Olá a todos,
Sou nova nestas andanças,de peixes e de foruns. Antes de tudo um obrigado a todos aqueles que tornam possível existir estes locais para esclarecer dúvidas e aprender com aqueles que sabem...Tenho um Beta macho e uma fêmea no mesmo aquário há já algum tempo..conseguiram ultrapassar as dificuldades domésticas e lá vivem juntos, e até se dão bem.. acontece que o meu betinha macho está doentito. Não come há vários dias e está sempre no fundo.. mal se mexe e por vezes penso mesmo que está morto, só depois de olhar atentamente vejo que ainda respira.. deita-se ( literalmente ) no fundo e lá fica.Dobra-se por si mesmo, ou seja, a cauda vira-se sobre a cabeça. Não vejo quaisquer outros aspectos exteriores que denotem que está doente.O seu aspecto fisico é igual ao de sempre.. lindissimo, com aquelas barbatanas enormes e impecáveis. A femea tb não come há vários dias mas está mais activa. Que será que ele tem? Alguém me pode dar uma dica.
Obrigada desde já a todos
Gluglu
Doença do Beta
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Olá.
Bem-vindo/a.
Qual a capacidade do aquário?
Que temperatura tens no aquário?
Qual o Ph que tens?
Bem-vindo/a.
Qual a capacidade do aquário?
Que temperatura tens no aquário?
Qual o Ph que tens?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Eu sou da opinião de que estes pequeninos devem ter um aquário grande para nadarem e temperatura quentinha.
Também dizem que eles ficam bem em beteiras, mas eu não concordo.
O PH está um pouco alto. Deve situar-se entre os 6.8/ 7. Pode ser isso.
Reparaste se tem alguns pontos brancos?
Mediste a amónia?
Mediste a amónia?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm
O Silly Bublle tem razão... podes-nos descrever um pouco mais as condicoes do teu aquario?Silly_Bublle Escreveu:Eu sou da opinião de que estes pequeninos devem ter um aquário grande para nadarem e temperatura quentinha.
Mediste a amónia?
De qualquer forma, deves ter em consideração todas as características destes peixes fenomenais. Procura um pouquinho na nossa amiga net; verás que aprendes muito!
Eu já consegui, depois de várias tentativas, criar bettas!!!!
Apesar de n poderes juntar dois machos num aqua pequeno, nao deves fazer o mesmo com as femeas e para 1 macho, deves ter, pelo menos, 3 femeas. Não só pk ele vai escolher uma mas também porque se for so uma ela pode acabar por matá-lo.
Depois as condicoes da água devem ser o mais parecidas possível com as da natureza (deles). Eles são peixes de charcos e de águas baixas o que não quer dizer que gostem de água sem oxigénio!!!!!!
Gostam de águas sem grds movimentaçoes e é em águas paradas que eles criam!
Aguas escuras, cheias de vegetacao...
Verifica se o teu aqua lhes confere este tipo de habitat; pode ser k por aí consigas resolver o problema do teu betta que pode estar so a fingir-se de morto para nao morrer as "maos" da femea.
Espero ter ajudado um poukinho.
Cumprimentos
Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Sem sintomas exteriores, é complicado diagnosticar uma doença nos peixes, já tive bettas, são peixes extremamente resistentes são capazes de estar em agonia com uma doença muito tempo, pelas indicações que deste o meu palpite seria para "envenenado", faz os testes de amonia como a silly disse, dá mais dados sobre o aqua, manutenção a quanto tempo está montado!Gluglu Escreveu:Olá a todos,
Não come há vários dias e está sempre no fundo.. mal se mexe e por vezes penso mesmo que está morto, só depois de olhar atentamente vejo que ainda respira.. deita-se ( literalmente ) no fundo e lá fica.Dobra-se por si mesmo, ou seja, a cauda vira-se sobre a cabeça. Não vejo quaisquer outros aspectos exteriores que denotem que está doente.
