leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça fev 27, 2007 2:49 pm

o que é a citronela??
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça fev 27, 2007 4:00 pm

pedrobaleia Escreveu:o que é a citronela??

Imagem

''A Citronela de Java é uma planta aromática originária da ilha de Java, na Indonésia, a partir da qual se obtêm produtos com eficiência comprovada como repelente de insectos, nomeadamente moscas, mosquitos e outros insectos voadores, como o flebótomo, o responsável pela leishmaniose.

O óleo essencial extraído da citronela é um produto natural, não tóxico, vendido como essência, que se pode dissolver em água e aplicar no animal com um vaporizador. Encontra-se mais facilmente no mercado sob a forma de velas decorativas/aromatizantes para uso interior e exterior.

A planta exala um odor muito agradável e por isso é usada também na indústria de perfumaria. No entanto, esse odor é extremamente desagradável para os insectos, funcionando assim como um excelente repelente, sem provocar qualquer tipo de toxicidade nos humanos e animais de companhia.

Uma forma de repelir os insectos com uma relativa eficiência e evitar que entrem dentro de casa, é semear a planta no próprio jardim numa extensão razoável, de preferência em forma de sebe a circundar a casa, já que o seu efeito visual é perfeitamente suportável e o odor muito agradável.

Embora seja originária e se dê em regiões de clima tropical, como por exemplo o Brasil, se for plantada em locais protegidos num solo fértil e húmido, a citronela desenvolve-se no nosso país com relativa facilidade.

Mas em Portugal (ainda) não é fácil encontrar à venda as sementes da planta.

Algumas dicas:

Pode tentar aqui: SEMENTES JAD ALGARVE LDA - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro - Faro - 289 82 53 75 - 96 277 84 64

Ou: Loja Tradicional - Rua de São Nicolau, 24 - Lisboa - 21 888 40 46
Muitas pessoas aproveitam uma viagem ao Brasil para trazer as sementes ou mesmo a própria planta.

Atenção: Existem variedades de citronela que não possuem estas propriedades.

O nome científico da Citronela de Java é Cymbopogon Winterianus.

A forma mais fácil de usar as capacidades repelentes da citronela é através de velas, que se apresentam no mercado em variados tamanhos e formatos.''
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça fev 27, 2007 4:03 pm

ok! era só para ter a certeza...é que a minha mulher vende dessas essências! tem de eucalipto, citrinus e citronela! só queria certificar que era a mesma coisa!
lele3
Membro Júnior
Registado: segunda abr 23, 2007 10:53 pm
1 Gata - Ritinha
1 Gato - PomPom

segunda abr 23, 2007 11:49 pm

Olá Marina,

Por acaso andava a ler sobre esta horrivel doença e dei com este Fórum, no qual me inscrevi de seguida, pois também gostava de partilhar consigo a mesma dor.
Tenho um Rottweiler, de nome Kenzo, com 7 anos e meio, que apanhou a leischmaniose nem sei quando.
Em Janeiro caí e parti umas quantas costelas e só quando recuperei, em pleno, a meios de Fevereiro e consegui sair fora de casa é que reparei que o meu "menino" tinha emagrecido muito, tinha caspa, cheirava mal, tinha remelas nos olhos,etc etc etc.
Levei-o de imediato ao vet que mal o viu disse: ai Kenzo tens lecha...e eu quase caí e desatei a chorar. Desde esse dia que tem sido um corre, corre para o vet, ir a Espanha comprar as injecções (sim que lá custam menos de metade do preço e é só mesmo atravessar a fornteira entrar na farmácia mais próxima e comprá-las - como se costuma dizer a diferença dá para o gasóleo e ainda sobra), fazer análises, repetir, mudar a ração, dar 4 comprimidos e meio todos os dias à refeição, etc, etc, etc.
Emagreceu 22 Kgs, ou seja pesava 64 e agora só pesa 42; é só pele a abanar, a região abdominal está enorme (até parece um cadela prenhe),mas tem uma força de vontade enorme de viver...esforça-se por andar, correr (cansa-se imenso), vai buscar a bola para brincar e pede mimo, muito mimo...

