Rafeiro do Alentejo e Serra da Estrela - PERIGOSOS?????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 14, 2007 7:07 pm

hitman6 Escreveu:O que eu disse é que se coloca a tónica da discussão no temperamento do cão, e o que me parece é que não é tanto o temperamento, mas sim o potencial fisico de provocar o dano que é avaliado.
Tadinhos dos culturistas :lol:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta fev 14, 2007 7:25 pm

CindelP Escreveu:
hitman6 Escreveu:O que eu disse é que se coloca a tónica da discussão no temperamento do cão, e o que me parece é que não é tanto o temperamento, mas sim o potencial fisico de provocar o dano que é avaliado.
Tadinhos dos culturistas :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E aqui fica uma foto da minha perigosissima cadela da serra da estrela, num violentissimo ataque de mimo ...

Imagem

e aqui sendo violentamente atacada por uma chata de 11 anos

Imagem
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quinta fev 15, 2007 12:13 am

Paulo, não é uma questão de desinteresse pela lista quando a nossa raça não está lá, convenhamos que neste mundo há muita lei mal feita, provavelmente só nos damos conta quando interfere directamente na nossa vida, é impossível chegarmos a todo lado. A preocupação está lá, o números de raças está a aumentar nas listas, quando nem sequer deveria existir.

Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.

Cindel, gostaria que me falasse de coisas que eu desconhecesse.....Para já tenho muito muito respeito pelas origens e antiga selecção das nossas raças, não usei a palavra "QUASE" que criar uma raça por acaso. O que acontece é com o desenvolvimento do país, novos acessos, entrada de raças de fora..etc...muitas raças portuguesas foram ameaçadas e o seu número declinou muito..é nesta ocasião que entra o criador "moderno" tentanto recuperar uma qualidade e número aceitáveis. Aliás, no caso do Podengo grande e Serra de pêlo curto, está a recorrer-se a sangue das outras variedades para tentar recuperar estas...muito trabalho há ainda a fazer, se isto não é estar a desenvolver uma raça....
Se os RI existissem porque um cão era parecido com uma det. raça, então haveria RI aos molhos e para todas as raças (por alguma razão começaram a ser permitidos só para as raças portugas). Só quando realmente se necessita de mais e melhores exemplares, é que se aceita, porque ao mesmo tempo que traz vantagens, o RI é um risco porque não s sabe nada da ascendência do animal, venha ele das montanhas da Serra ou do prédio de Lisboa.
O que dá que pensar é que tanto desenvolvimento trouxe apenas o negócio da criação de cães....O Serra pelo comprido e mais atraente que o de pelo curto, e apesar deste último ter sido d longe o eleito dos pastores por ser mais funcional, foi o primeiro que vingou nos nossos tempos porque vende muito melhor para guardar a vivenda.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta fev 15, 2007 12:33 am

Ines2002 Escreveu: Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.
Mas nos por cá não fizemos o mesmo com outras raças? Por isso, que legitimidade temos em nos insurgirmos contra a decisão do governo Italiano?
Ou nos, Portugueses somos os maiores do bairro e os Italianos não?

Tiago
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 15, 2007 12:38 pm

FAbarm Escreveu:
Ines2002 Escreveu: Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.
Mas nos por cá não fizemos o mesmo com outras raças? Por isso, que legitimidade temos em nos insurgirmos contra a decisão do governo Italiano?
Ou nos, Portugueses somos os maiores do bairro e os Italianos não?

Tiago
Bolas...que se não são estas intervenções eu até me sint frustrado!! Haja alguém que percebeu e resumiu perfeitamente o que eu quis dizer desde o inicio!! ;)
Ines2002
Membro

sexta fev 16, 2007 12:17 am

Uma coisa não invalida a outra....lá por outros não se preocuparem com o que é seu não quer dizer que outros lhe sigam o exemplo, e estes mesmos têm todo o direito de expressar o seu lado e a sua opinião....ora como este é um fórum de opiniões....(embora às vezes pareça de critica...)!

