Doença do Beta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Gluglu
Registado: quinta fev 22, 2007 2:48 pm

quinta fev 22, 2007 3:04 pm

Olá a todos,
Sou nova nestas andanças,de peixes e de foruns. Antes de tudo um obrigado a todos aqueles que tornam possível existir estes locais para esclarecer dúvidas e aprender com aqueles que sabem...Tenho um Beta macho e uma fêmea no mesmo aquário há já algum tempo..conseguiram ultrapassar as dificuldades domésticas e lá vivem juntos, e até se dão bem.. acontece que o meu betinha macho está doentito. Não come há vários dias e está sempre no fundo.. mal se mexe e por vezes penso mesmo que está morto, só depois de olhar atentamente vejo que ainda respira.. deita-se ( literalmente ) no fundo e lá fica.Dobra-se por si mesmo, ou seja, a cauda vira-se sobre a cabeça. Não vejo quaisquer outros aspectos exteriores que denotem que está doente.O seu aspecto fisico é igual ao de sempre.. lindissimo, com aquelas barbatanas enormes e impecáveis. A femea tb não come há vários dias mas está mais activa. Que será que ele tem? Alguém me pode dar uma dica.
Obrigada desde já a todos
Gluglu
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta fev 22, 2007 4:22 pm

Olá.
Bem-vindo/a.

Qual a capacidade do aquário?
Que temperatura tens no aquário?
Qual o Ph que tens?
Gluglu

sexta fev 23, 2007 7:59 am

Olá,
Obrigada pelo acolhimento.
O meu aquário é de 20l, a temperatura é de 28º e o PH 7.5.
Informaram-se que estes peixes também se dão em agua fria.. é verdade?
Gluglu
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta fev 23, 2007 11:52 am

Eu sou da opinião de que estes pequeninos devem ter um aquário grande para nadarem e temperatura quentinha.
Também dizem que eles ficam bem em beteiras, mas eu não concordo.

O PH está um pouco alto. Deve situar-se entre os 6.8/ 7. Pode ser isso.

Reparaste se tem alguns pontos brancos?
Mediste a amónia?
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

sexta fev 23, 2007 1:47 pm

Silly_Bublle Escreveu:Eu sou da opinião de que estes pequeninos devem ter um aquário grande para nadarem e temperatura quentinha.
Também dizem que eles ficam bem em beteiras, mas eu não concordo.

O PH está um pouco alto. Deve situar-se entre os 6.8/ 7. Pode ser isso.

Reparaste se tem alguns pontos brancos?
Mediste a amónia?
O Silly Bublle tem razão... podes-nos descrever um pouco mais as condicoes do teu aquario?

De qualquer forma, deves ter em consideração todas as características destes peixes fenomenais. Procura um pouquinho na nossa amiga net; verás que aprendes muito!

Eu já consegui, depois de várias tentativas, criar bettas!!!!

Apesar de n poderes juntar dois machos num aqua pequeno, nao deves fazer o mesmo com as femeas e para 1 macho, deves ter, pelo menos, 3 femeas. Não só pk ele vai escolher uma mas também porque se for so uma ela pode acabar por matá-lo.

Depois as condicoes da água devem ser o mais parecidas possível com as da natureza (deles). Eles são peixes de charcos e de águas baixas o que não quer dizer que gostem de água sem oxigénio!!!!!!

Gostam de águas sem grds movimentaçoes e é em águas paradas que eles criam!

Aguas escuras, cheias de vegetacao...

Verifica se o teu aqua lhes confere este tipo de habitat; pode ser k por aí consigas resolver o problema do teu betta que pode estar so a fingir-se de morto para nao morrer as "maos" da femea.

Espero ter ajudado um poukinho.

Cumprimentos
Ana Madrugo
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sexta fev 23, 2007 1:54 pm

Gluglu Escreveu:Olá a todos,
Não come há vários dias e está sempre no fundo.. mal se mexe e por vezes penso mesmo que está morto, só depois de olhar atentamente vejo que ainda respira.. deita-se ( literalmente ) no fundo e lá fica.Dobra-se por si mesmo, ou seja, a cauda vira-se sobre a cabeça. Não vejo quaisquer outros aspectos exteriores que denotem que está doente.
Gluglu
Sem sintomas exteriores, é complicado diagnosticar uma doença nos peixes, já tive bettas, são peixes extremamente resistentes são capazes de estar em agonia com uma doença muito tempo, pelas indicações que deste o meu palpite seria para "envenenado", faz os testes de amonia como a silly disse, dá mais dados sobre o aqua, manutenção a quanto tempo está montado!
Que tipo de areão tens?! pode parecer uma pergunta descabida mas há areão colorido que apesar de dizer que é próprio para aquas, não o é na realidade e mata os peixes!
Gluglu

