Tadinhos dos culturistashitman6 Escreveu:O que eu disse é que se coloca a tónica da discussão no temperamento do cão, e o que me parece é que não é tanto o temperamento, mas sim o potencial fisico de provocar o dano que é avaliado.
Rafeiro do Alentejo e Serra da Estrela - PERIGOSOS?????
Moderador: mcerqueira
-
kitten
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
CindelP Escreveu:Tadinhos dos culturistashitman6 Escreveu:O que eu disse é que se coloca a tónica da discussão no temperamento do cão, e o que me parece é que não é tanto o temperamento, mas sim o potencial fisico de provocar o dano que é avaliado.
E aqui fica uma foto da minha perigosissima cadela da serra da estrela, num violentissimo ataque de mimo ...

e aqui sendo violentamente atacada por uma chata de 11 anos

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
Ines2002
- Membro
- Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Paulo, não é uma questão de desinteresse pela lista quando a nossa raça não está lá, convenhamos que neste mundo há muita lei mal feita, provavelmente só nos damos conta quando interfere directamente na nossa vida, é impossível chegarmos a todo lado. A preocupação está lá, o números de raças está a aumentar nas listas, quando nem sequer deveria existir.
Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.
Cindel, gostaria que me falasse de coisas que eu desconhecesse.....Para já tenho muito muito respeito pelas origens e antiga selecção das nossas raças, não usei a palavra "QUASE" que criar uma raça por acaso. O que acontece é com o desenvolvimento do país, novos acessos, entrada de raças de fora..etc...muitas raças portuguesas foram ameaçadas e o seu número declinou muito..é nesta ocasião que entra o criador "moderno" tentanto recuperar uma qualidade e número aceitáveis. Aliás, no caso do Podengo grande e Serra de pêlo curto, está a recorrer-se a sangue das outras variedades para tentar recuperar estas...muito trabalho há ainda a fazer, se isto não é estar a desenvolver uma raça....
Se os RI existissem porque um cão era parecido com uma det. raça, então haveria RI aos molhos e para todas as raças (por alguma razão começaram a ser permitidos só para as raças portugas). Só quando realmente se necessita de mais e melhores exemplares, é que se aceita, porque ao mesmo tempo que traz vantagens, o RI é um risco porque não s sabe nada da ascendência do animal, venha ele das montanhas da Serra ou do prédio de Lisboa.
O que dá que pensar é que tanto desenvolvimento trouxe apenas o negócio da criação de cães....O Serra pelo comprido e mais atraente que o de pelo curto, e apesar deste último ter sido d longe o eleito dos pastores por ser mais funcional, foi o primeiro que vingou nos nossos tempos porque vende muito melhor para guardar a vivenda.
Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.
Cindel, gostaria que me falasse de coisas que eu desconhecesse.....Para já tenho muito muito respeito pelas origens e antiga selecção das nossas raças, não usei a palavra "QUASE" que criar uma raça por acaso. O que acontece é com o desenvolvimento do país, novos acessos, entrada de raças de fora..etc...muitas raças portuguesas foram ameaçadas e o seu número declinou muito..é nesta ocasião que entra o criador "moderno" tentanto recuperar uma qualidade e número aceitáveis. Aliás, no caso do Podengo grande e Serra de pêlo curto, está a recorrer-se a sangue das outras variedades para tentar recuperar estas...muito trabalho há ainda a fazer, se isto não é estar a desenvolver uma raça....
Se os RI existissem porque um cão era parecido com uma det. raça, então haveria RI aos molhos e para todas as raças (por alguma razão começaram a ser permitidos só para as raças portugas). Só quando realmente se necessita de mais e melhores exemplares, é que se aceita, porque ao mesmo tempo que traz vantagens, o RI é um risco porque não s sabe nada da ascendência do animal, venha ele das montanhas da Serra ou do prédio de Lisboa.
