Ajuda na identificação de tartaruga...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda fev 05, 2007 7:38 pm

Nyara sendo assim dou o braço a torcer, e nao tenho assim tanta experiencia com exemplares adultos. :o

Mas tens a noçao do q sao 5cm?

Que tamanho tinha esse macho?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda fev 05, 2007 8:33 pm

Tenho noção sim :lol:

Ele era adulto mas tinha muitas deformações, principalmente a nível osseo! Ficou assim porque a dona não queria que cresce-se :evil: e então vez umas crueldades que nem vou repetir aqui para dar não ideias :roll:

Os 5cm de unha dele eram uma excepção!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 05, 2007 8:40 pm

Nyara Escreveu:Uma Hieroglyphica dúvido muito :?
Eu tambem ... ou é uma silder ou uma concinna. Uma hieroglyphica não tem esse padrao na carapaça
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda fev 05, 2007 9:15 pm

Olá,

Sobre isso do tamanho, devo dizer que tenho uma hieroglyphica com apenas 5 anos, fêmea, e que é do tamanho do meu pé...já agora, eu calço o 45 e meio :!:

E o padrão de agora não coincide com o que tinha quando ainda era pequenina.

Por isso, acho que nem o tamanho nem o padrão possam ser resposta para tudo :wink:
Aliás, as tartarugas crescem muito em função do espaço que lhes damos :!:

Agora, acho que só mesmo a foto à cabeça é que nos poderá elucidar.

Quanto a ser macho ou fêmea, uma foto das unhas ajudará igualmente.
8)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 05, 2007 9:26 pm

jah Escreveu:Olá,

Sobre isso do tamanho, devo dizer que tenho uma hieroglyphica com apenas 5 anos, fêmea, e que é do tamanho do meu pé...já agora, eu calço o 45 e meio :!:
:o :o :o

Ela mede quanto??? :o

jah Escreveu: Por isso, acho que nem o tamanho nem o padrão possam ser resposta para tudo :wink:
Aliás, as tartarugas crescem muito em função do espaço que lhes damos :!:

Agora, acho que só mesmo a foto à cabeça é que nos poderá elucidar.

Quanto a ser macho ou fêmea, uma foto das unhas ajudará igualmente.
8)

O feitio do plastrão, a sua cor podem elucidar em muitos aspectos! 8)

Eu observando as fotos dá-me praticamente a certeza que é uma fêmea sem ser preciso ver as unhas mas se o resto do pessoal tem dúvidas, venha a foto! :P
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
jah
Membro
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda fev 05, 2007 9:32 pm

Olá outra vez,

Respondo noutro tópico por causa da identificação do sexo.

Outra forma de reconhecer o sexo é:

Nas fêmeas, o plastrão(parte inferior da carapaça) é meio convexo, dando espaço aos ovos; a cauda é mais fina e a cloaca é mais perto da base.

Já nos machos, o plastrão é reto ou côncavo para melhor ajustar-se à fêmea durante a copulação. As unhas dianteiras são maiores do que as traseiras e a cauda são gordas.

Quando adultas, aos 5 ou 6 anos, geralmente a fêmea é maior, com a carapaça mais alongada.

O macho é mais pequeno e a cauda mais comprida e volumosa (isto varia de espécie para espécie). O macho adulto possui as garras dianteiras bem maiores que as de trás e que as da fêmea adulta.

Espero ter ajudado :wink:
jah
Membro
Contacto:

terça fev 06, 2007 12:43 am

Nyara,
Ela mede quanto???
Ela mede (só de carapaça) 20 cm. :lol:

Mas ainda vai crescer mais, pois já tenho visto umas com quase 30 cm.
Basta ter as condições ideais... :wink:
O feitio do plastrão, a sua cor podem elucidar em muitos aspectos!
De facto, tens razão, mas não podemos generalizar. :roll:
jah
Membro
Contacto:

terça fev 06, 2007 12:53 am

Eu tambem ... ou é uma silder ou uma concinna. Uma hieroglyphica não tem esse padrao na carapaça
Só queria alertar que "concinna" faz parte da designação da "hieroglyphica".

Sobre o padrão, vejam este link:
http://www.infotortuga.com/pconcinna.htm

Lá poderão ver esta imagem que corresponde ao meu casal de Pseudemys concinna hieroglyphica:

Imagem

Como poderão ler na legenda, as tartarugas adultas perdem a coloração que tinham quando eram jovens e assim os padrões deixam de ser iguais.

Depois, com tantas variações entre as subespécies, torna-se cada vez mais difícil de as identificar.

Por exemplo, eu não sabia, mas uma Pseudemys pode acasalar com uma graptemys. Isso é o suficiente para aparecerem novas variações.

