CDS quer examinar donos de cães perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 4:00 pm

MARTIM SILVA
O CDS/PP quer obrigar os proprietários de cães de raça, como os rotweiller, pitbull, dobermann e boxer a fazerem testes psíquicos de aptidão para a posse desses animais, considerados «perigosos». Neste sentido os populares entregaram ontem na Assembleia da República um projecto de lei.

Ao todo são 12 as raças de cães que o CDS considera «potencialmente perigosas» e para a posse desses animais exige a realização de testes físicos e psicológicos: pitbull, american pitbull, fila-brasileiro, american staffordshire terrier, mastim-napolitano, dogue-argentino, dobermann, boxer, tosa inu, akita inu e presa-canário.

Além dos testes, só pode ter estes cães quem não tiver sido condenado por crime violento e fizer um seguro de responsabilidade civil. Em conferência de imprensa, o líder parlamentar dos populares, Telmo Correia, justificou a necessidade de legislação na matéria com a «segurança dos cidadãos» e os relatos de casos em que os cães «são treinados como armas».

Além deste diploma os populares apresentaram um outro projecto, visando criminalizar as lutas de cães. Até agora punida com multa, esta actividade passa agora (caso o projecto seja aprovado) a ser punível com pena de prisão até um ano.

fonte: www dn pt
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 4:34 pm

Olá,
Não conheço a proposta em pormenor, no entanto devo dizer o seguinte:
Não me chocam os testes psiquicos, psiquico, o registo crimininal e o seguro de responsabilidade civil. O que eu me custa a aceitar é que se abra o precedente da oficialização de uma LISTA de RAÇAS PERIGOSAS. De facto, uma vez aceite, esta lista pode ser usada futuramente para outro tipo de legislação discriminitativa e injusta, essa sim bem mais grave para os donos responsáveis. Aceitando a lista ou qualquer tipo de legislação discrimitativa por raça está aberto o precedente.
Não vejo fundamento nenhum científico para a maior perigosidade das raças em escolhidas relativamente a muitas outras!! Em alguns casos nem sequer são raças com expressão em Portugal que fundamentem qualquer tipo de restrição em função de casos de ataques ocorridos!!
Quando muito esses testes deveriam ser exigidos de acordo com o peso do cão ou qualquer outro critério dissociado da raça mas que constitua um potencial de perigo ( mesmo sempre dúbio, seria certamente mais justo que a raça) !
Há efectivamente donos perigosos e até cães perigosos ( independentemente das causas que levaram a que se tornassem perigosos), mas todos são casos individuais e perfeitamente dissociados de raças ( humanas e animais), credos ou nacionalidades!!!

Parece-me mais um aborto legislativo em preparação!!

Abraços
Paulo C.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 5:10 pm

Paulo C,

Tenho de concordar consigo. A única coisa que choca é mesmo a definição de raças perigosas. Acho que o critério de peso seria o único possível, até porque um grand danois, ao movimentar-se pode fazer grandes estragos numa pessoa.....e é um cão calmíssimo, como se sabe.

Não há muito mais a dizer.... mas temos fé que essa lei não passe. afinal a sociedade portuguesa não quer saber dos direitos dos animais. Já tem problemas de sobra a tentar legislar os direitos das pessoas. :? :o :?

Sandra
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 12, 2003 5:37 pm

Não há muito mais a dizer.... mas temos fé que essa lei não passe. afinal a sociedade portuguesa não quer saber dos direitos dos animais. Já tem problemas de sobra a tentar legislar os direitos das pessoas.
Não estou assim tão certo! Precisamente porque a sociedade não liga a estas coisas, a proposta é capaz de não ter entrave nenhum e ser aprovada tal como estiver!
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mar 12, 2003 5:49 pm

PauloC Escreveu: Precisamente porque a sociedade não liga a estas coisas, a proposta é capaz de não ter entrave nenhum e ser aprovada tal como estiver!

Em Portugal e como anda o país, o mais provável é passarem a proposta sem a lerem realmente, com a atenção que é devida a um caso destes... :|

Se raça perigosa é aquela que pode pôr em risco bens e vidas, o que é que nós, raça humana, somos? :(
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 5:57 pm

Eu ainda tenho esperança. Mas de qaulquer modo, se passar vai ser bastante difícil de validar.

Como saber se as pessoas são proprietárias? Vai uma pessoa na rua com o cão e um policia leva-o para fazer testes?

