Exposicao de V.F.X

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
grandnightoftheeast
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2003 7:05 pm

quarta mar 12, 2003 2:28 pm

Pela primeira vez fui a uma "Expo de caes" . É um crime !!!
E aquelas pessoas dizem ser criadores !!!
Não passam de carniceiros . Cheguei a ver 5 !!! Sim 5 caes na mesma cx de transporte !!!
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mar 12, 2003 2:37 pm

Boa tarde,

Não acha que para primeira mensagem no fórum, está a ser um tanto ou quanto brusco(a).

Só lhe quero apenas referir que não deve generalizar, eu também lá estive com o meu cão, é só um, e não estava dentro de nenhuma caixa, muito pelo contrário, o mesmo se passando com vários expositores que se encontravam a expor os seus cães.

Tenha cuidado e não generalize: Há criadores e há reprodutores e comerciantes, não devendo os criadores que têm amor aos seus cães estarem incluídos nos tais carniceiros que voçê denomina :?

Aconselho-o a dar uma vista de olhos no tópico criado com o mesmo nome que voçê criou o seu.
grandnightoftheeast
Membro Júnior

quarta mar 12, 2003 4:23 pm

mas 5 caes numa caixa !!!
Fazia lembrar a China ec/ aqueles horriveis mercados 1!!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 4:48 pm

Meu caro amigo,
Tal como em tudo na vida, as exposições de cães não são excepção, existem pessoas boas e pessoas más, pessoas inteligentes e pessoas estúpidas.
Será que o meu amigo acha que se um estrangeiro chegar a Portugal e vir um Toxicodependente a pedir num sinal de trânsito deve regressar ao seu país a dizer que os portugueses são toxicodependentes e pedintes?

Generalizar dessa forma é completamente injusto e, peço desculpa, imaturo! Só de quem se quer limitar a ser provocatório ( ainda por cima logo na 1ª mensagem!!

Tenha lá mas é calma!
Paulo C.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 4:53 pm

Olá,

De facto tenho de concordar com o Paulo. Eu tb lá estive com dois cães e uma caixa transportadora. Acho que Não se pode generalizar.
E como era a caixa transportadora? Podia ser uma situação temporária, tipo para os transportar do recinto para a viatura. Sabe, andar com 5 cães pela mão, mais material, numa exposição canina não é nada fácil.

tem de se analizar um bocadinho melhor as coisas.
grandnightoftheeast
Membro Júnior

quarta mar 12, 2003 5:15 pm

Era uma cx normal . Nao levem a mal o meu post .
Eu achei mal o que vi .
É só a minha opiniao .
Nao queria dizer mal ,dum modo geral ,dos criadores !
Mas achei que muitos estao "lá" mas é por amor ao $ e nao a breed .
mas ok
era um desabavo
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta mar 12, 2003 6:06 pm

Pior do que as caixas de transporte, para mim, é a sensação que fico de que os cães expostos não passam disso mesmo para alguns dos participantes na exposição (eu disse alguns... :) ). Estarem ali a participar com um cão ou com um carro de tunning é o mesmo. A conversa anda à volta do juíz A ou B, das características do cão X ou Y, o ambiente é quase de cortar à faca em termos de competitividade, enfim, tudo muito profissional sem que se note algum sentimento em relação ao cão, excepto o orgulho de ser um exemplar perfeito e premiado.
Isto já não se sente, por exemplo, nos cães que participam nas provas de Agility, onde a relação com o dono é mais próxima e normal.

O cão vem na caixa, sai para ser exposto no ring (não sei se é este o termo correcto), entra de novo para a caixa e lá permanece bastante tempo, se necessário, enquanto decorre a exposição, sem qualquer atenção do dono.
Isto comigo não combina, se calhar pela relação que tenho com a minha cadela, idêntica, penso, à que a maioria das pessoas tem com os seus animais. Por isso desisti rápidamente de participar em exposições com a Duda, por causa deste ambiente estranho, para ser simpático.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 6:51 pm

Olá

Eu concordo em absoluto com o Kurica.
A minha opinião sobre exposições e principalmente sobre a grande seca que representa para os cães tem sofrido altos e baixos.
Numa das primeiras mensagens que enviei aqui no fórum já a propósito não sei de quê, entre outros comentários, referi que tinha levado os meus cães a uma exposição e que tinha jurado de nunca mais repetir a façanha. Não foi por despeito ou considerar injustas as classificações. O Fozzy até foi premiado.
Entretanto, com a intensiva aprendizagem que tive aqui no fórum, fui percebendo que as exposições têm a importância que têm e sobre este aspecto nem sequer teço comentários. Mas prefiro não sujeitar os meus cães a esse sacrifício. Tenho esse direito.