sexta fev 23, 2007 5:28 pm

Que bom sentir que nos querem ajudar. Obrigada a todos.
O aquário já está há vários meses montado.
Ele não tem qualquer ponto branco ( o beta).. está azulinho.. lindissimo como sempre. Na altura que comprei informaram-me que os betas eram muito resistentes.Bastava colocá-los naqueles aquários redondos.. água normal (fria) dar de comer e era um ver se te avias.. Calculo que não seja assim.
Coloquei o meu betinha num aquário maior.. coloquei oxigénio..uma planta natural e para alimentação dou larvas secas.
Sou sincera.. não sou tão cuidadosa com o seu habitat como sou com o meu outro aquário onde tenho guppies.
Ajudem-me. Acham que é um peixe de água quente ou fria? Devo separá-lo da femea mesmo que coabitem bem? Saio de manha de casa e só volto à noite.. quem lá está não sabe tomar conta. Tenho tanto receio de chegar a casa e ele já estar morto.
Por favor digam-me quais as condições que vocês consideram optimas para ajudar o meu bébé.
Muito obrigada.
Gluglu
Gluglu

sexta fev 23, 2007 5:33 pm

Olá de novo...
O areão que tenho é aquele beje.. de pedras não muito pequeninas.
Antes de o colocar lavo-o muito bem e deixo alguns dias " de molho " para retirar impurezas.
De facto lavei o aquário há dias... poderia ser da água.. mas não estaria a femea tb com os mesmos sintomas?
Mto obrigada.
Gluglu
AnaCenoura
Membro Veterano

sexta fev 23, 2007 9:24 pm

Olá!!!

Nao sao necessarios agradecimentos pois acredito k kem aki vem, vem sempre com boas intencoes; ou para aprender ou para ajudar.

Antes de mais nada..... reparou se tudo isso que se anda a passar com o combatente so aconteceu depois da troca da agua a que se refere????? Isso é importante!!!

Relativamente ao seu macho, é perfeitamente possivel ele estar mal e a femea (ainda) nao. Verifique, assim que puder, os valores da agua desse aqua e, se for necessario, ajuste-os.

Eles, realmente, perferem agua bem morninha! Se tiver hipotese, coloque-lhes no aqua um aquecedor.

É também bem possível que seja a sua fêmea que anda a "fazer a folha" ao macho lindão, por ele não fazer ninho para ela.

Para prevenir, o melhor é isolá-los dentro do mesmo aqua * e ver no que dá. Experimente. Só assim saberá se é dela ou da água.

Também pode colocá-lo noutro recipiente só para fazer a experiência!

* Para os separar dentro do mesmo aquario, não terá muito trabalho. Corte uma garrafa plastica (de agua mineral) pela altura da tampa do aquario de forma a que, quando fechar o aquario, ela fique presa e não a boiar na água. Depois, ou com uma faca quente ou com a ponta de um ferro de soldar, faça buraquinhos no plastico da garrafa. Faça vários e fartos mas de forma a que um beta (macho ou fêmea) não consigam passar por ele. Depois coloque lá dentro a sua fêmea e aguarde 2 dias. Se for uma questão de territorio/falta de ninho, isto resolverá o assunto pois o macho não mais se sentirá pressionado e até poderá tentar fazer o ninho ao lado da garrafa.

Se eu consegui ajudar, fico feliz mas se ainda desajudei, diga-me que eu tento emendar a questao.

beijos,
Ana Madrugo
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sábado fev 24, 2007 12:51 am

AnaCenoura Escreveu:Olá!!!

Para prevenir, o melhor é isolá-los dentro do mesmo aqua * e ver no que dá. Experimente. Só assim saberá se é dela ou da água.
beijos,
Talvez o melhor mesmo seja separar em aquas diferentes, pelo que ela descreveu custa-me a crer que seja algo derivado da fêmea, se o macho continua com as barbatanas iguais, tipo não estão roídas!!

Mede os parâmetros da agua, põe o macho num aqua à parte e vai vendo a evolução da coisa!
AnaCenoura
Membro Veterano

quarta fev 28, 2007 2:22 pm

E então Gluglu?

Conta o desfecho da historia do teu betta!!!

Correu tudo bem?
Ana Madrugo
Gluglu

segunda mar 19, 2007 3:07 pm

Boas,
Desculpas por apenas agora vir dar noticias sobre o meu betinha mas estive ausente,só agora regressei.
Infelizmente o meu betinha ( e também a femea) morreram. Fiquei sem saber as causas e fiquei tb bastante triste.
Estou agora a preparar o aquário para receber novos habitantes.
Gluglu
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mar 19, 2007 3:15 pm

tadinhos...

isso e muito mau quando acontece..

entao aguardamos Novidades do novo aquario..
Responder

Voltar para “Peixes”