ajuda.....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta mar 08, 2007 8:36 pm

boas!
hoje adquiri 3 plantas para colocar no meu aquario... elas vinham com as raízes "embrulhadas" numa espécie de algodão castanho. Removo o algodão? o substrato do meu aquario é apenas areão.

Além disso ao colocar as plantas remexi o areão....e ficou a água turva....faço tpa? ainda hoje tinha feito uma grande, de 40%...deixo assentar a poeira?

Aquario:
22litros (deve ter 20 de água na realidade, com areão plantas e tudo mais)
Filtragem: F.interno de esponja Pacific 100l/hora
Temperatura: 27ºC
Status: ciclado mas inabitado
Fauna futura: 1 betta splendens
Flora...3 plantas das quais sinceramente não sei o nome.

Obrigada pela atenção... :)
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quinta mar 08, 2007 8:43 pm

Algodão castanho?!vinham dentro de um vazo?!Se é esse algodão que penso, sim tira!!
Não precisas fazer TPA, esses detritos (alguns) acabam no filtro e o resto assenta!!Podes, não sei se o fazes é, na próxima TPA sinfonar o areão!!
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta mar 08, 2007 9:13 pm

sim, vinham em vasinhos! ja removi o algodão. :D costumo usar o tubinho com o qual retiro água para aspirar eventuais porcarias.... é uma sifonagem extra primitiva. Desde que coloquei as plantas, em 3 horas o pH baixou 0,3. Terá relação? é que esta nos 7,0... mais baixo e o betta é capaz de não gostar.... é normal?

obrigada pela ajuda!
paulop
Membro Veterano

quinta mar 08, 2007 9:22 pm

Com um aquário assim pequeno a sinfonagem tem mesmo que ser feita assim se não quando deres por ela tens a agua toda tirada e sem a sinfonagem feita :lol: ....tenta "remexer" mais o areão quando sinfonares!
A quanto tempo tens o aqua em ciclagem?!
Mais baixo depende até onde, ph pode oscilar entre 6.8 7.2!
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta mar 08, 2007 9:27 pm

Esta em ciclagem á pouco menos de um mês. fiz a ciclagem sem peixes, fornecendo uma dose de amónia regular. a amónia ja zera em 24 e os nitritos também, mas também surgiram alguns com o adicionar das plantas :S . Estou a usar um material poroso que remove os nitratos (que também coloquei hoje junto á esponja do filtro)
O meu receio é que continue a baixar o pH... estou a esforçar-me por dar um bom lar a um betta... com espaço e condições :) mas as vezes parece-me que arranjei demasiada areia po meu camiãozinho.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 08, 2007 9:46 pm

Boa escolha no peixe :wink:

Em relaçao ao algodao e ao vaso tiras tudo, mas o que te aconselho a fazer e depois de retirares amarrares com um fio que nao largue particulas os pes para as vezes nao encontrares uns a vaguear e meteres um chumbinho pequenino para fazer peso nas plantas :D

eu e o que faço e nao tenho problemas com plantas
paulop
Membro Veterano

quinta mar 08, 2007 11:24 pm

angeleyes20 Escreveu:Esta em ciclagem á pouco menos de um mês. fiz a ciclagem sem peixes, fornecendo uma dose de amónia regular. a amónia ja zera em 24 e os nitritos também, mas também surgiram alguns com o adicionar das plantas :S . Estou a usar um material poroso que remove os nitratos (que também coloquei hoje junto á esponja do filtro)
O meu receio é que continue a baixar o pH... estou a esforçar-me por dar um bom lar a um betta... com espaço e condições :) mas as vezes parece-me que arranjei demasiada areia po meu camiãozinho.
É bom ler isto!!! :lol:

Tem calma um aquário pequeno é sempre complicado de ter valores estáveis, essa variação de ph pode ter surgido da TPA que fizes-te, deixa ciclar mais algum tempo e controla os valores...
LadyRaf
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 7:50 pm

sexta mar 09, 2007 12:36 am

Se puder coloque fotos das plantas, podemos identifica-las.

E depois se nos quiser mostrar como ficou o aqua, era bom. O pessoal aqui gosta muito de fotografia.

Calma nem tudo o que parece é! Não é assim tão complicado, só precisa paciência.

Boa sorte.

Cumprimentos
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

sexta mar 09, 2007 11:15 am

angeleyes20 Escreveu:Esta em ciclagem á pouco menos de um mês. fiz a ciclagem sem peixes, fornecendo uma dose de amónia regular. a amónia ja zera em 24 e os nitritos também, mas também surgiram alguns com o adicionar das plantas :S . Estou a usar um material poroso que remove os nitratos (que também coloquei hoje junto á esponja do filtro)
Angel!

