Open letter to Inbreed (Ingrid Newkirk)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta fev 08, 2007 10:09 pm

Fsetter Escreveu: Mas que teimosia doentia! A libertação de animal é o campo de batalha de ALGUNS (poucos, felizmente) "amiguinhos dos animais". Não meta tudo no mesmo saco! É assim tão difícil ser imparcial e razoável?
Tenho a impresão que está a confundir bem-estar animal com direitos dos animais... é que sou um acérrimo defensor do bem-estar animal... quanto aos defensores dos "direitos dos animais" são na sua maioria defensores da libertação animal... e não, se tomo partido por um dos lados, não sou imparcial, embora seja bastante razoável... ;)
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sexta fev 09, 2007 1:26 pm

casadiscaes Escreveu:Tenho a impresão que está a confundir bem-estar animal com direitos dos animais...
Não, não estou a confundir. Embora o casadiscaes teime em não acreditar, há defensores dos direitos dos animais moderados e há defensores dos direitos dos animais extremistas (como em todas as causas). Felizmente, em Portugal, são bem mais os moderados do que os extremistas.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta fev 09, 2007 3:29 pm

Fsetter Escreveu:
casadiscaes Escreveu:Tenho a impresão que está a confundir bem-estar animal com direitos dos animais...
Não, não estou a confundir. Embora o casadiscaes teime em não acreditar, há defensores dos direitos dos animais moderados e há defensores dos direitos dos animais extremistas (como em todas as causas). Felizmente, em Portugal, são bem mais os moderados do que os extremistas.
Eu diria que nem só em Portugal... Acho que em todo o lado os defensores extremistas são, felizmente, uma minoria. Penso que a confusão é mesmo do casadiscaes, para quem basta que outra pessoa se declare um defensor dos direitos dos animais para por si ser considerada extremista.

Direitos dos animais e bem-estar animal? Não são nomes diferentes para a mesma coisa?

Há quem diga que os animais não podem ter direitos, porque estes implicam deveres. LA propósito desta discussão, lembro-me de ver, há muitos anos, um senhor do governo a dizer: "No dia em que eu vir uma vaca a sentar-se no banco dos réus por ter causado um acidente eu vou aceitar que os animais possam ter direitos" :o

Ora, naturalmente que não estou de acordo com isto. As crianças têm direitos e não têm deveres. Porque não hão-de os animais ter direitos, consagrados em lei? Afinal, falar em bem-estar animal é muito importante, mas este conceito é altamente subjectivo, penso eu.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta fev 09, 2007 3:53 pm

Butterfly_21 Escreveu:Direitos dos animais e bem-estar animal? Não são nomes diferentes para a mesma coisa?

Há quem diga que os animais não podem ter direitos, porque estes implicam deveres. LA propósito desta discussão, lembro-me de ver, há muitos anos, um senhor do governo a dizer: "No dia em que eu vir uma vaca a sentar-se no banco dos réus por ter causado um acidente eu vou aceitar que os animais possam ter direitos" :o

Ora, naturalmente que não estou de acordo com isto. As crianças têm direitos e não têm deveres. Porque não hão-de os animais ter direitos, consagrados em lei? Afinal, falar em bem-estar animal é muito importante, mas este conceito é altamente subjectivo, penso eu.
No dia em que os animais tiverem direitos deixam de se poder comer! Bem estar animal é completamente diferente! Não lhes dá direitos mas dá-lhes a dignidade que merecem, mesmo que sejam para comer.

Além disso tudo isto é uma hipocrisia total. O que é que faz que determinadas espécies tenham direitos e outras não? Porque raios as melgas e as ratazanas podem ser perseguidas e mortas e os cães não?

Esta coisa dos direitos tem de ser Universal. Não pode ser uma questão de preferências. Já o bem estar animal é mais suave e mesmo assim há espécies que não têm essa regalia.

Há consciência de cada um neste mundo do salve-se quem poder! E afinal de contas quem vai ficar cá mesmo são os ratos e as melgas. Este pensamento dá-me sempre uma secreta satisfação. A ironia dos deuses!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:10 pm

LuMaria Escreveu: No dia em que os animais tiverem direitos deixam de se poder comer!

Mais uma vez não concordo. Porque diz isso?