Esperam-se outros assuntos interessantes para discutir por aqui..enquanto isso vou passear descansadamente o bóbi, que pelo andar das coisas não tarda será tb um potencialmente perigoso....pelo menos para os gatos deste país.... 8)

Cumprimentos
Ines C
FAbarm
Membro Veterano

sexta fev 16, 2007 2:17 am

Ines2002 Escreveu:Uma coisa não invalida a outra....lá por outros não se preocuparem com o que é seu não quer dizer que outros lhe sigam o exemplo, e estes mesmos têm todo o direito de expressar o seu lado e a sua opinião....ora como este é um fórum de opiniões....(embora às vezes pareça de critica...)!
Invalida sim, pois que raio de moral é que se pode encontrar nesta treta das listas de raças perigosos. Se os nossos politicos tiveram capacidade de elaborar uma, porque raio é que os politicos de outros paises não podem ter o mesmo direito? Só pq duas raças são portuguesas e isso fere o orgulkho nacional? Balelas... alias fere tanto o orgulho nacional que por este andar qq dia deixa de haver raças portuguesas.

E para terminar, a Ines tem a certeza que os tais outros, não se preocupram, na devida altura? Ou preocuparam-se a as suas preocupações a unico caminho que tiveram foi esbarrar na prepotencia e na ignorancia de quem importou para o nosso país, esta moda.

Tiago
Ines2002
Membro

segunda fev 19, 2007 11:29 pm

Só deixará de haver raças portuguesas se deixar de haver quem as crie e se preocupe com elas...a realidade é que hoje em dia já nem se discute gostos, estéticas, funcionalidade, etc...as pessoas escolhem raças para si por todos os motivos possíveis e imaginários. É uma questão de divulgar mais...e as nossas raças arranjarão fãs lá fora...como já sucedeu com o Cão de água, Serra e mais recentemente com os Podengos.

Acho que vamos estar sempre à volta do mesmo...eu não concordo com nenhuma lista e acho que cada criador/proprietário tem direito de defender os seus cães, desde que não prejudiquem outros. Se foi a lei de Itália que colocou lá os portugas....Com certeza que terá havido muitos protestos quando saiu a lista portuguesa e muito bem, unamo-nos todos contra o que está mal e não nos critiquemos só porque ah defendes a tua raça e não a minha.....

Cumprimentos
Ines C
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

terça fev 20, 2007 9:28 am

Ines2002 Escreveu: unamo-nos todos contra o que está mal e não nos critiquemos só porque ah defendes a tua raça e não a minha.....
Inês,

Enquanto houver gente que limita esta situação à "minha raça" e à "dos outros" nunca vamos resolver o problema. Enquanto as pessoas não perceberem que os cães, qualquer que seja a raça, são animais, profundamente inteligentes mas animais, e que podem sempre ter reacções inesperadas nunca sairemos daqui.

As famigeradas "Listas" serviram só e apenas para descansar consciências pesadas e fazer crer que alguma coisa está a ser feito, que o "perigo" que os cães representam está sobre controle. Ora como a maior perigo de qualquer cão não se encontra na ponta da trela que tem a coleira mas sim na outra ponta, estamos conversados.

Quanto às raças portuguesas, não houvesse meia dúzia de "carolas" teimosos e com dinheiro para atirar pela janela onde já iam elas. É que enquanto não estão na moda e se vendem quase ninguém lhes pega. Ora veja lá o caso do Podengo Grande de Pelo Liso. O nacionalismo e orgulho nacional pára sempre antes de nos irem ao bolso.

Cumprimentos
Helena
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta fev 21, 2007 10:38 pm

Eu não gosto de falar das raças que tenho, ou de outros factos particulares, porque penso que se deve discutir segundo as nossas ideias e aquilo que é justo ou não. A maioria das pessoas não discutem a partir de ideias mas sim a partir de interesses, neste caso interesse em defender a sua raça.

