lixívia
Moderador: mcerqueira
Olá! Tenho 4 gatos, o que obriga a uma manutenção intensa do caixote das suas necessidades. Sempre que faço a mudança total de areia lavo o caixote e deixo de molho em lixívia usando o segundo. Tenho um gato que anda doente (o veterinário diz que parece ser uma gastroenterite. Lembrei-me agora da possibilidade de ele andar a beber a água com lixívia... alguém sabe o que aconteceria nesse caso?
Obrigado.
Obrigado.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 07, 2006 1:30 pm
Bom dia clicaqui!Sempre que faço a mudança total de areia lavo o caixote e deixo de molho em lixívia usando o segundo.
Então e deixa o caixote com lexivia ao alcance dos gatos??!! É que,tal como não se deve deixar produtos tóxicos ao alcance de crianças,o mesmo se aplica aos animais!
Ai coitadinho do bixano!! Talvez esteja intoxicado!!Lembrei-me agora da possibilidade de ele andar a beber a água com lixívia... alguém sabe o que aconteceria nesse caso?
E já comunicou essa possibilidade ao vet? Penso que seja a atitude mais indicada!
Já tinha referido antes essa hipótese, mas os sintomas não eram exactamente estes que ele agora manifesta. Desde o fim de semana que ele vomita várias vezes (ele sempre vomitou, por isso já estava a ser tratado, agora tornou-se muito regular e é practicamente só baba amarelada). Mas quais os sintomas de intoxicação com lixívia e qual o tratamento?
-
- Membro Veterano
Olhe clicaqui,pelo pouco que eu sei,seja em humanos ou em animais, vómito e espumar,é sinal de intoxicação. Não sei se a lexivia da sintomas expecificos e nem qual o seu tratamento,de qualquer forma,aconselho-o/a a levar o bixinho a um vet,pois só ele lhe poderá fazer um diagnóstico correcto e prescrever um tratamento. Mesmo que alguém aqui no forum ja tenha passado por algo semelhante,duvido que lhe indiquem qualquer tipo de tratamento,pois cada caso é um caso.
Eu por exemplo,tive um gato preto de pulgas que tive de dar banho com um produto muito forte, Resultado: o animal fartava-se de miar,babar e espumar e a culpa foi toda minha que não doseei correctamente o produto. Depois de contar ao vet,foi-lhe aplicada uma injecção e passadas umas horas parecia que não tinha acontecido nada!
Mais uma coisa,se o vet "acha" ser uma gastroenterite,não prescreveu nenhum tratamento?
Eu por exemplo,tive um gato preto de pulgas que tive de dar banho com um produto muito forte, Resultado: o animal fartava-se de miar,babar e espumar e a culpa foi toda minha que não doseei correctamente o produto. Depois de contar ao vet,foi-lhe aplicada uma injecção e passadas umas horas parecia que não tinha acontecido nada!
Mais uma coisa,se o vet "acha" ser uma gastroenterite,não prescreveu nenhum tratamento?
Última edição por kikabruna em terça fev 13, 2007 11:05 am, editado 1 vez no total.
Sim prescreveu, no entanto a frequência dos vómitos aumentou exponencialmente. Este gato sempre vomitou, muitas vezes logo depois de comer, ou em ocasiões indeterminadas. Às vezes parecia querer vomitar, geralmente depois de situações de stress (às vezes ele pega-se com um dos outros), e o vet considerou que ele teria asma (tomou corticóides). Por tudo isto, quando ele vomita não fico muito alarmado, é um gato forte, robusto e bem disposto. O cenário dos últimos 4 dias é diferente e hoje vou com ele ao vet. Queria apenas recolher informações para poder filtrar a informação que transmito ao vet para não o confundir.
-
- Membro Veterano
Pois o gato é seu e ninguém melhor para o conhecer,talvez já tivesse algum problema...Eu não posso ajudá-lo/a por mais que quisesse,pois não tenho conhecimentos sobre problemas/medidas a adoptar nesses casos. O melhor mesmo é levá-lo ao vet e colocar o tabuleiro em desinfecção em sito que não fique ao alcance dos animais. As vezes têm atitudes estranhas, o meu por ex. tem a mania de beber xixi do penico da bebe.É só a gente se descuidar a despejar que ele tá logo lá!
Boa tarde
Se ajudar alguma coisa
, extraído do site da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto :
"Riscos para a saúde do Hipoclorito de Sódio:
Por contacto:
A altas concentrações (mais de 13%) irrita a pele e pode causar queimaduras profundas e inflamações. Contactos repetidos podem causar dermatose.
Em contacto com os olhos causa irritação intensa, lacrimejamento e inchaço das pálpebras. Risco de lesões graves ou permanentes do olho.
Por inalação:
Os vapores de NaClO são irritantes para o aparelho respiratório causando tosse e irritação intensa do nariz e garganta. Exposições prolongadas causam danos severos ao sistema respiratório (edema de faringe, laringe e pulmonar).
Por ingestão:
Pode provocar queimadura da boca, náuseas e vómitos sanguinolentos, colapso respiratório, delírio, coma e possível perfuração do esófago e estômago.
Altas concentrações podem mesmo ser fatais.
Se se ingere 3-6% de lixívia (branqueador doméstico), dá-se a irritação gastrintestinal.
Se ultrapassar 10% pode mesmo causar lesões corrosivas graves na boca, na garganta, esófago e estômago, acompanhados de hemorragia, perfuração, e eventualmente morte.
Mas o meu conselho é que oiça uma 2ª opinião
As melhoras
Cristina
Se ajudar alguma coisa

