Legalização-ponto da situação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta mar 01, 2007 4:37 pm

Mais um passinho foi dado.

O ICN já enviou para a Secretaria de Estado do Ambiente, a proposta da alteração à Convenção de Berna que vai abrir caminho para a legalização dos furões…
Pelo menos já saiu do ICN, quer dizer que o 2º passo já foi dado (o 1º foi aceitarem legalizá-lo) agora é preciso que a Secretaria do Ambiente a aprove.

Comprem umas pipoquinhas que ajudam a passar o tempo. :D
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 01, 2007 5:10 pm

Vamos e fazer figas para que se legalizem o quanto antes :D
ElPaco
Membro Veterano
Registado: quinta fev 02, 2006 2:34 pm
Localização: 2 Cães (Spot e Guess), um gatinho (Vodka) e um furanito (Pimenta)

quinta mar 01, 2007 6:05 pm

hmm, ja estava na hora de se avançar qq coisinha :lol:
vamos torcer para que corra bem... :wink:
<a href="http://granizes.pt.vu">http://granizes.pt.vu</a>
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

sexta mar 02, 2007 2:47 pm

Vamos torcer para que seja desta!
Não vejo a hora de poder andar livremente com o meu ao colo na rua! :D
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
TaniaFilipa
Membro
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

quarta abr 04, 2007 3:57 pm

Eu pessoalmente gostava de poder andar sem medo com os meus pequenotes pela rua. Dizer às pessoas que os tenho e mostrá-los com orgulho.
Contudo tenho um certo receio que dp se vendam de qualquer maneira em qualquer loja de animais e as pessoas os comprem só pq é lindo e fofinho e dp não saibam como cuidar deles e nem se interessem por saber.
Já estou a imaginar qt`s destes bichinhos vão sofrer pq só vão interessar ao dono um mês no máximo. Assim como acontece com cães e gatos, que no primeiro momento é uma festa e dp logo perdem o interesse e dp são cruelmente jogados fora. :cry:

Cumprimentos,
Tânia
Rapinus_00
Membro
Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato

domingo abr 15, 2007 9:08 am

espero bem que a secretaria do ambiente aprove. assim ja podemos passear na rua com eles sem ter medo.
Rapinus_00
Membro

domingo abr 15, 2007 9:21 am

Ja agora MHZ mesmo que legalizem os furoes, nao vai ser preciso ter documentos tipo CITES para andar com eles na rua sem qualquer preocupação como ha policias que os retiram com qualquer desculpa.
É preciso???
MHZ
Membro Veterano

domingo abr 15, 2007 10:20 pm

Esse será o passo seguinte, determinar as normas para os furões animais de companhia.
Rapinus_00
Membro

segunda abr 16, 2007 9:17 pm

Ok :wink: , mas primeiro esta a legalização dos baixotes!!!!! :D XD
ArturJ
Registado: sexta dez 22, 2006 11:04 am

terça mai 01, 2007 5:21 pm

ainda bem que tudo isto está a acontecer...Nénhum desses receios se faz sentir nos EUA - que é um país muito avançado... :wink:
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

domingo mai 20, 2007 4:46 am

Fico muito feliz pelos novos desenvolvimentos na ardua tarefa da legalização dos nossos bichinhos!
:D
Vai devagar, mas vai... isso é o que importa.
Parabens aos responsaveis mais directos pelo trabalho :wink:
muatyr
Membro
Registado: sexta abr 15, 2005 10:47 pm

sábado jun 30, 2007 5:47 pm

hehhe, quer dizer que brevemente poderemos possuir e adquirir furões sem qualquer receio. Estou desejoso por esse dia. Os furões sairão das sombras e talvez das mãos de alguns que tentam monopolizar o negocio sob a falsa modestia da protecção.(mafia dos furões)

Nao quero um furão para andar com ele na rua, nem me andar a exibir e muito menos para ganhar dinheiro as custas deles, como algumas pessoas que se dizem bem intecionadas o fazem. na verdade é umexcelente negocio, pois 10 crias a 100eur é uma excelente ajuda ao orçamento, apesar de lamentavelmente vergonhoso!

quero um furão porque amo furões...

força
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 19, 2007 12:46 pm

Estão-se ainda a esquecer da Lei da Caça....
Artigo 26.º

Processos e meios de caça

1 - A caça só pode ser exercida pelos processos e meios permitidos.

2 - A detenção, uso e transporte de furões só são permitidos aos serviços competentes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e às entidades gestoras de caça, para efeitos de ordenamento de populações de coelho-bravo ou da sua caça, quando autorizadas.

3 - É obrigatório o registo dos furões nos serviços competentes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
MHZ
Membro Veterano

domingo ago 19, 2007 7:34 pm

LOL, Fang, eu não ... :D

Mas lá chegaremos...
Temos de ir passo a passo e depois estou convencida que com um projecto com pés e cabeça, haveremos de chegar a um consenso.

Estes 5 anos últimos que estudo sobre eles, sobre o seu comportamento, hábitos, saúde e outros, sobretudo na nossa vizinha Espanha, cada vez mais me reforçaram a ideia (que aliás não é minha mas de Bob Church) de que eles não são capazes de sobreviver sozinhos e muito menos na floresta, onde a agressividade dos toirões - animais muito territoriais - não os deixaria sobreviver.

