angeleyes20 Escreveu:Esta em ciclagem á pouco menos de um mês. fiz a ciclagem sem peixes, fornecendo uma dose de amónia regular. a amónia ja zera em 24 e os nitritos também, mas também surgiram alguns com o adicionar das plantas :S . Estou a usar um material poroso que remove os nitratos (que também coloquei hoje junto á esponja do filtro)
O meu receio é que continue a baixar o pH... estou a esforçar-me por dar um bom lar a um betta... com espaço e condições

mas as vezes parece-me que arranjei demasiada areia po meu camiãozinho.
Angel!
Primeiro que tudo...muitos parabéns! (li as tuas mensagens)
Assim é que se começa! Devagar, devagarinho! E tem calma porque é esse o perfil ideal para uma futura, excelente aquariofilista!
O teu aqua é um pouco pequeno para iniciante, mas tens a atenuante de ser apenas para o teu futuro (sortudo betta splendens) e , muito bem, para alguma flora.
Suponho que tenhas lido qualquer coisa em relação as condições de água ideais para esses belos peixes. Não me espantava nada uma vez que me pareces bem dedicada.
Em relação à ciclagem, e como já foi referido anteriormente, deixa mais uns dias para estabilizar e torna a realizar medições.
Um aspecto crucial (que nem todos fazem) é medir os parametros dá água que sai da tua torneira (inverno, primavera, verão, outono). Assim já sabes qual a base da água com que vais trabalhar.
Depois, se os parametros dela, dentro do aqua variarem então começas a pensar nos porquês!
Em relação à sugidade levantada não te preocupes. Ainda não tens peixes e podes continuar a fazer o que fizes-te e muito bem (micro-sifunar manualmente e filtrar com o filtro que tens).
Quanto ao areão é fundamental se vais colocar plantas. Como não tens substrato especifico para elas, então deves usar plantas pouco exigentes.
Não deves sequer adicionar regularmente essa amônia.
Durante o processo de nitrificação, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadoras de nitritos se estabelecerem.
Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo.
O teu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero).
Parece complicado mas a coisa quase que se dá naturalmente, quando existe equilibrio dentro do aqua.
Se colocares fotos podemos dar mais uma ajudita em relação ás plantas.
Quando vêm com as raizes envoltas nessas esponjas duras o que se faz habitualmente é cortar a esponja e raizes (mais ao menos a 1/3 , 1/4 do fundo e na horizontal). Depois retiras o que poderes da esponja sem estragar muito essas raizes e de seguida plantas no areão.
Parabens pela dedicação!