No fundo, é tudo uma questão de educação!
Moderador: mcerqueira
-
lotus_ghost
- Membro
- Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm
-
Taito
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
E é sempre refrescante quando os media fazem, ainda que timidamente, esse papel...No fundo, é tudo uma questão de educação!
na mesma noticia referindo-se a educação das crianças:
Aqui está uma coisa que raramente me deparo. Uma criança que saiba respeitar estas regras, já era meio caminho andado para evitar muitos acidentes e chatices... Quantas e quantas vezes vejo as crianças a correr em direcção a cães que não conhecem de lado nenhum e os educadores não fazem qualquer correcção...She said children should be taught to "treat dogs with respect, avoid direct eye contact and not to tease them".
(...)
"They should also not approach unfamiliar dogs"
<p> http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
-
lotus_ghost
- Membro
- Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm
Bom dia,
Pois,... mas estamos a falar de 1 país q tem uma visão diferente daquilo q é um "pet"/animal de estimação.
O problema q eles têm lá (e nós cá tb) é q ter certos animais já tem uma conotação q vai além do antigo "animal lover". E a cultura n abunda por certas zonas brits e o resultado vê-se no tipo de cães q + se vê por lá (e cá!)
É ter por motivos q são errados mtas vezes.
Mas, da cultura e respeito q têm com os animais e vida animal surge lá esta preocupação q se devia propagar por cá tb... enfim, podemos sempre esperar
Qtas vezes n ouvi:
"Pergunta ao Sr/a se podes fazer uma festinha."
Pois,... mas estamos a falar de 1 país q tem uma visão diferente daquilo q é um "pet"/animal de estimação.
O problema q eles têm lá (e nós cá tb) é q ter certos animais já tem uma conotação q vai além do antigo "animal lover". E a cultura n abunda por certas zonas brits e o resultado vê-se no tipo de cães q + se vê por lá (e cá!)
É ter por motivos q são errados mtas vezes.
Mas, da cultura e respeito q têm com os animais e vida animal surge lá esta preocupação q se devia propagar por cá tb... enfim, podemos sempre esperar
Aqui está uma coisa que raramente me deparo. Uma criança que saiba respeitar estas regras, já era meio caminho andado para evitar muitos acidentes e chatices... Quantas e quantas vezes vejo as crianças a correr em direcção a cães que não conhecem de lado nenhum e os educadores não fazem qualquer correcção...
Qtas vezes n ouvi:
"Pergunta ao Sr/a se podes fazer uma festinha."
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
A responsabilidade passa sempre pelos educadores.
Mais uma vez se demonstra que estamos num país de 3º mundo.
Civismo, é coisa que infelizmente desconhecemos.
O importante é dar telenovelas "a eles"...
(não é dar-lhes!)...

Mais uma vez se demonstra que estamos num país de 3º mundo.
Civismo, é coisa que infelizmente desconhecemos.
O importante é dar telenovelas "a eles"...
(não é dar-lhes!)...
<p>Cumprimentos, </p>
-
AnaCenoura
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm
Bom dia a todos!
Desculpem estar-me a "meter" mas, estava "de passagem", achei interessante este "debate" e resolvi deixar também a minha opinião e, de resto, vai ao encontro da de todos por aqui.
Enquanto que em Portugal estivermos mais preocupados com o nosso umbigo que com o dos nossos proprios filhos, vai continuar a haver muitas chamadas de atenção que nos passam desprecebidas.
Tudo em Portugal é feito só porque "podemos ser multados" e não porque "é perigoso se o fizermos" e a correcta educação das nossas criança passa, precisamente, pela alteração desta forma de pensar.
Perdoem-me os que discordarem de mim; não quero impor a minha opinião, apenas exprimí-la.
Tenho cães (dogues alemaes) a viver comigo em casa e tenho uma criança de 3 anos de idade que sempre viveu com eles... Não calculam a dificuldade que tenho em interiorizar-lhe a ideia de que "nem todos os cães são bonzinhos como os nossos".
