Boa tarde,
Hoje quando estava a sair do trabalho á hora do almoço reparei num belo canto de Chamariz (aqui dão-lhe esse nome) em cima dos fios do telefone, qual é o meu espanto que quando olho para a ave reparo que é de uma cor completamente diferente da normalidade das Chamarizes, pois esta é quase amarela. Depois em conversa com colegas meus, disseram-me que no ano passado já rondava por aqui esta ave. Vou tentar tirar foto com objectiva para meter aqui. Embora já tivesse houvido falar destes casos raros nunca tinha visto nenhum em aves silvestres.
Soube foi de uma pessoa que tinha pombos e rolas juntas e que um casal teve 2 anos seguidos aves de pombo/rola, vi as ditas aves e eram mais parecidas com pombos, mas com as penas matizadas.
Simples curiosidades que queria partilhar com voçês.
Alguém sabe de casos idênticos ?
Cumprimentos,
João Ferreira
Curiosidade
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
O chamariz (Serinus Serinus) macho tem bastante amarelo, por isso o que descreve aparentemente é uma coisa normal! A fêmea é que é mais acastanhada e tem apenas um pouco de amarelo nas costas (eu sei porque tenho uma
).
Aqui está uma foto de um chamariz macho:

Aqui está uma foto de um chamariz macho:

Melros com penas brancas são raros mas aparecem sim..........eu já vi alguns; são mutações que acontecem, expontaneamente na natureza, que a biologia explica.
Quanto ao chamariz......na época de acasalamento, o macho tem tonalidades muito amarelas ( nesta altura do ano); talvez haja mutações, talvez haja subespecies como acontece com o pintassilgo, talvez o tipo de alimentação, a temperatura, o clima, a quantidade de sol, tb tenham a sua influencia.
Quanto ao chamariz......na época de acasalamento, o macho tem tonalidades muito amarelas ( nesta altura do ano); talvez haja mutações, talvez haja subespecies como acontece com o pintassilgo, talvez o tipo de alimentação, a temperatura, o clima, a quantidade de sol, tb tenham a sua influencia.
PauloC o Chamariz que descrevo nada tem de normal, pois o amarelo na sua foto é uma amarelo vivo, esverdiado e o pássaro que observei é um amarelo esbatido, pálido. Se a oportunidade o permitir vou tirar foto e colocar aqui.
Cumprimentos,
João Ferreira
Cumprimentos,
João Ferreira