Rafeiro do Alentejo e Serra da Estrela - PERIGOSOS?????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta fev 09, 2007 8:13 pm

cindye Escreveu:O que me choca a mim foi a "explicação", que o Sr. Presidente da Associação do Rafeiro do Alentejo, deu ao Jornal da Noite da SIC no passado dia 23 de Janeiro :roll: :roll:

Quando questionado sobre a sua raça constar na lista dos potencialmente perigosos em Itália, este senhor "defende-se" acusando outra raça :roll: ............ "perigosos?! perigosos são os Rottweilers" !!!!

É triste, mas infelizmente é o que temos :roll:
É assim daquelas coisas de se ficar a pensar ...será que ouvi bem?! :o E a verificar se era mesmo um representante ou era o ti Manel, nos desabafos...mas não, era mesmo o Sr. :)
Uma pessoa que representa uma associação de raça... em horário nobre sair-se com pérola destas, não tem desculpa; não é o ti Manel.

FBC Escreveu:O problema não foi apenas falar de outra raça, mas sim o que disse de outra raça. o Rotteweiller não é fruto de cruzamentos, como foi referido, (mesmo que fosse não fazia da raça mais ou menos perigosa) mas é uma raça muito antiga de cães de gado, tal como o Rafeiro do alentejo.
O senhor em causa, além da opinião preconceituosa, manifestou grandes desconhecimentos de canicultura, para alguem que está ligado a uma associação canina.

Considero que até foi positivo, estas raças portuguesas serem consideradas potencialmente perigosas em Italia e isto ter vindo para a comunicação social, pois isto só desacredita as listas das "potencialmente perigosas". Lista essa que é ridicula seja qual for a lista.
Qualquer cão é potencialmente perigoso
Exactamente...falou como um ti Manel.

Ele a «limpar» a imagem da raça que representa, prejudicou outra, sem com isso contribuir em nada para ajudar a que representa. Ele até deu credibilidade [ao povo que está longe de saber do assunto... (vai um Sr ao telejornal), até pensam que é alguém competente] às listas dos P.P., em especial, à Portuguesa. Eu não tenho ideia que isto desacredite a lista das P.P., estende um pouco mais o preconceito...talvez.

Pode ser que os "motivos/interesses" que os afastaram de estar incluidos na lista, deixem de ter influência e se juntem aos outros.

canildepaiopires Escreveu:Porque será que o Português gosta mais de criticar o próprio Português??????
Vamo-nos unir e defender o que temos independentemente ser a raça A, B ou C.
É até cómico dizer isto depois do "erro" que cometeu o representante da "sua" raça...!

Eu nunca ouvi nenhum representante da raça rottweiler, catalogar outra raça de perigosa.
O que eu vi, na altura devida, não foi nenhuma união e, continuo a não ver, muito pelo contrário; a começar pelos representantes da "sua" raça.

O rottweiler já está na lista ...agora só poderá estar em risco entrar mais uns quantos, sair de lá... não saem de certeza.

Agora se me perguntar se ficava feliz, caso entre mais alguma raça para engrossar a lista dos P.P....Não gostava.
canildepaiopires
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 10, 2007 7:41 pm

BLABLABLA BLABLABLA

Se ouver alguém interesado em falar sobre o RAFEIRO DO ALENTEJO pode contactar-me para o meu email privado.

Aqui garantidamente não respondo mais.

Cumprimentos :lol: ,
Helena
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

sábado fev 10, 2007 9:58 pm

Caro Paulo C,

Acho muito bem que se preocupe e defenda as raças que tem...deixe os outros fazer o mesmo!! Do pouco que aqui venho ao fórum, acho que os seus comentários são sempre interessantes e concordo com a maior parte deles... Mas ...Por acaso tem algum cão de raça portuguesa? Do pouco que eu conheço deste fórum penso que não. Provavelmente as raças que tem em sua casa e que de certo lhe dão muitas alegrias são raças que foram criadas "lá fora". Foram seleccionadas, apuradas e postas ao (seu) "dispor" do mundo por aficcionados, pessoas que desejaram criar um tipo de cão específico e fazer com que outras pessoas se identificassem com as suas características.

Estas raças chegam-nos (a Portugal)já feitas...com isto não quero de maneira nenhuma desvalorizar o bom trabalho que alguns criadores nossos fazem com raças estrangeiras..mas de facto estes criadores têm que ir buscar cães lá fora para começar as suas linhas e o seu trabalho/gosto é apurar/melhorar essas linhas.