"Riscos para a saúde do Hipoclorito de Sódio:
Por contacto:
A altas concentrações (mais de 13%) irrita a pele e pode causar queimaduras profundas e inflamações. Contactos repetidos podem causar dermatose.
Em contacto com os olhos causa irritação intensa, lacrimejamento e inchaço das pálpebras. Risco de lesões graves ou permanentes do olho.
Por inalação:
Os vapores de NaClO são irritantes para o aparelho respiratório causando tosse e irritação intensa do nariz e garganta. Exposições prolongadas causam danos severos ao sistema respiratório (edema de faringe, laringe e pulmonar).
Por ingestão:
Pode provocar queimadura da boca, náuseas e vómitos sanguinolentos, colapso respiratório, delírio, coma e possível perfuração do esófago e estômago.
Altas concentrações podem mesmo ser fatais.
Se se ingere 3-6% de lixívia (branqueador doméstico), dá-se a irritação gastrintestinal.
Se ultrapassar 10% pode mesmo causar lesões corrosivas graves na boca, na garganta, esófago e estômago, acompanhados de hemorragia, perfuração, e eventualmente morte.
Mas o meu conselho é que oiça uma 2ª opinião
As melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Este é o sintoma, no entanto a lixívia não é branqueadora é para limpeza. Imagino que tenha maior concentração.
Se ultrapassar 10% pode mesmo causar lesões corrosivas graves na boca, na garganta, esófago e estômago, acompanhados de hemorragia, perfuração, e eventualmente morte.[/color]
Não me parece que tenha estes sintomas.
Já o levei para o veterinário e ficou internado a soro para observação.
Obrigado pela ajuda.
Este é o sintoma, no entanto a lixívia não é branqueadora é para limpeza. Imagino que tenha maior concentração.
Se ultrapassar 10% pode mesmo causar lesões corrosivas graves na boca, na garganta, esófago e estômago, acompanhados de hemorragia, perfuração, e eventualmente morte.[/color]
Não me parece que tenha estes sintomas.
Já o levei para o veterinário e ficou internado a soro para observação.
Obrigado pela ajuda.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

Ainda bem que só agora li este post

A lixívia é um óptimo desinfectante quando bem manuseado e doseado.
mesmo quem lava o chão com lixívia, deve sempre, posteriormente, passar com uma ou até mais águas, até neutralizar o mais possível e depois, secar com um pano. Só depois se deve deixar que os animais o pisem.
Se pensa que ingeriu... realmente na net não era o local para resolver a situação...acho que fez bem em levá-lo ao vet.
Boa sorte e as melhoras do gatinho. Só espero que não tenha passado dum susto.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>