Por outro lado também não me parece que legalização deles, vá fomentar mais ainda, a caça clandestina. Mas uma consulta sobre este tema, entre os Gabinetes dos diferentes países europeus onde a caça é proibida, também ajudará a clarificar. Pelo menos em Espanha, com quem estou mais ligada, não há conhecimento de ter aumentado. E na maior parte das Províncias nem há medidas especiais para os furões de companhia, com algumas excepções, como a Andaluzia, onde necessitam de ser registados.

Quando começámos esta iniciativa de os legalizar, ainda existiam muitas dúvidas na DGRF por esclarecer. Mas agora, 5 anos depois, com abertura de espírito e vontade, estou convencida que é possível um acordo.
Também não estou a ver uma entidade como o M. da Agricultura a fazer “berrinche” por mero capricho.
Se nos outros países da Europa, onde é também proibida a caça com furões, mormente na nossa vizinha Espanha (só é consentida nas ilhas) eles são permitidos como animais de companhia, porque não em Portugal?

Aliás, nem vejo em nada benéfico o continuar nestas águas mornas. Cada ano que passa, menos controle é possível ter.

Mas positivismo e optimismo é uma das minhas características... :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 19, 2007 9:41 pm

MHZ Escreveu: LOL, Fang, eu não ... :D
Olá Helena,
Sei que não, mas pelo que percebi, já há por aí muito boa gente a ter a revisão deste Decreto-Lei (convenção de Berna) como dado adquirido para poder andar livremente com furões na rua...
MHZ Escreveu: Mas lá chegaremos...
Temos de ir passo a passo e depois estou convencida que com um projecto com pés e cabeça, haveremos de chegar a um consenso.
Estou convicto que sim. Alias, outra coisa seria surreal...
MHZ Escreveu: Estes 5 anos últimos que estudo sobre eles, sobre o seu comportamento, hábitos, saúde e outros, sobretudo na nossa vizinha Espanha, cada vez mais me reforçaram a ideia (que aliás não é minha mas de Bob Church) de que eles não são capazes de sobreviver sozinhos e muito menos na floresta, onde a agressividade dos toirões - animais muito territoriais - não os deixaria sobreviver.
Nisto discordo. Existem populações selvagens de furões, introduzidos em ilhas mediterranicas há vários séculos. Existem n relatos de cruzamentos furão X toirão com efeitos prejudiciais para a espécie enquanto selvagem. Existe vária informação que confirma que cada vez que se introduz furões em liberdade, é uma machadada para a continuidade das populações de toirões selvagens. Já vi furões em liberdade a caçar na boa. O toirão está em regressão em vários locais do país.
Dita o bom senso que asa coisas se resolvem com responsabilidade. Neste caso com responsabilidade dos donos de furões.
MHZ Escreveu: Por outro lado também não me parece que legalização deles, vá fomentar mais ainda, a caça clandestina. Mas uma consulta sobre este tema, entre os Gabinetes dos diferentes países europeus onde a caça é proibida, também ajudará a clarificar. Pelo menos em Espanha, com quem estou mais ligada, não há conhecimento de ter aumentado. E na maior parte das Províncias nem há medidas especiais para os furões de companhia, com algumas excepções, como a Andaluzia, onde necessitam de ser registados.
Este é um falso problema. Não é por haver mais furões que existe maior clandestinidade na caça. Depende de quem os detenha.
O problema é que, neste momento a posse legal de furões apenas poderá ser alvo das entidades que descrevi acima.
MHZ Escreveu: Quando começámos esta iniciativa de os legalizar, ainda existiam muitas dúvidas na DGRF por esclarecer. Mas agora, 5 anos depois, com abertura de espírito e vontade, estou convencida que é possível um acordo.
Também não estou a ver uma entidade como o M. da Agricultura a fazer “berrinche” por mero capricho.
Se nos outros países da Europa, onde é também proibida a caça com furões, mormente na nossa vizinha Espanha (só é consentida nas ilhas) eles são permitidos como animais de companhia, porque não em Portugal?
Porque Portugal continua com legislação cinegética que "abarca" tudo. Parece que ainda estamos no Estado Novo. Ainda dita a "velha guarda".
Mas não estou com isto a dizer que a DGRF irá contrariar. Alias, a legislação sobre caça é aquela que mais vezes é alterada em menor espaço de tempo. Depende é das vontades e dos lobbys...
MHZ Escreveu: Aliás, nem vejo em nada benéfico o continuar nestas águas mornas. Cada ano que passa, menos controle é possível ter.
E vão dois!! Fechar os olhos ou virar a cara de nada tem de positivo. Actuar em conformidade com a lei, sem ter em conta o concreto das situações, também não. Há que regulamentar especificamente, e neste caso furões. Criar regitos independentes. Aquilo que é utilizado legalmente na actividade cinegética e aquilo que é utilizado em companhia. Não que uma não se possa fundir com a outra ocasionalmente, mas são para todos os efeitos, actividades distintas.
MHZ Escreveu: Mas positivismo e optimismo é uma das minhas características... :wink:
Esperemos que essas características sejam também as dos nossos governantes. Afinal são eles que fazem ou não aprovar as propostas de legislação...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Furão”