Agora imagine o que é trabalhar com a jóia em "bruto", quase que criar uma raça. Porque apesar das nossas raças já existirem há muitos mais anos que outras, o verdadeiro apuramento e selecção só recentemente começou...e a prova são a enorme quantidade de RI de raças portuguesas que surgem todos os anos. É um desafio criar raças portugueses, um bom desafio e muito gratificante quando se sente que se faz parte da história de uma raça. Por aqui, neste nosso pequeno país, ainda temos essa oportunidade fantástica!!! É natural que estas pessoas que fazem este trabalho com as nossas raças, se sintam indignadas ao ver esta lista ridícula (como as outras listas, mas neste tópico está em questão a italiana!!) incluir raças que Itàlia nem conhece ( e se calhar com esta lista nem vai conhecer).
Ainda bem que pessoas se insurgiram com esta lista...ainda bem que protegem aquilo que vêm nascer cá, criar e vingar em várias partes do mundo!

Cumprimentos
Inês C
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 11, 2007 1:09 am

Ines2002 Escreveu: Agora imagine o que é trabalhar com a jóia em "bruto", quase que criar uma raça. Porque apesar das nossas raças já existirem há muitos mais anos que outras, o verdadeiro apuramento e selecção só recentemente começou...e a prova são a enorme quantidade de RI de raças portuguesas que surgem todos os anos.
:o :o :o :o
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 11, 2007 12:32 pm

Cara Inês,
Como não quero admitir que não tenha percebido absolutamente nada do que escrevi, vou assumir que fui eu que não me fiz entender.
Eu não tenho NADA contra o rafeiro do alentejo, ou sequer contra as pessoas que de uma forma ou de outra contribuem para a sobrevivência da raça!! O que eu tenho contra é as pessoas que, mostrando ELES SIM um completo desrespeito pelos proprietários, criadores e amantes de outras raças, usam o ataque a essas raças para 'defenderem' a sua!
Há muitos argumentos válidos para atacar as 'listas de raças potencialmente perigosas', sejam em Portugal, na Itália ou na Lituânia, sem necessidade de atacar raça nenhuma!! A forma como este senhor em concreto se expressou, no meu ponto de vista, descrebiliza-o a ele próprio e, quando muito, a associação que representa e que o acolhe como dirigente. Quanto à raça 'Rafeiro alentejano' é apenas uma vitima como outras, e em nada a minha intervenção visa atacá-la ou a quem del a gosta.
Espero que agora me tenha feito entender ;)

Quanto à D. Helena,
Como este não é um forum do rafeiro alentejano, e como o tema 'raças potencialmente perigosas' tem muito mais a dizer para além de falar nesta raça em concreto, não estou a perceber a sua 'birra'!!! Permita-me que lhe diga que se a Sra. quer falar sobre CÃES e todos os temas com eles conexos, é muito bem vinda por aqui. Se apenas quer falar do rafeiro do alentejo, sugiro que crie um forum específico para a raça e depois faça o que achar melhor.

Cumprimentos
Paulo C.
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

domingo fev 11, 2007 8:54 pm

PauloC:
Pois esse senhor que mencionou outra raça visando defender a "sua" teve uma saída infeliz...muito infeliz mesmo, mas as respostas do Paulo neste tópico não tiveram exclusivamente a ver com esse senhor...pelo menos daquilo que me foi dado a entender ...parece-me que a sua posição foi mais de desvalorizar a preocupação real que alguma pessoas sentem ao ver o Rafeiro incluído nesta lista,(nunca mencionei que você não dava valor à raça) porque os Rotts e outros já lá estão há muito tempo e portanto seria inútil (e provavelmente será, mas tentar nunca custou nada) tentar reverter a situação porque nunca se conseguiu faze-lo até hj....

Cindel:
Não percebi as suas exclamações. Como é óbvio as raças portuguesas já existem há muitos anos, mas ainda há alguma heterogeneidade em algumas, porque não tinha havido uma selecção e apuramento rigorosos...senão o porquê de tantos RI? Sabe concerteza como eram a maioria dos Serras pêlo comprido do ínicio do século XX e como são hj, prova da evolução desta variedade e sua expansão no mundo depois do seu melhor apuramento? E no outro extremo, sabe da dificuldade em arranjar um bom exemplar Serra de pêlo curto (conjungando carácter e beleza) ou de Podengo Grande? Concerteza que deve saber.
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 12, 2007 8:54 am

Confesso que também não percebo nada do que a Inês quer dizer, mas quanto às suas questões:

- há muitos RI porque a população é pequena e é benéfico introduzir "sangue" novo para aumentar o "pool" genético

- os Serras do princípio do séc XX eram diferentes dos de hoje tal como acontece com muitas outras raças

- quanto a ser difícil arranjar um exemplar de Serra de pêlo curto ou Podengo Grande (já nem falo em bom ...) é porque há poucos.

