Cortar os pelos com os dentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sonic
Membro
Registado: quinta set 18, 2003 12:32 am

quinta fev 15, 2007 3:06 pm

Boas!
Venho aqui questionar um problema que já se arrasta à algum tempo com o meu Parson Russel, e quero desde já dizer que o levei ao vet umas quantas vezes, até a mais do que um.

Desta vez é uma alergia em que ele corta os pelos com os dentes, passa o dia nisto, como se tivesse uma comichão imensa..
Parece que foi lá alguem com uma maquina rapar umas partes (onde ele chega)!

Nas idas ao vet, já tomou desde anti-alergicos (atarax entre outros), Sporanox, e até Cortisona (que funciona mas só enquanto toma e obviamente não queria repetir algo tão forte).

Alguem já terá passado pelo mesmo?
O estranho é que o tenho há mais de 3 anos, e durante 2 anos e tal nunca sofreu deste mal, nem eu me recordo de trazer algo diferente cá pra casa que lhe possa provocar esta reacção..
O Criador disse que até poderia ser da fraca qualidade das racções, mas sempre lhe dei Hills Borrego, não tou a ver muitas mais hipoteses de rações melhores!

Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos

Nuno
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 15, 2007 3:36 pm

E a pele dele está em bom estado? Quer dizer, só se limita a arrancar o pelo mas a pele está saudável?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sonic
Membro

quinta fev 15, 2007 4:01 pm

Sim, a pele está normal, fica apenas um pouco avermelhada no local onde ele acabou de cortar...mas não consigo notar nada de anormal na pele.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta fev 15, 2007 4:19 pm

boa tarde

E parasitas, notou alguns recentemente (p.e. pulgas)?

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
sonic
Membro

quinta fev 15, 2007 4:22 pm

nenhum....e até seria facil notar visto que praticamente não tem pelo..
os vets dizem que é alergia...agora não sei a que..
mce
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 4:27 pm

Mudou de shampoo, escova, manta? Fez alguma alteraçao em casa que lhe possa ter provocado alergia (tapetes, p.e.)? Mudou de detergente do chão?

Suponho que já fizeram exames microscópicos....
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
sonic
Membro

quinta fev 15, 2007 4:39 pm

mudei de shâmpo para um anti-alergico mas já depois de começar a alergia..
em termos de produtos limpeza também mudamos, não houve material novo para o cão e o que havia foi todo lavado..

exames microscopicos não fizeram....refere-se exatamente a que?
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 4:48 pm

A questão das pulgas é pertinente. Costuma resolver-se com program e coleira ou pipeta.

Poderá também estar com stress. É um animal com pouca actividade?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta fev 15, 2007 4:52 pm

É estranho de facto...

Há uns tempos atrás o meu cão começou com umas coceiras desenfreadas e sem razão aparente...
Sempre usei o mesmo champô, os mesmos detergentes em casa, pulgas e carraças nem sinais delas e mesmo com a Scalibor nunca tinha manifestado sinais de alergias.
A única alteração que tinha feito foi precisamente na marca da ração (igualmente Super Premium), mas houve ali qualquer coisa que lhe começou a desencadear uma reacção alérgica... voltei à ração de sempre logo a seguir e as coceiras passaram.
O seu cão come essa mesma ração há muito tempo ou foi uma alteração relativamente recente?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
sonic
Membro

quinta fev 15, 2007 5:01 pm

Come esta ração desde que se tornou adulto...mais de 2 anos portanto..

Stress? talvez... é um cão que poderia fazer mais exercicio, mas também não para muito quieto cá em casa...sempre foi assim, faz parte da raça.
LuMaria
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 5:13 pm

Eu experimentava jogar com o program e o remédio para as pulgas para excluir essa parte. Os animais não precisam de ter pulgas para manifestar a alergia, basta uma pulga sebosa picá-los e ir embora.

Experimentava mais exercicio também. Mais saidas e mais distracções :wink:
aintshe
Registado: terça jan 23, 2007 12:01 am

quinta fev 15, 2007 5:20 pm

boa tarde. Tive em tempos um problema parecido, mas no meu caso, o meu cão não "cortava " o próprio pelo, "cortava " o dos outros. Deixou-me uma cadela praticamente tosquiada. No caso dele, o problema era únicamente comportamental.
De entre os vários cães que tenho, ele só roía o pelo dos que mais gostava e apenas quando pretendia manifestar carinho. Sob o ponto de vista dele, era um comportamento normal, uma forma de mostrar aos outros que gostava deles.
Depois de debelar todas as hipoteses de origem física experimente assustá-lo quando ele estiver roer o pelo, por exemplo, deixando cair ao pé dele (ou atirando de longe), sem lhe acertar, qualquer coisa barulhenta (no caso do meu, atirava o comedouro dele, de inox, que faz um barulho tremendo) sem que ele se aperceba da sua proximidade, de forma a que ele associe o facto de roer o pelo à ocorrência de algo desagradável. Repita várias vezes, se necessário. Pode ser que resulte. Com o meu, foi a única coisa que resultou.

Boa sorte
amil
Registado: sexta mai 19, 2006 1:22 pm

quinta fev 15, 2007 5:50 pm

A minha cadela faz exactamente o mesmo, ou seja, passa o dia a coçar-se com as patas e com os dentes (arrancando pelo, e deixando enormes peladas pelo corpo).

Ao inicio o vet pensava q era sarna. Mas não.
Depois, julgava que era stress. Mas não.
Finalmente, e depois de ter feito uma biópsia e análise laboratorial concluiu-se que era alergia alimentar.

O problema maior é saber exactamente a quê.

O que nos foi sugerido pelo vet, e que tem resultado, foi não lhe dar nada (mesmo NADA!) para comer a nao ser ração hipoalérgica da Royal Canin.

Boa Sorte!
mce
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 6:23 pm

sonic Escreveu:exames microscopicos não fizeram....refere-se exatamente a que?
A raspagens e posterior exame microscópico para deteção de presença de bactérias, fungos, ácaros ou outros microorganismos

Cristina
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 15, 2007 7:01 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 2:33 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”