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO ANIMAL

Proclamada pela UNESCO em sessão realizada em Bruxelas em 27 de Janeiro de 1978

Preâmbulo

Considerando que todo o animal possui direitos,
Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza,
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo,
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros,
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante,
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,
PROCLAMA-SE O SEGUINTE:

Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1 - Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2 - O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3 - Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º

1 - Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
2 - Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
1 - Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
1 - Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
1 - O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
1 - As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
1 - As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
Artigo 12º

Todo o acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
1 - A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

O animal morto deve de ser tratado com respeito.
1 - As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
1 - Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Fonte: http://www.hospvetprincipal.pt/deda.htm
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:12 pm

Utopia. Mais nada!
Última edição por LuMaria em sexta fev 09, 2007 4:13 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:13 pm

LuMaria] Além disso tudo isto é uma hipocrisia total. O que é que faz que determinadas espécies tenham direitos e outras não? Porque raios as melgas e as ratazanas podem ser perseguidas e mortas e os cães não? [/quote] Onde está isso escrito? Pelo contrário... [i]Considerando que todo o animal possui direitos[/i] [quote= Escreveu: Esta coisa dos direitos tem de ser Universal. Não pode ser uma questão de preferências. Já o bem estar animal é mais suave e mesmo assim há espécies que não têm essa regalia.

Ah, e isso não é hipocrisia. Está bem.
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:15 pm

:? Leia as coisas com mais calma e ponderadamente para perceber o que se diz. Que mania de ler tudo às avessas!
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:15 pm

LuMaria Escreveu:Utopia. Mais nada!
Utopia, sim, porque nunca vão ser respeitados totalmente. E os Direitos Humanos, não são utopia? Ou acha que alguma vez eles vão ser completamente respeitados em todos os lugares do mundo? Isso é razão para deixarmos de nos preocupar em assegurá-los?
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:18 pm

Butterfly, deduzindo que tem gatos e lhes coloca a pipeta das pulgas diga-me onde encaixa as pulgas na Declaração?
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:34 pm

Butterfly_21 Escreveu:

Artigo 3º

2 - Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.
Para mim, desparasitar os meus animais é uma necessidade. Se acha que isto vai contra a Declaração dos Direitos do Animal, então está a cair no extremismo de que o casadiscaes fala.
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:38 pm

Butterfly_21 Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:

Artigo 3º

Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.
Para mim, desparasitar os meus animais é uma necessidade. Se acha que isto vai contra a Declaração dos Direitos do Animal, então está a cair no extremismo de que o casadiscaes fala.
Sabe quanto tempo levam as pulgas a morrer? Até 48 horas. Parece-lhe indolor?
Além disso a declaração começa com todos os animais, não faz excepções. Portanto não percebo onde está o extremismo. Parece-me bastante coerente até. Além disso não sou eu que acho que todos devemos ser vegetarianos para o bem do Planeta.
Butterfly_21
Membro Veterano

sexta fev 09, 2007 4:57 pm

LuMaria Escreveu: Sabe quanto tempo levam as pulgas a morrer? Até 48 horas. Parece-lhe indolor?
Não sei se é indolor ou não. Lá por ser lento, não quer dizer que seja indolor. A morte por envenenamento não é obrigatoriamente indolor.

Indolor ou não, eu desparasito os meus animais. É uma necessidade, não os mato por prazer nem porque me apetece... Mas aceito que, da mesma forma que eu deixei de comer carne por achar que não tenho necessidade de a comer, se calhar há pessoas que não desparasitam os seus animais porque também acham que não é necessário, e convivem alegremente com as pulgas :D
LuMaria Escreveu: Além disso não sou eu que acho que todos devemos ser vegetarianos para o bem do Planeta.
E pronto, já começou a desvirtuar para o vegetarianismo... Eu nunca disse que devíamos ser todos vegetarianos para bem do planeta, apenas postei um texto onde se apresentavam os benefícios do vegetarianismo para o equilíbrio ecológico. E a verdade é que o consumo de carne, com as suas formas de produção massiva, contribui para a poluição da Terra... Isto é alguma mentira?

Depois a LuMaria é que me perguntou o que aconteceria se todos fôssemos vegetarianos. Aí pequisei e encontrei um texto em que se falava disso mesmo. Postei-o porque você me perguntou. Depois não ficou satisfeita com a resposta e saiu de mansinho, desculpando-se com a falta de tempo para fazer pesquisas na net... Lembra-se?

Claro que aqui no fórum, habilmente, quer dar a impressão que as coisas decorreram de outra forma e que eu ando a fundar alguma nova religião :D
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sexta fev 09, 2007 8:34 pm

Butterfly_21 Escreveu:Direitos dos animais e bem-estar animal? Não são nomes diferentes para a mesma coisa?
De todo. Reconhecer direitos aos animais implica reconhecer que, por exemplo, têm o direito de não ser comidos.

Quanto à típica conversa das "pulgas, melgas e afins", quando se fala em direitos dos animais está a falar-se de "animais comprovadamente sencientes". Se conseguirem provar que uma pulga ou uma melga são sencientes...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo fev 11, 2007 12:16 am

vamos explicar a um tigre que a impala gorda e apetitosa, tem o direito de não ser comida....ou a impala não está incluida nos direitos dos animais? se o tigre pode comer a impala, porque não posso eu comer um animal que nasceu e possivelmente chegou ao estado adulto devido á tecnologia humana?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”