Ines2002 escreveu:
Uma coisa não invalida a outra....

Apesar de haver uma certa hipocrisia nisto eu até concordo. O problema aqui foi o defender uma raça atacando outra.

Para finalizar quero referir que sou um apaixonado, e um grande defensor, das raças portuguesas
FAbarm
Membro Veterano

quinta fev 22, 2007 12:00 am

Ya... somos todos adeptos e defensores das raças Tugas... mas à distancia :D... ta-se bem
FBC
Membro Veterano

quinta fev 22, 2007 12:40 am

FAbarm Escreveu:Ya... somos todos adeptos e defensores das raças Tugas... mas à distancia :D... ta-se bem
à distancia de quê?
Última edição por FBC em quarta fev 28, 2007 10:34 pm, editado 1 vez no total.
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

quinta fev 22, 2007 6:42 am

Boas

Lembro-me de ler algures que quando aqui em portugal elaboraram a bsl, queriam lá por o doberman e o boxer e que só não o fizeram porque os clubes dessas raças se insurgiram e fizeram força para a sua nõa inclusão.
Alguém me sabe dizer o que fizeram os clubes ao certo?

Cumps
Daniel
FBC
Membro Veterano

quarta fev 28, 2007 10:34 pm

FAbarm escreveu:
Ya... somos todos adeptos e defensores das raças Tugas... mas à distancia ... ta-se bem

à distancia de quê?
rarl
Membro Veterano
Registado: terça fev 27, 2007 7:40 pm

quarta fev 28, 2007 10:57 pm

Sou da Serra da Estrela e quando ouvi a noticia fiquei muitissimo triste. Durante toda a minha vida eu convivi com cães Serra da Estrela.
E só posso dizer que são muitissimo meigos, queridos, carinhosos, bons guardas, amigos dos donos, inteligentes e claro muito bonitos!

Onde eu muitas vezes tenho "medo" é quando os donos têm practicamente 24 horas os animais presos. Justificação: "Ele é o nosso cão de guarda" E isso infelizmente ainda acontece. E ao perguntar vem uma resposta que me irrita muito: "Ele é muito grande e bruto :o , e depois estraga o jardim, os legumes etc etc.." As pessoas não entendem que
o cão Serra da Estrela precisa de mimos, educação e treinos como qualquer outro cão. E para finalizar tenho que dizer que já me dediquei a um cão desses e ao solta-lo ele não estragou nada! Deu a sua volta (como um doido de contente) e depois voltou para nós SEM PROBLEMA NENHUM.

Já os Rafeiros não conheco, nao posso dar a minha opinão. Eu acho que
um cão é como o dono o treina, educa e trata. Porque é que um Rottweiler
não pode ser um cão meigo? Será que os Pit Bulls são mesmo "maus?
Aconteceu aqui a um certo tempo um acidente gravissimo com 3 Pit Bulls,
que infelizmente mataram uma criança turca de +/- 5 anos. Toda a gente
ficou logo apavorada da raça. Mas o que não interessou ás pessoas foi saber como é que esses animais viviam.. Presos num apartamento sem condicões, sem jardim, só com uma varanda pequena que tinha como proteção 2 colchões :?: e isto já a SEMANAS. Não saiam á rua, não tinha mimos, educação nada de nada. O dono admitiu viajar muito e não ter tempo para os cães, e claro foi condenado!!

-O Sr. Presidente da Associação do Rafeiro do Alentejo, deu ao Jornal da Noite da SIC no passado dia 23 de Janeiro:
Quando questionado sobre a sua raça constar na lista dos potencialmente perigosos em Itália, este senhor "defende-se" acusando outra raça ............ "perigosos?! perigosos são os Rottweilers" -

Só posso mesmo dizer: Coitado do homem, que triste figura! :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Cães”