá-lo bem pelo caçhaço,...
Uaimori Escreveu: Olá venho contar a minha experiência nesta àrea e, espero que não a entendam com uma receita online, pois é mesmo isso, uma experiência.
Aqui hà uns anos tive um macho, o meu primeiro gato , quando lhe foi diagnosticado um fungo a "tinha". Fui a um vet que me deu uns comprimidos para o curar, coisa que eu fiz, o animal curou em principio e, dali a uns tempos detetei-lhe umas coisas pretas no corpo, o vet achou que era o mesmo e, tornei a repetir o tratamento e, até não era, desta vez era seborreia o que é normal nos machos. Foi uma pena eu não saber o que sei hoje,... esse macho acabou por morrer. E porque?
Resolvi ir a outo vet que me tinha sido recomendado e que é a minha actual, quando comecei a notar que o animal tinha deixado de comer e estava com a pele amarelada.
O animal ficou imediatamente internado e, veio a morrer dalí a três dias. A vet disse-me que queria fazer a autópsia e eu acedi. O que se verificou foi que ele tinha o fígado come se fosse cortiça e porque?
Tinha o fígado muito mais pequeno que o normal éra um defeito congénito e, os comprimidos tinham dado cabo dele,pois são altamente tóxicos.
A que é a minha vet actualmente, disse-me que nunca se deve dar esse comprimido sem dar outro que proteja o fígado e, que hà outro medicamento o program que resolveria o problema. Este tem que realmente ser dado numa dosagem superior e relacionada com o peso do animal. Não resolve com todos os fungos, mas com uma grande parte.
Disse-me também que a unica coisa que mata o esporo é a lixivia (não quero aqui levantar mais uma polémica) e que devia lavar tudo, roupas inclusive, com ela. a mistura que me aconselhou foi de uma medida para 20 de água. Deveria repetir esta lavagem várias vezes por uma questão de segurança, è uma das razões porque eu gosto tanto dela, por prevenção.
O que eu quero dizer com isto é que receitado ou não por vets eu nunca mais, se me surgir o mais alguma vez o problema de um fungo, vou dar comprimido nenhum a um animal meu.
Agora relativamente aos fungos. Realmente é intrinseco todos os animais são portadores pelo que eu sei, quando por alguma razão baixam a imunidade pode surgir. Como não é um problema agradavel e muito chato vou dizer como é que o tento evitar, atravéz da prevenção.
1º O program é um medicamento interno para as pulgas se for dado mensalmente ou de 6 em 6 meses conforme se preferir tem uma função de prevenção no que respeita aos fungos.
2º Depois tento manter a pele dos gatos saudável, como por exemplo 2 vezes por ano dar-lhes óleos essenciais .
3º dou-lhes pelo menos banho uma vez de 15 em 15 dias, com excepção dos de exposição que tomam de 8 em 8 dias, sendo a última passagem com clorixidina (o champoo proderme tem o mesmo efeito, pois tem clorixidina, mas a clorexidina pura acaba por sair mais barata, porque é diluída em água), que encomendo na minha vet, tem a mesma função da betadine mas não mancha e não seca a pele. a sua função é desinfectante e mantem a pele saudável. Mas esta não mata o fungo, só mantem a pele desinfectada e saudável
4ª dou-lhe banho pelo menos 2 vezes por ano com champoo nizoral que é anti fúngico, para o caso de me escapar alguma cois que não tenha visto.
Eu se tivesse um animal com esse problema seriam resolvidos com os banhos de 3 em 3 dias com nizoral com uma passagem final com clorexidina. Lavaria todos os dias só a zona das peladas com nizoral. e faria também o program. De qualquer forma não faria o program só duas vezes mas 3 para ser garantido. Obvio isto tudo com a supervisão da vet, isto para não me questionarem do porque da 3 toma do program,...
Há ainda outra coisa que se coloca, mas que não digo aqui, pois se não for bem aplicado e o animal bem seco, poderá apresentar certa perigosidade para o animal, no entanto poderão perguntar ao vet que ele vos saberá dizer o que é, e se será o caso de usar.
Informo também que a pomada Nizoral , não o champoo, a pomada é altamente tóxica para os gatos se a lamberem, só se deve colocar se o animal usar o colar, ou ficar tapada o que é muito dificil num gato, eu prefiro usar mesmo o champoo nas peladas todos os dias.
