Mortes de canários

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo fev 11, 2007 5:33 pm

Olá:
Ando com um grande problema cá em casa.
Há uns anos que tenho um canário fémea que se tem aguentado muito bem. No Verão passado o meu pai comprou um macho que durou cerca de 3 dias e morreu sem percebermos porquê.
Este ano comprou outra fémea e um macho. O desgraçado em poucos dias morreu do nada. Mesmo estando em casa visto estarem dias frios.
Decidiu comprar mais 2 machos na semana passada e deixou numa gaiola embora com divisão ao meio perto das fémeas mas separados. Estava tudo muito bem, grandes cantores e hoje, só ouvia um cantar e não via o outro, e lá estava ele morto no fundo da gaiola.
O que será que se anda a passar?
Já pus várias hipóteses que acabam sendo anuladas por as fémeas continuarem vivas.
1º pensei se sairiam gazes do esquentador que os matasse mesmo estando desligado mas, todos os outros estão vivos.
2º pensei na comida mas os restantes comem do mesmo.
O que se andará a passar com os machos???
Foram todos comprados na mesma loja, será que o mal está aí?
Peleve
Membro Veterano

domingo fev 11, 2007 5:34 pm

Esqueci de dizer que ambas as fémeas foram de outra loja.
vascogabriel
Membro Júnior
Registado: domingo jan 28, 2007 3:23 am

domingo fev 11, 2007 6:22 pm

Olá,

parece que está mesmo com azar com os machos. Eu é com as fêmeas. Já faleceu a minha querida papagaia doente, a minha primeira canária, uma canária teve de ser amputada recentemente e fracturou parte de uma asa e a minha canária Gloster passou pelas "mãozinhas" da minha gata e teve mesmo a um passinho de ir.
Os canários são muito sensiveis e é dificil de perceber as causas da sua morte e quando estão doentes só aos mais experientes e treinados salvo se for muito óbvio.
Acho que os tem na cozinha e é muito desaconselhável (eu também os tenho) tem de ter cuidado não só com o esquentador mas também com as correntes de ar (especialmente as directas) e o fumo. Como salienta o frio não lhes faz mesmo nada bem, eu coloco sempre uma manta por cima do aviário e gaiolas para os resguardar durante a noite.
Como diz que os machos que compra foram todos da mesma loja, pode ser possível. Eu costumo ver sempre as condições de higiene das gaiolas algumas metem dó. Neste caso nem pergunto mais nada e dou meia volta. Será este o exemplo da loja em que os comprou? Muitos pássaros juntos na mesma gaiola, assim podem transmitir facilmente doenças uns aos outros? Depois gosto de falar com eles primeiro para ver o que sabem pois também não sou nenhum entendido na canaricultura, mas vejo que alguns revelam uma total indiferença pelos mesmos e querem mesmo é vender. Será este o caso?
Se acha que os canários faleceram todos pelo mesmo motivo também pode pedir num veterinário para os autopsiar e assim passa a saber a causa (apesar de esta ideia não ser nada bonita).
Tudo me dá a entender que será da loja
Acho que devia tentar um criador para expor as suas dúvidas e assim conseguir um pássaro com alguma fiabilidade.
Peleve
Membro Veterano

domingo fev 11, 2007 6:27 pm

A loja onde foram comprados é a loja onde habitualmente vou mas não sei mesmo o porquê de morrerem derepente.
Pareciam todos de óptima saúde, sempre cantando e de um momento para o outro, zás, fundo da gaiola.
De momento vou ver se o meu pai não gasta mais dinheiro á toa visto não serem nada baratos e esperar para lhes arranjar melhor o viveiro para onde vão a ver se deixam de apanhar frio e voltam para o quintal debaixo de telha.
Vamos ver no que dá.
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

segunda fev 12, 2007 12:12 am

Boas

Um caso estranho mas que por vezes acontece.