Primeiro que tudo...muitos parabéns! (li as tuas mensagens)

Assim é que se começa! Devagar, devagarinho! E tem calma porque é esse o perfil ideal para uma futura, excelente aquariofilista! :wink: :wink:

O teu aqua é um pouco pequeno para iniciante, mas tens a atenuante de ser apenas para o teu futuro (sortudo betta splendens) e , muito bem, para alguma flora.

Suponho que tenhas lido qualquer coisa em relação as condições de água ideais para esses belos peixes. Não me espantava nada uma vez que me pareces bem dedicada.

Em relação à ciclagem, e como já foi referido anteriormente, deixa mais uns dias para estabilizar e torna a realizar medições.

Um aspecto crucial (que nem todos fazem) é medir os parametros dá água que sai da tua torneira (inverno, primavera, verão, outono). Assim já sabes qual a base da água com que vais trabalhar.

Depois, se os parametros dela, dentro do aqua variarem então começas a pensar nos porquês!

Em relação à sugidade levantada não te preocupes. Ainda não tens peixes e podes continuar a fazer o que fizes-te e muito bem (micro-sifunar manualmente e filtrar com o filtro que tens).

Quanto ao areão é fundamental se vais colocar plantas. Como não tens substrato especifico para elas, então deves usar plantas pouco exigentes.
Não deves sequer adicionar regularmente essa amônia.

Durante o processo de nitrificação, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadoras de nitritos se estabelecerem.
Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo.

O teu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero).

Parece complicado mas a coisa quase que se dá naturalmente, quando existe equilibrio dentro do aqua.

Se colocares fotos podemos dar mais uma ajudita em relação ás plantas.
Quando vêm com as raizes envoltas nessas esponjas duras o que se faz habitualmente é cortar a esponja e raizes (mais ao menos a 1/3 , 1/4 do fundo e na horizontal). Depois retiras o que poderes da esponja sem estragar muito essas raizes e de seguida plantas no areão.

Parabens pela dedicação! :lol:
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta mar 09, 2007 2:31 pm

Imagem
Imagem
Imagem

Boas! aí estão, as fotos das plantas, e a foto do aquario.
Obrigada pela ajuda! vou esperar uns dias, e vou verificando se os parâmetros se mantêm e se desaparece os 0,1ppm de nitritos :)

O pH parece ter estabilizado nos 7,0 (yuppiii)

Obrigada a todos!!! é ajuda preciosa para um iniciante acreditem....
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta mar 09, 2007 3:48 pm

A segunda foto parece-me uma Bacopa monnieri.
As outras estou com alguma dificuldade em identificar...parece-me uma anubia.
paulop
Membro Veterano

sexta mar 09, 2007 4:13 pm

Na ultima estou inclinado para um cryptocoryne, variante não sei!!
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

sexta mar 09, 2007 10:25 pm

A segunda é sem dúvida uma cryptocoryne. Agora qual ao certo é dificil.

Se fosse ao vivo Eh! Eh! Parece-me uma crypto wendtii ou sp.

Mas de qualquer maneira é de trato fácil e não muito exigente.

Pode demorar algumas semanas até "pegar" depois de enterrada no areao.
Mas se as coisas correrem bem, ao fim de alguns mesitos começam a brotar filhotas em redor da planta mãe.
Poda as folhas velhas e nada mais.

A primeira é um caso bicudo. Anúbia não me parece de todo!

apontaria mais para uma bacopa monieri, devido ao tamnho das folhas e forma oval.
Se for poderá crescer até aos 50 cm e não gosta muito de temperaturas superiores a 22ºC (mas esta carece de mais fotos) :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mar 09, 2007 10:54 pm

Desculpem lá os adeptos da ciclagem sem peixes, mas eu colocava o betta ainda durante a ciclagem. A espécie não é muito exigente ( dentro de parametros razoáveis) e irá acelerar o ciclo de modo natural.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta mar 09, 2007 10:56 pm

Yarik, quando falei da planta(bacopa monieri), estava a referir-me à segunda foto, ou seja, a que consideras a primeira planta.;)
http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=044

A segunda achei que era uma anubia, porque tenho uma parecida, mas confesso que tenho dúvidas em identificá-la.
Será uma Cryptocoryne x willisii?
http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=107
Responder

Voltar para “Peixes”