Alimentação Gatito

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quinta mar 06, 2003 10:22 am

Olá,

Tenho há cerca de uma semana um gatito em casa, ele tem cerca de 1 mês e 3 semanas, +/-

Já agora quem o quiser ver tá aqui : :arrow: http://arcadenoe.clix.pt/popup-foto.php3?id=7620 :D

O gatito só come comida enlatada, e por mais que tente, não come ração seca. Já tentei pôr as duas ao mesmo tempo, em pratos separados, mas qd se acaba a comida enlatada, prefere passar fome e miar pela casa a comer a ração seca. É normal? Será ainda cedo para ele comer ração?

Algumas ideias, pessoal?

Miguel
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 06, 2003 10:39 am

Olá!
Vi a foto do teu gatinho, é lindo, lindo, lindo! Que olhos! Já tem nome?
A Lindi também só queria comida enlatada ou leite... Ela vinha da rua habituada a comer do caixote do lixo logo ração seca para ela não era comida. Se a ração que quiseres dar é própria para gatinho então não é cedo demais, é boa altura para o habituares. A mim ensinaram-me o seguinte truque que realmente resultou mas não se pode ceder, ou seja, não se pode ir buscar comida de lata só porque o gatinho não come logo a ração. É assim, pões a ração no 1,2,3 e picas. Depois humedeces com água para ficar uma espécie de paté espesso. Se polvilhares com levedura de cerveja normalmente eles começam a lamber a levedura e acabam por comer o paté feito com a ração que está em baixo. Depois de 1 ou 2 dias assim começas gradualmente a misturar com a ração seca e eles como estão habituados ao sabor começam a comer. O importante é não ceder e manter firme. Se o gatinho vier atrás de ti a pedir comida tenta dar-lhe o paté de ração à mão aos bocadinhos. A Lindi demorou um fim de semana a habituar-se miou imenso e petiscava só pedaçinhos do paté e depois vinha pedir outras comidas mas quando percebeu que aquela era a única comida disponível acabou por se resignar e passou a comer. Hoje ela gosta de ração é come bem.
Tdo de bom para ti e para o novo gatinho, ele é lindo, parabéns!
mike2002
Membro Veterano
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quinta mar 06, 2003 10:47 am

Sim, já tem nome, é o Miks (não fui eu que lhe dei este nome, juro! :o ) hehehe

Sim, a ração que lhe quero dar é mesmo para gatitos, indicada pelo meu vet. Inicialmente dei-lhe lata pq era o que ele estava habituado. Tentei mudar para ração, o bicho esteve praticamente um dia sem comer, nem dada à mão lá ia, recomecei a dar a lata pq como ainda é muito canininho tive medo que ficasse fraquito, sei lá ...
Já tinha tido a ideia de picar a ração na 1 2 3 mas juntar agua .... é capaz de dar ;)

Este fim de semana vou tentar fazer isso.

Obrigado pela ideia :)

Miguel
hecep
Membro Veterano
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 06, 2003 11:02 am

De nada.
Atenção que não sou eu a autora da ideia, foi o Caneco e mais umas pessoas do fórum do Felinus que me ensinaram este truque. Como já disse com Lindi resultou mas olha que não foi imediato porque o paté de ração não é tão apetitoso como a comida de lata. Ela ainda protestou um bocado antes de se resignar...
Boa sorte e muitas felicidades para ti e para o Miks (acho um nome muito giro :-) )
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta mar 06, 2003 12:55 pm

Realmente o gatinho é muito lindo. Tem uns olhos que são um espanto.
A dica dada aqui é óptima e só acrescento uma coisinha (para bem do gatinho) ;) se quiseres no primeiro dia em vez da água faz o mesmo mas mistura com um bocadinho de comida de lata que ele está habituado. Vai com certeza "pegar" melhor na ração. De cada vez que lhe dás de comer vais pondo menos lata e mais ração ele quando se aperceber já está a comer só granulado como "gente" grande.
Boa sorte para o peludo
Fátima
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mar 06, 2003 12:57 pm

Bem o gato é lindo lindo :D
Quanto à questão da alimentação, eu quando a minha gata veio estava habituada a comida de lata, eu comecei por lhe juntar a comida das latinhas, ou das saquetas com a ração, ela ao princípio escolhia, mas depois começou a comer a ração seca.
O gato pode não gostar da ração. A minha ao início não gostava da ração da Hills, só gostava da da Royal canin, mas agora já come as duas e adora. também gosta muito da da purina pro plan.

