E quando eles morrem?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça mar 11, 2003 2:40 pm

Há um par de semanas, o Ziggy morreu... morreu em casa, deitado na sua cama, e depois da crise de choro da praxe, o que fazer com o Ziggy? Confesso a minha total ignorância nesta matéria, fiquei pura e simplesmente "aparvalhada", semsaber o que fazer com o corpo, que tive de tirar o mais rápido possivél de dentro de casa, visto ter as minhas duas filhas a chorar baba e ranho. Resultado, Ziggy no porta bagagens do carro, e eu fiz nessa noite mais de duzentos kilómetros para ir enterrar o Ziggy no jardim da casa dos meus pais... Afinal, o que é que se faz quando eles morrem? Há algum sítio onde se possam levar os corpos dos nossos animais? Na altura não cheguei a saber, será que alguém agora me pode esclarecer?
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mar 11, 2003 2:48 pm

Antes de mais, queria dizer-lhe que tenho muita pena e que nem consigo começar por imaginar a sua perda e o sofrimento das suas filhotas... :cry:

Depois, queria dizer-lhe que realmente também nunca pensei nessa parte... :?
E quando eles morrem?
:!: Boa pergunta! :!:
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

terça mar 11, 2003 2:52 pm

Lamento imenso pele Ziggy :(

Acerca disso ja pensei... Sei que no Jardim Zoologico de Lisboa devem enterrar alguns... A ultima vez que la fui havia campas bastante recentes.
Mas realmente e um problema...
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça mar 11, 2003 2:57 pm

Olá,

Antes de mais queria dar-lhe os meus pêsames. :(
Também eu já passei pela experiência dolorosa de perder um animal de estimação, um companheiro.

Posso dizer-lhe que nessa altura, quando o Junior (gato) morreu aos 14 anos, levei-o ao canil municipal de Lisboa onde ele foi cremado.

Sei que corro o risco de ser atacado e julgado de imediato por membros deste fórum por levar os restos mortais de um companheiro para serem cremados "ao monte" juntamente com "n" outros animais, mas na altura pareceu-me (e continua a parecer-me) o melhor para quem não tem local onde enterrar o(s) nosso(s) amigo(s). Acho que importa mais a imagem e a lembrança que se guarda deles depois de partirem, do que realmente fazemos com os seus corpos.

Um abraço e beijos de simpatia às suas filhas,

Bullie & Gaspar :(
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

terça mar 11, 2003 3:21 pm

Sei que corro o risco de ser atacado e julgado de imediato por membros deste fórum
Isso é um risco em que cada vez mais incorre quem se atreve a escrever seja o que for neste forum... Ou vivemos com ele, ou vamos escrever para outro lado, infelizmente estamos assim, não há conselhos que valham nem lições que se tirem.

Este é um assunto que tem vindo à baila de vez em quando. Pessoalmente há cerca de um ano, mandei cremar um grande amigo, também no canil Municipal de Lisboa em Monsanto, e continuo a pensar que foi a melhor solução.

Quanto à ziggy, bem, a dor há-de passar, mas a lembrança permenecerá sempre. Não é impunemente que se vive com um "familiar" 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mas valeu a pena ter tido essa experiência, não valeu?

Há coisas, recordações e amizades que só morrem connosco.

Cumprimentos e a minha simpatia

JoseLuis
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça mar 11, 2003 3:32 pm

Olá

É sempre complicado quando perdemos algo de que gostamos.
Mas neste caso , só há uma de duas coisa a fazer , ou enterramos o animal ,ou vamos depositá-lo num canil municipal para ser cremado , que é das duas a mais lógica .
Há, e depois bebemos uns copos.
Um abraço
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

terça mar 11, 2003 3:46 pm

Olá,
quero-lhe dar o meu pequeno apoio, pois sei o que custa...

A minha história foi um pouco diferente, pois eu tive de levar a Lady à clinica da Varzea para ser eutanasiada, mas recordo-me da vet me explicar que ela iria para o canil de sintra para ser cremada.
Caso tenhamos coragem para o fazer, o melhor é mesmo levar o corpo até o canil mais proximo para eles cremarem.

Sei que existem firmas que prestam esse tipo de serviços, por exemplo o sr. cão (que até tem site , salvo erro é www.srcao.pt , mas não a quero enganar).

De qualquer das maneiras eu cheguei a contacta-los, pois tive de me ausentar e deixar a Lady com os meus pais ( e nessa altura ela já estava muito mal) e eles prestam assistência veterinária ao domicilio, bem como serviços funebres.

