Trimming e Stripping

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta dez 27, 2006 2:32 pm

"O Stripping mantém a correta textura da pelagem, mas não é obrigatório se o cão não for para exposição."
Acho que esta afirmação, reproduzida do site acima, pode induzir em erro. O stripping não é só uma questão de beleza, é também uma questão de saúde, uma vez que a correcta textura da pelagem ajuda a proteger o cão.

No site da criadora, podemos ler:
"O westie é um terrier de pêlo cerdoso mas para manter esta característica tem que ser tratado. Precisa ser tosquiado à mão - o chamado stripping. O pêlo morto é arrancado para dar espaço ao crescimento do pêlo novo O ideal e fazer um trimming de 8 em 8 semanas. A cada trimming deve tirar-se um pouco de pêlo. Deste modo, o seu westie estará sempre com um pêlo cerdoso, com vários comprimentos e camadas que servem para proteger e manter sempre bonito.
(...)
Um westie tosquiado à máquina fica com o pêlo mole. O pêlo mole funciona como uma esponja que absorve tudo, ficando sujo e amarelado.
Um pêlo cerdoso e fácil de tratar no dia a dia, protege o cão contra a chuva e a humidade, e não absorve a sujidade. O pêlo não tem tendência de ganhar nós e por isso basta escovar e pentear 2 vezes por semana para se manter limpo e sem cheiro. Um cão com pelo cerdoso não deixa cair pêlo."

in: http://tattarmayas.can.com/stripping.htm
Última edição por MDogster em quarta dez 27, 2006 2:36 pm, editado 1 vez no total.
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quarta dez 27, 2006 2:33 pm

Obrigada pelas respostas! Não não estou zangada com a criadora claro que não!!!!! A karin vive em Cascais eu sou de Aveiro pelo que a distância é muita e não dá para ir lá tratar do pêlo da Dica. Quando comprei a Dica já sabia que ia necessitar destes cuidados de gromming mas como nao sou expert vou deixar isso para quem sabe! Quando a levei ao veterenário a senhora que costuma fazer as tosquias e dar banhos disse que o stripping podia ser doloroso para o cão, agora sei que ela não entende nada da coisa por isso nunca lá irei fazer o gromming à Dica! Daí que vim aqui perguntar, tb perguntei sim à Karin, claro, mas não invalida que venha aqui perguntar, enfim este forum existe para podermos conversar e saber a opinião de todos e saber mais sobre os assuntos e foi mais por isso que aqui vim, para aprender, mas fui logo recebida com pedras na mão e por isso acho que não vale mesmo a pena colocar aqui nenhuma questão. Já aranjei quem me faça o stripping aqui em Aveiro e é a essa pessoa que vou recorrer quando a Dica tiver 4 / 5 meses. Não nunca pensei em usar a máquina pois sei que isso danifica o pêlo destes cães. Quanto a cortar o pêlo à volta das orelhas continuo e sempre continuarei a dizer que não o sei fazer, nem o faço, pedi a uma pessoa amiga que trata de cães de exposição que veio lá a casa arranjar o pêlo à Dica e cortar o pêlo das orelhas! A todos aqueles que só disseram mal, tenho a dizer:
- que pena serem assim
- aos que me ajudaram obrigada e um optimo ano de 2007 com tudo de Bom! :D
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 27, 2006 3:48 pm

Adorei esta
Não nunca pensei em usar a máquina pois sei que isso danifica o pêlo destes cães.
depois desta
O que acham que devo fazer quando chegar à altura da tosquia? À máquina ou o trimming e o stripping?
e desta
Mas eu nao sei se quero fazer passar a Dica por um processo que pode ser doloroso, já imaginaram o que é arrancar o pêlo à mão??
Quem é que dizia "'tadinhas das aborboletinhas"? Aplica-se aqui que nem uma luva :lol: :lol: :lol:

Beijokitas fofas Imagem
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta dez 27, 2006 6:26 pm

MDogster Escreveu:

"O Stripping mantém a correta textura da pelagem, mas não é obrigatório se o cão não for para exposição."
Acho que esta afirmação, reproduzida do site acima, pode induzir em erro. O stripping não é só uma questão de beleza, é também uma questão de saúde, uma vez que a correcta textura da pelagem ajuda a proteger o cão.
MDogster, fiquei com essa mesma ideia ao ler este site, depois li que era uma questão de saúde do pêlo e não só um aspecto de beleza.

