Período de descanso reprodutivo das coelhas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

domingo fev 18, 2007 10:20 am

Como sabem, a minha coelha teve filhotes e agora os filhotes já estão quase a ser separados da mãe! A minha questão é daqui a quanto tempo é que puderei voltar a juntá-la com o macho?
Eu tinha pensado no fim de Abril (daqui a dois meses) pois assim ela não teria os filhos na altura de mais calor! Mas não sei se não será um período pequeno de descanso! Que acham? E já agora, quantas ninhadas pode a coelha ter por ano? :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Rodrigues_18
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

domingo fev 18, 2007 11:19 am

Oi :wink:
Acho que fazes bem esperar um tempo (no mínimo 1 mês), visto que a fêmea só fica com o cio após um mês de ter a ninhada.
Em relação ao número de ninhadas que uma fêmea nova pode ter por ano são 5 (e mesmo assim acho que é muito).
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo fev 18, 2007 2:27 pm

5 ninhadas por ano isso é muito. Isso é um desgaste muito grande para uma coelha.A coelha então não faziam mais nada a não ser parir ninhadas.Tadita:?
Número de ninhadas por ano – As coelhas anãs podem ter 2 a 3 ninhadas por ano.
Número de crias – As coelhas anãs podem ter em média 3 bebés por ninhada.
Informação retirada do site da aprome:
http://www.aprome.com.pt/ncoelhosft.htm
crazyboy
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 5:21 pm

Obrigado :wink: Vou juntá-la então com o macho daqui a dois meses (fim de Abril)! Penso que dois meses de descanso é suficiente :D
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo fev 18, 2007 5:38 pm

Não Ricardo 2 mêses é pouco, não faças mais de 2 ninhadas/ano com a tua coelha. A coelha teve 5 bébés não foi? Qual é a pressa de a voltares a juntar ao macho?
Acho que fazes bem esperar um tempo (no mínimo 1 mês), visto que a fêmea só fica com o cio após um mês de ter a ninhada.
Errado, a coelha como qualquer roedor, apesar dos coelhos não serem bem roedores, têm cio imediatamente a seguir ao parto, se a deixares junta com o macho eles cruzam de imediato, daí se separaram antes do parto.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Silly_Bublle
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 6:10 pm

Realmente, não percebo a tua pressa para junta com um macho.
Se é aconselhável duas ou três ninhadas por ano e se a tua coelha teve 5coelhos à pouco tempo, para quê ires juntar já?
Dá tempo para a coelha recuperar. 2meses não chega para recuperar o desgaste, já que passou dois meses a cuidar dos pequeninos.
Aconselhava-te só a juntares com o macho daqui a 6meses.
Tens que fazer uma criação com cabeça.
crazyboy
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 7:12 pm

Ok! Foi por isso que pedi a vossa opinião :D Por não ter bem noção do tempo necessário :wink: Não é uma questão de ter pressa ou não, nem sequer tou a perceber tanta agressividade mas prontos, se me aconselham 6 meses é 6 meses que eu esperarei! Obrigado :wink:
Silly_Bublle
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 7:59 pm

Eu da minha parte não estava a ser agressiva.
Estava apenas a colocar uma pergunta, já que tinha dado a indicação quantas ninhadas poderia ter por ano e insististe nos 2meses.
E quando disse para fazeres criação com cabeça, era mesmo para pensares primeiro no desgaste da tua menina.
Quantas mais ninhadas tiver num ano, mais desgaste vai ter e irá ter menos tempo de vida.

Tudo bem que é bonito ter-se pequeninos em casa, mas primeiro tem que se pensar no bem estar da mãe.;)
kitten
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 8:43 pm

Vamos ver nem eu nem a Silly_Bublle fomos agressivas, aliás acho até que ninguém foi, mas e há sempre um mas, au fico especialmente irritada quando vejo que alguém pretende cruzar uma fêmea até à exaustão.
E o que me irritou não foi a tua pergunta, foi a resposta que se segue.
Em relação ao número de ninhadas que uma fêmea nova pode ter por ano são 5 (e mesmo assim acho que é muito).
Uma coelha pode ter uma ninhada por mês, só que provavelmente num ano ficas sem coelha, foi isso que eu e a Silly_Bublle te tentámos transmitir.
Madalena Marques
crazyboy
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 10:13 pm

