cuidados: peixe água fria

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta fev 09, 2007 6:52 pm

Olá!

Não percebo nada de peixes....(só no prato :) ) . Ofereceram hj um peixe vermelho de água fria ao meu filho num aquario redondo.

Alguém pode dar-me umas quantas indicações básicas? Tipo temperatura; alimentação: frequencia, quantidade....; água...etc...
ou tb alguns sites...

Obrigado

Canary
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sexta fev 09, 2007 7:22 pm

A primeira coisa é tirar o peixe do "Globo" esses peixes ficam granditos, fazem porcaria que se fartam, ou seja para além de um aquário maior é preciso um filtro mais potente!!

Temperatura é a ambiente não precisam de termoestato, agua ph 7!!não me estou a lembrar de mais, sei que há um site que já foi enumerado aqui muitas vezes para iniciantes, mas logo logo alguém o dará de certeza, se não podes pesquisar no Google por aquariofilia e vais encontrar muuuita coisa.....

cumprimentos
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sexta fev 09, 2007 7:30 pm

eu já não tenho peixes há uns bons anos... o primeiro que tive era o lecas furioso, durou 7 anos (mas pro fim da vida dele, começou a dar cabeçadas no aquário...daí o nickname "furioso").

aqui vão as poucas dicas que lhe posso dar:

- a água que lh pôs é novinha? se foi, não devia ser...a água da torneira tem pouco oxigénio, por isso deve estar ao ar antes d ir para o aquário (isto da primeira vez que põe água..). espero que tenha aproveitado a água em que o piqueno vinha e misturado com a nova (se não o fez, fica para a próxima, não há-de ter muito mal...)

- mude a água quando vir que está a ficar suja (de semana a semana deve chegar...), mas mantenha alguma dessa água que já estava no aquário ( a tal questão do oxigénio).

- qto á comida, eu acho que dava duas vezes por dia aos meus, um bocadinho d cada vez, dar comida a mais é muito prejudicial para eles, mas a menos também...

- diz que os aquários redondos e pequenos fazem mal aos peixes....mas os meus nunca se queixaram (fora o lecas..que dava marretadas....)

- penso que a àgua deve estar a temperatura ambiente...

- eu nunca usei filtro...

- bem, vamos esperar que alguem mais sabedor se pronuncie...isto era o que eu (a minha mãe é que fazia...:lol:) fazia...mas se calhar está tudo errado...(mas funcionou...)
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

sexta fev 09, 2007 7:52 pm

a agua da torneira é impropria porque contem quantidades excessivas de cloro que irao danificar e acabar por matar o peixe pela sua toxidade.. e nao pela falta de oxigenio... esse tempo de espera (1 ou 2 dias) ou os produtos no mecado servem paraneutralizar esse cloro.. quanto ao filtro era realmente bom que o tivesses assim como mudares de aquario!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta fev 09, 2007 8:41 pm

Primeiro que tudo, arranjar um aquário maior, para o peixe, (é que esses peixes podem chegar aos 30cm), e deixar a água a ciclar no minimo 3 semanas, até colocar o peixe no novo aquário.
O aquário tem que ter um bom filtro, porque estes peixes de água fria sujam muito a água, também se pode colocar uma bomba.
Para decorar o aquário é melhor utilizar plantas plásticas, porque estes peixes gostam muito de remexer o areão; pode-se colocar uns esconderijos; como fundo pode-se colocar areão.
Antes de colocar a água no aquário convém deixar o garrafão destapado de um dia para o outro, no minimo, para o cloro sair.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sexta fev 09, 2007 8:48 pm

acho que tinha lidao que era por causa do oxigenio...não importa, é na mesma importante fazer aquilo que disse certo?

o filtro a mim nunca me fez falta, mudava a água frequentemente e como já disse , o peixe durou 7 anos...
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sexta fev 09, 2007 10:26 pm

Esses peixes são muito resistentes, dai serem alvo de muitos "descuidados" sendo um deles o meter dentro de um globo.Claro que não se queixam, pudera não falam...
A agua nem deve sequer ser mudada na totalidade, mas sim parcialmente, porque a agua da torneira mesmo sem cloro não vem "ciclada".
EU sou da opinião, e julgo que todos os "aquariofilistas", que os peixes devem ser mantidos em condições o mais próximas as naturais e não naquelas que conseguem aguentar....