Como já disse...aconteceu. Não foi por falta de cuidado...tinha a coleira Scalibor para cães grandes e punha as gotas por causa das pulgas (é alérgico à picada da pulga), é escovado dia sim dia não, as orelhas são vistas todos os dias aquando dos muitos mimos que leva... Sempre que havia algo de anormal (para mim está claro) levava-o logo ao vet que às vezes até se ria com tanta preocupação.
Calhou e agora é tentar dar-lhe qualidade de vida atéaos seus últimos dias e sobretudo não desanimar, pis por muito que parece estranho eles sentem que nós estamos tristes e preocupados com eles.
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

terça abr 24, 2007 12:41 pm

ola LELE3!!!

:cry: :cry:

ao ler o k escreveu... parece k revivi tudo o k passei com o tugah....eu sei o qt é dificil e muito cruel esta doença....mas tb muito debilitante... ñ deixe o seu menino sofrer.. e prepare-se vem ai tempos muito dificeis...
se precisar de alguma coisa , é só pedir!!!

um abraço muito forte
;)
safata
Membro
Registado: quinta mai 04, 2006 5:03 pm

terça abr 24, 2007 1:13 pm

Olá:
Infelizmente sei muito bem o que é ver os nossos queridos cães afectados pela Leishmaniose. Moro no Algarve, e isto aqui está cheio dessa doença, sendo que a percentagem de animais afectados é assustadora. As medidas preventivas são extremamente importantes embora não sejam infaliveis. Não podemos baixar os braços e desistir, e muito menos não tratar os nossos amigos.
A quem já viu a esperança de vida dos seus cães diminuir drasticamente, um abraço de amizade. A quem luta contra a doença, um abraço de coragem. E que continuem a mimar os seus cães.

saudações cinófilas

Vítor
marina81
Membro Veterano

terça abr 24, 2007 2:49 pm

eu na altura ñ pensei muito.. keria k o meu bébé vivesse mas se alguma x voltar a doença a bater a porta.. optarei por adormece -lo... porque estando vivo é um centro de contagio e de propagação da doença...e ñ kero k outro cães ficam contaminados... :( :cry: :(
;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça abr 24, 2007 6:17 pm

marina81 Escreveu:eu na altura ñ pensei muito.. keria k o meu bébé vivesse mas se alguma x voltar a doença a bater a porta.. optarei por adormece -lo... porque estando vivo é um centro de contagio e de propagação da doença...e ñ kero k outro cães ficam contaminados... :( :cry: :(
Mas tu optaste por adormece-lo.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
marina81
Membro Veterano

quarta abr 25, 2007 10:05 am

optei por adormecé-lo mas demorei tempo demais a tomar essa decisão... se tivesse optado em fazé lo logo qd foi diagnosticado talvez o tugah nem eu tivessemos sofrido tanto

tenho saudade dele..

Imagem

até um dia meu tugão
;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta abr 25, 2007 11:04 am

marina81 Escreveu:optei por adormecé-lo mas demorei tempo demais a tomar essa decisão... se tivesse optado em fazé lo logo qd foi diagnosticado talvez o tugah nem eu tivessemos sofrido tanto

tenho saudade dele..

Imagem

até um dia meu tugão

Eles deixam-nos sempre muitas saudades :(
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
chokole
Membro Veterano
Registado: quinta out 13, 2005 8:39 pm
Localização: Jeco/srd, Vitória e Gontzal/boxers, Askari/Montanha Pirinéus e sempre no coração os que partiram
Contacto:

domingo abr 29, 2007 9:15 am

Coleiras + Advantix (comprei ontem) + besuntar a malta toda mais cortinados e casotas com spray de citonela (em qualquer supermercado se vendem sprays repelentes)...
Mesmo assim não é 100% eficaz. Uma pessoa pode ter todos os cuidados e mesmo assim um dos seus cães apanhar e outro ao lado não apanhar.
É uma doença que sempre tive a sorte de nenhum dos meus cães apanhar, que se pode manter estável mas que é uma grande chatice e da qual tenho verdadeiro medo.
Os mosquitos transmitem ainda o verme do coração que é mais um comprimido que devemos dar aos nossos cães.