Gluglu
Que tipo de areão tens?! pode parecer uma pergunta descabida mas há areão colorido que apesar de dizer que é próprio para aquas, não o é na realidade e mata os peixes!
Que bom sentir que nos querem ajudar. Obrigada a todos.
O aquário já está há vários meses montado.
Ele não tem qualquer ponto branco ( o beta).. está azulinho.. lindissimo como sempre. Na altura que comprei informaram-me que os betas eram muito resistentes.Bastava colocá-los naqueles aquários redondos.. água normal (fria) dar de comer e era um ver se te avias.. Calculo que não seja assim.
Coloquei o meu betinha num aquário maior.. coloquei oxigénio..uma planta natural e para alimentação dou larvas secas.
Sou sincera.. não sou tão cuidadosa com o seu habitat como sou com o meu outro aquário onde tenho guppies.
Ajudem-me. Acham que é um peixe de água quente ou fria? Devo separá-lo da femea mesmo que coabitem bem? Saio de manha de casa e só volto à noite.. quem lá está não sabe tomar conta. Tenho tanto receio de chegar a casa e ele já estar morto.
Por favor digam-me quais as condições que vocês consideram optimas para ajudar o meu bébé.
Muito obrigada.
Gluglu
O aquário já está há vários meses montado.
Ele não tem qualquer ponto branco ( o beta).. está azulinho.. lindissimo como sempre. Na altura que comprei informaram-me que os betas eram muito resistentes.Bastava colocá-los naqueles aquários redondos.. água normal (fria) dar de comer e era um ver se te avias.. Calculo que não seja assim.
Coloquei o meu betinha num aquário maior.. coloquei oxigénio..uma planta natural e para alimentação dou larvas secas.
Sou sincera.. não sou tão cuidadosa com o seu habitat como sou com o meu outro aquário onde tenho guppies.
Ajudem-me. Acham que é um peixe de água quente ou fria? Devo separá-lo da femea mesmo que coabitem bem? Saio de manha de casa e só volto à noite.. quem lá está não sabe tomar conta. Tenho tanto receio de chegar a casa e ele já estar morto.
Por favor digam-me quais as condições que vocês consideram optimas para ajudar o meu bébé.
Muito obrigada.
Gluglu
Olá de novo...
O areão que tenho é aquele beje.. de pedras não muito pequeninas.
Antes de o colocar lavo-o muito bem e deixo alguns dias " de molho " para retirar impurezas.
De facto lavei o aquário há dias... poderia ser da água.. mas não estaria a femea tb com os mesmos sintomas?
Mto obrigada.
Gluglu
O areão que tenho é aquele beje.. de pedras não muito pequeninas.
Antes de o colocar lavo-o muito bem e deixo alguns dias " de molho " para retirar impurezas.
De facto lavei o aquário há dias... poderia ser da água.. mas não estaria a femea tb com os mesmos sintomas?
Mto obrigada.
Gluglu
-
- Membro Veterano
Olá!!!
Nao sao necessarios agradecimentos pois acredito k kem aki vem, vem sempre com boas intencoes; ou para aprender ou para ajudar.
Antes de mais nada..... reparou se tudo isso que se anda a passar com o combatente so aconteceu depois da troca da agua a que se refere????? Isso é importante!!!
Relativamente ao seu macho, é perfeitamente possivel ele estar mal e a femea (ainda) nao. Verifique, assim que puder, os valores da agua desse aqua e, se for necessario, ajuste-os.
Eles, realmente, perferem agua bem morninha! Se tiver hipotese, coloque-lhes no aqua um aquecedor.
É também bem possível que seja a sua fêmea que anda a "fazer a folha" ao macho lindão, por ele não fazer ninho para ela.
Para prevenir, o melhor é isolá-los dentro do mesmo aqua * e ver no que dá. Experimente. Só assim saberá se é dela ou da água.