Canary arranja um aquario maior para o peixe,apesar que são peixes que não são solitários, e um filtro porque vais ver que mais dia menos dia ele suja tudo!
canary
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 10:37 pm

boas!

Obrigado pelos conselhos.
Hoje apenas acrescentei um pouco de água à do saco. Julgo que futuramente se deve mudar apenas parcialmente a água_tipo renovar +/-60%...
Pôr a água da torneira 1 dia a repousar é uma boa ideia..ok
Quanto à alimentação tenho uma embalagem de tetraanimin (alimento completo p/ peixes vermelhos). Diz na embalagem que devo dar pequenas quantidades várias vezes por dia?!!!! :o Várias vezes podem ser 3, 4. 5 ,6!!??Uma? pequenas quantidades?!! 4 pedacinhos 6? 7?!!
Posso pôr plantas naturais?
Pode o peixe ficar um fim de semana por mês sem comida?

Cumps

Canary
XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

sexta fev 09, 2007 10:46 pm

Nao convem o peixe ficar sem comer nao e :P

Convem alguem lh dar comer.. e deve dar sensivelmente entre 3 a 4 x's ao dia... d manha, a tarde, a noite... +/- assim mas como diz no frasquito da embalagem d comida em pequenas quantidades 8)

Cumps :wink:
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
LadyRaf
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 7:50 pm

sábado fev 10, 2007 1:28 am

Olá,
O peixe vai crescer até 25 cms ou um pouco mais depende.Peixes vermelhos vivem até 20 anos ou mais, se bem cuidados.
Peixes vermelhos são peixes de lago e passam o tempo a remexer e esgravulhar tudo o que estiver ao seu redor, plantas vivas em áquário para eles são boas para comer e destruir, mas cada peixe é um peixe e poderá ter sorte, se quiser colocar plantas coloque das mais espessas e menos frágeis, a Ludwigia sp. o meu não come.

Isso de deixar o peixe com temperatura ambiente não é bem assim, toleram temperaturas entre 10 e 26 graus, mas se a temperatura se alterar mais que 5 graus, tipo sobe e desce, o peixe pode ficar doente ou até morrer. Com plantas então, pior. Para um aquário com plantas e peixes tem que manter os padrões da água estáveis.

Troccas de água de 20 %, se tiver filtro, uma vez por semana é suficiente se for só um peixe.E limpar o filtro de 15 em 15 dias, com cuidado.
Ponha 1 colher de chá de sal grosso por 5 litros de água cada vez que mudar água.

Peixes vermelhos, comem o tempo todo e pedem sempre mais. A quantidade certa é a que o peixe comer em 2 minutos sem deixar nada para depois. Pode dar 2 vezes ao dia.
Existe á venda uns bloquinhos de comida que se vai dissolvendo na água, não tem porque o peixe ficar sem comer.

Se o seu peixe sobreviver mais do que 15 dias, é um lutador e vai ficar consigo muitos anos se tratar bem dele.

Não é tão dificil como parece.

Cumprimentos,
canary
Membro Veterano

domingo fev 11, 2007 7:11 pm

Boas!

Obrigado a todos; agora com mais as indicações da LadyRaf, fiquei esclarecido quanto às necessidades básicas destes peixes...:)

Espero ter novidades dentro de 15 dias...;) Julgo que é concerteza um sobrevivente....:D

Canary
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça fev 13, 2007 8:35 am

nel1123 Escreveu:acho que tinha lidao que era por causa do oxigenio...não importa, é na mesma importante fazer aquilo que disse certo?

o filtro a mim nunca me fez falta, mudava a água frequentemente e como já disse , o peixe durou 7 anos...
Um tempo de vida de 7 anos não foi mau, mas não é nada para o tempo de vida médio destes peixes conforme disse o membro "LadyRaf":
"... vivem mais de 20 anos..."
canary
Membro Veterano

quinta fev 22, 2007 6:55 pm

Boas!

Tenho de facto um sobrevivente.... :) já passaram +/- 15 dias

E nota-se que está mais ambientado...Nos primeiros dias só comia quando nos afastavamos, agora já não tem vergonha nenhuma, assim que pomos a comida vai logo comer...
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta fev 22, 2007 7:34 pm

Ainda bem que temos um sobrevivente :lol:

E fotos do meninos novo e para quando :?:
Responder

Voltar para “Peixes”