eu já não tenho peixes há uns bons anos... o primeiro que tive era o lecas furioso, durou 7 anos (mas pro fim da vida dele, começou a dar cabeçadas no aquário...daí o nickname "furioso").
aqui vão as poucas dicas que lhe posso dar:
- a água que lh pôs é novinha? se foi, não devia ser...a água da torneira tem pouco oxigénio, por isso deve estar ao ar antes d ir para o aquário (isto da primeira vez que põe água..). espero que tenha aproveitado a água em que o piqueno vinha e misturado com a nova (se não o fez, fica para a próxima, não há-de ter muito mal...)
- mude a água quando vir que está a ficar suja (de semana a semana deve chegar...), mas mantenha alguma dessa água que já estava no aquário ( a tal questão do oxigénio).
- qto á comida, eu acho que dava duas vezes por dia aos meus, um bocadinho d cada vez, dar comida a mais é muito prejudicial para eles, mas a menos também...
- diz que os aquários redondos e pequenos fazem mal aos peixes....mas os meus nunca se queixaram (fora o lecas..que dava marretadas....)
- penso que a àgua deve estar a temperatura ambiente...
- eu nunca usei filtro...
- bem, vamos esperar que alguem mais sabedor se pronuncie...isto era o que eu (a minha mãe é que fazia...

) fazia...mas se calhar está tudo errado...(mas funcionou...)