Há, realmente, que transportar para nós a maior responsabilidade dos acidentes que acontecem; não é culpa do animal e muito menos da criança mas sim nossa (pais, educadores, donos).
Enquanto não nos tentarmos todos compreender (quem gosta de animais de companhia e quem não gosta) e perceber onde acaba a nossa liberdade e comeca a dos outros, dificilmente iremos para a frente.
Desculpem... nunca mais me calava! (:))
Como em quase tudo o resto, ha aqui "pano para mangas"...
Muito obrigada.
Ana
Desculpem estar-me a "meter" mas, estava "de passagem", achei interessante este "debate" e resolvi deixar também a minha opinião e, de resto, vai ao encontro da de todos por aqui.
Enquanto que em Portugal estivermos mais preocupados com o nosso umbigo que com o dos nossos proprios filhos, vai continuar a haver muitas chamadas de atenção que nos passam desprecebidas.
Tudo em Portugal é feito só porque "podemos ser multados" e não porque "é perigoso se o fizermos" e a correcta educação das nossas criança passa, precisamente, pela alteração desta forma de pensar.
Perdoem-me os que discordarem de mim; não quero impor a minha opinião, apenas exprimí-la.
Tenho cães (dogues alemaes) a viver comigo em casa e tenho uma criança de 3 anos de idade que sempre viveu com eles... Não calculam a dificuldade que tenho em interiorizar-lhe a ideia de que "nem todos os cães são bonzinhos como os nossos".
Há, realmente, que transportar para nós a maior responsabilidade dos acidentes que acontecem; não é culpa do animal e muito menos da criança mas sim nossa (pais, educadores, donos).
Enquanto não nos tentarmos todos compreender (quem gosta de animais de companhia e quem não gosta) e perceber onde acaba a nossa liberdade e comeca a dos outros, dificilmente iremos para a frente.
Desculpem... nunca mais me calava! (:))
Como em quase tudo o resto, ha aqui "pano para mangas"...
Muito obrigada.
Ana
Não me leve a mal, mas já não é a primeira vez que oiço este comentário que me parece também muito errado. A criança não tem que assimilar que há cães "bonzinhos" e cães "maus", a criança tem que assimilar que antes de tocar num animal tem de se dirigir ao dono e perguntar se pode mexer no animal. A quantidade de vezes que oiço: Não mexas no cão, é mau, para mim é frustrante. E há muitas razões para os animais não serem capazes de suportar crianças, não sendo a maldade óbviamente uma delas.AnaCenoura Escreveu: Não calculam a dificuldade que tenho em interiorizar-lhe a ideia de que "nem todos os cães são bonzinhos como os nossos".
A criança deve saber antes de mais que antes de mexer pergunta primeiro se pode. E em seguida deve saber como mexer.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
AnaCenoura
- Membro Veterano
Concordo em absoluto!!!LuMaria Escreveu: A criança não tem que assimilar que há cães "bonzinhos" e cães "maus", a criança tem que assimilar que antes de tocar num animal tem de se dirigir ao dono e perguntar se pode mexer no animal.
Apenas me referia a animais que se busca e busca e de dono... nem ve-lo...
Ana Madrugo
Cabe aos pais deixar ou não mexer. Mas para se ser fiel à lição dada à criança o melhor é não mexer, uma vez que o dono não está presente e não se pode colocar em prática a regra nº 1.AnaCenoura Escreveu:Concordo em absoluto!!!LuMaria Escreveu: A criança não tem que assimilar que há cães "bonzinhos" e cães "maus", a criança tem que assimilar que antes de tocar num animal tem de se dirigir ao dono e perguntar se pode mexer no animal.
Apenas me referia a animais que se busca e busca e de dono... nem ve-lo...
