Garfield - o Glutão

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça mar 11, 2003 1:42 pm

O meu Garfield, um gatinho de 7 meses, é extremamente glutão (tal como o da banda desenhada). Mas ao contrário deste, o meu Garfield é extremamente impaciente quando sabe que lhe vou dar comida, saltando para cima da bancada da cozinha e empurrando tudo e todos os que estiverem à frente. Nem chega a ter tempo de saborear a comida, porque simplesmente a devora. Disseram-me que isto é comportamento típico de um gato que deve ter passado muita fome (era um gato de rua). :(

Além disso, com este "alarvismo", perde todo o cavalheirismo para com a irmã, que tem um comportamento oposto ao dele e come pouco e muito devagarinho, sendo necessário alimentá-los por vezes em salas separadas para que ele não roube a parte dela. :roll:

Gostava de tentar mudar-lhe o comportamento (embora saiba que neste caso isso possa levar muito tempo).

Também rouba a nossa comida (não podemos virar costas na cozinha nem por 2 segundos) mas isso é mais comum entre os gatos e penso que já depende da disciplina. :?

Conhecem algum outro caso como este? Como fizeram? Quanto tempo demorou a conseguirem? Conhecem algum artigo de internet que fale deste tipo de comportamento e que possa ajudar?

Desde já agradeço as vossas experiências e opiniões.

Filipa
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

terça mar 11, 2003 6:47 pm

O meu gato Manchinha também veio da rua e é exactamente a mesma coisa...come a dele e também tenta roubar a do Luto que coitado até lhe cede a tigela se for preciso..
Expliquei a minha situação e já tive algumas respostas no post
" comportamentos estranhos"
Agora se acha que não é nenhum problema de saúde, pode dizer-lhe um "aiaiaiai" bem alto que ele percebe que é com ele..ou então uma borrifadela no focinho quando ele estiver a roubar a comida da irmã dele, mas tem d ser apanhado em flagrante, senão nem vale a pena.
O meu manchinha já sabe que não deve roubar a comida, mas se não apanha ng por perto, tá bem, tá...
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça mar 11, 2003 10:13 pm

Olá Phil

Embora os gatos possam diferir uns dos outros, acontece-me o mesmo com a Rita. A Rita foi recolhida da rua no final de Setembro de 2000 e de início só queria comida de lata. A pobrezinha vinha carregada de parasitas internos e com uma fome que abarcava este mundo e o outro. De início não me incomodei e pouco a pouco fui-lhe introduzindo a comida seca com sucesso. A Rita está por isso connosco há 2 anos e meio e ainda não perdeu o vício da comida (...quando me vê a encher a taça faz um chinfrim de quem passa muita fominha, uma cantoria que nunca mais acaba :roll: ), come com imensa sofreguidão e nunca perdeu o vício de roubar a comida dos pratos. Por isso, optamos por pô-la fora da sala / cozinha durante o jantar e só pode voltar quando já estiver toda a louça raspada. Os restantes não apresentam este tipo de comportamento, embora também a Olívia tenha vindo da rua. Mas essa, tenho eu a certeza do tempo que ela lá esteve e, felizmente, durante esse tempo não passou fome.
Beijinhos
Elsa Pereira
mafi_pt
Membro
Registado: sexta dez 20, 2002 11:17 am

quinta mar 13, 2003 4:25 pm

A Molly também era assim. Ela tinha vindo da rua e comia como se nunca tivesse comido. :lol: :lol: :lol:
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta mar 14, 2003 1:02 pm

Olá,

A minha gata Teca também é assim... trouxemo-la da rua e começou a comer como se já não visse comida à muito tempo... achámos normal e até com uma certa piada. Mas... isto nunca lhe passou... já a temos à mais de um ano e continua assim! Come...come...come... e não engorda muito, só mesmo um pouquito.

Miau
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado mar 15, 2003 11:51 pm

Olá!

O meu Billy também sofre de "alarvismo"! Não pode ver-nos a comer nada que quer logo provar e mia desesperadamente como se o Mundo fosse acabar... É tão cómico! Tem a mania de se sentar à mesa a ver-nos jantar como podem ver se quiserem numa das fotos que tenho no meu álbum. Inclusivamente quando está a comer tenta comer o que está na tigela dele e se possivel nas do lado, roubando as manas, mas basta eu dizer o nome dele com um tom de voz zangado que ele para, pois sabe perfeitamente que não o deve fazer...
Infelizmente, quando eles são assim gulosos e glutões, há muito pouco a fazer, sendo quase impossível corrigir este tipo de comportamento em gatos...
É ter paciência e evitar situações de risco, tais como deixar pratos de comida nossa ao alcance dos malandrecos...

Boa sorte!
Susana
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

segunda mar 17, 2003 4:22 pm

Por falar em comilão ...
Tenho 3 gatos, dois de rua e um mimado que nunca soube o que é fome ... e não é que é o mais comilão :o :o :o A minha princesa Maga veio da rua e come o que lhe apetece e mais nada (alem de fruta por que é doida), o Alfredo veio não sei bem de onde pois noto algumas "faltas" na vida deste gato que espero colmatar e tambem come o que necessita e nada mais ... já o Sebastião que nasceu em casa ... saiu dessa casa para a minha ... come este mundo e o outro se o deixar ... está sempre pronto ... seja ração, lata, restos ... e tem as verdadeiras loucuras por iogurtes ... um pedinchão ... acho que sem saber escolhi o nome perfeito Sebastião come tudo tudo tudo ... :D :D :D
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

segunda mar 17, 2003 4:23 pm

Por falar em comilão ...
Tenho 3 gatos, dois de rua e um mimado que nunca soube o que é fome ... e não é que é o mais comilão :o :o :o A minha princesa Maga veio da rua e come o que lhe apetece e mais nada (alem de fruta por que é doida), o Alfredo veio não sei bem de onde pois noto algumas "faltas" na vida deste gato que espero colmatar e tambem come o que necessita e nada mais ... já o Sebastião que nasceu em casa ... saiu dessa casa para a minha ... come este mundo e o outro se o deixar ... está sempre pronto ... seja ração, lata, restos ... e tem as verdadeiras loucuras por iogurtes ... um pedinchão ... acho que sem saber escolhi o nome perfeito Sebastião come tudo tudo tudo ... :D :D :D
Responder

Voltar para “Gatos”