Questoes de Etica - Abate de ninhadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mar 09, 2003 5:35 pm

Rosinha2000 Escreveu: Mais uma vez a Nuria vem provar que a idade não conta nem é tudo!!!
Ai conta, conta. Eu quando chegar à idade dela também espero ser assim sensato como ela. :lol:

Isto para dizer que concordo com a Nuria.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo mar 09, 2003 5:58 pm

Olá a todos!

É um assunto muito delicado, mas eu não seria capaz de matar os recém-nascidos... ía pela opção mais complicada, ou seja, tentar arranjar dono!!!

Mas a questão é deveras complexa... porque, segundo sei, os vets detectando um estado avançado de gravidez não fazem o aborto e esterilização (corrijam-me se estou errada mas parece ser a prática adoptada).

Agora, há uma coisa que condeno: donos que sabem desde o início que a cadela está grávida e não a esterilizam nas 1as semanas, mas depois quando vêm os cachorros e percebem que não têm posses nem tempo, então acabam por matá-los!

O melhor mesmo seria sempre esterilizar as cadelas! Nem sempre isto é possível, mas se fosse prática comum era mais fácil que num caso ou outro de uma cadela ter tido filhotes, arranjar donos para os mesmos!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mar 09, 2003 6:00 pm

tudo é relativo, conheço uma senhora de uma aa que tem medo de esterelizar as gatas, então manda abater os filhotes à nascença :o :o :o ideia peregrina. tem a mania que só ela cuida bem dos animais. eu não vou tão longe. agora que dar/vender um animal é um risco :roll: :roll: que eu não sei se vale a pena correr. nada melhor que não chegar a essa situação.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

domingo mar 09, 2003 8:32 pm

Oi!

Neste momento, com esta realidade, é preferivel adormecer ninhadas do que sujeita-las a um futuro, cruel e injusto.

Se queremos acabar com a hipotese de humanos sem escrupulos terem de "bandeja" cães, caezinhos e caezoes e que possam fazer as mais crueis e abominaveis torturas, teremos de actuar para que isto não continue.

Obviamente que tb temos de tirar os caes "vadios" da rua (já existentes).

Bye Jinhus
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda mar 10, 2003 8:44 am

Olá

Se calhar, antes de apanharmos os cães vadios das ruas, deviamos primeiro esterelizá-los.
Penso que seja a etapa mais importante. Estando elas/eles nestas condições, podemos evitar as tão indesejadas ninhadas que, eu pessoalmente, não concordo em abater, quando existentes. O erro não é dos futuros cães, mas no existentes. Aqueles que nascem ou vão nascer, sendo adoptados, ficando na rua, haveria de se tratar, futuramente da sua esterelização, quer machos, quer fêmeas.

Levá-los das ruas, claro, importante também, mas não tanto como a esterelização. Cães e cadelas esterelizadas, não pôem mais filhotes na rua.

Claro que isto não passa da minha mera opinião.

Fiquem bem!
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

segunda mar 10, 2003 11:26 am

Palavras para quê, a Nuria já disse tudo...
Condordo, plenamente contigo, Nuria :D

Cumpts.,

Olga
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda mar 10, 2003 12:32 pm

Olá

SEMPREque as ninhadas e/ou cachorros não tiverem destino antes de nascerem , devem ser ABATIDOS, sejam ou não vadios , sejam ou não de raça.
Um abra&ccedil;o
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

segunda mar 10, 2003 1:11 pm

gary Escreveu: SEMPREque as ninhadas e/ou cachorros não tiverem destino antes de nascerem , devem ser ABATIDOS, sejam ou não vadios , sejam ou não de raça.

Analisando friamente a situação, devia ser como disse o Gary, mas o coração tem razões que a própria razão desconhece... E nada é assim tão linear! Antes fosse... :cry:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 10, 2003 7:36 pm

o problema não são as ninhadas, nem os vadios, nem o abate. é o excesso de animais. assim, há-de continuar a existir sempre o poço sem fundo.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda mar 10, 2003 8:29 pm

Olá

Pois é, abatem-se as ninhadas de cães vadios, sejam eles de raça ou não.

E, agora digam-me, o que fazer às ninhadas que os criadores pôem na rua à venda e que os donos se fartam deles?

Não passam eles a ser vadios também!?

Já que existem cães em excesso, acho mais justo passar existir, um controlo em termo de registo de ninhadas pelo CPC, de cada raça, já que aqueles sem LOP não se podem controlar.

Em termos grosseiros, é injusto só por si o abate de ninhadas de cães vadios. Dá que pensar que, então só os de linhagem é que tem direito à vida (de criadores conceitoados).

Isto não se dirige a ninguém em especial, mas como actualmente não é só SRD que se encontram pelas ruas, os "verdadeiros" criadores de raças, deviam pensar que algo de errado está acontecer e, serem mais cautelosos na venda das suas ninhadas, já que até elas depois de adultas estão sujeitas a serem abandonadas.
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

segunda mar 10, 2003 8:59 pm

QAtenção !
Vadio não é sinónimo de SRD.