As alterações climatéricas tambem não ajudam.
As sucessivas ondas de calor dos últimos anos tem aumentado muito o numero de mosquitos e li ha dias que tais alterações climáticas mais os fluxos migratórios que trazem para o sul da peninsula gente de africa com malária, fazem prever que em breve na peninsula possa voltar a haver malária que ataca pessoas e em certos casos é mortal (não intrepretem mal, eu não tenho nada contra os desgraçados que fogem de uma má situação no seu pais de origem e que procuram viver melhor, é o que todos fazemos, tentar viver melhor, simplesmente malária e outras doenças no género por estas bandas é a modos que chato).

Depois há sitios que são piores, por exemplo aqui o Montijo é claramente um deles. É uma zona de área protegida pelo seu sapal, que é assim a modos que uma enorme espécie de pântano á beira do Tejo, muito bonita mas que os mosquitos adoram. A câmara está desde o ano passado a fazer obras de melhoramento dessa zona e portanto anda a remover terras e lodos à beira rio, sendo que aquelas terras tem entranhado - para piorar - restos de porcos vivos e mortos que para ali foram deitados anos a fio... dá para imaginar a quantidade de mosquitagem que por ai aparece mal começa o calor não dá? Foi a tal ponto que no verão passado tiveram de andar a pulverizar as ruas :(

O melhor mesmo é aplicar os produtos e coleiras (sendo que as coleiras os cães por vezes roem), ter cuidados básicos dentro e fora de casa. Se mesmo assim tudo falhar é aceitar que ha coisas que nos ultrapassam.
Não é necessário abater o animal apenas porque tem leshmaniose, mas os donos devem ter muito cuidado para ele não transmitir a doença a outros cães o que passa precisamente por tentar evitar que seja picado pela mosquita :(

E força Marina
<p>beijos pa quem os merece :)</p>
<p>Carla </p>
lele3
Membro Júnior
1 Gata - Ritinha
1 Gato - PomPom

terça mai 08, 2007 2:33 pm

Olá
Cá estou outra vez.

O Kenzo continua a fazer a sua medicação e estamos à espera da evolução da doença. Ainda me resta alguma esperança.

Já agora... as gotas Pulvex têm várias indicações contra a leischmaniose, mosquitos e moscas.
marja
Membro
Registado: segunda mai 02, 2005 6:00 pm

terça mai 08, 2007 5:33 pm

a nossa veterinária além do advantix e da coleira, ainda me receitou uns comprimidos que se dão uma vez por mês, program plus, carríssimos e ainda por cima esgotados... sou do alentejo, alguém me explica se serão bons, se ajudaram em alguma coisa?
lele3
Membro Júnior
1 Gata - Ritinha
1 Gato - PomPom

quarta mai 09, 2007 11:54 am

Olá

O Program é mais indicado para as pulgas.
Ou seja, é como se fosse a pílula da pulga, pois inibe-a de pôr ovos e assim desaparecem as pulgas.

Depois de casa roubada trancas à porta - lá diz o velho ditado - e agora que o kenzo tem lescha (como lhe chamam na gíria) todo o mundo diz o que se deve fazer:
- plantar ou semear a citronela ou manter uma vela acesa depois da 18h00
- comprar as fita colas (que se usavam antigamente para apanhar moscas) em casas de rações e dependurá-las.

no animal:
- coleira Scalibor de 3 em 3 meses
- gotas ... as que o vet indicar, mas agora que vi estas com tantas indicações para moscas e mosquitos...
- manter a casota bem limpa e desinfectada e com estrado de plástico
- evitar que a água faça poças e apodreça (evitar recipientes abandonados:vasos, garrafas, copos, lagos, etc).

Isto tudo além de ter o cuidado de "visitar" com frequência a zona da cabeça, pois é onde eles adoram picar: nariz, orelhas e pescoço.

Isto são só sugestões de alguém que está a sofrer juntamente com o seu maior AMIGO e COMPANHEIRO.
marina81
Membro Veterano

quarta mai 09, 2007 12:13 pm

marja escreveu:a nossa veterinária além do advantix e da coleira, ainda me receitou uns comprimidos que se dão uma vez por mês, program plus, carríssimos e ainda por cima esgotados

esses comprimidos k a vet receito é pra dirofilariose( verme do coração)...

eu uso no tommy.. a scalibor e o advantix e vou optar plo comprimidos pra a dirofilariose( são caros mas é pro bem do meu bébé)
;)
Responder

Voltar para “Boxer”