Tenho no mesmo aquário:

- 1 Graptemys kohni (tartaruga mapa do mississipi) - FÊMEA
- 1 Graptemys pseudogeographica (tartaruga mapa falsa) - MACHO
- 1 casal de Pseudemys concinna hieroglyphica (tartarugas hieroglíficas)
- 1 Pseudemys peninsularis (tartaruga verde)

(todas estas têm 5 anos e hibernam todos os anos)

- e ainda 1 Kinosternon odoratum

(esta última tem 1 ano e não hiberna)[/i]

O macho Graptemys pseudogeographica está sempre a tentar acasalar tanto com a Graptemys kohni, como com a Pseudemys concinna hieroglyphica, mas nenhuma vai na conversa. :P
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça fev 06, 2007 9:58 am

Olá Jah

Pareces ser realmente um criador informado e interessado.

Vou só tecer alguns comentarios acerca da informaçao que colocaste dos teus animais que quem sabe te poderao ajudar nos cuidados com as tuas tartarugas, ou pelo menos tirar algumas ideias..

Em circunstancias ideias é preferivel nao misturar especies, isto porque apesar das semelhanças, cada especie tem caracteristicas especiais de alimentaçao de habitat e até de personalidade. A nao ser claro que tenham espaço suficiente para coabitarem, nomeadamente em lagos.

O cruzamento de especies tambem é possivel, mas nao aconselhavel. Isto porque dai podem resultar ovos de tamanhos fora do normal, que em casos extremos podem ter que ser retirados cirurgicamente, por devido ao seu tamanho desajustado nao conseguirem ser correctamente expelidos.

Em relaçao ao tamanho da tartaruga se pensar-mos que as medidas de crescimento de "referencia" de 3 a 4 cm anuais e se a compras-te com uns 3cm parece-me q estas realmente a cuidar bem delas. No entanto agora q sao adultas recomendo-te a ir com calma na alimentaçao... :wink:

De resto só te tenho a dizer para apareceres por aqui mais regularmente é sempre bom trocar informaçoes com criadores mais experientes. :D
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
jah
Membro
Contacto:

terça fev 06, 2007 2:03 pm

Olá,

Queria apenas agradecer os teus elogios e as tuas dicas.

De facto, sei que não deveria manter estas especies adultas num aquário.

Os meus planos eram ter um lago e aí tudo seria melhor. Mas estou desempregado desde 2004 e, enquanto se mantiver esta minha condição, não poderei dar melhores condições às minhas "turtles".

Em termos de alimentação, sei que elas tendem a comer menos e não devemoss deixá-las engordar demasiado. Mas no meu caso, não utilizo nenhum termostato, pelo que elas hibernam (ou invernam) desde Novembro a meados de Abril-Maio. Por isso, têm de comer bastante para poderem aguentar tanto tempo sem comer.

Também reconheço que estive muito tempo ausente dos foruns e, no caso dos animais de estimação, as tartarugas são a minha paixão. Se pudesse, teria uma quinta ou um santuário só para tartarugas.

Vou procurar consultar mais vezes o forum.
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 06, 2007 10:50 pm

jah Escreveu:Nyara,
Ela mede quanto???
Ela mede (só de carapaça) 20 cm. :lol:

Mas ainda vai crescer mais, pois já tenho visto umas com quase 30 cm.
Basta ter as condições ideais... :wink:
O feitio do plastrão, a sua cor podem elucidar em muitos aspectos!
De facto, tens razão, mas não podemos generalizar. :roll:

:lol: :lol: :lol:

Assustei-me com o 45 e meio :lol: :lol:

Eu sei que vão crescem mais 8)

Ah, penso que a Cindelp se queria referir há Pseudemys concinna concinna :wink:

Muito bonita a tua hieroglyphica :wink:

E Coolblood desculpa os offtopic :oops:
<p>&nbsp;</p>
jah
Membro
Contacto:

quarta fev 07, 2007 12:00 am

Nyara
Muito bonita a tua hieroglyphica
A foto tirei-a do site que indiquei aqui. :!:

Não é a minha tartaruga. Vou consultar umas fotos e escolher algumas para as colocar aqui. :wink:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 07, 2007 7:26 pm

jah Escreveu:
Só queria alertar que "concinna" faz parte da designação da "hieroglyphica".
Pois, mas como a Nyara já disse, referia-me às Pseudemys concinna concinna ;)

Já, tens fotos da sua hiieroglyphica em jovem? É que sinceramente não me parece uma hieroglyphica. Aliás, nunca vi uma hieroglyphica que perdesse o padrão em adulta ...

Inclino-me muito mais para uma peninsularia ou nelsoni (estas sim perdem e mt o padrão).
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”