Eu já li tanto absurdo que prefiro pensar em ignorância que na estupidez pura e simplesmente.
As pessoas à uns largos anos que começaram a ver o seu animal de estimação como membro da família, há uma preocupação com o seu bem estar, algo se modificou; apesar de tudo percebe-se essa diferença ao longo dos últimos 50 anos e até bem menos. A perspectiva em relação aos nossos animais de estimação modificou radicalmente.
Mas esta aproximação devia ser feita de forma mais consciente e mais responsável. Uma pessoa mais informada dificilmente terá problemas com um cão.
As pessoas e os cães têm linguagens diferentes e, têm diferentes formas de percepção das mesmas situações. Mas as pessoas não podem ter uma perspectiva comodista perante este assunto. E para isso veja-se o número de problemas que surgem entre cães e pessoas.
Aqui eu li termos constantes como "agressividade" e quase tenho a certeza que as pessoas não sabem o significado dessa palavra, em especial aplicada neste contexto.
Há tanta informação sobre isso pela net...existem especialistas sobre o comportamento canino.
É básico mas simples de perceber...pelo menos numa primeira abordagem.
http://www.ddfl.org/behavior/dog-agg.pdf
http://www.ccc.govt.nz/animals/DealingW ... veDogs.asp
Afinal as pessoas que denominam criadores de raças perigosas ou dizem que determinadas raças são perigosas e outras mesmo com maus donos nunca são perigosos etc...vocês sabem o que é um cão agressivo?! Sabem o que é isso..?
Note-se uma situação, o rottweiler é actualmente além de cão de companhia é um cão de guarda... Ele tem sido seleccionado para isso e esse instinto não posso apagar, nem quero, mas posso controlar. Um cão de guarda é um cão equilibrado não é um cão que morde a "torto e a direito"...isso não é um cão de guarda.
Podem começar por ler coisas explicadas de forma bem simples e compreensível que existe imensa informação sobre problemas de cães cujos donos não controlam...há vários especialistas na matéria, podem começar por
Cesar Millan(se colocarem no google este nome pode ser que fiquem mais informados...), façam umas pesquisas sobre o trabalho dele e de outros especialistas...enfim, tornem-se pessoas mais receptivas a aprender a lidar com os vossos cães e, com cães que aparecem por aí na rua com ou sem donos.