Também pode colocá-lo noutro recipiente só para fazer a experiência!
* Para os separar dentro do mesmo aquario, não terá muito trabalho. Corte uma garrafa plastica (de agua mineral) pela altura da tampa do aquario de forma a que, quando fechar o aquario, ela fique presa e não a boiar na água. Depois, ou com uma faca quente ou com a ponta de um ferro de soldar, faça buraquinhos no plastico da garrafa. Faça vários e fartos mas de forma a que um beta (macho ou fêmea) não consigam passar por ele. Depois coloque lá dentro a sua fêmea e aguarde 2 dias. Se for uma questão de territorio/falta de ninho, isto resolverá o assunto pois o macho não mais se sentirá pressionado e até poderá tentar fazer o ninho ao lado da garrafa.
Se eu consegui ajudar, fico feliz mas se ainda desajudei, diga-me que eu tento emendar a questao.
beijos,
Nao sao necessarios agradecimentos pois acredito k kem aki vem, vem sempre com boas intencoes; ou para aprender ou para ajudar.
Antes de mais nada..... reparou se tudo isso que se anda a passar com o combatente so aconteceu depois da troca da agua a que se refere????? Isso é importante!!!
Relativamente ao seu macho, é perfeitamente possivel ele estar mal e a femea (ainda) nao. Verifique, assim que puder, os valores da agua desse aqua e, se for necessario, ajuste-os.
Eles, realmente, perferem agua bem morninha! Se tiver hipotese, coloque-lhes no aqua um aquecedor.
É também bem possível que seja a sua fêmea que anda a "fazer a folha" ao macho lindão, por ele não fazer ninho para ela.
Para prevenir, o melhor é isolá-los dentro do mesmo aqua * e ver no que dá. Experimente. Só assim saberá se é dela ou da água.
Também pode colocá-lo noutro recipiente só para fazer a experiência!
* Para os separar dentro do mesmo aquario, não terá muito trabalho. Corte uma garrafa plastica (de agua mineral) pela altura da tampa do aquario de forma a que, quando fechar o aquario, ela fique presa e não a boiar na água. Depois, ou com uma faca quente ou com a ponta de um ferro de soldar, faça buraquinhos no plastico da garrafa. Faça vários e fartos mas de forma a que um beta (macho ou fêmea) não consigam passar por ele. Depois coloque lá dentro a sua fêmea e aguarde 2 dias. Se for uma questão de territorio/falta de ninho, isto resolverá o assunto pois o macho não mais se sentirá pressionado e até poderá tentar fazer o ninho ao lado da garrafa.
Se eu consegui ajudar, fico feliz mas se ainda desajudei, diga-me que eu tento emendar a questao.
beijos,
Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Talvez o melhor mesmo seja separar em aquas diferentes, pelo que ela descreveu custa-me a crer que seja algo derivado da fêmea, se o macho continua com as barbatanas iguais, tipo não estão roídas!!AnaCenoura Escreveu:Olá!!!
beijos,
Mede os parâmetros da agua, põe o macho num aqua à parte e vai vendo a evolução da coisa!
-
- Membro Veterano
E então Gluglu?
Conta o desfecho da historia do teu betta!!!
Correu tudo bem?
Conta o desfecho da historia do teu betta!!!
Correu tudo bem?
Ana Madrugo
Boas,
Desculpas por apenas agora vir dar noticias sobre o meu betinha mas estive ausente,só agora regressei.
Infelizmente o meu betinha ( e também a femea) morreram. Fiquei sem saber as causas e fiquei tb bastante triste.
Estou agora a preparar o aquário para receber novos habitantes.
Gluglu
Desculpas por apenas agora vir dar noticias sobre o meu betinha mas estive ausente,só agora regressei.
Infelizmente o meu betinha ( e também a femea) morreram. Fiquei sem saber as causas e fiquei tb bastante triste.
Estou agora a preparar o aquário para receber novos habitantes.
Gluglu