Agora explique-me lá o que é que isto tem a ver com listas de cães perigosos ...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 12, 2007 9:50 am

PauloC:
Pois esse senhor que mencionou outra raça visando defender a "sua" teve uma saída infeliz...muito infeliz mesmo, mas as respostas do Paulo neste tópico não tiveram exclusivamente a ver com esse senhor...pelo menos daquilo que me foi dado a entender ...parece-me que a sua posição foi mais de desvalorizar a preocupação real que alguma pessoas sentem ao ver o Rafeiro incluído nesta lista,(nunca mencionei que você não dava valor à raça) porque os Rotts e outros já lá estão há muito tempo e portanto seria inútil (e provavelmente será, mas tentar nunca custou nada) tentar reverter a situação porque nunca se conseguiu faze-lo até hj..
Pois percebeu mal, ou eu expliquei-me mal. A minha intervenção não tinha de facto a ver apenas com a 'saída' desse senhor, mas não pretendi de forma nenhuma atingir os demais amantes da raça. O que eu quiz fazer foi mostrar a minha estranheza e desapontamento pelo facto das pessoas (em geral) apenas mostrarem interesse e precupação pelas coisas quando vêem na "Lista" a sua queriada raça. Temos uma listade raças potencialmente perigosas EM PORTUGAL, e as pessoas apenas se preocupam com uma lista Italiana, porque lá estão duas raças portuguesas??!! Parece que a lista em si mesma não é motivo de preocupação ou de manifestações de desagrado, independentemente das raças que lá estão! Só quando a 'nossa' raça lá está se resolve levantar a voz e aí pedir o apoio dos outros!!
Mais do que nunca, isto faz-me lembrar aquele texto de Martin Niemoller:
"Primeiramente eles vieram pelos Judeus
e eu calei-me, porque eu não era Judeu.
Depois vieram pelos comunistas
e eu calei-me porque eu não era comunista.
Depois vieram pelos Sindicalistas
e eu calei-me porque eu não era um sindicalista.
Depois eles vieram pela minha pessoa
e já não havia ninguém para falar por mim.

Todos viram a Lista portuguesa ser implementada, mas quantos se manifestaram ou fizeram alguma coisa contra ela, sem ser os donos das próprias raças que lá estão incluídas? Poucos, certamente......!! Entendem agora como é sentirem-se sem ter ninguém para protestar do vosso lado!!
E digo mais, Portugal não é diferente da Itália, porque na nossa lista não estão algumas raças portuguesas, exactamente apenas por serem portuguesas! Bastava ver alguns dos projectos-lei iniciais para constatar isto, porque estavam lá raças portuguesas. Ou seja, a hipocrisia é a mesma, e a falta de fundamentos para defender a inclusão de uma ou outra raça é exactamente a mesma! O CPC em vez de andar a escrever cartas ao embaixador de Italia a pedir explicações sobre a inclusão destas raças na lista, bem que podia ter poupado nos selos e perguntado aos nossos legisladores quais as razões da inclusão das raças na nossa lista. As respostas eram concerteza idênticas às que o embaixador da Itália vai dar !

Cumps
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 12, 2007 6:25 pm

Ines2002 Escreveu:Cindel:
Como é óbvio as raças portuguesas já existem há muitos anos, mas ainda há alguma heterogeneidade em algumas, porque não tinha havido uma selecção e apuramento rigorosos...
As raças caninas (portugueses neste caso) sempre existiram. Aliás, foi a existencia de um nucleo duro de exemplares, relativamente homogeneos em morfologia e função que permitiu tal!

Por isso, acho perfeitamente descabido dizer que :
quase que criar uma raça. Porque apesar das nossas raças já existirem há muitos mais anos que outras, o verdadeiro apuramento e selecção só recentemente começou...
O verdadeiro apuramente e selecção remonta muito antes do primeiro estalão ter sido escrito. Remonta aos pastores, aos agricultores e a todos os restantes que criaram as raças (consciente ou inconscientemente).

Aos criadores de hoje, aqueles que como diz "apuram e selecionam" só lhes compete manter as raças fieis às suas origens e melhora-las em adultera-las.

Afinal, quantas vezes foi o estalão do Serra mudado? Do Podengo? 2, 3, 4vezes em pormenores?

Pois é, e esses mesmos estalões (que são praticamente iguais aos de origens) foram baseados no tal nucleo duro de cães já existentes ..

Vide o CGT e o Barbado... populações relativamente homogeneas, existentes já à (há) muitas decadas ... E sem haver, como a Ines disse, "um apuramento e selecção rigorosa"
Ines2002 Escreveu:senão o porquê de tantos RI?
O que é que o RI tem a ver com isto?