CORAGEM ....
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça mar 11, 2003 4:01 pm

dicas Escreveu:
Sei que corro o risco de ser atacado e julgado de imediato por membros deste fórum
Isso é um risco em que cada vez mais incorre quem se atreve a escrever seja o que for neste forum... Ou vivemos com ele, ou vamos escrever para outro lado, infelizmente estamos assim, não há conselhos que valham nem lições que se tirem.

Este é um assunto que tem vindo à baila de vez em quando. Pessoalmente há cerca de um ano, mandei cremar um grande amigo, também no canil Municipal de Lisboa em Monsanto, e continuo a pensar que foi a melhor solução.

Quanto à ziggy, bem, a dor há-de passar, mas a lembrança permenecerá sempre. Não é impunemente que se vive com um "familiar" 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mas valeu a pena ter tido essa experiência, não valeu?
Há coisas, recordações e amizades que só morrem connosco.

Cumprimentos e a minha simpatia

JoseLuis

Pah Dicas, não vale por as pessoas a chorar...
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça mar 11, 2003 4:45 pm

Penso que a solução mais adequada é mandar cremar.

Em relação à experiência de nos morrer um animal, prefiro não falar nisso...
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

terça mar 11, 2003 5:18 pm

Boas tardes,
Sei, por experiência própria, que o canil do Porto também prestava o mesmo serviço à uns anos (calculo que ainda o façam), e adianto-lhe que na altura foram bastante “dignos” no atendimento. Não me lembro é se me cobraram algo, na altura não estava com cabeça para isso...

Quanto ao Zoológico de Lisboa, calculo que desde que tenham campas vagas (e mediante um pagamento) qualquer pessoa possa lá despedir-se do seu amigo.
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

terça mar 11, 2003 5:18 pm

Boas tardes,
Sei, por experiência própria, que o canil do Porto também prestava o mesmo serviço à uns anos (calculo que ainda o façam), e adianto-lhe que na altura foram bastante “dignos” no atendimento. Não me lembro é se me cobraram algo, na altura não estava com cabeça para isso...

Quanto ao Zoológico de Lisboa, calculo que desde que tenham campas vagas (e mediante um pagamento) qualquer pessoa possa lá despedir-se do seu amigo.
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

terça mar 11, 2003 6:58 pm

Acho que já foi aqui tudo dito, no entanto no meu caso, o meu cão ficou no jardim da propria veterinaria, só que foi numa terra pequena. De resto sobre sempre a opção do jardim de alguem conhecido.
A mim pessoalmente mete-me confusão cremar o meu cão, mas entendo que por vezes é a opção e por isso jamais aceito que alguém critique essa opção.

Moofy
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

terça mar 11, 2003 9:27 pm

Pois, o que me chocou no canil de Monsanto, é que não houve qualquer dignidade no atendimento. Eu sei que o cadáver de um cão é apenas isso mesmo, um cão morto, só que do ponto de vista do dono é um pouco mais que isso, e poderia ter sido tratado de maneira diferente de um saco de batatas. Sinceramente tanto eu como a minha mulher, que tínhamos acabado de o mandar abater, ficámos muito chocados.

Aliás, a minha entrada para este forum deveu-se à procura de um contacto no canil para protestar contra esse facto.

E claro que foi pago, mas isso é perfeitamente natural.

Cumprimentos

JoseLuis
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mar 11, 2003 9:32 pm

Já não me lembrava disso Dicas, mas tens toda a razão, embora as pessoas do canil ( as que eu conheço) gostem muito e animais, desenvolveram aquela frieza e não têm tacto a lidar com o sofrimento alheio.

Os meus cães não são cremados, pois eu tenho onde os enterrar.Tenho por hábito desde miúdo plantar árvores na proximidade.

Já ouvi falar em serviço fúnebre mas isso para mim é uma ideia de marketing pomposo para cobrar bem para levar o animal para um local onde é cremado com mais 20 ao mesmo tempo.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mar 11, 2003 11:11 pm

É sempre uma situação complicada quando morre o nosso "melhor amigo".
Cada vez que me lembro do meu "Pantufa", chegam sempre aquelas saudades e aquelas recordações que nunca se irão apagar na minha cabeça. Como os meus avós têm quintal, ele foi enterrado aí mesmo... No sítio que ele conhecia como ninguém.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”