Ajuda na aquisição de caturra

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
whitebird
Registado: sexta jan 05, 2007 6:59 pm

terça fev 13, 2007 8:14 pm

Boa Noite

Esta é a minha primeira mensagem aqui no fórum da arca de noé e gostaria que me ajudassem a resolver umas dúvidas.

O problema é o seguinte:

Eu gostava muito de ter uma caturra e ao falar com um amigo meu descobri que ele criava caturras e desde logo ele se disponibilizou em arranjar-me uma.

Eu gostava que o meu futuro amigo fosse apegado a mim de maneira a que eu pudesse passeá-lo pela casa e andar com ele ao ombro ou ao colo, lhe pudesse fazer festinhas e quem sabe (já começo a sonhar...) até mesmo fazer com que aprende-se algumas palavras.

Para que isto acontece-se penso que a melhor maneira de o criar era cria-lo á mão pois pelo que tenho lido é a melhor maneira de a ave se habituar melhor ao seu futuro dono.

Pois aqui está o problema eu nunca criei uma ave á mão e como tal tenho medo de não ter técnica nem meios suficientes para o fazer embora já tenha lido em sites alguns procedimentos de como alimentar uma ave á mão.

A minha dúvida é a seguinte: Se eu adquirir a caturra assim que ela começar a comer sozinha posso obter um resultado semelhante ao que eu pretendia ou acham que a melhor solução seria mesmo criá-la á mão embora eu não tenha experiência em faze-lo?

Obrigado por tudo!! :wink:
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quarta fev 14, 2007 11:48 am

Já pesquisas-te bem acerca desse "mundo" que é criar um ave à mão!!É algo que compensa muito no fim do trabalho, agora se não tens tempo nem te sentes capaz de o fazer, o meu conselho é não o faças, porque exige muito tempo e paciência criar um ave à mão!!
whitebird

quarta fev 14, 2007 8:10 pm

Boa Noite

Obrigado sr Paulop pela resposta eu realmente penso que a alimentação á mão requere muito tempo e tecnica que eu não tenho de momento.

Gostaria só de perguntar se eu adquirir uma caturra assim que ela começar a comer sózinha, será também facil domestica-la ?

c_yoda
Membro Júnior
Registado: segunda jan 29, 2007 1:38 am

quarta fev 14, 2007 8:42 pm

Olá. A domesticação de uma ave depende, basicamente, da idade do animal, em primeiro lugar, e do tempo que tens para lhe dedicar.
Uma caturra jovem domestica-se facilmente se lhe deres muita atenção.
O melhor truque são as maçarocas de painço.
Arranjas em qualquer hipermercado e as caturras adoram.
Boa sorte.
paulop
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 11:28 am

Já foi falado isso aqui algumas vezes no fórum, o objectivo é ganhar a confiança da ave, com guloseimas, claro que demora tempo requer paciência e os resultados são muitos mais lentos.E agora pergunto se o objectivo é um animal mais dócil etc como foi descrito, porque não adquirir uma criada a mão?!
whitebird

quinta fev 15, 2007 7:47 pm

Boa Noite

Obrigado pelas respostas!!!

Sr paulop pois adquirir uma caturra criada á mão seria a melhor opção mas eu já me comprometi com o meu amigo e também porque não conheço os preços das caturras criadas á mão.

Pensei muito no assunto e cheguei á conclusão que uma ave criada á mão por mim seria mesmo a opção mais apetecivel mas como de momento não tenho tempo decidi adiar para as ferias de verão (sou estudante) porque tenho muito tempo disponivel e em vez de não fazer nada posso sempre criar á mão a caturra.

Gostaria só de colocar uma questão.

já li que é necessario ter uma "encubadora" para as aves com poucos dias, já li também que se pode fazer uma em casa com uma caixa de cartão forrada a algodão.

A minha dúvida é como manter quente a ave só com algodão?? a caixa seria tapada ou aberta?? o calor não se perde??

Outra pergunta é com que idade é que se pode transferir a ave da "encubadora" para a gaiola?

FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

quinta fev 15, 2007 8:44 pm

Boas

Boas nao precisas de tudo isso pra criar uma caturra a mao por uma razao simples.

A ideia aqui é tu acabares de criar a ave a mão para ser docil.

Uma incubadora so é necessaria para aves que ainda nao estao vestidas.

No teu caso so é necessario tirar a ave do ninho mesmo antes de estar toda vestida, e colocar a ave numa caixa aberta.

Nessa altura poupas bastante trabalho e a avé fica mansinha.

Depois é so dar comida 4 vezes ao dia até que coma sozinha.

Nada mais facil.

Com os melhores cumprimentos Filipe
paulop
Membro Veterano

quinta fev 15, 2007 9:26 pm

Geralmente as pessoas que criam à mão criam sempre mais que uma ave de modo a que estas se aqueçam, se for só uma é necessário ter a ave numa caixa, há quem as construa em madeira e com aquecimento com uma lâmpada....se pesquisares no Google por "criar aves à mão" vais encontrar muita matéria.
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

sexta fev 16, 2007 7:52 pm

Boas

No verao e com essa idade nao é preciso aquecimento, no entanto com aves mais pequenas e com temperaturas mais baixas é preciso.

Com os melhores cumprimentos Filipe.
thepapaia
Membro Júnior
Registado: quarta fev 21, 2007 11:35 pm

sábado fev 24, 2007 5:07 am

Uma caturra criada à mão, numa loja de animais custa entre 30€ a 40€, aproximadamente.
paulop
Membro Veterano

sábado fev 24, 2007 2:25 pm

thepapaia Escreveu:Uma caturra criada à mão, numa loja de animais custa entre 30€ a 40€, aproximadamente.
Não sei que lojas frequentas, mas deve haver ai alguma confusão porque por esse preço nas lojas que conheço compras criada pelos pais.
zemuneli
Registado: domingo jan 05, 2003 8:37 pm
Contacto:

quinta mar 08, 2007 9:42 pm

thepapaia Escreveu:Uma caturra criada à mão, numa loja de animais custa entre 30€ a 40€, aproximadamente.
sinceramente desconheço alguma loja que tenha caturras criadas a mão e muito menos pelo preço que diz compra sim normais onde o vendedor diz que sao criadas á mao o q e facil de detectar uma ave criada a mao por exemplo alem de ser bastante docil raramente morde quando se pega nela ao contrario das normais que mordem em sua propia defesa pois nao admitem ser agarradas
eu sou criador de aves e tenho um bocado de conhecimento destas aves por acaso tem a noção do tempo dedicado para criar uma ave a mão? sabe q no minimo ave tem que comer 4 vezes ao dia durante pelo menos 2 meses incluindo fins de semana
nao tem preço uma ave criada assim
Responder

Voltar para “Aves”