Como diz que as femeas vieram de uma loja e os machos de outra eu ia mais
para as femeas serem portadores de alguma doença para a qual os machos nao tenham imunidade.
Por vezes os criadores de canarios vacinam as suas aves contra a variola, e se dentro de detreminado espaço de tempo forem colocadas aves nao vacinadas em contacto com aves vacinadas, as nao vacinadas morrem em questao de dias.

pode ser que lhe esteja a acontecer algo semelhante.

Exprimente conprar um macho onde comprou as femeas para ver o resultado.

Com os melhores cumprimentos Filipe
Peleve
Membro Veterano

segunda fev 12, 2007 12:14 am

E isso pode acontecer mesmo que as fémeas já tenham uma alguns 3 anos em minha casa e a outra 6 meses???
reduto
Membro Júnior
Registado: quarta nov 01, 2006 3:01 pm

segunda fev 12, 2007 6:10 pm

realmente isso é um pouco estranho.tente desinfectar o local.no caso de morrerem outra vez n faço a minima do que seja.as vezes pode ser que ja tragam a doença da loja onde os compra.
FIL88
Membro

segunda fev 12, 2007 7:46 pm

Boas

Normalmente as lojas compram as aves aos mesmos criadores ano apos ano,

As aves devem estar anilhadas e é muito provavel que o nº de criador seja o mesmo.

Para mim o mais provavel é que as femeas sejam portadoras de alguma doença.

Pode exprimentar desinfectar o local, mas para mim o foco de infeçao sao as femeas.

Peleve
Membro Veterano

segunda fev 12, 2007 8:25 pm

Uma das fémeas tem anilha mas a outra não e nenhum dos canários trazia. O outro que o meu pai comprou junto com este que morreu, ainda se está a aguentar. Se este morrer começo a achar que são eles que vêm doentes. Se sobreviver permanece a dúvida. Elas nunca mostraram sintomas de estar doentes e tendo em conta o tempo que já duram, não sei se estarão doentes.
FIL88
Membro

segunda fev 12, 2007 8:35 pm

Boas, elas podem ser portadores e nao estarem doentes.

Existe a possibilidade de serem os machos a virem doentes da loja.
Podes sempre dar um salto a loja e veres como estao os que eles tem a venda.

Mas ja que falas nisso, nunca compres um canario sem anilha.
Os canarios a criar duram 4 ou cinco anos.
Espera até ao verao e compra canarios deste ano.

Senao arriscas-te a comprar aves estouradas e que nao te vao durar muito tempo.

Peleve
Membro Veterano

segunda fev 12, 2007 8:55 pm

O meu pai tinha pensado em falar com o sr. da loja para saber o que ele tem a dizer á cerca disto. Por acaso não reparei se os canários da outra loja onde costumo ir se estão anilhados. Os mandarins sei que não estão e a fémea que o meu pai comprou lá ainda é viva. Mas agora que isto aconteceu, lembrei que uma das minhas colegas de trabalho tinha um casal de canários que de um momento para o outro também morreu. Tenho que lhe perguntar se a pessoa que lhos deu também os comprou lá que tendo em conta o local onde mora, leva-me a pensar que são de lá.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo fev 18, 2007 12:14 am

Desinfecte bem a gaiola ou gaiolas, lave-as e trate todos os passaros; isso é capaz de ser colibacilose, salmonelas ou algo assim.
Pode mandar fazer uma analise aos passaros num laboratorio especializado que lhe dirão o que fazer; ou pode tentar trata-los com FP20 ou Milagrex e ver no que dá.
Peleve
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 12:25 am

Olá:
Por acaso estava mesmo para vir dar noticias.
O outro canário está vivo ainda e o sr da loja acabou por abrir uma excepção e deu um que lá tinha.
Não sei se foi o caso desta vez mas ele já teve problemas destes com uns canários que comprou a uma senhora e que lhe morreram quase todos.
Só espero que eles se aguentem desta vez.
As gaiolas foram limpas e analisar as aves aqui seria algo talvez impossivel. Não há vets especializados nisso. É praticamente cães e gatos.
Responder

Voltar para “Aves”