O que dá que pensar é que tanto desenvolvimento trouxe apenas o negócio da criação de cães....O Serra pelo comprido e mais atraente que o de pelo curto, e apesar deste último ter sido d longe o eleito dos pastores por ser mais funcional, foi o primeiro que vingou nos nossos tempos porque vende muito melhor para guardar a vivenda.
Mas nos por cá não fizemos o mesmo com outras raças? Por isso, que legitimidade temos em nos insurgirmos contra a decisão do governo Italiano?Ines2002 Escreveu: Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.
Ou nos, Portugueses somos os maiores do bairro e os Italianos não?
Tiago
-
PauloC
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Bolas...que se não são estas intervenções eu até me sint frustrado!! Haja alguém que percebeu e resumiu perfeitamente o que eu quis dizer desde o inicio!!FAbarm Escreveu:Mas nos por cá não fizemos o mesmo com outras raças? Por isso, que legitimidade temos em nos insurgirmos contra a decisão do governo Italiano?Ines2002 Escreveu: Sealords, este tópico foi posto por causa de 2 raças portuguesas, uma das participantes e criadora estava em defesa da sua raça e foi criticada por isso...é que enquanto aqui (Portugal) pessoas fazem um trabalho sério para criar e promover uma raça nossa com poucos efectivos a nivel mundial,lá fora criam-se listas para as despromover.
Ou nos, Portugueses somos os maiores do bairro e os Italianos não?
Tiago
-
Ines2002
- Membro
Uma coisa não invalida a outra....lá por outros não se preocuparem com o que é seu não quer dizer que outros lhe sigam o exemplo, e estes mesmos têm todo o direito de expressar o seu lado e a sua opinião....ora como este é um fórum de opiniões....(embora às vezes pareça de critica...)!
Esperam-se outros assuntos interessantes para discutir por aqui..enquanto isso vou passear descansadamente o bóbi, que pelo andar das coisas não tarda será tb um potencialmente perigoso....pelo menos para os gatos deste país....
Cumprimentos
Ines C
Esperam-se outros assuntos interessantes para discutir por aqui..enquanto isso vou passear descansadamente o bóbi, que pelo andar das coisas não tarda será tb um potencialmente perigoso....pelo menos para os gatos deste país....
Cumprimentos
Ines C
Invalida sim, pois que raio de moral é que se pode encontrar nesta treta das listas de raças perigosos. Se os nossos politicos tiveram capacidade de elaborar uma, porque raio é que os politicos de outros paises não podem ter o mesmo direito? Só pq duas raças são portuguesas e isso fere o orgulkho nacional? Balelas... alias fere tanto o orgulho nacional que por este andar qq dia deixa de haver raças portuguesas.Ines2002 Escreveu:Uma coisa não invalida a outra....lá por outros não se preocuparem com o que é seu não quer dizer que outros lhe sigam o exemplo, e estes mesmos têm todo o direito de expressar o seu lado e a sua opinião....ora como este é um fórum de opiniões....(embora às vezes pareça de critica...)!
E para terminar, a Ines tem a certeza que os tais outros, não se preocupram, na devida altura? Ou preocuparam-se a as suas preocupações a unico caminho que tiveram foi esbarrar na prepotencia e na ignorancia de quem importou para o nosso país, esta moda.
Tiago
-
Ines2002
- Membro
Só deixará de haver raças portuguesas se deixar de haver quem as crie e se preocupe com elas...a realidade é que hoje em dia já nem se discute gostos, estéticas, funcionalidade, etc...as pessoas escolhem raças para si por todos os motivos possíveis e imaginários. É uma questão de divulgar mais...e as nossas raças arranjarão fãs lá fora...como já sucedeu com o Cão de água, Serra e mais recentemente com os Podengos.