Não resisto contar um episódio que se passou há uns tempos atrás aquando de uma exposição que decorreu na Exponor.
Eu saí com os meus cães e quando ia a entrar com eles pela garagem, ouvi um grande alarido de cães a ladrar (mais a ganir do que a ladrar).
Eram três carros com os respectivos atrelados para os cães. Não sei quantos cães eram, mas lá que não estavam satisfeitos, bom, disso tenho a certeza absoluta.
As pessoas tinham acabado de sair dos carros e dirigiam-se em amena cavaqueira, indiferentes aos protestos dos cães, para o restaurante que se situa mesmo ao lado.
Eu disse em voz alta para os meus: "Estão a ver? Se se portarem mal já sabem o que vos acontece."
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
grandnightoftheeast
Membro Júnior

quarta mar 12, 2003 7:40 pm

Eu estive la da 11 as 15 e os caes k vi no ringue por aqueles breves instantes estiveram todo o dia ou enclausurados nas cx sem qualquer atenção ou la fora ao Sol ou presos por correntes as paredes (Ao menos havia sombra) mas mesmo assim e duro ver um Mastim dos pirineus a sofrer com o calor que se fez sentir .
A sra que estava com o IrishWolfhound era uma "lady " no verdadeiro sentido da palavra. se a mesma é forense aqui fica toda a minha admiração .

O Irish era lindo
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta mar 12, 2003 7:53 pm

grandnightoftheeas

Não tome a parte pelo todo!

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 7:59 pm

:D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 8:19 pm

Caro grandnightoftheeast

Eu pelo facto de manifestar a minha opinião em que revelo algumas reservas sobre as condições em que os bichos permanecem durante as exposições, não estou obrigatoriamente a concordar com a forma como colocou o tópico. Não considero os expositores carniceiros e muito menos criminosos, isto usando as suas palavras. Nem generalizei. Dei o exemplo de algumas pessoas que deixaram os cães a ganir dentro dos atrelados enquanto foram jantar, mas isso não significa que toda a gente tenha esse procedimento.
No meio de tantos concorrentes haverá pessoas de todas as qualidades, uns a quem apenas interessa o resultado da exposição e se estão a marimbar para o sacrifício do cão, outros a quem nem interessa tanto o resultado e vão mais pelo convívio, etc., etc.

A mim (esta é uma posição muito pessoal) como os resultados das exposições efectivamente não me interessam, prefiro não submeter os cães a concurso, evitando assim aqueles longos períodos de espera que efectivamente são penosos para os cães. Isto para não referir o transporte, etc.

Mas aceito, compreendo e nem critico muitas pessoas que levam os seus cães a exposições. Provavelmente para alguns cães já habituados a essas andanças, isso até é um prazer...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta mar 12, 2003 9:27 pm

Caro grandnightoftheeast,

Bem vindo ao forum, mas não meça as pessoas todas pela mesma bitola.

Eu não participo em exposições com o meu cão mas tento ser espectadora sempre que posso. É claro que há expositores que nem deveriam entrar no recinto, mas certamente deve ter reparado em muitos que tiveram o cuidado colocar os cães à sombra ou sob um guarda sol, mudar-lhes a agua com frequencia, exercita-los, não permitir que os visitantes os "amassassem" com festinhas, e viu com certeza muitos a comerem uma sandoca ao lado do cão para não deixarem o bichinho fechado no carro ou nas ditas caixas transportadoras.

Já alguma vez assistiu a uma prova de agility por exemplo? Pouco me sensibiliza mais do que ver a alegria do cão saltar para o dono para receber festas ou até beijinhos, quer tenha terminado a prova bem ou mal classificado.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mar 12, 2003 9:31 pm

[quote=grandnightoftheeast]
Pela primeira vez fui a uma "Expo de caes" . É um crime !!!
E aquelas pessoas dizem ser criadores !!!
Não passam de carniceiros . Cheguei a ver 5 !!! Sim 5 caes na mesma cx de transporte !!!
[/quote]

E na altura teve oportunidade de dizer isso ao dono dos cães? Viu esses 5 caes numa caixa e quantos viu cada um em sua cx? E em parques?
Olhe eu estive lá com 3 caes, 2 cxs de transportes, cada cão numa cx e o 3º sempre fora, com trela. Não vi 5 cães numa cx. mas... atenção q caes eram? Se calhar podengos pequenos, ou coisa assim, não?
Se foi pela 1º vez a uma exposição e viu o que viu, pf não generalize, pois existem pessoas que frequentam as exposições, alguns nem criadores são, apenas amantes da raça, e GOSTAM e tratam muito melhor os seus cães q muita gente armada em defensores dos animais que por aí anda espalhada por este país fora.
Pf não generalize, será que não viu nada de bom? Se viu, conte tb.
Cumps.
Isabel
grandnightoftheeast
Membro Júnior

quinta mar 13, 2003 7:04 pm

Um Irish Wolfhound e um Serra de nome Nero !!!
Responder

Voltar para “Cães”