Mas é que eu não sabia mesmo que dois meses era um período pequeno de descanso, por isso perguntei! Se eu já soubesse que era um absurdo ter apenas dois meses de descanso, não teria sugerido esse tempo! Eu adoro a minha coelha e só quero o melhor para ela! Agradeço muito o conselho e como é óbvio vou segui-lo :D
kitten
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 10:33 pm

:wink: :wink: :wink:
Madalena Marques
RottBull1
Membro
Registado: quinta fev 02, 2006 11:50 pm
Localização: 1 Cão RottWeiler, 1 Cadela Radeira, 1 casal de coelhos angora, 2 coelha belier e 10 peixe

sexta mar 02, 2007 6:46 am

Eu fico parvo :o :o :o :o

Eu tenho coelhos ha mt tempo e nunca fiz criação.. Porque os ANIMAIS não tem necessidades sexuais :P :P
Nao entendo a pressa do user em fazer criação atras de criação ( FOI ISSO QUE ENTENDI DO QUE LI )

1º Deviam ver se tem condiçoes para fazer criação
2º O que fazer com os coelhinhos bebes apos o nascimento
3 Arranjar pessoas para dar os coelhinhos é muito facil mas arranjar pessoas para trata-los bem....... Nao sera tão facil.....

Ja agora qual é a sua necessidade em juntar os coelhos ?????

O homem so pensa em juntar os coelhos....
Ja vissem se ele pensar em todos os anos procriar ? LOL Vai ser Pai de todo o Portugal...

Abraço
crazyboy
Membro Veterano

sábado mar 03, 2007 7:01 pm

Pois, se você não tem interesse em fazer criação, eu respeito isso e não o censuro por isso! Agora peço que não me censure por eu querer fazer uma criação com os meus, afinal nem todos podemos ter as mesmas aspirações! E já agora digo-lhe que leu muito mal.... porque quando eu sugeri os dois meses (já vou repetir isto pela 50ª vez mas visto que você apeteceu-lhe implicar comigo eu digo outra vez :D ) era por pensar realmente que dois meses seriam suficientes, tava enganado e já reconheci o meu erro e como tal vou seguir o que os membros mais experientes me aconselharam! Quanto à questão das condições para eles, posso não ser profissional, mas penso que lhes dou tudo aquilo que eles precisam (informei-me muito bem antes de ter a coelha). O que me leva a querer fazer criação, é o facto de gostar de ter bébés, e tento sempre arranjar os melhores donos possíveis para eles. Agradeço e compreendo a sua preocupação, mas não precisa de a ter. E já agora, será que leu mesmo bem o tópico?!? Se calhar é melhor lê-lo outra vez, e talvez, interpretá-lo correctamente :D
LadyRaf
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 7:50 pm

sábado mar 03, 2007 8:42 pm

RottBull1 " Os animais não tem necessidades sexuais, diz você...Mas as pessoas tem necessidades animais senão você não tinha cães e coelhos como os que têm.

Não se pode proibir as pessoas nem censurar, existem maneiras melhores de se fazer ver os pontos e colocar as pintas nos Is.

Foi pedida uma opinião, deve-se dar uma opinião, se ele quer criar, não o vai deixar de fazer porque você lhe diz que os coelhos não devem, que vão ser maltratados, que vão procriar...que vão acabar por dominar o mundo, ok. Deve-se promover a criação conscenciosa, apenas isso, a imposição de ideais nunca levou a nada.

Nunca nenhum criador está certo 100% que todas as suas criações estão a ser bem tratadas, mesmo quando tudo parece bem. Não importa o quanto berrem que não é verdade, porque não podem ter 100% certeza a não ser que fiquem com toda a criação e isto aplica-se a qualquer criação seja coelhos ou outros animais.

Já agora, os coelhinhos são adoráveis.

Cumprimentos
Última edição por LadyRaf em segunda mar 05, 2007 1:35 pm, editado 1 vez no total.
kitten
Membro Veterano

sábado mar 03, 2007 10:18 pm

Ena o que para aqui vai ...

Vamos ver o crazyboy fez uma pergunta e foi respondida, ele já disse que iria fazer como lhe foi recomendado, qual é a dúvida?

RottBull1, se tem coelhos e não faz criação com eles a escolha é sua, não tem é o direito de criticar quem o faz, o crazyboy cruzou 1 vez a coelha, não me parece que venha algum mal ao mundo por esse facto, nem à coelha.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”