Substrato!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quarta fev 07, 2007 12:24 pm

Bem pessoal então é o seguinte, estou a pensar mudar o "look" 8) ao meu aquario, isso implica mudança de substrato, o actual é areão e por baixo húmus!agora estava a pensar em outra coisa diferente, já ouvi falar mt bem da akadama! queria saber que substratos vocês usam, ou seja contar um pouco da vossa experiência neste campo!!no caso de alguém usar akadama, só esta basta ou é preciso uma camada inferior de mais alguma coisa??

vá lá partilhem a experiência:idea:

cumprimentos
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta fev 07, 2007 12:37 pm

Eu uso areão, mas já ouvi falar muito bem do Akadama.
Pelos testemunhos que já ouvi, é óptimo para as plantas e dá outro ambiente ao aquário.
Há quem ponha uma camada de húmus por baixo e há quem ponha só Akadama.
Não tenho muita experiência. Sorry. :oops:
XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

quarta fev 07, 2007 2:07 pm

Podias por aqui uma foto do teu aquario :!: :D

Sempre dava para ver +/- como e o q pode ou nao ficar bem ^^
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
paulop
Membro Veterano

quarta fev 07, 2007 6:06 pm

No caso da akadama a minha duvida está mesmo no facto de ser ou não preciso algo mais por baixo!!Para mim o único mal do Húmus é nas novas plantações, estou mesmo virado para a akadama mas gostava de saber da experiência de alguém com esta!!
Outro aspecto que me faz mudar e ver que as plantas tem dificuldades em desenvolver as razies com o areão que tenho agora, talvez pós ser muito pequeno!!

foto fica aqui uma mas está desactualizada a frente do lado esquerdo esta mais cheia a tenellus está maior e a parte de traz ja não tem essas plantas mas sim outras!
Imagem
paulop
Membro Veterano

terça fev 13, 2007 2:17 pm

Então ninguém tem experiência com akadama ou outro tipo de substrato para partilhar?! :roll:
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta fev 14, 2007 8:51 am

Desculpa a demora.
Não tenho muita experiência com "akadama" pois só utilizo este substrato a perto de 4 anos e não tive tempo para comparar e fazer experiências de comparação.

Até agora o que prefiro é utilizar:
:arrow: apenas "akadama"
:arrow: apenas areão fino de rio
:arrow: "akadama" com areão decorativo por cima.

Este último é o mais bonito pois podemos utilizar areão de rio; areão preto; areão branco; xisto esmagado; lava vulcanica esmagada ou criar zona vazia com areia fina branca.

Vantagem maior com este substrato estamos a inserir micro nutrientes e o ph estabeliza num valor acido perfeito para animais de origem da amazonia.
paulop
Membro Veterano

quarta fev 14, 2007 11:41 am

E como se deu o desenvolvimento (ou não) de algas?! Pois os valores ácidos, ja li sobre isso e há alguma controvérsia do tipo, já li que akadama tem ph neutro e também já li que tem ph ligeiramente acido, o que se pode tornar um problema para os red's.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta fev 16, 2007 8:20 am

Realmente tenho um cliente que tem red´s num aquário que se reproduzem muito.
Fez um aquário plantado novo com este substrato e equipamento novo. A água deste novo aquário tem os paramentros sempre equilibrados e ausência de algas. Os Red´s estão vivos e muito vermelhos, mas a criação acabou.

Como disse ainda tenho poucos anos de experiência com este substrato.
Responder

Voltar para “Peixes”