Sei que provavelmente para aluns de vós esta é uma questão das mai9s básicas, mas para mim ainda cria alguma confusão?
A minha pergunta é a seguinte:
O facto de um cão não ter LOP, significa que é rafeiro??? Mesmo assim pode ser registano no CPC???
Obrigado
Carla
LOP
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Olá,
Um cão, que por alguma razão, não tenha LOP, não implica que não seja de raça.
No entanto, para registá-lo no CPC, tem que ter LOP. Na ausência do mesmo, terá de fazer um teste de apuramento de raça, para que então lhe seja atribuído o registo no livro.
Deverá dirigir-se, ou pessoalmente, ou mesmo por mail, ao CPC (www.cpc.pt) e colocar essa questão.
Saudações caninas!
Um cão, que por alguma razão, não tenha LOP, não implica que não seja de raça.
No entanto, para registá-lo no CPC, tem que ter LOP. Na ausência do mesmo, terá de fazer um teste de apuramento de raça, para que então lhe seja atribuído o registo no livro.
Deverá dirigir-se, ou pessoalmente, ou mesmo por mail, ao CPC (www.cpc.pt) e colocar essa questão.
Saudações caninas!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Olá,
o cão terá LOP, se os pais o tiverem e se o criador, registou a ninhada.
Nesse caso, basta pedir o registo do cão ao criador. Na parte de trás do mesmo, o criador assina conforme o B.I. e dá-lhe fotocópia do mesmo.
com o registos assinado por ele e com a fotocópia do BI dele, vai microchipar o animal a um Vet. e de seguida vai ao CPC e transfere a propriedade para o seu nome.
Na ausência desta documentação, o cão não tem LOP e não será possível saber se o animal é de raça ou se SRD (Sem Raça Definida, vulgo rafeiro).
o cão terá LOP, se os pais o tiverem e se o criador, registou a ninhada.
Nesse caso, basta pedir o registo do cão ao criador. Na parte de trás do mesmo, o criador assina conforme o B.I. e dá-lhe fotocópia do mesmo.
com o registos assinado por ele e com a fotocópia do BI dele, vai microchipar o animal a um Vet. e de seguida vai ao CPC e transfere a propriedade para o seu nome.
Na ausência desta documentação, o cão não tem LOP e não será possível saber se o animal é de raça ou se SRD (Sem Raça Definida, vulgo rafeiro).
-
- Membro
- Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Sim, um cão pode ser de raça e não estar registado no LOP.
Mas normalmente só acontece quando os pais do cão têm LOP (é norma obrigatória para que o cão possa tb ter LOP) e por alguma razão o criador (ou proprietario da fêmea) não tratou dos papeis para arranjar registo para a ninhada.
Eu sei que antigamente, quem tivesse um cão sem LOP e desconfiasse que pertencia a uma raça, dirigia-se ao CPC e aí um juiz examinava o cão e caso achasse que o cão correspondia aos padrões da raça, o mesmo era inscrito no Registo Inicial (RI) que já é uma confirmação de raça.
Mas hoje em dia, penso que já só se faz isso para as raças portuguesas, nas exposições caninas.
Um abraço
Mas normalmente só acontece quando os pais do cão têm LOP (é norma obrigatória para que o cão possa tb ter LOP) e por alguma razão o criador (ou proprietario da fêmea) não tratou dos papeis para arranjar registo para a ninhada.
Eu sei que antigamente, quem tivesse um cão sem LOP e desconfiasse que pertencia a uma raça, dirigia-se ao CPC e aí um juiz examinava o cão e caso achasse que o cão correspondia aos padrões da raça, o mesmo era inscrito no Registo Inicial (RI) que já é uma confirmação de raça.
Mas hoje em dia, penso que já só se faz isso para as raças portuguesas, nas exposições caninas.
Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

Saudações caninas!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
É isso a Madonn e o Kroz falaram bem, o chip qualquer cão PODE ter e até deve... basta ir a um Vet. que ele insere o chip sob a pele (tal como uma vacina, só que com uma agulha mais grossa - pode ser necessário anestesia local) e... pagar cerca de 30Eur.
Já o cão com LOP só pode ser transferido do criador para o proprietário
mediante apresentãção do Chip.
Já o cão com LOP só pode ser transferido do criador para o proprietário
mediante apresentãção do Chip.