Acho que vamos estar sempre à volta do mesmo...eu não concordo com nenhuma lista e acho que cada criador/proprietário tem direito de defender os seus cães, desde que não prejudiquem outros. Se foi a lei de Itália que colocou lá os portugas....Com certeza que terá havido muitos protestos quando saiu a lista portuguesa e muito bem, unamo-nos todos contra o que está mal e não nos critiquemos só porque ah defendes a tua raça e não a minha.....
Cumprimentos
Ines C
Acho que vamos estar sempre à volta do mesmo...eu não concordo com nenhuma lista e acho que cada criador/proprietário tem direito de defender os seus cães, desde que não prejudiquem outros. Se foi a lei de Itália que colocou lá os portugas....Com certeza que terá havido muitos protestos quando saiu a lista portuguesa e muito bem, unamo-nos todos contra o que está mal e não nos critiquemos só porque ah defendes a tua raça e não a minha.....
Cumprimentos
Ines C
-
zezere
- Membro
- Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -
Inês,Ines2002 Escreveu: unamo-nos todos contra o que está mal e não nos critiquemos só porque ah defendes a tua raça e não a minha.....
Enquanto houver gente que limita esta situação à "minha raça" e à "dos outros" nunca vamos resolver o problema. Enquanto as pessoas não perceberem que os cães, qualquer que seja a raça, são animais, profundamente inteligentes mas animais, e que podem sempre ter reacções inesperadas nunca sairemos daqui.
As famigeradas "Listas" serviram só e apenas para descansar consciências pesadas e fazer crer que alguma coisa está a ser feito, que o "perigo" que os cães representam está sobre controle. Ora como a maior perigo de qualquer cão não se encontra na ponta da trela que tem a coleira mas sim na outra ponta, estamos conversados.
Quanto às raças portuguesas, não houvesse meia dúzia de "carolas" teimosos e com dinheiro para atirar pela janela onde já iam elas. É que enquanto não estão na moda e se vendem quase ninguém lhes pega. Ora veja lá o caso do Podengo Grande de Pelo Liso. O nacionalismo e orgulho nacional pára sempre antes de nos irem ao bolso.
Cumprimentos
Helena
Eu não gosto de falar das raças que tenho, ou de outros factos particulares, porque penso que se deve discutir segundo as nossas ideias e aquilo que é justo ou não. A maioria das pessoas não discutem a partir de ideias mas sim a partir de interesses, neste caso interesse em defender a sua raça.
Ines2002 escreveu:
Uma coisa não invalida a outra....
Apesar de haver uma certa hipocrisia nisto eu até concordo. O problema aqui foi o defender uma raça atacando outra.
Para finalizar quero referir que sou um apaixonado, e um grande defensor, das raças portuguesas
Ines2002 escreveu:
Uma coisa não invalida a outra....
Apesar de haver uma certa hipocrisia nisto eu até concordo. O problema aqui foi o defender uma raça atacando outra.
Para finalizar quero referir que sou um apaixonado, e um grande defensor, das raças portuguesas
à distancia de quê?FAbarm Escreveu:Ya... somos todos adeptos e defensores das raças Tugas... mas à distancia... ta-se bem
Última edição por FBC em quarta fev 28, 2007 10:34 pm, editado 1 vez no total.
Boas
Lembro-me de ler algures que quando aqui em portugal elaboraram a bsl, queriam lá por o doberman e o boxer e que só não o fizeram porque os clubes dessas raças se insurgiram e fizeram força para a sua nõa inclusão.
Alguém me sabe dizer o que fizeram os clubes ao certo?
Cumps
Daniel
Lembro-me de ler algures que quando aqui em portugal elaboraram a bsl, queriam lá por o doberman e o boxer e que só não o fizeram porque os clubes dessas raças se insurgiram e fizeram força para a sua nõa inclusão.
Alguém me sabe dizer o que fizeram os clubes ao certo?
Cumps
Daniel
Sou da Serra da Estrela e quando ouvi a noticia fiquei muitissimo triste. Durante toda a minha vida eu convivi com cães Serra da Estrela.