Desta forma acho que muitos dos problemas do pêlo podem ter aqui uma das causas possíveis e mais provável...
<p>susana</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado dez 30, 2006 11:44 pm

biboquinhas, eu estou a tirar um curso de cabeleireiro e estética canina. ja estamos a aprender como se faz o arranjo das várias raças e como tal, já aprendemos a fazer stripping. Este, se feito da maneira correcta, não vai provocar dor nenhuma ao cão. ms atenção, tem que ser feito da maneira correcta!! para isso deve pedir conselho á criadora ou alguem especializado que lhe possa ensinar! o pêlo de um westie, quando é cortado á tesourada ou com maquina fica mole, ondulado e com um aspecto feio. se o cão é tosquiado com a técnica de stripping ou trimming o pelo fica mais rijo, como é natural do tipo de pêlo da raça!
[/b]
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo dez 31, 2006 12:02 am

Já agora, sabe porque é que o pelo fica feio, ondulado e mole?

Porque como não se efectua a muda artificial, neste caso o stripping. O pelo que cresce é o velho, como não é arrancado não há renovação do pelo e assim o velho continua sempre a cescer, não deixando o novo crescer no seu lugar.
O carding, não é solução é apenas manutenção.

O stripping não causa qualquer dor ao animal, apartir do momento em que o pelo esteja bom para ser arrancado. E isto verifica-se de uma maneira muito fácil, puxa-se o pelo se sair com facilidade está na altura de fazer o stripping. Se não sair com facilidade devemos esperar mais um pouco.
Se o pelo ainda não estiver na altura certa de ser arrancado, aí sim é capaz de fazer doer.
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

sábado jan 06, 2007 7:25 pm

Na minha opinião, é um verdadeiro crime usar máquina em cães de pêlo duro. O pêlo fica completamente estragado (deixa literalmente de ser pêlo duro, sendo que também não fica com ar de pêlo liso saudável), para além de não retirar o pêlo morto... No meu Airedale Terrier sempre fiz à mão (aliás, o meu marido), aviso que não é fácil encontrar quem o faça em condições, e os poucos que há tem pouca disponibilidade, por isso aconselho-a a aprender a técnica, quer seja através da leitura de livros da especialidade, quer através da observação atenta do trabalho de um bom profissional. Em termos de material o investimento não é gande mas é importante encontrar uma boa "faca". E deixe-me que lhe diga que não é doloroso para os animais, até deve ser relaxante. Eles costumam gostar, digamos que será o equivalente a uma massagem para os humanos. É óbvio que é muuuuito mais moroso do que com a máquina, mas (e por experiência própria) é um investimento que vale a pena, ou então escolhe-se um cão que não tenha pêlo duro.
Havia uma rapariga que morava em Lisboa, a Sian (que era nórdica) e que o fazia mesmo muito bem (aliás tinha formação a sério, uma espécie de licenciatura com duração de cerca de 4 anos, não era nada como os portugueses), mas entretanto saiu de Portugal há já uns anos. Há um espanhol também muito bom, o Xavier, penso que ainda tenho o contacto dele, pelo que se estiver interessada posso-lhe fornecer por pm. Boa sorte para si e para a sua westie: felicidades e não tenha edo de ler e aprender tudo e mais alguma coisa sobre a raça para que possa dar à sua mascote o mais indicado para ela. ;)
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo fev 25, 2007 1:31 pm

é claro que sei qual a finalidade do stripping. No curso uma das primeiras perguntas que fizeram foi qual a razão de o pêlo daqueles cães não poder ser tosquiado com maquina ou com tesoura!
mas a resposta aqui já dada está correcta! o pêlo cerdoso do westie protege-o da humidade, não se suja tanto. mas se não for tirado (com a técnica de stripping) pode provocar problemas de pele.
o stripping pode ser feito de várias maneiras. com uma navalha de stripping, á mão (plucking) ou com pedra polmes (que funciona como a navalha de stripping!).
não é de todo doloroso para o cão (se for bem feito, obviamente!). mas há groomers que se recusam a fazer stripping aos cães em frente aos donos destes. ás vezes lá se dá um puxãozito no pêlo errado e o cão solta um ganido. imaginem a reação dos donos :o
IsabelNobre_
Membro Veterano
domingo fev 25, 2007 6:26 pm