Espero ter contribuido para esclarescer alguma coisa,ter sido clara não ter aumentado confusões, ou ter despoletar novas confusões. Pensem que até aquilo que nos dizem os vets por vezes tem que passar pelo crivo da nossa experiência e bon senso.
-
- Membro Veterano
Bom dia! Eu realmente ja tinha ouvido falar em "tinha",mas não fazia idéia do que fosse.
Quanto ao salvador, os locais das peladas já não estão tão vermelhos e o cheiro também está a desaparecer. De qualquer forma vou lev-lo a vet mesmo porque tem de levar uma vacina.
A mim parece-me que não tive das melhores sortes com o meu menino.
Veio da tábua,de uma criadora chamada Simone Krueser,é holandesa.
Ao que sei não os tem nas melhores condições,pois são a volta de 50 gatos e mais uns quantos cães. Depois disse-me que não dava banho aos gatos,bastava pentear com po talco.
Resultado,qd fui a lisboa buscar o salvador,até chorei! Tinha um cheiro horrivel a xixi e tava amarelo (é todo branquinho com uma manchinha na cabeça).
Uma semana depois de o ter em casa,começou a fazer cocó com sangue,e não era pouco,até escorria no pelo das patinhas. Afinal não estava desparasitado como a criadora disse. Ela é uma querida,supersimpática,mas não se admite eu ter levado 7 horas entre pentear,desembaraçar,cortar,dar banho e secar o salvador.
Tenho a Margarida desde os 2 meses de idade e nunca tive problema nenhum!
Uaimore: Não faz mal então dar-lhe banho ja hoje? Ele até nem se porta mal,depois de molhado fica muito sossegadinho,de vez em quando la se tenta pirar,mas o pior é a secagem!
E quanto a tosquiar,acha mesmo necessário? Cortei-lhe boa parte do pelo a volta das feridas... Tenho pena,mas se tiver mesmo que ser...
Agradeço a ajuda de todos,é que não confio totalmente na minha vet! Tive uma persa que me deram ja com 6 anos a que ela diagnosticou uma piometra,custava a partir de 150 eur. Acabou por ser operada em Lisboa pela Drª Vanessa Cordeiro,que descobriu não ser piómetra nenhuma.Conclusão, ao fim de 3 semanas a minha Mafalda acabou por morrer.

Quanto ao salvador, os locais das peladas já não estão tão vermelhos e o cheiro também está a desaparecer. De qualquer forma vou lev-lo a vet mesmo porque tem de levar uma vacina.
A mim parece-me que não tive das melhores sortes com o meu menino.
Veio da tábua,de uma criadora chamada Simone Krueser,é holandesa.
Ao que sei não os tem nas melhores condições,pois são a volta de 50 gatos e mais uns quantos cães. Depois disse-me que não dava banho aos gatos,bastava pentear com po talco.
Resultado,qd fui a lisboa buscar o salvador,até chorei! Tinha um cheiro horrivel a xixi e tava amarelo (é todo branquinho com uma manchinha na cabeça).
Uma semana depois de o ter em casa,começou a fazer cocó com sangue,e não era pouco,até escorria no pelo das patinhas. Afinal não estava desparasitado como a criadora disse. Ela é uma querida,supersimpática,mas não se admite eu ter levado 7 horas entre pentear,desembaraçar,cortar,dar banho e secar o salvador.
Tenho a Margarida desde os 2 meses de idade e nunca tive problema nenhum!
Uaimore: Não faz mal então dar-lhe banho ja hoje? Ele até nem se porta mal,depois de molhado fica muito sossegadinho,de vez em quando la se tenta pirar,mas o pior é a secagem!
E quanto a tosquiar,acha mesmo necessário? Cortei-lhe boa parte do pelo a volta das feridas... Tenho pena,mas se tiver mesmo que ser...
Agradeço a ajuda de todos,é que não confio totalmente na minha vet! Tive uma persa que me deram ja com 6 anos a que ela diagnosticou uma piometra,custava a partir de 150 eur. Acabou por ser operada em Lisboa pela Drª Vanessa Cordeiro,que descobriu não ser piómetra nenhuma.Conclusão, ao fim de 3 semanas a minha Mafalda acabou por morrer.