Olá Analee;
Desde já um obrigado pela colaboração nesta area, pois poucos falam neste sentido.
Diga-se que muitos fazem quase como que um segredo o tratamento da pelagem dos pekes. Eu gosto de trocar opiniões pois penso em prol da raça e não somente nos meus exemplares.
Em relação a esse pente com um nome esquesito

diga-se que nunca tinha ouvido falar, já o tinha visto mas não percebia muito bem qual a sua utilidade, muito menos num pequines...
Mas agora pergunto, isso não irá partir parte da pelagem saudavel? Um exemplo, caso esteja um pequeno nó, não irá essa escova quebrar a pelagem envolvente do exemplar?
Bem... diga-se de passagem que a pelagem deve ser a ultima coisa tomada em consideração num pequinês, pois supostamente é o ultimo detalhe a ser julgado na raça em questões de qualidade. Uma falha que pode levar a desqualificação é mesmo o possivel facto de ter pelagem a mais no exemplar, o que acaba por tirar a forma corporal do exemplar que deve ser semelhante a uma pêra. Mais apertado na traseira e muito largo na frente (caixa toraxica)
Ou antes, quando tiver a oportunidade de ver um pequinês demasiado peludo, recorde-se de procurar ver se o mesmo mantem a forma corporal.
Actualmente temos um exemplo em Espanha, de uma criadora que tem exemplares de Origens Americanas, o cão para além de ser enorme comparando com os tipicos pekes Europeus, pequenos e extremamente compactos, o americano tem tendencia para exemplares de tamanho maior, mais compridos a nivel corporal e muitas vezes, peludos em demasia.
Um bom exemplar da raça não precisa cobrir as patas com a sua pelagem, se o fizer sem perder a forma corporal, optimo, mas é dificil de conseguir juntar tudo num só cão.
O mau exemplo do cão Americano é precisamente o de dar uma ideia muito enrada do que na realidade é.
Um pormenor e sem duvida que é algo notavel, são muito poucos os Juizes que na realidade sabem Julgar esta raça e fazer uma afirmação destas não é algo critico destrutivo, mas antes pelo contrario. O facto está na ausencia de exemplares em Exposições. Para terem uma ideia, poucos são os Juizes que têm a oportunidade de meter as mãos num exemplar desta raça.
Bons Juizes da raça, na generalidade são Ingleses ou Juizes de outros países que tenham feito criação da raça.
Nós Drummondville já tivemos a oportunidade de colocar à disponiblidade de alguns Juizes Portugueses, alguns dos nossos melhores exemplares em provas de aprendizagem de Julgamento. É sem duvida muito interessante, mas também conseguir dar algum apoio e conhecimento aos mesmos, para que futuramente os "nossos" Juizes saibam como julgar a mesma raça para além das nossas fronteiras.
Em relação à preparação para exposições a nivel da pelagem, não requer muitos extras, mas diga-se que algum apoio na selecção alimentar, alguns complexos vitaminicos e uma grande contribuição genetica

hehehe a pelagem mantem-se. É quase impossivel fazer com um Peke que não tem pelo muito comprido, que o mesmo atinja o comprimento de um cão de exposição.
Mas... algumas dicas são:
Até aos 6 ou 9 meses de idade;
Escovar só com pó talco, aparar as patinhas por baixo junto às almofadinhas, limpar a pilinha ou o pipi com uma toalha turca todos os dias, limpar a ruga ou prega facial com toalhitas de bebé, algumas têm um composto de aveia, muito bom para os canitos.
Agua de rosas ou malvas é optimo para limpar a cara e olhos, essas infusões podem ser feitas à moda antiga, tradicionalmente caseiras.
Depois dos 9 meses até aos 18;
É uma idade critica, pois a pelagem tal como todo o corpo vai sofrer as maiores transições. Eu diria que é a idade do patinho feio, mas... depois dos 18 meses de idade tudo se compõe.
Certamente vai encontrar partes da pelagem mais comprida que outra, uma orelha mais curta, um lado da cauda maior que do outro, enfim é uma confusão pegada...
Alguns criadores optão por aparar com uma tesoura de corte as pontas, eu na minha opinião prefiro deichar estar tal como está, pois imagine-se passar 9 meses a cortar pontas e a acertar toda a pelagem. Dias hao de chegar que toda a pelagem está certa.
Tratando;
Pode manter a escovagem de Pó Talco, mas há quem opte por champô seco, os nossos produtos são geralmente os da Jean Pierre Henry, infelizmente não encontro outros e estes são muito bons, tirando o preço

.
Aconselho aparar pelagem junto às partes genitais para fins de maior higiene.
Depois dos 18 meses adiante;
Se bem que depende de exemplar para exemplar, alguns cachorros só têm a pelagem toda certa e composta aos 24 ou 28 meses de idade, a escovagem poderá se manter com o dito Pó-Talco como em cachorro, aliás muitas vezes é o mais pratico a nivel de escovagem, no entanto há diversos tipos de pelagem mais seca no qual o Pó-Talco não deve ser aplicado.
Em relação ao tipo de pelo, facilmente vemos quando um PEKE tem a pelagem mais pesada ou mais fofinha, tipo uma bola de algodão doce.
A questão está no seguinte, um cão de pelagem mais pesada é muito mais facil de tratar, com Pó-talco rapidamente se desfazem os nós e como a pelagem para além de ser mais pesada, apresenta uma maior oleosidade, rapidamente se trata do mesmo exemplar.
Quando o cão é mais FLUFY, mais bolinha de algodão, o caso é capaz de ficar complicado, para além da pelagem ser muito mais solta e fina, geralmente é muito mais seca e quebradiça. Nestes casos o Pó-Talco só deverá ser aplicado no final da escovagem ou em caso de exposições em que o exemplar é escovado varias vezes no mesmo dia.
Os cuidados redobrados com este tipo de pelagem, requer uma mistura simples e que também pode ser caseira, basta pegar numa garrafa de litro, meter meio litro de agua, duas colheres de creme hidratante tipo os de Bebé da Johnson ou algo do genero, pode colocar oleos especiais de tratamento capilar, algo à base de omegas ou algo do genero, depois de tudo junto, basta mexer e ET-Voilá!! Temos um optimo composto para hidratar a pelagem.
Borrifa-se a pelagem do cachorro, com uma escova propria de cabeleireiro vai-se escovando as pontas da pelagem e a pouco e pouco chegando mais perto da raiz. Outra questão que muitas vezes é levantada...
Por onde começar???
É simples, apartir da cabeça começamos por "puxar" parte da Juba em sentido da cabeça, ou antes de trás para a frente, e vamos apanhando madeicha a madeicha da mesma pelagem.
Tendo sempre uma coisa em atenção!!
Toda a escovagem deve ser sempre realizada com muita calma, devagar, nunca de forma energica, e com muito cuidado para não quebrar a mesma. A recordar que um conjunto de pelos, muitas vezes leva mais de 18 meses a ficar com um tamanho moderado.
Como desmanchar nós??
De dentro para fora, ou antes, com os dedos, tentar abrir a mesma torcida, de modo a não aleijar o mesmo, caso não seja possivel abrir com os dedos, tentar com um pente mais fino, devagar e com muito jeitinho, caso não veja grandes resultados o melhor é mesmo pegar numa tesoura de pontas redontas, colocar a mesma na base da torcida e cortas da raiz para as pontas de fora, tendo sempre a especial atenção de ver se não corta a pele do mesmo cachorro.
Penso que é tudo

Miguel