Boas...
Vou agora começar a criar um aquario novo de agua quente 80*40 aproximadamente 140lt...
Irei colocar os peixes mais comuns, molly, guppy, neons, platy e espadas, coridoras e limpa vidros...
As plantas serão as de menos cuidado, musgo de java, valineria, anubia, e cabomba, depende da organização e poderei acrescentar outra tb de pcs cuidados, não irei colocar CO2 pelo menos para já, mas gostava de saber s aconcelham algum tipo de fertilizante, abaixo do areão ou liquido e se sim marcas, nomes e preços...
aqua plantado
Pois isso é, sei bem que vou ter alguns (muitos) bebes...
Mas em principio uma loja aqui de Viseu ira ficar-me com alguns e os outros vou dando a um colega que tb quer, e depois logo se verá...
Mas em relação ao fertilizante???ninguém diz nada??
Mas em principio uma loja aqui de Viseu ira ficar-me com alguns e os outros vou dando a um colega que tb quer, e depois logo se verá...
Mas em relação ao fertilizante???ninguém diz nada??
Aquariofilia é uma paixão, um Mundo dentro de 5 vidros....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Creio que também podes ajudar Akadama. É óptimo para aquários plantados, mas não tenho bem a certeza se basta colocares a akadama ou se precisas de colocar mais alguma coisa.
Eu usava fertilizante liquido, deixei de usar porque tenho muitos nutrientes e as plantas estão-se a desenvolver que é uma maravilha.
Eu usava fertilizante liquido, deixei de usar porque tenho muitos nutrientes e as plantas estão-se a desenvolver que é uma maravilha.
lol, pois é espero bem que eles se deiam bem com todas as plantas e as baixas sejam minimas, no inicio e mais precisamente na primeira gravides não vou usar maternidade, prefiro que sejam "livres" como na natureza e tenho algum receio que na mudança aqua maternidade, mesmo que seja daquelas flutuantes, a peixa sofra algum stress e preca os filhotes, assim vou arriscar, se a primeira tudo correr bem, maravilha se vir que as perdas são grandes ai aí vai directa para a maternidade...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Tens ai uma longa caminhada para fazer, eu para ti só tenho um conselho lê muito há muito substrato para usar, a minha experiência é com húmus e areão de rio,não é mau,mas vou mudar agora para akadama vamos ver toda gente fala bem, mas não sei!mrebelo Escreveu: Mas em relação ao fertilizante???ninguém diz nada??
Em relação a fertilizante com as plantas que tens e como estás a entrar na aquariofilia, eu diria não vás já por ai, porque embora não pareça fertilização é algo muito complicado e não me parece que com essas plantas vá ser algo muito necessário,
Desde já um muito obrigado a todos pelas respostas, e vou seguir a maioria dos concelhos que recebi aqui e em outros foruns...
para já vou unicamente colocar o sustrato do rio e pedras vulcanicas, depois num futuro se vir que necessito uso ou fertilizante em bolas para colocar perto das raizes, ou liquido...
Mas uma vez mais muito obrigado pela colaboração de todos...
para já vou unicamente colocar o sustrato do rio e pedras vulcanicas, depois num futuro se vir que necessito uso ou fertilizante em bolas para colocar perto das raizes, ou liquido...
Mas uma vez mais muito obrigado pela colaboração de todos...
As plantas que estás a pensar colocar são plantas que não necessitam sequer de um substrato especifico!
São plantas que desde que tenham luminosidade, crescem muito bem, mesmo sem estarem enterradas em substrato e/ou areão!
Como já deves ter reparado muitas dessas até vêm agarradas a belos troncos quando são vendidas (excepto cabombas).
As cabombas, são uma autentica "praga"! Um bocado de luz adequado, um pouquinho de nutrientes e é vê-las galgar pelo aquário acima.
Agora se quando estás a falar de um plantado, e esperas vir a ter, por exemplo, um tapete de lillaeopsis, então aí sim, precisas de um bom substrato, excelente luminosidade e claro de adição de CO2. Para que elas cresçam bem e formem tapete.
Tal como o Paulop, Eu também te sugiro que leias muito sobre plantados, antes de começares!
No entanto aqui vai uma listagem de nutrientes essenciais,tarefas dentro da planta e sintomas (neste caso da SERA) para a base de um Plantado. E o respectivo produto.
Mas não te esqueças do essencial...ler bastante antes de começar porque mudar um substrato depois do aquário já ter plantas e peixes, não é tarefa fácil!!

Já agora, não te esqueças que os néons são peixes de águas ligeiramente ácidas enquanto que platys, mollys e espadas preferem águas ligeiramente alcalinas!!
São plantas que desde que tenham luminosidade, crescem muito bem, mesmo sem estarem enterradas em substrato e/ou areão!
Como já deves ter reparado muitas dessas até vêm agarradas a belos troncos quando são vendidas (excepto cabombas).
As cabombas, são uma autentica "praga"! Um bocado de luz adequado, um pouquinho de nutrientes e é vê-las galgar pelo aquário acima.
Agora se quando estás a falar de um plantado, e esperas vir a ter, por exemplo, um tapete de lillaeopsis, então aí sim, precisas de um bom substrato, excelente luminosidade e claro de adição de CO2. Para que elas cresçam bem e formem tapete.
Tal como o Paulop, Eu também te sugiro que leias muito sobre plantados, antes de começares!
No entanto aqui vai uma listagem de nutrientes essenciais,tarefas dentro da planta e sintomas (neste caso da SERA) para a base de um Plantado. E o respectivo produto.
Mas não te esqueças do essencial...ler bastante antes de começar porque mudar um substrato depois do aquário já ter plantas e peixes, não é tarefa fácil!!

Já agora, não te esqueças que os néons são peixes de águas ligeiramente ácidas enquanto que platys, mollys e espadas preferem águas ligeiramente alcalinas!!

Visite-nos em: http://yariksbird.wordpress.com/