E só posso dizer que são muitissimo meigos, queridos, carinhosos, bons guardas, amigos dos donos, inteligentes e claro muito bonitos!
Onde eu muitas vezes tenho "medo" é quando os donos têm practicamente 24 horas os animais presos. Justificação: "Ele é o nosso cão de guarda" E isso infelizmente ainda acontece. E ao perguntar vem uma resposta que me irrita muito: "Ele é muito grande e bruto
, e depois estraga o jardim, os legumes etc etc.." As pessoas não entendem que
o cão Serra da Estrela precisa de mimos, educação e treinos como qualquer outro cão. E para finalizar tenho que dizer que já me dediquei a um cão desses e ao solta-lo ele não estragou nada! Deu a sua volta (como um doido de contente) e depois voltou para nós SEM PROBLEMA NENHUM.
Já os Rafeiros não conheco, nao posso dar a minha opinão. Eu acho que
um cão é como o dono o treina, educa e trata. Porque é que um Rottweiler
não pode ser um cão meigo? Será que os Pit Bulls são mesmo "maus?
Aconteceu aqui a um certo tempo um acidente gravissimo com 3 Pit Bulls,
que infelizmente mataram uma criança turca de +/- 5 anos. Toda a gente
ficou logo apavorada da raça. Mas o que não interessou ás pessoas foi saber como é que esses animais viviam.. Presos num apartamento sem condicões, sem jardim, só com uma varanda pequena que tinha como proteção 2 colchões
e isto já a SEMANAS. Não saiam á rua, não tinha mimos, educação nada de nada. O dono admitiu viajar muito e não ter tempo para os cães, e claro foi condenado!!
-O Sr. Presidente da Associação do Rafeiro do Alentejo, deu ao Jornal da Noite da SIC no passado dia 23 de Janeiro:
Quando questionado sobre a sua raça constar na lista dos potencialmente perigosos em Itália, este senhor "defende-se" acusando outra raça ............ "perigosos?! perigosos são os Rottweilers" -
Só posso mesmo dizer: Coitado do homem, que triste figura!

E só posso dizer que são muitissimo meigos, queridos, carinhosos, bons guardas, amigos dos donos, inteligentes e claro muito bonitos!
Onde eu muitas vezes tenho "medo" é quando os donos têm practicamente 24 horas os animais presos. Justificação: "Ele é o nosso cão de guarda" E isso infelizmente ainda acontece. E ao perguntar vem uma resposta que me irrita muito: "Ele é muito grande e bruto
o cão Serra da Estrela precisa de mimos, educação e treinos como qualquer outro cão. E para finalizar tenho que dizer que já me dediquei a um cão desses e ao solta-lo ele não estragou nada! Deu a sua volta (como um doido de contente) e depois voltou para nós SEM PROBLEMA NENHUM.
Já os Rafeiros não conheco, nao posso dar a minha opinão. Eu acho que
um cão é como o dono o treina, educa e trata. Porque é que um Rottweiler
não pode ser um cão meigo? Será que os Pit Bulls são mesmo "maus?
Aconteceu aqui a um certo tempo um acidente gravissimo com 3 Pit Bulls,
que infelizmente mataram uma criança turca de +/- 5 anos. Toda a gente
ficou logo apavorada da raça. Mas o que não interessou ás pessoas foi saber como é que esses animais viviam.. Presos num apartamento sem condicões, sem jardim, só com uma varanda pequena que tinha como proteção 2 colchões
-O Sr. Presidente da Associação do Rafeiro do Alentejo, deu ao Jornal da Noite da SIC no passado dia 23 de Janeiro:
Quando questionado sobre a sua raça constar na lista dos potencialmente perigosos em Itália, este senhor "defende-se" acusando outra raça ............ "perigosos?! perigosos são os Rottweilers" -
Só posso mesmo dizer: Coitado do homem, que triste figura!