Airedale Escreveu:Na minha opinião, é um verdadeiro crime usar máquina em cães de pêlo duro. O pêlo fica completamente estragado (deixa literalmente de ser pêlo duro, sendo que também não fica com ar de pêlo liso saudável), para além de não retirar o pêlo morto... No meu Airedale Terrier sempre fiz à mão (aliás, o meu marido), aviso que não é fácil encontrar quem o faça em condições, e os poucos que há tem pouca disponibilidade, por isso aconselho-a a aprender a técnica, quer seja através da leitura de livros da especialidade, quer através da observação atenta do trabalho de um bom profissional. Em termos de material o investimento não é gande mas é importante encontrar uma boa "faca". E deixe-me que lhe diga que não é doloroso para os animais, até deve ser relaxante. Eles costumam gostar, digamos que será o equivalente a uma massagem para os humanos. É óbvio que é muuuuito mais moroso do que com a máquina, mas (e por experiência própria) é um investimento que vale a pena, ou então escolhe-se um cão que não tenha pêlo duro.
Havia uma rapariga que morava em Lisboa, a Sian (que era nórdica) e que o fazia mesmo muito bem (aliás tinha formação a sério, uma espécie de licenciatura com duração de cerca de 4 anos, não era nada como os portugueses), mas entretanto saiu de Portugal há já uns anos. Há um espanhol também muito bom, o Xavier, penso que ainda tenho o contacto dele, pelo que se estiver interessada posso-lhe fornecer por pm. Boa sorte para si e para a sua westie: felicidades e não tenha edo de ler e aprender tudo e mais alguma coisa sobre a raça para que possa dar à sua mascote o mais indicado para ela. ;)
Já ouvia falar de ambos os groomers de que fala. A Sian reconheçi porque partilhamos uma raça em comum. Sei que ela teve exactamente o mesmo tipo de formação que um português pode ter. Que é ir ter com as pessoas e aprender a trabalhar com os criadores, não existem nenhuma licenciatura em grooming isso lhe garanto. O que existe são cursos e depois é arregaçar as mangas e ir à procura de treino.

Sei sim que é uma boa profissional, pena já não estar em Portugal.
Mais uma coisa, há bons profissionais em Portugal, se não o que seria feito das nossas expos se todos tivessem que ir a Espanha.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
domingo fev 25, 2007 6:40 pm

omega2 Escreveu:é claro que sei qual a finalidade do stripping. No curso uma das primeiras perguntas que fizeram foi qual a razão de o pêlo daqueles cães não poder ser tosquiado com maquina ou com tesoura!
mas a resposta aqui já dada está correcta! o pêlo cerdoso do westie protege-o da humidade, não se suja tanto. mas se não for tirado (com a técnica de stripping) pode provocar problemas de pele.
o stripping pode ser feito de várias maneiras. com uma navalha de stripping, á mão (plucking) ou com pedra polmes (que funciona como a navalha de stripping!).não é de todo doloroso para o cão (se for bem feito, obviamente!). mas há groomers que se recusam a fazer stripping aos cães em frente aos donos destes. ás vezes lá se dá um puxãozito no pêlo errado e o cão solta um ganido. imaginem a reação dos donos :o
Nunca ouvi essa dos groomers não trabalharem os cães em frente aos donos pela possibilidade do cão ganir... :roll: . Eu prefiro trabalhar sem os donos presentes por várias razões, mas essa não é de todo uma delas.
Primeira razão: Os cães ficam ansiosos com a presença dos donos. O que torna o trabalho muito mais complicado, pelo facto de não ficarem quietos.
Segunda razão: Eu preciso de estar concentrada a trabalhar e quer queira quer não, os donos desconcentram-me (mas isso é a minha forma de trabalhar, eu e o cão).
Terceira razão. Os donos gostam de segurar, é dificil arranjar um cão ao colo do dono, ou a trepar para cima dele, os donos não são em geral bons ajudantes.
E poderia ficar aqui a dar razões. Mas básicamente são estas e todas as outras iriam girar em torno destas. Cão regra geral sem dono é muito mais fécil de lidar, menos stress.

Outra coisa, a pedra pomes e a faca são instrumentos distintos com funcionalidaes distintas, sim, complementam-se. E não se usa como a faca de stripping. Serve para outra coisa. :wink: Mas acredito que deva saber isso também.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”