A grande maioria das pessoas se calhar nem regista os cães, mesmo que o tenha adquirido com LOP.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 7:55 pm

Tem piada que estas coisas aberrantes só partem da direita.

Remanescências do fascismo ?

Porjectos dos PSD
Projectos do cds
CDS fez pressão para o regime de excepção em barrancos...
Última edição por VascoV em quarta mar 12, 2003 8:10 pm, editado 1 vez no total.
MURA
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 11:29 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 8:07 pm

Estou completamente de acordo com o Paulo C.

A medida mais indicada seria através do peso dos animais.
Agora essa das raças perigosas, é muito estranho... Como é possível considerar um Akita Inu um cão perigoso e o Grande Cão Japonês (Akita com um Porte Maior), não ser considerado perigoso ?
Assim como outras raças, como o pastor alemão, o pastor belga,... tudo mais.
Todas as raças são perigosas, se forem treinados para ataque.

Além disso, se existir um SRD, de um cruzamento de um rotweiller com um Doberman, será que ainda é raça perigosa ?

Cumprimentos & Shlups
André & Mura
MiguelS
Membro Júnior
Registado: segunda fev 17, 2003 2:19 pm
Contacto:

quarta mar 12, 2003 8:39 pm

já gora alguém me explica a diferença entre Pit Bull e American Pit Bull? :oops: :o

E eu que pensava que a raça era American Pit Bull Terrier... :p
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mar 12, 2003 8:46 pm

É tão triste continuar-se com estas idiotices de raças perigosas..
Olhem só me fazem ainda ficar mais triste vendo o panorama que vejo se alguma dessas idioteiras fosse aprovada...
Nem sabem daquilo que falam, gostava que me dessem a diferença entre um Pitt Bull e um American Pitt Bull, para já são as 2 a mesma coisa e depois nem são aceites como raça... Que vergonha, meterem politicos a tratar de canicultura, é mais ou menos como meter um sapateiro a fazer de padeiro... Só me posso sentir cada vez mais envergonhada por termos este tipo de gente a governar...

Meus queridos cães, alguma vez perigosos... filhos de um grande p"#$!

PS- Desculpem mas fico possessa com este assunto.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mar 12, 2003 8:47 pm

É tão triste continuar-se com estas idiotices de raças perigosas..
Olhem só me fazem ainda ficar mais triste vendo o panorama que vejo se alguma dessas idioteiras fosse aprovada...
Nem sabem daquilo que falam, gostava que me dessem a diferença entre um Pitt Bull e um American Pitt Bull, para já são as 2 a mesma coisa e depois nem são aceites como raça... Que vergonha, meterem politicos a tratar de canicultura, é mais ou menos como meter um sapateiro a fazer de padeiro... Só me posso sentir cada vez mais envergonhada por termos este tipo de gente a governar...

Meus queridos cães, alguma vez perigosos... filhos de um grande p"#$!

PS- Desculpem mas fico possessa com este assunto.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 12, 2003 9:06 pm

Como saber se as pessoas são proprietárias? Vai uma pessoa na rua com o cão e um policia leva-o para fazer testes?
Olá,
Qualquer proprietário é obrigado por Lei a possuir um registo e uma licença camarários para o seu cão. Das duas uma, ou a pessoa que passeia este cão na rua tem esses registos/licenças e sabe-se quem é o proprietário a 'examinar', ou o não tem esses registos e licenças e então o cão é apreendido e levado para o canil Municipal.

A do Pitbull é "munta gira". Como sabemos esta 'raça' não é reconhecida oficialmente pelas entidades cinófilas portuguesas (CPC) nem Europeias (FCI). Quem vai então dizer que um cão é ou não PitBull? Se for uma autoridade (policial ou outra) disser que um SRD é um PitBull, quem vai contestar? Alguém vai fazer um exame pericial ao cão para ver se ele é ou não um PitBull !?? Com base em que critérios? Ainda pior é porque, precisamente para abranger os cruzamentos de cães que envolvam estas raças, muita da legislação já existente na Europa ( e mesmo a linguagem de outros projectos) fala em cães cruzados destas raças e em Tipologias ( ou seja que se assemelham a estas raças)!! Mas istoi é liucura ou não é?
Como povar se um SRD tem sangue de Rottweiler ou de Pastor Alemão ou de Nenhum ou de todos?!?!?! Isto de agir com base em critérios de raça, é a coisa mais estupida que já vi!!!!!!

