Boa noite!
Eu tenho lido nos outros tópicos coisas do genero... LOP, documento de compra, boletim de vacinas, registo camarário, comprovativo do veterinario...
Eu nao possuo nada disso... como faço para legalizar a situaçao dos meus gatos?
A minha Fani foi comprada numa loja de animais e o senhor nem nos deu recibo do pagamento efectuado, a minha Lokinha é filha da Fani com um Gato persa que encontrei na rua abandonado, depois de o levar ao veterinario, desparasitar e cuidar dele, anos depois concebeu filhotes á minha Fani, só fiquei com um descendente, os outros 3 tive de dar, (como eram persas tive facilidade em arranjar novos donos) mas também sem qualquer desses items acima referidos...
Mais uma questão, o que é o LOP?!
Agracedia a vossa ajuda.
dúvidas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
Para não pensar que ninguém lhe liga, vou responder dizendo que não percebo nada disso mas, fui espreita a página do Clube português de Felinicultura onde encontrei isto:
http://www.cpfelinicultura.web.pt/lop.htm
e pelo o que diz o Capítulo II parece ser difícil inscrever um gato lá :s
Mas acho que li por aqui que pode tentar levar o gato a uma exposição e os juizes verificarem que possui todas as características da espécie pode ser inscrito não no LOP mas no riex... Se estiver a dizer uma grande mentira desmintam-me :s
Alguém mais experiente?
http://www.cpfelinicultura.web.pt/lop.htm
e pelo o que diz o Capítulo II parece ser difícil inscrever um gato lá :s
Mas acho que li por aqui que pode tentar levar o gato a uma exposição e os juizes verificarem que possui todas as características da espécie pode ser inscrito não no LOP mas no riex... Se estiver a dizer uma grande mentira desmintam-me :s
Alguém mais experiente?
Tchuza:
Vamos por partes:
1 - LOP: é o pedigree do gato. LOP são as iniciais de Livro de Origens Português, ou seja, trata-se de uma base de dados onde está registada toda a ascendência dos gatos de raça pura, mantida pelo Clube Português de Felinicultura, para mais informação visite www.cpfelinicultura.pt . Para que um gato de raça pura tenha LOP, ambos os pais também têm de o ter.
2 - Documento de compra: recibo ou documento da venda do criador (neste caso loja) onde comprou o seu gato. Se não tem recibo, devia-o ter solicitado... E se o comprou como gato de raça também devia ter exigido o seu certificado de gato de raça, ou seja, o LOP.
3 - Boletim de vacinas: passado pelo vet, se não o tem é porque os seus gatos não estão vacinados.
4 - Registo: o registo da posse de gatos e cães é feito na junta de freguesia da área de residência do proprietário.
Isto no que diz respeito à documentação de que fala. Agora, relativamente aos seus gatos:
- O que comprou na loja, até o pode ter comprado como de raça, mas não tendo LOP é um gato rafeiro;
- os filhos do cruzamento com um "persa" de rua: são rafeiros também, pois os pais não têm LOP, e o tal persa pode não passar de um gato rafeiro de pelo comprido.
Em conclusão, pode tratar do boletim de vacinas e do registo na junta.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos a todos.
Vamos por partes:
1 - LOP: é o pedigree do gato. LOP são as iniciais de Livro de Origens Português, ou seja, trata-se de uma base de dados onde está registada toda a ascendência dos gatos de raça pura, mantida pelo Clube Português de Felinicultura, para mais informação visite www.cpfelinicultura.pt . Para que um gato de raça pura tenha LOP, ambos os pais também têm de o ter.
2 - Documento de compra: recibo ou documento da venda do criador (neste caso loja) onde comprou o seu gato. Se não tem recibo, devia-o ter solicitado... E se o comprou como gato de raça também devia ter exigido o seu certificado de gato de raça, ou seja, o LOP.
3 - Boletim de vacinas: passado pelo vet, se não o tem é porque os seus gatos não estão vacinados.
4 - Registo: o registo da posse de gatos e cães é feito na junta de freguesia da área de residência do proprietário.
Isto no que diz respeito à documentação de que fala. Agora, relativamente aos seus gatos:
- O que comprou na loja, até o pode ter comprado como de raça, mas não tendo LOP é um gato rafeiro;
- os filhos do cruzamento com um "persa" de rua: são rafeiros também, pois os pais não têm LOP, e o tal persa pode não passar de um gato rafeiro de pelo comprido.
Em conclusão, pode tratar do boletim de vacinas e do registo na junta.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos a todos.
Agora fiquei com uma dúvida: eu sempre soube que deveríamos registar os cães na junta, mas não sabia dos gatos.
Na minha opinião, mais vale o microchip no animal do que um registo na junta.
Aliás, achei curioso que um veterinário da A.Prot. dos Animais de Braga nunca havia microchipado um gato - o meu foi o primeiro.
Mesmo assim - os meus gato não vão para a rua.
Na minha opinião, mais vale o microchip no animal do que um registo na junta.
Aliás, achei curioso que um veterinário da A.Prot. dos Animais de Braga nunca havia microchipado um gato - o meu foi o primeiro.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.Tchuza Escreveu:Pois mas no sitio onde moro não sei se existe isso. É uma questão de me informar melhor.
Obrigada na mesma o que conta é a intenção
As exposições existem onde os Clubes preferirem faze-las...

