Onde é que neste tópico foi referido que o animal não era alimentado??!
A minha questão prende-se unica e exclusivamente com o facto do animal viver numa fábrica em vez de na casa do dono. Vocês acham normal; eu, não.
Concordo que é fundamental respeitar as características e necessidades duma raça mas isso não impede que se dê prioridade ao afecto
Não tenho cães de momento exactamente porque não tenho condições mas nunca procurei no animal o lado útil. Não é a sua função que me interessa, é a sua personalidade, inteligência e, muitas vezes, “humor” que me atrai. O cão companheiro que, como tal, partilha o meu mundo.
Vivi muitos anos na província e o cão de guarda típico era um SRD, muitas vezes preso a uma corrente, comendo restos e recebendo pontapés. Não havia qualquer relação emotiva com o cão, só se tinha o animal pela sua utilidade
Agora, o status ou o objectivo de desempenho de determinada função levam muitas pessoas (cada vez mais) a procurarem determinadas raças, em detrimento dos SRDs, vistos como cães de segunda, cães dos pobres, de características imprevisíveis e que, portanto, não valem nada.
Só que, quando o animal adquirido não cumpre as características pretendidas, também deixa de interessar. Talvez por isso o nº crescente de cães de raça abandonados
Cuidamos mais dos nossos animais, é verdade. Mas não sei se a relação emotiva com o cão melhorou assim tanto.
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)