Abraços
Paulo C.
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta mar 12, 2003 10:08 pm

Amigos,
Penso que é muito louvável que alguém comece a fazer alguma coisa para legislar sobre lutas de cães e sobre a pose de determinados cães em determinadas mãos.

Não andamos todos nós a queixarmo-nos destes problemas quase diáriamente aqui no fórum?

Não somos nós, pessoas de bem, possuidores de cães bem educados, vítimas de cães com determinadas características em determinadas mãos? Não evitamos ir passear os nossos "cães de raça perigosa" em certos locais por lá se passearem outros "cães de raça perigosa" em mãos perigosas?

Por algum lado é preciso começar e muito sinceramente, não tenho problema nenhum em ter que fazer testes, eu ou o meu cão, se daí poder resultar que os amantes e praticantes de lutas de cães vão parar á prisão.

A verdade é que quer se goste quer não, um Boxer (por exemplo) nas mãos erradas vira um perigo ambulante. Já as raças pequenas e minis, que são tão bem conhecidas pelo seu temperamento exaltado, estejam em que mãos estiverem nunca viram cães perigosos", podem morder á vontade, o dano é pequeno.

Vocês já pensaram que se os "cães perigosos" passarem a estar em mãos responsáveis, serão os próprios "cães perigosos" que vão limpar o seu nome da má fama?
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quarta mar 12, 2003 10:19 pm

Não sabia desta "lide" do CDS-PP mas não estou nada admirado com a notícia. De meninos que com a mesma mão que agradecem a Nossa Senhora aceitam cheques para comprar jaguares nada me admira.

Este, na minha opinião, é mais um ataque aos direitos dos animais e aos seus donos cumpridores, sob o manto demagógico da segurança do cidadão (bandeira tão apregoada por essa cambada de ex-bombistas encapuçados):

Não me oponho ao seguro para TODOS os cães, incluindo os vadios que devem a responsabilidade dos seus actos à inoperância das câmaras municipais e demais entidades governamentais. A mordidela de um caniche (usei esta raça a título de exemplo) numa criança pode ser mais grave que a de um cão "perigoso" num adulto. Como não se pode estabelecer um padrão comportamental associado a uma raça (Nem o Hitler e esse guru do CDS-PP bem tentou) teria que se abranger todas as raças e SRD no alvo deste projecto de lei.
Ao todo são 12 as raças de cães que o CDS considera «potencialmente perigosas» e para a posse desses animais exige a realização de testes físicos e psicológicos: pitbull, american pitbull, fila-brasileiro, american staffordshire terrier, mastim-napolitano, dogue-argentino, dobermann, boxer, tosa inu, akita inu e presa-canário
Neste parágafo fiquei sem perceber se os testes são aos cães ou são aos donos.
Aliás toda a notícia me parece um pouco mal dada e falta o Rottweiler na lista uma vez que na lista só estão doze e é a primeira raça mencionada no 1º paragrafo

Acabar com as lutas de cães?? Comecem pela Quinta da Marinha onde quase todos os meses elas são efectuadas. Provavelmente nalgum terreno de um qualquer militante do CDS-PP. Areia para os olhos e hipocrisia mais uma vez.
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quarta mar 12, 2003 10:36 pm

Cara Aby,

Compreendo mais ou menos o seu ponto de vista. Seria correcto se vivêssemos num país em que as leis fossem cumpridas. A realidade, na minha opinião, é que essa é uma lei que apesar de não ir ser cumprida (o tráfico de droga é ilegal e ninguém acaba com ele) vai ter repercussões bastante negativas para nós, donos de cães conscienciosos, e para a opinião pública em geral. Vamos ter de levar com bocas, agora legitimadas, de pessoas que nada percebem de cães sobre a perigosidade dos nossos animais. Qualquer desavença com a vizinhança por causa dos seus cães, à partida eles têm razão, aliás voçê é que tem o cão perigoso. (Provavelmente nem faz mal a uma mosca mas parte-se do princípio que ele é um assassino com pêlo).
Espero que esteja a perceber onde eu quero chegar. Resumindo e concluindo é o legitimar que qualquer cão é culpado até ser provado o contrário. Qualquer disputa por causa dele já se está a perder por ele ser da raça xpto. Não concordo com um sistema de justiça desse género para os homens óbviamente que não posso concordar com um sistema desses para os cães.

Espero ter sido explicito na minha narrativa. Um abraço a todos,
Responder

Voltar para “Cães”