Tobias desaparecido
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
OK, parece que correu mal desta vez, no entanto, fiquei com uma dúvida:
O que acontece agora ou o que costuma acontecer em casos destes? Sim, porque acredito que isto não seja um caso isolado! Os pais serão responsabilizados? Alguém será responsabilizado? Ou fica tudo em "águas de bacalhau"?
Abraços
O que acontece agora ou o que costuma acontecer em casos destes? Sim, porque acredito que isto não seja um caso isolado! Os pais serão responsabilizados? Alguém será responsabilizado? Ou fica tudo em "águas de bacalhau"?
Abraços
A Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia ( http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 1_0001.htm) foi subscrita por Portugal e estipula, por exemplo:
Contactei a DGV e fui informada que a denuncia de mal-tratos deve ser feita à PSP ou GNR, consoante os casos, e é a polícia que contacta posteriormente a DGV se achar que se justifica. Também pode ser feita ao Veterinário, ficando ao critério deste o contacto com a DGV
Pode ser que funcione... se quem tiver as informações do caso quiser denunciar....
Cristina
- Artigo 4.° - Posse
1-Qualquer pessoa que possua um animal de companhia ou que tenha aceitado ocupar-se dele deve ser responsável pela sua saúde e pelo seu bem-estar.
2-Qualquer pessoa que possua um animal de companhia ou que dele se ocupe deve proporcionar-lhe instalações, cuidados e atenção que tenham em conta as suas necessidades etológicas, em conformidade com a sua espécie e raça, e, nomeadamente:
a) Fornecer-lhe, em quantidade suficiente, a alimentação e a água adequadas;
b) Dar-lhe possibilidades de exercício adequado;
c) Tomar todas as medidas razoáveis para não o deixar fugir.
Contactei a DGV e fui informada que a denuncia de mal-tratos deve ser feita à PSP ou GNR, consoante os casos, e é a polícia que contacta posteriormente a DGV se achar que se justifica. Também pode ser feita ao Veterinário, ficando ao critério deste o contacto com a DGV
Pode ser que funcione... se quem tiver as informações do caso quiser denunciar....
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Bem, eu estou chocada com isto tudo...Será possível que as pessoas não têm consciência que um gato não é nenhum brinquedo? não é nenhum peluche que não precisa de ter cuidados..Um gato é uma vida, que tem necessidades..a vida dum animal de estimação é tão preciosa como a dum humano, bate um coração e funciona um cérebro. De certeza que se fosse uma pessoa já não a fechava numa garagem por fazer as necessidades fora do sitio. Será que limpavam a caixa ao bichano?
Meu Deus...
Meu Deus...

<p>A vida dum animal de estimação é tão preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como nós.</p>
Eu não gosto destas campanhas de adopções. O interesse é despachar animais, quantos mais melhor.
Uma amiga minha assistiu a ferver ao seguinte: Um casal retira um cachorro patudo do restante da ninhada e pergunta se é menina, sim senhor, é menina. Vai ser grande? Nãooooo claro que não. Vai ser no máximo um cão médio. Ok, lá assinam um papeleco qualquer e vão todos contentes com o cãozinho. A minha amiga passou-se e vai ter com o casal. Diz-lhes que levam um macho com a pata do tamanho de um boi e que provavelmente o cão vai ficar maior que eles. Felizmente, resolveram devolver o animal ali. E a minha amiga ainda levou com o carimbo de ovelha ranhosa porque tinha impossibilitado uma adopção...
Cansativo este mundo. Muito cansativo.
Uma amiga minha assistiu a ferver ao seguinte: Um casal retira um cachorro patudo do restante da ninhada e pergunta se é menina, sim senhor, é menina. Vai ser grande? Nãooooo claro que não. Vai ser no máximo um cão médio. Ok, lá assinam um papeleco qualquer e vão todos contentes com o cãozinho. A minha amiga passou-se e vai ter com o casal. Diz-lhes que levam um macho com a pata do tamanho de um boi e que provavelmente o cão vai ficar maior que eles. Felizmente, resolveram devolver o animal ali. E a minha amiga ainda levou com o carimbo de ovelha ranhosa porque tinha impossibilitado uma adopção...
Cansativo este mundo. Muito cansativo.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pois, disseste bem... "desta vez", que se saiba!VitorN Escreveu:OK, parece que correu mal desta vez, (...)