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
AnaCenoura
- Membro Veterano
Pois é o que acontece... Temos que ser rigidos o suficiente para lhe passarmos a mensagem que pretendemos.LuMaria Escreveu:Cabe aos pais deixar ou não mexer. Mas para se ser fiel à lição dada à criança o melhor é não mexer, uma vez que o dono não está presente e não se pode colocar em prática a regra nº 1.
.
.
.
Mas prevejo um futuro "complicado" com uma casa cheia de amiguinhos adoptados das ruas....
Ana Madrugo
-
AnaCenoura
- Membro Veterano
Muito obrigada por esta pequena mas agradavel conversa.
Muito obrigada.
Cumprimentos,
Muito obrigada.
Cumprimentos,
Ana Madrugo
-
Taito
- Membro Veterano
- Contacto:
Até porque convem à criança interiorizar essas regras simples, uma vez que nem sempre os pais também estão presentes...Cabe aos pais deixar ou não mexer. Mas para se ser fiel à lição dada à criança o melhor é não mexer, uma vez que o dono não está presente e não se pode colocar em prática a regra nº 1.
E o problema também passa pela forma como se "aborda" o cão... E aqui, muitas vezes, falha até com o cão da familia. Aliás a reportagem fala disso mesmo...
Mas já agora... Este problema não é só do português, porque é que já estão a chamar-nos 3ºmundo...
<p>Milan Kundera </p>
<p>Milan Kundera </p>
Li um artigo de um educador canino em que referia que não deixava ninguém tocar os seus animais. Mesmo que as pessoas pedissem dizia claramente que não. Diz ele que para um animal ser sociavel com seres humanos não precisa de aceitar festas de toda a gente. Achei na altura um bocado estranho, ainda para mais porque vai totalmente contra aquela ideia de que donos com animais comunicam mais, socializam mais. Mas até faz um certo sentido. Detesto quando um bando de gente me ataca as cadelas com festinhas e beijinhos e as deixam eufóricas com tanta demonstração de carinho ficando dificil acalmá-las. Diáriamente peço para não fazerem o gesto de as levar a levantar as patas e as apoiar nas pessoas, não gosto disso, mas a resposta é logo, ah, não faz mal eu não me importo. Mas eu importo-me... 
Se os adultos não se sabem comportar...
Se os adultos não se sabem comportar...
-
Taito
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu por acaso sou da mesma opinião...Diz ele que para um animal ser sociavel com seres humanos não precisa de aceitar festas de toda a gente.
Diáriamente peço para não fazerem o gesto de as levar a levantar as patas e as apoiar nas pessoas, não gosto disso, mas a resposta é logo, ah, não faz mal eu não me importo. Mas eu importo-me...
Anda uma pessoa a educa-los a não saltar...
<p>Milan Kundera </p>
<p>Milan Kundera </p>
-
AnaCenoura
- Membro Veterano
Vêm? Aí está um problema que eu não tenho....Taito Escreveu:Eu por acaso sou da mesma opinião...Diz ele que para um animal ser sociavel com seres humanos não precisa de aceitar festas de toda a gente.
Diáriamente peço para não fazerem o gesto de as levar a levantar as patas e as apoiar nas pessoas, não gosto disso, mas a resposta é logo, ah, não faz mal eu não me importo. Mas eu importo-me...
Anda uma pessoa a educa-los a não saltar...
Imaginam 2 dogues alemães a levantar as patinhas aos transeuntes para pedir festas??????
Ahhhh..... imagem engracada......
Ana Madrugo
Acredite Ana que aqui onde moro muitos íam achar imensa graça ao abraço de um dogue. Por vezes é desesperante morar num local onde todos têm cães, onde todos vão ao café com os cães, onde todos vestem roupa apropriada para passear os cães porque já sabem que vão todos borrados para casa. Sendo leiga no adestramento canino, faço o melhor que posso e tento ser cada vez melhor, mas a vizinhança não ajuda e acha-me completamente maluca. Portanto, aqui, o facto de ser dogue, não ía fazer a menor diferença, acredite