Espero ter ajudado um pouco
Kathleen
mike2002
Membro Veterano

quinta mar 06, 2003 1:10 pm

Sim, obrigado pelas dicas. ;)

Vou estar agora uma semanita de férias (YYYEEEESSSSSSSSS) e com tempo vou tentar que ele mude para ração seca.

Obrigado a todos pelas preciosas ajudas. O gatito que se cuide hehehe ;)

Miguel
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

sexta mar 07, 2003 11:10 am

Pois é Mike...tou a ver que não conseguiste resistir e arranjáste outro gatinho :) :) :)

Ainda bem. Ele é lindo e o nome fora do normal !!

Boa sorte
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta mar 07, 2003 8:41 pm

Mais uma para o grupo de fãs do Miks.... :oops:
Parabéns.... ele é lindo! :o
Depois dá notícias sobre a comida....
mike2002
Membro Veterano

segunda mar 10, 2003 11:59 am

Olá,

No Sabado, qunado acordei, fiz a rotina do costume, preparei a comida de lata, e ao lado mas separado, ração seca. Normalmente, o Miks ia à seca, cheirava, borrifava-se e comia a ração de lata. Pois qual foi o meu espanto que nesse dia o raio do bicho cheirou a comida de lata, nem lhe tocou e devorou a ração seca, e depois pediu mais?? :o
A partir daí só come ração seca.

Vá-se lá entender os gatos hehe :D
hecep
Membro Veterano

segunda mar 10, 2003 12:06 pm

Nunca tinha ouvido contar coisa igual. Acho que o Miks é mesmo um gatinho muito especial. E que sabe que é bom para ele, que sorte!
terry
Membro Veterano

segunda mar 10, 2003 12:42 pm

Cá p'ra mim cheirou-lhe que lhe iam trocar as voltas....e como bom gatinho que é resolveu fazer uma jogada de antecipação! ;)
Grande Miks! :D
terry
Membro Veterano

segunda mar 10, 2003 12:43 pm

Cá p'ra mim cheirou-lhe que lhe iam
voltas....e como bom gatinho que é resolveu fazer uma jogada de antecipação! ;)
Grande Miks! :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mar 10, 2003 9:58 pm

Ele é muito inteigente, deve-te ter visto a pedir ajuda aqui no forum e percebeu que para ele ser um gato ainda mais bonito tinha de comer aquela comida que não lhe parecia tão apetitosa e resolveu começar ;) :lol:

Beijokas
Kathleen
mike2002
Membro Veterano

terça mar 11, 2003 5:22 pm

Bom, ainda pensei que ele tivesse enjoado temporariamente a comida de lata, mas de facto até hoje é ração seca e nada mais :D

Já agora ... o Miks tem agora 1 mezito e 3 semanas, mais coisa menos coisa. Fica algumas horas sozinho em casa, apesar de vez em quando os meus pais irem lá a casa ver o bichano. O problema é que dado as horas que ele fica sozinho em casa, provavelmente passa-as a dormir. Logo, de noite sono nem vê-lo :o

Quem sofre? Eu ... ou melhor, as minhas orelhas, nariz, dedos, enfim ... tudo a que ele consiga deitar o dente! Esta ultima noite foi até às 4 da manhã, depois lá adormeceu ....

Uma das hipóteses passa por não o deixar ir para o meu quarto, mas ... enfim ... sabem como é, né?? :oops:

Fazer o quê, né? ;)
Responder

Voltar para “Gatos”