Só me abisma é o facto de me parecer que o forista que adoptou o animal, já não é um menininho da primária...logo, esperava um pouco de mais sensibilidade para com um animal seu, mais astúcia, preocupação e interesse em procurar de onde viriam os miados e fazer ver à mãe e avós que o animal não é uma coisa para ser arrumada/depositada numa garagem como se de tralha se tratasse!!! Contrariamente, foi para as aulas na boa, deixou passar imenso tempo até se decidir a fazer um apelo à sua busca...!
Isto que sirva de lição a quem dá animais, para fazerem rastreios mais pormenorizados e preferivelmente de adultos conscientes e responsáveis para adultos conscientes e responsáveis, também!
Tenho vindo a notar que cada vez mais desaparecem das casas dos novos adoptantes, animais acabadinhos de adoptar. Logo, não me parece que houveram avisos suficientes aos novos donos a explicar o que pode acontecer com um animal em território desconhecido, até uma completa adaptação...!
Campanhas...campanhas...hummmm..cada vez deixam mais a desejar!
Quem sofre são, sem dúvida alguma, os animais!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Isso é uma grande verdade, mas com um bom rastreio pode-se impedir muito coisa... mas lá está, nunca se impedirá tudo! Para vocês verem, dos três filhotes que eu tenho em casa, só o Félix recebe a atenção da Madrinha dele. E isto porque quando o adoptei já me considerava amiga da Leo (mal haja um stress qualquer a Leo é logo avisada e é-lhe pedido o conselho correspondente). A sorte dos três é eu ser uma Mãe atenta e preocupada. Caso contrário....Por mais cuidado e mais perguntas que se façam quando damos os animais para adopção nunca há garantias.

Cristina,
desconhecia, em absoluto, essa convenção. Mas também é certo (e sabido, pelo menos na nossa sociedade) que "essas" são "apenas" algumas palavras escritas... a realidade anda, não a um nível mais baixo, mas à arrastar-se pelo chão...

A prova viva está na história que a LuMaria contou!
Pois é Patricias, infelizmente assim é!
Mas também o é por "culpa" nossa que vamos tolerando estas situações sem exigências de cumprimento da lei; e não falo só nos animais, falo em todas as situações na sociedade portuguesa que continuamos a tolerar (eu tolero) porque é mais fácil, porque dá menos chatices
As campanhas de adopção podem ser uma chance para alguns animais mas não quando são feitas em shoppings ou feiras ou no Natal. Geralmente, dão mau resultado porque as pessoas adoptam por impulso.
As associações nunca deveriam entregar animais a jovens, deveriam ficar com o contacto dos adoptantes (idealmente os animais deveriam ficar com chip) e verificarem periodicamente a situação dos animais. E verificarem in loco quando não houvesse informação credível por parte do novo dono
Mas muitas dessas Associações estão sobrelotadas e mal conseguem sobreviver economicamente. Por isso, aproveitam todas as possibilidades para "despacharem" os animais que têm
Só uma vez dei animais (não consigo separar-me deles
) mas nunca perdi o contacto com cada um até ao fim da vida deles , por isso sei que todos tiveram uma vida longa e feliz
Cristina
Mas também o é por "culpa" nossa que vamos tolerando estas situações sem exigências de cumprimento da lei; e não falo só nos animais, falo em todas as situações na sociedade portuguesa que continuamos a tolerar (eu tolero) porque é mais fácil, porque dá menos chatices
As campanhas de adopção podem ser uma chance para alguns animais mas não quando são feitas em shoppings ou feiras ou no Natal. Geralmente, dão mau resultado porque as pessoas adoptam por impulso.
As associações nunca deveriam entregar animais a jovens, deveriam ficar com o contacto dos adoptantes (idealmente os animais deveriam ficar com chip) e verificarem periodicamente a situação dos animais. E verificarem in loco quando não houvesse informação credível por parte do novo dono
Mas muitas dessas Associações estão sobrelotadas e mal conseguem sobreviver economicamente. Por isso, aproveitam todas as possibilidades para "despacharem" os animais que têm
Só uma vez dei animais (não consigo separar-me deles

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Precisamente! Está na altura de trabalhar bem. E trabalhar bem implica ajudar menos animais e com muito mais esforço. O resultado final é sem duvida melhor.mce Escreveu:As associações nunca deveriam entregar animais a jovens, deveriam ficar com o contacto dos adoptantes (idealmente os animais deveriam ficar com chip) e verificarem periodicamente a situação dos animais. E verificarem in loco quando não houvesse informação credível por parte do novo dono
Cristina
Nestas campanhas apanham-se desde miudos voluntários que não percebem nada de animais a adultos desmiolados que só os querem é despachar. Para já não falar das pessoas que aparecem e levam os animais como se fosse um peluche de graça.
Muita coisa tem de mudar e acima de tudo nas pessoas que se dedicam aos animais. Exasperam-me estas situações que com trabalho e esforço poderiam ser evitadas. Portugal no seu melhor!
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Concordo inteiramente com a Cristina e a LuMaria.Mas também o é por "culpa" nossa que vamos tolerando estas situações sem exigências de cumprimento da lei; e não falo só nos animais, falo em todas as situações na sociedade portuguesa que continuamos a tolerar (eu tolero) porque é mais fácil, porque dá menos chatices
Virando um pouco "o bico ao prego": se a nossa sociedade nem sequer respeita as Crianças (que para mim são Sagradas, não por serem crianças, mas por serem seres humanos)... Como é que querem que as pessoas (no seu geral) olhem para os gatos (ou qualquer outro animal) com olhos mais... sei lá, humanos?
Penso que as pessoas da minha géração e das que vieram a seguir poderão fazer alguma coisa, mas as pessoas da geração da minha mãe e avó já têm de tal forma "entranhada" aquela máxima: "os animais em casa só sabem sujar e partir" que vai ser muito difícil (se não mesmo impossível) mudar este ponto de vista. Simplesmente não lhes entra na cabeça.