O que adquiriu no PetShop deveria trazer com ele o LOP. É uma pena as pessoas continuarem a comprar em lojas... depois dá disto

No seu caso, sem registos, não pode pedir o LOP, nunca.
Então, para esses, só é válido, sem comprovativo da raça, o registo da Junta de Freguesia, chip e boletim de vacinas que, volto a referir, não atestam a certificação da raça!
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Os gatos sao vacinados, mas na clinica veterinaria nao me deram nenhum boletim de vacinas, sempre que vou a uma consulta digo o nome do gato e o meu nome (proprietario) e por computador acedem a todas as informaçoes sobre as consultas.
Quanto á raça, mesmo nao tendo o tal pedigree, não é isso que interessa, nao tenciono comercializar os meus gatos, apenas era uma curiosidade, porque o que sinto por eles nao muda
Em relaçao ao gato de rua, como é obvio antes de o colocar em contacto com a minha gata, levei-o ao veterinario e ele comprovou a raça do bichinho. Enfim, eram apenas uma serie de nomes que gostaria de saber o que significavam.
De qualquer forma, obrigada pelo esclarecimento
Quanto á raça, mesmo nao tendo o tal pedigree, não é isso que interessa, nao tenciono comercializar os meus gatos, apenas era uma curiosidade, porque o que sinto por eles nao muda

Em relaçao ao gato de rua, como é obvio antes de o colocar em contacto com a minha gata, levei-o ao veterinario e ele comprovou a raça do bichinho. Enfim, eram apenas uma serie de nomes que gostaria de saber o que significavam.
De qualquer forma, obrigada pelo esclarecimento

Olá Tchuza,
Assim sendo deve pedir o boletim de vacinas dos seus gatos ao vet assistente. Não é nenhum pedido descabido, é a primeira vez que oiço dizer que determinado vet não faz uma caderneta para o dono com as vinhetas das vacinas tomadas, data próximo reforço, datas desparazitações...
Já no que diz respeito a se os gatos são de raça pura ou não, é evidente que isso não deve influir no amor que tem por eles. Agora se se dirigiu à loja com a intenção de comprar um animal de raça pura, não foi isso que levou consigo.
Já quanto ao vet ter comprovado a raça do gatito,e a não ser que seja um persa muito tipado, acho difícil, se até o Clube Português de Felinicultura só atesta raça se conhecer a progenitura do gato em questão a fundo...
Tudo de melhor para os gatitos.
Cumprimentos a todos.
Assim sendo deve pedir o boletim de vacinas dos seus gatos ao vet assistente. Não é nenhum pedido descabido, é a primeira vez que oiço dizer que determinado vet não faz uma caderneta para o dono com as vinhetas das vacinas tomadas, data próximo reforço, datas desparazitações...
Já no que diz respeito a se os gatos são de raça pura ou não, é evidente que isso não deve influir no amor que tem por eles. Agora se se dirigiu à loja com a intenção de comprar um animal de raça pura, não foi isso que levou consigo.
Já quanto ao vet ter comprovado a raça do gatito,e a não ser que seja um persa muito tipado, acho difícil, se até o Clube Português de Felinicultura só atesta raça se conhecer a progenitura do gato em questão a fundo...
Tudo de melhor para os gatitos.
Cumprimentos a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
por falar nisso... eu adoptei o meu Sam no porto e fui à junta de freguesia de cedofeita pedir o registo... disseram que so registavam caes!! que faço?? registo-o em Viana?
<strong>Amo animais.</strong>