A existencia do RI é não só pela razão que a Sealords referiu mas tambem porque ainda há muito cãozinho, que viva aí nos montes ou em pessoas particulares e que encarnam o estalão perfeitamente.
O RI existe para permitir a esses mesmos cães serem registados ..
Ines2002 Escreveu:Sabe concerteza como eram a maioria dos Serras pêlo comprido do ínicio do século XX e como são hj, prova da evolução desta variedade e sua expansão no mundo depois do seu melhor apuramento?
Acha os cães assim tão diferentes? Curioso eu não acho ..

Ainda mais curioso é se o estalão do Serra de 32 é praticamente igual ao de hoje em dia E se o estalão de 32 foi baseado em cães que já existiam na altura E se os criadores criam para o estalão, como é que podem ser diferentes?
Ines2002 Escreveu:E no outro extremo, sabe da dificuldade em arranjar um bom exemplar Serra de pêlo curto (conjungando carácter e beleza) ou de Podengo Grande? Concerteza que deve saber.
E? O que é que a falta de interesse hoje em dia por essas raças interessa para aqui?

Mas até lhe digo, de certeza que quando ainda "nao havia o verdadeiro apuramento e a verdadeira selecção" tais raças eram muito mais populares que são hoje em dia. Dá que pensar, não dá?
nezitah
Membro Júnior
Registado: segunda fev 12, 2007 1:53 pm

segunda fev 12, 2007 6:32 pm

eu tenho um serra da Estrela e é dos caes mais fofos, mais brincalhoes e mais atenciosos connosco!!sempre bem disposto!! =)
aliás, adoptamos tambem um pequeno pastor alemao, inicialmente, estranhou-o, pouco depois já lhe dava beijinhos e limpava-lhe as orelhinhas!!trata-o como um filhote!!apesar de ser apenas 1/2 meses mais velho.aliás, muitas vezes quando estão na brincadeira deixa-o "ganhar" (lol) quando só com uma pata era capaz de o deitar a baixo.
ainda gostava de saber quais os critérios que levaram a considerá-lo uma raça perigosa .. :evil:
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

terça fev 13, 2007 6:44 pm

Na rtp1 esteve a dar agora 3 minis reportagens sobre o serra da estela e o rafeiro alentejano exactamente por causa da tal lista italiana de cães agressivos.
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

terça fev 13, 2007 9:57 pm

Por acaso sempre que se discute a questão dos Potencialmente perigosos põe-se a tónica no temperamento de determinada raça por comparação às restantes, quando penso que na maioria das vezes o que leva à classificação de certa raça como Potencialmente perigosa seja mais o dano potencial que esta possa causar.

Ou seja, não é tanto o facto de o Rott ser mais ou menos agressivo do que o Pinscher mas sim o potencial que o Rott tem de causar danos mais graves do que o Pinscher.

Eu pessoalmente não tenho qualquer problema com qualquer raça, penso é que infelizmente como não hà controlo sobre quem pode ou não possuir um cão (seja de que raça for), exerce-se o controlo sobre o próprio animal.

O correcto (uma utopia certamente) seria catalogar não as raças mas os donos, ou seja, haver uma listagem de donos potencialmente perigosos.

Mas até là... vai-se catalogando os cães.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 14, 2007 10:27 am

Não me parece com isto que o Hitman esteja a querer dizer que o "dano potencial" que pode ser causado por um Rottweiler é superior ao que pode ser causado por um Cão Rafeiro Alentejano ou por um Cão da Serra da Estrela, certo? É que, no contexto deste tópico e da afirmação do tal senhor de uma certa associação, não sei se entendi a sua intervenção!!
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta fev 14, 2007 10:48 am

hitman6 Escreveu:Ou seja, não é tanto o facto de o Rott ser mais ou menos agressivo do que o Pinscher mas sim o potencial que o Rott tem de causar danos mais graves do que o Pinscher.
PauloC Escreveu:...não sei se entendi a sua intervenção!!
É simples ;)

Ele quis dizer que uma dentada de um Rott, provoca muito mais danos que a dentada de um Pinscher! Penso que foi mais ou menos isso que ele quis dizer, não? Vamos aguardar...
No entanto, já vi que este tópico vai ser loooooooonnnngo como outros que por aí andam. Coragem Paulo, coragem... :lol: :lol: :wink:

Abraços
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quarta fev 14, 2007 4:20 pm

O que eu disse é que se coloca a tónica da discussão no temperamento do cão, e o que me parece é que não é tanto o temperamento, mas sim o potencial fisico de provocar o dano que é avaliado. E se de facto fôr esse o critério pode entender-se o porquê destas raças constarem na listagem.

Mas isso não significa que eu ache que é um bom critèrio...
Responder

Voltar para “Cães”