Fóruns por Raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quinta mar 13, 2003 12:23 pm

Olá a todos.
Eu pessoalmente acho perfeitamente escusado estar a criar tópicos relativamente a raças individualizadas.
Se se quiser saber informações técnicas sobre determinada raça, existem já páginas especificas para o efeito.
Como já aqui foi dito, não só praticamente não existem tópicos sobre raças individualizadas, como também há determinadas raças com tão pouca divulgação (aliás, a maioria delas) que criar um fórum para essas raças era como falar "com a parede".
O que é positivo no fórum, é precisamente o facto de ser genaralista, o que permite troca de toda a espécie de informações entre todos, sobre várias raças, sobre questões do dia a dia, e com um carácter muito mais enriquecedor. Cada um de nós tem experiências diferentes dos demais e, nessa medidada, pode ajudar os outros.
Em relação a cada raça, há neste fórum várias pessoas com conhecimento mais ou menos profundo sobre determinada raça em particular. Sempre que alguém coloca questões sobre uma raça específica, há sempre quem saiba dar uma resposta.
A restrição de fóruns a raças de cães tornar-se-ia monotono, e sem qualquer participação, até porque, e como também já foi dito, a maioria das questões levantadas são questões relativas a Cães.
Aparte alguns tópicos menos felizes, acho que o fórum está bem como está.
Cumprimentos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 13, 2003 1:07 pm

Olá

Uma coisa que evito ser é teimoso. Mas há aspectos em relação aos quais me sinto tão seguro, que corro o risco de passar por isso mesmo: teimoso.
Já não me lembro muito bem como funcionava a arca quando me inscrevi, mas sei que era de uma forma muito mais simples e eficiente. E porquê? Porque havia o fórum generalista (para todos os animais) que era o fórum da Arca, e depois um fórum para cada espécie.
A partir do momento em que criaram mais fóruns, assistiu-se a uma dispersão de assuntos e sem quaisquer benefícios daí resultantes.
Ainda por cima muitos assuntos que deveriam ser tratados nesses fóruns específicos são lançados no fórum dos cães, pelas razões conhecidas: porque têm muito mais visitas. Disto são exemplo os sistemáticos anúncios e também tópicos sobre eventos.

Um fórum, uma página, um programa ou qualquer outro meio para ter "audiência", visitas, participação necessita de ser dinâmico. Quanto mais visitas tiver mais dinâmico se torna e é esse processo que faz com que se promova a si próprio automaticamente. Ao contrário, se esse meio for subdividido, ocorrerá um empobrecimento no factor "audiência", gerando-se gradualmente um círculo vicioso: o fórum não tem visitas porque as pessoas não participam e as pessoas não participam porque o fórum não tem visitas. Isto parece-me claríssimo e estou muito concretamente a referir-me ao fórum dos cães que, apesar de tudo é o menos vulnerável a esses efeitos.

Em vez da subdivisão dos fóruns eu faria exactamente o contrário. Agrupava no fórum da arca os eventos e as questões relacionadas com a defesa dos animais. Criava-se assim um fórum forte, mais participado e generalista, com maior probabilidade de conter tópicos "chamativos", passe a expressão, que convidem o visitante a entrar nele mais por interesse do que por obrigação.

E manteria os tópicos dos restantes animais exactamente como estão e acabava de vez com o fórum para iniciados, que nunca percebi ao certo para que serve na prática.

Só mais um aspecto: esta excessiva organização em gavetinhas (muitos fóruns) não passa de uma paranoia burocrática. É certo que os fóruns da Arca têm uma grandeza invulgar. Mas subdividir o fórum dos cães? Bom, isso já não é paranoia burocrática. É mania das grandezas, o que não deixa de ser ridículo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mar 13, 2003 1:16 pm

Explicaste a questão muito bem, Nel.

Mas acho que nada os vai fazer mudar de ideias...
:? E agora? :?

