fang Escreveu:Victor Escreveu:Que um foi criado para as mais altas aspirações filantrópicas e o outro para ser avesso a tudo.
Desculpe lá Victor, mas para quem há posts atrás combatia os preconceitos e as "realidades" adquiridas, esta frase é daquelas do mais preconceituoso e mítico possivel... a menos que esteja de algum modo a ironizar...

Fang, se reler minha postagem verá que desde o início dela fiquei a citar frases que dão "suporte" a preconceitos e “meias verdades” feitas para “dar um fundamento ao desgosto”, justamente exemplificando preconceitos e "realidades" adquiridas.
Afinal comparar um labrador dizendo ser ele guia de cegos/ farejador/outra atividades "nobres" a um pit bull por alguns exemplares serem
treinados para atacar explana uma mesma visão preconceituosa onde todas as qualidades recaem sobre um animal em detrimentos de outro (em um caso a mansidá/confiaça em outro a capacidade da amizade).
Apenas fiz um paralelo entre as justificativas contra as raças perigosas (justificativas que sempre tentamos colocar por terra sem "mas" ou "apesar que" e as (muito semelhantes) justificativas para exaltar a amizade dos cães e "arrumar uma desculpa" para a amizade dos gatos.
Como disse o Sebasthian, só tentamos expor um problema que é uma realidade lá fora (e cá dentro...) que é certa “imagem construída” (chamada por alguns “de verdade incontestável”

) utilizada da mesma forma que a “fama de guia de cegos/farejador/etc” o é para justificar a perseguição a determinadas raças.
Se neste fórum lutamos para por todos os pingos nos “is” quando de comparações envolvendo animais que gostamos devemos seguir a mesma atitude com os demais.