Aquario com verdete

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Lau18
Registado: sábado fev 10, 2007 6:04 pm

sábado fev 10, 2007 6:11 pm

:oops: Boa tarde a todos.
Tenho um aquário de aproximadamente 15 litros. À duas semana reparei que este ganhou uma espécie de verdete tanto na parede de fundo como nos objectos de decoração. Mudei 50% da água e limpei-o. Hoje reparei que voltou a ganhar. Fui à loja de animais e comprei o teste ao fosfato. O teste deu negativo. Alguém me pode ajudar a solucionar o problema? Não faço ideia o que seja e já estou a ficar desesperada. Tenho 6 lindos peixes de água fria.

Cumprimentos a todos e votos de um bom fim de semana.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sábado fev 10, 2007 6:21 pm

http://www.aquariofilia.online.pt/forum/
http://www.aquariofilia.net/forum/
http://fins.actwin.com/mirror/pt/
http://www.aquariofiliadigital.com/view ... 37f965a63d

são sites de foruns (os dois primeiros), de perguntas frequentes, e o terceiro é um tópico também de um fórum que responde a uma pergunta semelhante (para aquários de água quente). talvez ajude em alguma coisa...

(não é minha intenção fazer publicidade a nenhum fórum... :lol: que ninguém me leve a mal!)
Lau18

sábado fev 10, 2007 6:32 pm

Obrigado os sites são muito úteis.
:wink:
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado fev 10, 2007 7:49 pm

Não é permitido fazer publicidade a outros fóruns. Se o quiseres fazer utiliza as mensagens privadas.

Para te poder ajudar melhor, responde ás seguintes questões:
Tens o teu aquário num sitio que apanha luz solar?
Quantas horas tens a luz do aquário acesa?
Quais os peixes que tens no aquário?
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sábado fev 10, 2007 7:54 pm

eu não tinha a certeza se podia, se não..peço desculpa só queria ajudar(como disse, não foi com fins publicitários...), até porque nem estou inscrita em nenhum deles. desculpem :(
Lau18

sábado fev 10, 2007 9:15 pm

Silly_Bublle Escreveu:Não é permitido fazer publicidade a outros fóruns. Se o quiseres fazer utiliza as mensagens privadas.

Para te poder ajudar melhor, responde ás seguintes questões:
Tens o teu aquário num sitio que apanha luz solar?
Quantas horas tens a luz do aquário acesa?
Quais os peixes que tens no aquário?
Boa noite
Não apanha luz directa do sol.
A luz do aquário tem estado todo o dia acesa.
Em relação aos peixes, só sei que são de água fria, relativamente pequenos, quanto a espécies de peixe não sei te dizer os nomes.

Obrigado
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

segunda fev 12, 2007 9:12 pm

Lau18 Escreveu:
A luz do aquário tem estado todo o dia acesa.
Todo o dia como, só durante o dia(12horas aprox.), ou dia e noite(24horas)???

cumps
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça fev 13, 2007 8:40 am

Tens excesso de população e deste modo excesso de detritos e deste modo excesso de nutrientes e deste modo um boom de algas.

São muitos e e e e e e ... para disser que necessitas de um aquário maior ou menos peixes.
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

terça fev 13, 2007 1:41 pm

Aquapet Escreveu:Tens excesso de população e deste modo excesso de detritos e deste modo excesso de nutrientes e deste modo um boom de algas.

São muitos e e e e e e ... para disser que necessitas de um aquário maior ou menos peixes.
Bem peço imensa desculpa mas o problema pode não ser de excesso de peixes.

O aparecimento de algas até pode indicar uma boa qualidade da água por mais estranho que pareça!
Mas num aquário de 15 litros talvez seja mesmo excesso de luminosidade!

Nos meus aquas costumo reduzir (quando posso) o tempo de exposição à luz. E isso por si só costuma resolver o problema.
No entanto existem produtos quimicos que as removem eficazmente, mas acabam por poder danificar a restante vida animal e/ou vegetal.

tudo depende da fauna e flora do teu aqua. Se ele for de água quente, e tiveres condições para isso,porque não recorrer aos ottos?! Eles adoram-nas!
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça fev 13, 2007 2:10 pm

Lau18 Escreveu::oops: Boa tarde a todos.
Tenho um aquário de aproximadamente 15 litros..... Tenho 6 lindos peixes de água fria.
Se esses peixes são os comuns de agua fria, é excesso de população, porque esses gajos fazem porcaria que se fartam!!

Convinha dizer a rotina que tem o teu aqua, como já alguém perguntou o tempo de iluminação, outra coisa tpa's e flora do aquário?! Porque se não tens plantas isso também pode ser excesso de nutrientes na coluna de agua e como nada os absorve (plantas de crescimento rápido), "boom" algas verdes a nascer!!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça fev 13, 2007 2:11 pm

Para já, um aquário de 15Litros com 6 peixes de água fria é muito pequeno.
Aconselho-te a comprares um aquário maior.
Há uma regra que maior parte dos aquariofilista utiliza, que é de calcular o volume de água consoante o tamanho que o peixe atinge. O que quer dizer que se um peixe atingir os 5cm vais utilizar 1l por cada centímetro de peixe, ou seja, se o peixe atingir os 5cm são necessários 5litros.
Ora um peixe de água fria pode chegar aos 30cm, faz as contas.

Se a luz ficar ligada por mais de 10h/12h, o verdete é causado por excesso de luz.
Lau18

terça fev 13, 2007 7:33 pm

realmente quem não sabe é como quem não vê.
Bem agradeço-vos a todos as dicas que me deram.
Respondendo a algumas questões que me colocaram eu tinha até domingo a luz do aquário sempre acesa, pois na loja dos animais disseram-me que não fazia mal.
Tenho duas plantas naturais e pelos vistos excesso de povoação :oops: coitadinhos dos meus pequeninos.
Até gostava de comprar um aquário maior mas este é novo, ofereceram-mo no natal :cry:
Bem vou indo e vendo o que acontece. Se não houver solução o remédio vai ser comprar um maior.

Novamente muito obrigado a todos.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta fev 14, 2007 8:40 am

Se o lojista disse isso foi um mau tecnico. O que não significa que a loja seja má e sim que quem atendeu não deu a informação certa.

Coloca o aquário com apenas 8 horas para começar.
Muda a água com mais frequência.
Dá menos comida. E um dia por semana os peixes não comem.
Espera o desenvolvimento da lei do mais forte.
Se o mais fraco morrer retira-o logo para evitar um mal maior.
Responder

Voltar para “Peixes”