Só espero que este Fórum dos Cães não deixe de existir. :|
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta mar 13, 2003 1:17 pm

Concordo inteiramente com o Nel, o site está a ficar tão sobrecarregado que mesmo com Rdis é "chato" navegar porque está mto lento. Também eu venho menos vezes é que corro o risco de ser apanhada pelo boss ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 13, 2003 2:14 pm

Olá

Não posso deixar de dar um exemplo recentíssimo de como a subdivisão dos fóruns não funciona.
Há dez minutos atrás foi lançado mais um tópico aqui no fórum dos cães, embora exista um fórum específico para este tipo de tópicos.
Estou a referir-me concretamente ao tópico sobre a Exposição de Santarém, lançado pela Joana Gonçalves.
Por uma questão de curiosidade fui espreitar ao fórum "Encontros e Eventos" na expectativa de o tópico ter lá sido posto também, mas não.
Ora muito bem, eu não tenho nada contra a Joana Gonçalves e muito provavelmente eu teria procedido exactamente como ela. Colocaria o tópico aqui e apenas no fórum dos cães, porque os outros fóruns são só, efectivamente, para inglês ver.

Será assim tão difícil de compreender?
Puxa....
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quinta mar 13, 2003 2:15 pm

Olá a todos,

Eu sou da opinião que eles podem criar os fóruns que quiserem, a mim tanto se dá como se me deu. Porém, se alguém quiser saber uma coisa especificamente sobre uma determinada raça, um fórum por raças não era mal pensado, desde que o fórum dos cães não deixe de existir, obviamente!

Abraços,
Nokio.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 13, 2003 2:27 pm

Olá Nokio

Quais raças?
Duas ou três?
Meia dúzia? (Seis fóruns...)
Mais de seis????

Mas, na prática, qual seria a vantagem?
Formar clubes?
Se é isso adiro já ao clube dos SRDs.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
punisher
Membro Júnior
Registado: quarta mar 06, 2002 1:22 pm
Contacto:

quinta mar 13, 2003 3:14 pm

nokio Escreveu: Olá a todos,

Eu sou da opinião que eles podem criar os fóruns que quiserem, a mim tanto se dá como se me deu. Porém, se alguém quiser saber uma coisa especificamente sobre uma determinada raça, um fórum por raças não era mal pensado, desde que o fórum dos cães não deixe de existir, obviamente!
Eu estou de acordo com o Nokio, até porque, existem muitas raças não 2 ou 3 como alguem referiu aqui. Este forum ja perdeu a piada e esta a ficar mt sobrecarregado, e fala-se mt do que nao se deve e atacam-se mt as pessoas, dizem-se mts asneiras mas pronto para mim tanto faz, mas prefiro foruns de raças!!

Gonçalo
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 13, 2003 3:46 pm

O meu problema é que não vejo muitos assuntos que sejam especificos de uma raça.

Talvez um Lab sem membrana interdigital ?! E mesmo esse pode ser considerado, genéricamente, um problema
genético, uma questão de BYB (ié, de pureza) ou de diversificações discutíveis das raças (como o Lab americano,pe).
Em qualquer destes casos, acho que todos tem interesse para todas as raças pois amanhã pode acontecer noutra.

Mas, pe, a questão dos cães potencialmente perigosos - só interessa aos donos de pitbull ? ou de rott ? ou de qualquer das 12 raças listadas ?
Não precisam estes donos de divulgar esclarecimentos e conquistar apoios junto dos restantes donos (de raças abrangidas e dos outros (talvez mais importante) ?
Assuntos inteiramente restritos a uma raça só vejo pe, o critério do juiz A no evento K, e mesmo assim...
Ou então, se a discussão é muito técnica ( haverá assim tantos temas muito técnicos especifícos de cada raça ) ?