Mas Patricia, aqui já nem falo dessas. Falo das pessoas que dizem que gostam muito e fazem coisas de colocar os cabelos em pé, ou são omissas até à 15ª casa porque têm 20 cãezinhos entre mãos e têm é de despachar... interessa é despachar. ADOPTADO! ADOPTADO! CONSEGUIMOS CASINHA PARA 15 GATOS! IUPI! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm
Se pensa que foi assim...ok como quiser!
A Bianca não funciona assim....e por consequinte, nem eu.
Já enviei MP para extremez.
Tive a indicação que há um gato semelhante ao tobias no gatil municipal de Lisboa. Jaula 19
Liguei, não me deram indicação se tinha chip ou não...perguntaram-me o numero do dito...como não sei...quase que me desligaram o telefone na cara.
Sei que foi entregue neste sabado passado pelos "donos" (antes que digam que foi este membro que o entregou, tenho de colocar a hipotese de quem o acolheu estes 2 meses ter dito que era o dono)
Não tenho hipoteses de me deslocar a Lisboa esta semana (problemas de saude), mas dei a informação ao Tiago...para ver se mexe.
O mais urgente é se for o Tobias é tira-lo daquele antro de doenças e morte...o seguir logo virá.
A Bianca não funciona assim....e por consequinte, nem eu.
Já enviei MP para extremez.
Tive a indicação que há um gato semelhante ao tobias no gatil municipal de Lisboa. Jaula 19
Liguei, não me deram indicação se tinha chip ou não...perguntaram-me o numero do dito...como não sei...quase que me desligaram o telefone na cara.
Sei que foi entregue neste sabado passado pelos "donos" (antes que digam que foi este membro que o entregou, tenho de colocar a hipotese de quem o acolheu estes 2 meses ter dito que era o dono)
Não tenho hipoteses de me deslocar a Lisboa esta semana (problemas de saude), mas dei a informação ao Tiago...para ver se mexe.

O mais urgente é se for o Tobias é tira-lo daquele antro de doenças e morte...o seguir logo virá.
pirralha,Se pensa que foi assim...ok como quiser!
a LuMaria não estava a falar de si, estava a responder-me a mim... Óh Lu, e quantas pessoas conhece que dizem uma coisa e fazem outra completamente diferente... "isto" é só mais um caso, para elas!

E já agora, quer que os anteriores donos (não sei se foram os mesmos que lá foram depositar o animal ou se o animal é o mesmo ou não) fiquem com a guarda do gatinho....?

Se fosse eu, eles NUNCA mais viam o gato, mas como não fui eu a entrgar... lavo dai as minhas mãos...

pirralha, eu sei que custa ser criticada quando se tenta fazer algo pelos animais mas talvez esta situação a ajude a ponderar melhor as adopções e a não entregar animais a putos. Para além disso, a supervisão das adopções não pode ser feita a partir de foruns e os contactos não devem limitar-se a users de net. Tem de ficar em cima dos novos donos, chatear, perguntar, aparecer. Tem de ter a certeza de que os encontra sem dificuldades se for necessário lá ir pessoalmente
, Mas uma parte das actuais gerações não trata assim tão melhor os animais. Alimenta-os melhor, trata mais da sua saude mas também se descarta deles com a maior das facilidades
O egoismo é feroz!
Em parte, concordopatricias Escreveu:[Penso que as pessoas da minha géração e das que vieram a seguir poderão fazer alguma coisa, mas as pessoas da geração da minha mãe e avó já têm de tal forma "entranhada" aquela máxima: "os animais em casa só sabem sujar e partir" que vai ser muito difícil (se não mesmo impossível) mudar este ponto de vista. Simplesmente não lhes entra na cabeça

Pirralha, azares acontecem e as adopções por muito cuidadosas que sejam nem sempre têm finais felizes. Mas por exemplo, esse gato veio do Norte para Lisboa? Quanto a mim está errado. Fica muito longe do vosso alcance enquanto associação. Não podem segui-lo de perto como deveria ser feito. A não ser que na zona haja quem o possa fazer. Além disso existem tantos e tantos animais abandonados em todas as zonas do país para quê ir buscar ao Norte o que posso trazer de Lisboa mesmo.
Nestas coisas de animais não ponho paninhos quentes, lamento. O que tenho visto dava para escrever uma enciclopédia.
Nestas coisas de animais não ponho paninhos quentes, lamento. O que tenho visto dava para escrever uma enciclopédia.