Não vou entrar em comparações de marcas de rações, porque não sou pago para fazer publicidade a nenhuma delas. Já aqui postei os requisitos que considero importantes para a escolha de uma ração, qualquer que seja a marca. São os meus critérios, cada um que escolha segundo os que considerar mais acertados.
Em relação ao amigo do Ricardo, ou antes, às opiniões dele aqui transcritas, tenho no entanto algumas discordâncias que aqui gostava de expôr e justificar:
a vitamina A é boa para a visão e como antioxidante, mas o seu excesso é notoriamente problematico...
e parece-me que essa ração tem-na em excesso
Concordando com o que transcrevi, devo dizer no entanto que há um parâmetro que foi esquecido, que é o do nível de actividade do cão.
isto é assim, o meu cão come ração (da mais barata, comprada a granel no LIDL, marca branca) todo o dia...
isto é, tem a ração sempre disponivel durante o dia, quando tem fome come, quando nao tem nao come... nao lhe pomos restrições a esse nivel...
Aqui já estou em descordo completo:
- é mau manter a ração todo o dia à disposição do cão: ele vai comendo um bocado agora e um bocado depois, e o resultado é que está permanentemente a fazer a digestão, com a consequente sobrecarga para o aparelho digestivo;
uma vez por dia, ao almoço, a minha mãe faz uma mistura com restos e ossos (isentos de molhos e condimentos) e ele come isso uma vez por dia...
Não sendo contra a alimentação à base de restos e ossos (desde que crus) acho que quem quiser que o seu cão "aperfeiçoe os instintos" reserve um dia em que lhe dê SÓ comida natural, cozinhada ou crua. Porquê? Muito simples - se o cão tem à sua disposição ração todo o dia e se lhe acrescenta comida natural, e se a ração fôr equilibrada, comer ao mesmo tempo comida natural vai interferir no equilíbrio nutricional da ração.
Para além de um segundo inconveniente: os tempos de digestão da ração e da comida crua são muito diferentes, o que vai sobrecarregar ainda mais o sistema digestivo do cão.
Isto é apenas o que se me oferece dizer sobre o assunto. Não estou a fazer nenhum doutoramento, devo dizer que as minhas opiniões são apenas baseadas na informação que tenho recolhido ao longo dos anos. E volto a dizer que cada um manda em sua casa e alimenta os seus cães como melhor lhe aprouver.
Cumprimentos
José Carlos