Cão com caracter dominante...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quarta fev 14, 2007 9:09 pm

Não vejo nenhum inconveniente em o cão comer após o dono...

Não se deve é ficar com a ideia de que é assim que se ensina o cão a reconhecer o dono...
Não deveria é ter que se chegar a isso... todas as duvidas que o cão pudesse ter acerca da liderança ficam esclarecidas quando se treina o cão.

E não é preciso que seja numa escola... nós hoje temos essa sorte, mas à muitos anos que se adestram cães, mesmo antes de haver escolas de treino... (os pastores, os caçadores... etc)

O treino torna essa questão irrelevante.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta fev 14, 2007 10:02 pm

hitman6 Escreveu:Não vejo nenhum inconveniente em o cão comer após o dono...

Não se deve é ficar com a ideia de que é assim que se ensina o cão a reconhecer o dono...
Não deveria é ter que se chegar a isso... todas as duvidas que o cão pudesse ter acerca da liderança ficam esclarecidas quando se treina o cão.
Não é assim que se ensina na totalidade, mas esta é também uma forma de reforçar o treino. ;)
hitman6 Escreveu: E não é preciso que seja numa escola... nós hoje temos essa sorte, mas à muitos anos que se adestram cães, mesmo antes de haver escolas de treino... (os pastores, os caçadores... etc)

O treino torna essa questão irrelevante.
É como tudo... Antigamente não existia tanta informação acerca deste assunto. Uns cães aprendiam de uma maneira e outros de outra conforme a sensibilidade (ou falta dela) por parte dos donos...
Mas ainda bem que existem cada vez mais escolas. É que mesmo quem já "sabe tudo" acaba sempre por aprender mais qualquer coisa quando as começa a frequentar! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
hitman6
Membro Veterano

sábado fev 17, 2007 3:09 am

É que mesmo quem já "sabe tudo" acaba sempre por aprender mais qualquer coisa quando as começa a frequentar!
Foi o o seu caso?[/code]
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado fev 17, 2007 5:03 pm

hitman6 Escreveu:
É que mesmo quem já "sabe tudo" acaba sempre por aprender mais qualquer coisa quando as começa a frequentar!
Foi o o seu caso?[/code]

Não sei se reparou que pus o "sabe tudo" entre aspas.....
Não me refiro a mim porque não sei tudo nem tenho tal pretensão, mas apenas de forma figurada, "falei" para a geral!
Saiba-se muito, pouco, nada ou assim-assim de cães, vale sempre a pena frequentar uma boa escola de treino para cães se houver essa possibilidade e vontade. Apredemos nós donos com os nossos cães e com os cães dos outros alunos.

Espero ter sido explícito desta vez.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

sábado fev 17, 2007 7:54 pm

Eu pssoalmente tambem não vejo razão para o animal ser incomodado durante a refeição. Eu levo-lhe a malga para o respectivo sitio, mando-o sentar e ele só come quando eu mando, depois vou-me embora e deixo-o comer descansado. Já sucedeu foi começar a comer sem ordem e ai tiro-lhe a comida e obrigo-o a sentar novamente.

Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?

Normalmente os caes comem 2 vezes por dia (de manha e á noite) fora do nosso horário das refeições. Cá em caso fizemos um pacto, nem o dono o aborrece quando ele come nem ele tem direito ao local (cosinha) durante as refeições do dono. Como alguem já disse as horas de refeição são sagradas.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sábado fev 17, 2007 8:36 pm

Boas!
e ele só come quando eu mando, depois vou-me embora e deixo-o comer descansado. Já sucedeu foi começar a comer sem ordem e ai tiro-lhe a comida e obrigo-o a sentar novamente.
Posso-lhe perguntar porque usa este "ritual"? É que talvez responda à sua pergunta_ "Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?"
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

sábado fev 17, 2007 9:03 pm

canary Escreveu:Boas!
e ele só come quando eu mando, depois vou-me embora e deixo-o comer descansado. Já sucedeu foi começar a comer sem ordem e ai tiro-lhe a comida e obrigo-o a sentar novamente.
Posso-lhe perguntar porque usa este "ritual"? É que talvez responda à sua pergunta_ "Agora essa do comer 1.º ao depois, tambem não a vejo a razão porquê ?"
Este ritual aprendi num livro "Guia Pratico para treinar o seu Cão" è uma forma de teinar a obediencia, dentro daquele principio nunca lhe dar nada de borla, quer bombom senta, quer comer senta.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo fev 18, 2007 10:51 am

ok jpedroso!

De qualquer forma penso que para além do teu "ritual" servir como treino de obediencia tb serve de reforço do papel de lider. Aliás qualquer treino de obediência reforça o papel de lider do dono.

No teu ritual, o cão só come porque tu queres, tu mandas!

No caso do cão comer depois de nós, nós mandamos! Pois somos nós lideres, que comemos primeiro e só depois de estarmos satisfeitos concedemos que o cão coma..;) (isto tb está com mais pormenor num livro da Jan fennell)

Cumps

Canary
hitman6
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 5:26 pm

Canary escreveu
De qualquer forma penso que para além do teu "ritual" servir como treino de obediencia tb serve de reforço do papel de lider.
Claro que sim, mas é um reforço, ou ajuda... e se houver adestramento quase não é necessàrio. Mas é claro que serve pare reforçar a obediencia.
Responder

Voltar para “Cães”