... Troca de ideias ...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

terça mar 06, 2007 5:49 pm

Olá!

Obrigado a todos pelas respostas que me têm ajudado muito.

Hoje não notei melhoras nos peixes, mas também não aumentou.

A temperatura está nos 28/29ºC. Eu tenho um medicamento que se chama costapur da sera. Silly_Bublle, é esse que tu falas?

Vou esperar mais algum tempo a ver se noto melhoras.

Caso utilize o remédio, não faz mal aos peixes?

Abraços
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça mar 06, 2007 6:41 pm

Costapur também dá para o ictio.
Não faz mal aos peixes, tens só que retirar o carvão do filtro, seguíres as indicações que vêm na embalagem, utilizar durante 3dias e depois podes limpar a água do aquário com o carvão e fazeres uma tpa.

Entretanto encontrei esta página com algumas doenças e respectivos tratamentos.
Pode vir a ser útil para alguém.
http://www.virtualfish.cl/Medicamentos.htm
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta mar 07, 2007 8:39 am

A subida de temperatura aumenta o metabolisto.
Acelara o desenvolvimento da doença e das resistências do peixe. Mas teve ser acompanhado por tratamento, nem que seja sal grosso marinho.
anim_a
Membro Veterano

quarta mar 07, 2007 2:54 pm

Olá!

Eu agora estou a pensar em deitar o remédio (sera costapur) no aquário, porque mesmo que com a subida da temperatura alguns parasitas morram, outros podem sobreviver e a forma mais eficaz de os eliminar é com o remédio, mas tenho uma dúvida. A Xaves já respondeu á questão mas falava de uns fungos, mas eu gostava de saber relativamente a estes parasitas. Posso deitar o sera costapur que ele não mata as crias de platy nascidas á menos de 1 semana?

Desculpem se estou a ser chato mas é que queria ter mesmo a certeza que as crias não morrem se deitar o remédio...

Abraços
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta mar 07, 2007 8:00 pm

eu falei de fungos mas e uma doença diferente daquela que tens no teu aqua..

Em relaçao ao remedio acho que nao ha problemas para os alevins mas le o folheto que foi o que eu fiz e no meu dizia que nao havia problema nenhum :wink:
anim_a
Membro Veterano

quinta mar 08, 2007 7:33 pm

Olá!

No folheto não fala de crias, logo não tenho a certeza se faz bem ou mal... mas de qualquer forma hoje trago boas notícias porque finalmente os parasitas começaram a desaparecer, mesmo sem ter deitado remédio. A temperatura mantém-se nos 28/29ºC e já quase nenhum peixe tem esses pontinhos brancos... eu até acho que já estão todos sem a doença!! No entanto vou deixar mais alguns dias a temperatura assim alta para ter a certeza que todos os parasitas foram eliminados.

Sendo assim por agora não vai ser peciso usar o remédio.

Obrigado a todos pelas respostas

Abraços
anim_a
Membro Veterano

quinta mar 08, 2007 7:50 pm

Olá!

Aqui ficam umas fotos dos bebes:

Imagem

Imagem

Imagem

E esta foto da platy femea que teve as crias todas ;)

Imagem
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 08, 2007 8:04 pm

os meus parabens pelos bebes..

sao lindosssssssssss
anim_a
Membro Veterano

sexta mar 09, 2007 6:34 pm

Olá!

Obrigado ;)

Hoje os peixes estão bem como ontem e sem a doença :)

Vou dando noticias

Abraços
mrebelo
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:30 pm

sexta mar 09, 2007 8:00 pm

Já que este é um topico de duvidas...

EM que niveis pensam que coral, areia ou o genero de uma rocha faça subir o ph???O meu ph sai a 6.5, mas no aqua com o tronco e alguma trufa, está nos 6, por enquanto não me preocupo pois ainda está a ciclar, mas como poderei subir e mater o ph nos 7?

Corais será suficiente ou sobe muito acima desse valor???
Aquariofilia é uma paixão, um Mundo dentro de 5 vidros....
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sexta mar 09, 2007 8:13 pm

mrebelo Escreveu:Já que este é um topico de duvidas...

EM que niveis pensam que coral, areia ou o genero de uma rocha faça subir o ph???O meu ph sai a 6.5, mas no aqua com o tronco e alguma trufa, está nos 6, por enquanto não me preocupo pois ainda está a ciclar, mas como poderei subir e mater o ph nos 7?

Corais será suficiente ou sobe muito acima desse valor???
Isso ao certo é complicado para não dizer impossível de dizer, isso faz subir o ph é certo agora valores só mesmo por experimentação, já pensas-te que tipo de aquário queres montar ou mesmo os habitantes?!Eu acho que é sempre muito mais fácil escolher os habitantes em função da agua que se tem, do que andar sempre ajustar agua!!Já agora porque usas-te turfa?!Rochas que fazem subir o ph penso que são de origem calcária, não percebo muito de "calhau"!!
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

sexta mar 09, 2007 10:13 pm

Qualquer rocha de origem calcária vai fazer subir o ph! Mas em quantidades e tempos diferentes. Até o areão (se for calcário) realiza essa subida a médio prazo.

Se falares de rocha "viva" ou areia de coral então o ph sobe bastante rápido.

Mas isto é tema de muita escrita!

Tal como o Paulo sugeriu, é preferivel escolher a fauna de acordo com os parametros da água que tens no teu aquario depois dele estabilizar.

Caso contrário só mesmo a experimentação e o tempo ( com medições periódicas ) te poderá dar uma ideia de quanto o teu ph sobe e quando é que vai estabilizar.

Exemplo: Se o teu ph ficar ácido depois de atingido o equilibrio e tu colocares lá dentro rocha calcária então o ph vai começa a subir lentamente até um determinado valor.

Quanto mais material calcário usares maior será essa subida.

No entanto ninguém pode dizer ao certo qual o valor de subida por cada kg de rocha calcária.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mar 09, 2007 10:38 pm

Atenção que o carbonato de cálcio presente nas rochas calcárias não influencia apenas o ph, mas também a "dureza" da água. Nem todos as espécies que "gostam" de PH elevado se dão assim tão bem com águas muito "duras"...

Como já foi referido, o melhor mesmo é colocar fauna adaptada á quimica da água original.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

sexta mar 09, 2007 10:43 pm

Sim o colega tem razão.

Existe relação diretamente proporcional entre ph e Kh (dureza de carbonatos).
LadyRaf
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 7:50 pm

sábado mar 10, 2007 7:22 pm

Olá,

gostei de ver este tópico é uma boa ideia a entre ajuda.

Já agora se quiserem dar umas dicas, eu preciso redecorar o meu aqua mini que é onde estão a molinesia, os filhotes e a corydora pimenta.

Que tipo de substrato aconselham, já tive um de turfa e terra vegetal, areia e areão, mas não gostei muito.

Gostava de um que fosse bom para plantas e também fosse agradável para corydoras.

E pastilhas de C02 alguém já utilizou ou utiliza?Que tal são?

Eu quero trocar os filhotes de mollie por plantas, se alguém quiser trocar diga. :)

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Peixes”