Estou com o Nel.
Se amanhã este fórum deixar de fazer sentido para todo e qualquer cão, de qualquer raça, meus amigos, adiro ao fórum dos SRD.
Mesmo que haja um fórum dos Labradores.
Afinal, para mim, a diferença não é assim tão grande.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta mar 13, 2003 11:14 pm

Olá

Continuo a não ver qual a lógica e necessidade de se criarem foruns para raças!!

Cães são Cães! Ou não são deles que estamos a falar!?

É que, se não forem deles, então, força, quantos mais foruns melhor!

Acabamos por vir sempre ao mesmo!

:lol: :lol: :lol: :lol:
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta mar 14, 2003 12:49 am

Eu também estou absolutamente CONTRA esta ideia!
Para quê individualizar ainda mais os temas e as pessoas que frequentam o fórum com interesses comuns, neste caso os cães???
É que se começar a haver cada vez mais individualismo, a troca de opiniões,etc, deixa de ter tanto interesse. Não queiramos aprender só uma coisa....é preciso aprender muitas!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 14, 2003 1:38 am

Acho ridiculo tendo em conta o (não) sucesso dos novos fóruns que foram criados. Já estou a ver o fórum do rottweiler com alguns tópicos e o do fila de s. miguel às moscas.

É que nem têm todas as raças... longe disso. Antes de andarem a criar tópicos deveriam era preocupar-se em completar o directório de raças.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sexta mar 14, 2003 2:07 am

Olá!

Eu acho que se os novos Fóruns tiverem tanta dinâmica como os mais recentes eu quero candidatar-me à presidência... oops, desculpem a moderadora! :lol: :lol: :lol: :lol: Até nem se tem muito trabalho nesse cargo, pois não! É o que me dá a entender! ;)

Se se importassem mais com os Fóruns já existentes e houvesse mais trabalho dos moderadores, talvez fosse mais interessante! Mas é só a minha humilde opinião! ;)

;)
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta mar 14, 2003 12:21 pm

Olá...

Também não concordo com a divisão por raças, mas penso que sería uma boa ideia um outro tipo de divisão, uma divisão por assunto.

Por exemplo, dentro do fórum dos cães, deviam existir sub-fóruns dedicados Saúde, Alimentação, Treino e um generalista onde se colocaríam todos os assuntos que não se enquadrassem nos anteriores, por exemplo.
Isto tornava mais fácil a procura de informação...

Quanto à performance deste fórum, penso que uma limpeza periódica das mensagens mais antigas ia melhorar e de que maneira a rapidez de acesso. Neste momento, existem quase 60000 mensagens colocadas... quantas destas 60000 terão interesse no futuro ??
Já uma vez sugeri isto ao webmaster, mas ele afirmou que isso não tinha influência... pronto, não vou discutir, apenas dizer que participo num outro fórum (não relacionado com animais), onde são colocadas há volta de 3 mil mensagens por mês e quando a limpeza das mais antigas é feita, nota-se e de que maneira na rapidez geral. Isto num fórum com a mesma base de software que este e com menos recursos em termos de hardware, é certo.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta mar 14, 2003 12:39 pm

discordo com a criação de fóruns específicos para as raças.
Pois quando alguém coloca aqui uma questão sobre qualquer raça, normalmente recebe respostas de criadores/donos de cães da raça pretendida e de outras raças, o que muitas vezes auxilia bastante.

Por exemplo, se houver um fórum dedicado a Bull Terriers, e se eu tiver alguma dúvida a colocar, em primeiro lugar, o número de participantes será muito mais reduzido, em segundo lugar, arrisco-me a receber apenas resposta de membros que são apenas possuidores de bullies tal como eu, mas que não têm a experiência de um criador, ou veterinário. Ao passo que num fórum geral, a questão é vista por um número muitissimo superior de membros, o que possibilita a que pessoas mais experimentadas, mesmo que com outras raças, possam prestar um óptimo auxilio.

Um abraço Gaspar
Responder

Voltar para “Cães”