O Calvin quando veio para mim era vadio.
Quando o fui chipar, viu-se que tinha LOP e pedigree.
Já contei esta história n vezes portanto vou-me abster de contar outra vez.
Mas de facto há cada vez mais puros abandonados.
Podem vir de BYB com Pedigrees falsos, com LOP de ocasião, mas são puros.
Os meus vizinhos (lá volto eu ao mesmo) têm na maioria SRD.
Mas têm donos e bons donos, que muitos puros não têm.
O que me parece é que é necessário um efectivo controlo da propriedade dos cães (puros e SRD) de forma a que se aparecer um cão em vadiagem se possa saber quem é o dono.

A obrigatoriedade do 'chip' pode ser um passo nesse sentido, mas nunca nada vai funcionar sem fiscalização.
Quer dizer a maioria dos cães com dono nem sequer têm licença municipal...
Porque ninguém a pede.

Se houvesse fiscalização deminuia dráticamente o número de abandonados.
Mas enquanto se fizerem leis para ostentar am Bruxelas e ninguém velar pelo seu cumprimento...
É o país que temos - valha-nos Deus.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 20, 2003 4:28 pm

Olá!
Não quiz começar um tópico novo porque em parte isto já tinha sido debatido aqui. Sabem-me dizer num canil de uma associação de protecção aos animais quais costumam ser o critérios de abate? Quem decide que animais se abatem e quando? Sei que há associações que nunca abatem animais, mas nas que abatem qual costuma ser o critério:
- a idade (todos os animais com mais x anos são abatidos?);
- custo de tratamento (no caso de terem problemas de saúde caros de tratar?);
- deficiências que impeçam ou dificultam a adopção;
- comportamento antisocial?
E quem costuma tomar a decisão, um vet, o vet e a direcção da associação, os sócios?
Não quero gerar polémicas, só gostava que quem tivesse prática de situações como esta me informasse para eu ter uma noção de como estas coisas costumam funcionar.
Agradeço toda a informação que me puderem prestar.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta mar 20, 2003 6:38 pm

gary Escreveu: Olá

SEMPREque as ninhadas e/ou cachorros não tiverem destino antes de nascerem , devem ser ABATIDOS, sejam ou não vadios , sejam ou não de raça.
Custa-me tanto ler coisas destas que ninguem imagina. Parece que não têm sentimentos. Por muito que custe ver os animais a sofrer na rua e a ser maltratados, não consigo por a hipótese de os abater. Isso desumano! O melhor é prevenir...

Eu costumo interligar estes assuntos dos animais com as situações humanas. Imaginem os médicos a abater as criancinhas à nascença, porque não iriam ter uma familia e provavelmente iriam ser abandonadas na rua ou sofreriam nos colégios, tipo estas situações da casa pia!!!!!

Ai, que coisa...

O melhor é prevenir. Depois do mal feito à que remediar, mas não matar!

Miau
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mar 20, 2003 7:20 pm

A mim parece-me é que quem tem problemas de cosnciência é quwe não tem sentimentos. Muitos desses cães têm uma morte lenta. Qual a vantagem de nãos erem peidsosamente euatansaidos? As pessoas ficam com as suas conciências limpas? Ouvi muitos nãos, mas desses nenhuma solução...não se abate e....

Miau Escreveu:
gary Escreveu: Olá

Custa-me tanto ler coisas destas que ninguem imagina. Parece que não têm sentimentos. Por muito que custe ver os animais a sofrer na rua e a ser maltratados, não consigo por a hipótese de os abater. Isso desumano! O melhor é prevenir...

Eu costumo interligar estes assuntos dos animais com as situações humanas. Imaginem os médicos a abater as criancinhas à nascença, porque não iriam ter uma familia e provavelmente iriam ser abandonadas na rua ou sofreriam nos colégios, tipo estas situações da casa pia!!!!!

Ai, que coisa...

O melhor é prevenir. Depois do mal feito à que remediar, mas não matar!

Miau
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

sexta mar 21, 2003 12:22 am

Para mim, eutanasiar cães saudáveis está fora de causa.
Há muitos anos que lido com o problema de ter de arranjar famílias adoptivas e acompanhá-las depois para ter a certeza de que os pequenos ficam bem. É difícil, mas com trabalho consegue-se.
Não seria sequer capaz de dormir ao pensar que tinha matado cachorrinhos sem lhes ter sequer procurado uma solução melhor. É absolutamente contra toda a minha filosofia, digam o que disserem.
Se Deus nos colocou aqui e nos "privilegiou" como seres mais avançados, já não se pode dizer que também nos concedeu o direito de dispor sobre as suas outras criações e decidir por elas quando vivem e quando morrem.

Se estão a pensar em mandar-me mensagens a criticar e a descompor-me, peço-vos já que não o façam porque é a minha ideia e não vou envonver-me (como às vezes acontece aqui) em discussões por causa disso.

Ficou a opinião :)
Responder

Voltar para “Cães”